Opcon2024
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos
Buscar por
Teste Grátis
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos

Profissionais de Marketing: 19 experts para se inspirar!

Em um cenário altamente competitivo, não investir em conhecimento é arriscado e pode significar a perda de espaço para a concorrência. Para além das capacitações, buscar inspirações e “beber na fonte” é uma forma de acompanhar as mudanças e inovações no setor. Dessa forma, observar a trajetória de grandes profissionais de marketing do mercado pode ajudar.

Sabendo da velocidade da inovação, quem trabalha na área deve buscar acompanhar e conhecer as novas tendências no setor. Com suas experiências e vivências, eles conduzem e inspiram profissionais que estão começando ou que buscam se reinventar. Afinal, quem não busca renovação, dificilmente se mantém no setor.

Para ajudar você, listamos grandes nomes do marketing digital que se destacam pela trajetória e podem servir de inspiração. Conheça, a seguir, um breve perfil de cada um e saiba como acompanhá-los.

Você vai ler neste post

  • #1 Neil Patel – @neilpatel
  • #2 Philip Kotler
  • #3 Barbara Bruna – @babruna 
  • #4 Pedro Sobral – @pedrosobral 
  • #5 Leandro Ladeira – @leandroladeiran
  • #6 Micha Menezes – @michamenezes 
  • #7 Mari Smith – @mari_smith
  • #8 Flavio Muniz – @flymuniz
  • #9 Rand Fishkin – @randderuiter
  • #10 Roberto Altenhofen – @beto.altenhofen
  • #11 Vitor Peçanha – @pecanha
  • #12 Paulo Cuenca – @paulocuenca
  • #13 Martha Gabriel – @marthagabriel
  • #14 Camila Porto – @camilaporto.com.br
  • #15 Nina Silva – @ninasilvaperfil 
  • #16 Jennifer Polk  
  • #17 Scott Stratten
  • #18 Rodrigo Maciel – @rodrigomacielweb
  • #19 Ana Couto – @anacouto.ag
  • Inspire-se nos profissionais de marketing e coloque a mão na massa!

#1 Neil Patel – @neilpatel

Co-fundador de empresas de alto sucesso no ramo do empreendedorismo, como Crazy Egg e KISSMetrics, Neil Patel é um expert em performance de sites, que sabe bem a importância da publicação de textos de alta qualidade, do uso de vídeos integrados e habilidades gráficas diferenciadas.

Nos EUA já esteve entre os Top 100 Empreendedores com menos de 35 anos de idade, na época. Segundo a Forbes, ele está entre os 10 melhores profissionais de marketing.

Neil trouxe um novo olhar para o marketing digital, sendo considerado o pai do SEO e da análise de tráfego. Atualmente, ele oferece diferentes serviços de SEO, como: pesquisa de palavras-chave, otimização on-page e link building.

#2 Philip Kotler

Conhecido como o “pai do marketing moderno”, Philip Kotler não podia ficar fora dessa lista de profissionais de marketing para se inspirar. 

Escritor premiado com mais de 80 livros na área de marketing, Kotler atua como professor emérito na Kellogg School of Management, da Northwestern University, onde continua a inspirar profissionais da área. É de sua autoria o livro “Administração de Marketing”. Obra lançada em 1967, é considerada até hoje como a Bíblia do Marketing. 

Um dos seus recentes lançamentos é “Marketing 5.0: tecnologia para humanidade”, escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. A obra mostra como as novas tecnologias podem gerar valor, atender as necessidades do cliente e fazer a diferença no mundo. 

No livro, Kotler  destaca que tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial são recursos imprescindíveis às marcas que buscam estabelecer uma relação sólida com seu público.

#3 Barbara Bruna – @babruna 

Especialista em tráfego pago, Barbara Bruna tem se destacado cada vez mais entre os grandes profissionais de marketing. Ela é Diretora do IBTO – Instituto Brasileiro de Tráfego Online, empresa especializada em treinamentos e consultorias para empreendedores que visam ampliar seus negócios usando a internet.

Barbara é criadora dos métodos Áureo – impulsionamento por meio de vendas em redes sociais – e do Tráfego de Plataforma. Em seus cursos, ela ensina como realizar a gestão do tráfego pago e otimizar o custo do lead. 

Fluente em inglês, espanhol e francês, Barbara atua também em países, como Portugal, Espanha e Colômbia, onde oferta palestras para motivar, incentivar e treinar empreendedoras.

#4 Pedro Sobral – @pedrosobral 

Conhecido como “ninja do tráfego”, Pedro Sobral foi um dos responsáveis por revolucionar o mercado de Tráfego Pago no Brasil. Antes de mergulhar no mundo do marketing, Sobral era estudante de engenharia. Então, em uma parceria com o irmão Mairo Vergara, que pediu ajuda com os anúncios online do seu curso, ele se arriscou na área.

Unindo seus conhecimentos da faculdade de Engenharia Civil – que cursava até então –, Sobral dedicou-se a detectar padrões e otimizar campanhas para melhorar a performance. O resultado foi o recorde de vendas do infoproduto do seu irmão.

Atualmente, Pedro ministra diversos cursos voltados ao tráfego pago na Comunidade Sobral de Tráfego para iniciantes e profissionais avançados. A plataforma possui vídeos, materiais de apoio e tutoriais que ensinam sobre anúncios online. Além disso, ele possui um programa de treinamento, o Parabellum, voltado aos profissionais de marketing que desejam ampliar seus resultados no mercado digital.

#5 Leandro Ladeira – @leandroladeiran

Empreendedor, Leandro Ladeira é formado em Comunicação Social e sócio da agência We Do Care, focada em produtos digitais. No entanto, sua carreira no mercado digital começou em 2013, quando firmou parceria com Cátia Damasceno, que possui um dos maiores canais sobre relacionamento e sexualidade. 

O objetivo de Ladeira era criar uma estratégia de marketing, e isso foi um sucesso, uma vez que ela ganhou um número exorbitante de seguidores, ultrapassando a marca de 10 milhões.

Atualmente, ele comanda o “Venda Todo Santo Dia”, plataforma fundada por ele, que foca no ensino de estratégias para desenvolver o próprio negócio e aumentar as vendas ao longo do tempo, garantindo um crescimento sustentável.

#6 Micha Menezes – @michamenezes 

Publicitário e influenciador digital, Micha Menezes é um dos profissionais de marketing referência no cenário digital. Ele é especialista em estratégias de funil de vendas e perpétuo – com foco na comercialização constante de um infoproduto.

Antes de despontar no mercado, Micha passou por diferentes empregos, até conseguir um estágio em Social Media, onde iniciou sua carreira no digital. Antes de fundar a Agência Pinguim com outros dois amigos, trabalhou como gestor de tráfego. Nesta época, inconformado por estratégias que não davam certo, buscou  ideias que dessem melhores resultados. E foi aí que decidiu otimizar o perpétuo.

Atualmente, está à frente da Escola Perpétuo, fundada por ele. Ultrapassando a marca de 27 mil alunos em 50 países, ele ensina como implementar uma estratégia de vendas estruturada em 14 dias.

#7 Mari Smith – @mari_smith

A escocesa Mari Smith começou sua carreira nos EUA como consultora de marketing, onde observou o potencial ilimitado das redes sociais. Então, criou um site para ajudar empreendedores a venderem os seus produtos explorando as mídias.

Atualmente, Mari é um dos grandes nomes quando o assunto são mídias sociais, sendo considerada a maior influenciadora para pequenas empresas no Twitter. Ela é autora do livro best-seller “Marketing do Facebook: Uma hora por dia”. 

Por meio de treinamento on-line, consultoria e palestras, Mari ensina como monetizar a presença da marca no Facebook, com o auxílio de estratégias comprovadas e KPIs mensuráveis.  

#8 Flavio Muniz – @flymuniz

Considerado um dos maiores especialistas na área no Brasil e no mundo, Flávio Muniz tem ampla experiência em campanhas publicitárias, técnicas de SEO, marketing de relacionamento, e redes sociais. Além disso, é gestor da Agência Espalhando Marketing Digital.

Com ideias inovadoras e objetivas, Flávio desenvolve estratégias de marketing exclusivas assertivas, já que conhece os atalhos digitais. Como consultor e palestrante, ele compartilha técnicas e metodologias em palestras e cursos online.

#9 Rand Fishkin – @randderuiter

Rand Fishkin é referência quando o assunto é Inbound Marketing e estratégias de geração de leads. Ele é fundador da Moz, empresa líder em SEO e Marketing Digital, que conta com um software de análises. 

Fishkin é especialista em estratégia e plano de execução SEO, e em seu blog ele discute tendências de SEO e fornece informações detalhadas sobre o tema. Atualmente, ele lidera a Spark Toro, como CEO. A empresa possui uma ferramenta de inteligência que permite aos usuários descobrirem o que seu público-alvo fala e o como alcançá-los.

#10 Roberto Altenhofen – @beto.altenhofen

Chief Marketing Officer (CMO) da Empiricus, Beto Altenhofen, como é popularmente conhecido, é um dos grandes nomes referência, quando o assunto é copywriting. Ele é graduado em Economia pela Universidade Mackenzie, em Logística e com MBA em Gestão de Empresas pela FGV.

Beto se tornou um expert em copy, após uma viagem aos Estados Unidos. Na época, ele buscava uma estratégia para aumentar as vendas e melhorar a situação financeira da Empiricus, que estava a um passo da falência. Hoje, a empresa fatura aproximadamente R$300 milhões por ano com o copywriting. 

Atualmente, Beto ministra o curso “Copy Canvas”, um programa para profissionais que desejam melhorar suas técnicas no copy e impulsionar as vendas. No curso, ele ensina como escrever textos persuasivos e envolventes, com auxílio de técnicas de storytelling e gatilhos mentais. 

#11 Vitor Peçanha – @pecanha

Vitor Peçanha é um dos maiores nomes do setor, e não podíamos deixá-lo de fora dessa lista dos grandes profissionais de marketing. 

Co-fundador da Rock Content, maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina, Peçanha é especialista em Inbound Marketing e possui uma sólida base de conhecimentos sobre máquinas de vendas eficazes. 

Atualmente, está à frente da PbyP, plataforma de cursos de marketing digital, e atua como palestrante global. Escreveu a obra “Obrigado pelo marketing”, livro onde discute sobre aspectos técnicos, como conteúdo, SEO e mídias sociais. Além disso, explora também a importância do relacionamento com o cliente, elemento essencial em um cenário digital altamente competitivo.

#12 Paulo Cuenca – @paulocuenca

Paulo Cuenca é referência no mercado quando assunto é criação de conteúdos para mídias sociais com foco em resultados. Formado em Cinema pela FAAP, ele já dirigiu programas para a TV na VH1, FoodNetwork e apresentou o “Credo, que Delícia”, no canal GNT.

Junto com a esposa Danielle Noce, Paulo criou o canal “I Could Kill for Dessert”, que hoje leva o nome dela. No canal, Dani ensinava receitas de doces, sendo que mais tarde eles começaram a produzir vlogs sobre as viagens que faziam para outros países. 

Procurados por grandes marcas para campanhas publicitárias, recusaram algumas no início. Decidiram aceitar apenas as propostas que conversavam com o estilo de vida deles, o que possibilitou a criação de publicidades mais orgânicas.  A partir desse momento, as marcas passaram a contratar Paulo Cuenca para o serviço de consultoria de estratégias digitais. 

Atualmente, ele ministra cursos de estratégia de conteúdo, direcionados para capacitar profissionais de marketing, auxiliando-os na criação de conteúdos atrativos que se conectam com a audiência e geram mais conversões.

#13 Martha Gabriel – @marthagabriel

Autora do best-seller “Marketing na Era Digital” e do “SEM e SEO – dominando o marketing de busca” e produtora de conteúdo. Martha Gabriel foi listada pela Online Universities como a 35ª profissional mais expert em tecnologia do mundo e escolhida em três ocasiões a melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos. 

Além disso, é formada em Engenheira, pós-graduada em marketing e design e mestre e Ph.D. em Artes. Martha desenvolve trabalhos artísticos, atua como palestrante e ministra cursos, abordando temáticas como inteligência artificial, inovação e transformação digital. É, também, embaixadora do Geek LatAm, uma ONG voltada à educação tecnológica para garotas.  

#14 Camila Porto – @camilaporto.com.br

Autora do livro “Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo”, Camila Porto é um dos grandes nomes do marketing digital no Brasil. Com a oferta de treinamentos de Facebook Marketing e Marketing Digital, Camila já orientou mais de 13 mil alunos.

Camila é uma grande incentivadora do empreendedorismo e divulga a ideia #crieseuemprego. Atualmente, compartilha as técnicas de vendas em canais digitais no curso Social Sell.

#15 Nina Silva – @ninasilvaperfil 

Especialista em tecnologia e inovação, Nina Silva é CEO do Movimento Black Money & D’Black, e já foi indicada pela Forbes como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil em 2019. Além disso, no ano anterior, tinha sido reconhecida pela ONU e pela MIPAP (Most Influential People of African Descent),  como um dos cem afrodescentes mais influentes abaixo dos 40 anos. Em 202, recebeu o prêmio “Mulher mais disruptiva do mundo”, concedido pela Women in Tech Global Awards em Portugal.

Com uma carreira premiadíssima, Nina é escritora, mentora e gestora com 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação (TI). Uma inspiração para mulheres negras, ela é especialista em Marketing Digital, e atualmente oferta cursos, consultorias e mentorias voltadas ao fortalecimento de marcas da comunidade negra. 

#16 Jennifer Polk  

Para quem busca fortalecer a presença no mercado por meio de uma estratégia multichannel, Jennifer Polk é uma das profissionais de marketing para se inspirar. 

Atualmente, trabalha como Diretora de Marketing e Experiência da Feeding America, e auxilia gestores a elaborarem estratégias de marketing completas, unindo tecnologia, plataformas digitais e softwares.

Especialista em brand awareness, Polk lidera estratégias de engajamento do cliente, reconhecimento de marca, captação de recursos e se destaca em abordagens de e-commerce.

#17 Scott Stratten

Um dos nomes de maior autoridade quando o assunto é marketing disruptivo e vídeo marketing, Scott Stratten é presidente da UnMarketing, co-autor de 6 livros sobre o tema, e já trabalhou em algumas agências produtoras de vídeo.

Atualmente, ele é professor universitário e palestrant e se dedica a ensinar estratégias voltadas à construção do relacionamento com os clientes para grandes marcas, como: Pepsi, Walmart, Adobe, IBM, Microsoft, entre outras. De modo divertido e instigante, Stratten se propõe a ensinar métodos online e offline para atrair o público, fidelizar o cliente e promover a lealdade na era da disrupção.

#18 Rodrigo Maciel – @rodrigomacielweb

Um empreendedor nato, segundo ele mesmo, Rodrigo se dedica ao marketing digital desde 1998.

Foi proprietário de uma das primeiras agências digitais de Santa Catarina, a WEBI.

Em meados de 2016, iniciou seu projeto de Consultor de Marketing Digital online, que lhe permitiu auxiliar na construção de estratégias para centenas de empresas espalhadas pelo Brasil.

Rodrigo passou a atuar, então, como um Acelerador de Agências Digitais, oferecendo treinamentos, consultorias e outros serviços, além de conteúdo de qualidade no blog.

#19 Ana Couto – @anacouto.ag

Designer formada pela PUC-Rio, possui título de mestrado em Visual Communication no Pratt Institute, em Nova York, e especialização em Branding na Kellogg School of Management.

Ana é a grande referência no Brasil em Branding e Design e constrói, há mais de 25 anos, valor de marca para grandes clientes como BASF, Itaú Unibanco e P&G. À frente da agência Ana Couto, defende a ideia de que as marcas precisam ter um propósito para fazer sentido para o consumidor. 

Ela possui, também, um podcast intitulado “Código Aberto”, produzido pela B9, com 11 episódios de 60 minutos cada. Nas conversas, ela discute sobre o universo do branding e explora seus três principais pilares: marca, negócios e comunicação.

Inspire-se nos profissionais de marketing e coloque a mão na massa!

Agora que você já conhece o nome de grandes profissionais de marketing para se espelhar, que tal refletir sobre as ações da sua agência?

Afinal, saber como divulgá-la é essencial para se manter neste mercado competitivo. Clique aqui e confira nosso artigo sobre as melhores ações para a sua agência!

Ariadna Straliotto

Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.

  • Por Ariadna Straliotto em 15/02/2024
  • Categoria: Gestão, Setor Criativo
  • Tags: autoridades do marketing, marketing, melhores profissionais de marketing, nomes do marketing, profissionais de marketing

Anterior

6 tendências de inteligência artificial na comunicação em 2024

Lâmpada ao fundo e dois olhos grandes à frente, buscando compreender a evolução da inteligência artificial na comunicação.
Próximo

Como convencer o cliente: 9 dicas que podem otimizar suas vendas!

Ímã atraindo perfis de pessoas, simbolizando ações que ensinam como convencer o cliente depois de atraí-lo.
Compartilhe

Posts Relacionados

Leão segurando um troféu ao centro, ilustrando o prêmio mundial de publicidade Cannes Lions 2024.

Cannes Lions 2024: confira os destaques da premiação

27/06/2024

Análise dos Resultados do Censo Agências 2020, por Rafael Kiso – mLabs

03/03/2020
Mídia paga de A a Z

Gestão de mídia paga de A a Z: o guia definitivo

10/11/2022
                       Censo Agências 2024

Comentários

    Arquivos

    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • dezembro 2017
    • outubro 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016
    • janeiro 2016
    • dezembro 2015
    • novembro 2015
    • outubro 2015
    • agosto 2015
    • julho 2015
    • junho 2015
    • maio 2015
    • abril 2015
    • março 2015
    • fevereiro 2015
    • janeiro 2015
    • dezembro 2014
    • outubro 2014
    • setembro 2014
    • julho 2014

    Categorias

    • Casos de Uso
    • Gestão
    • Materiais para Download
    • Produtividade
    • Setor Criativo
    • Universo Operand

    Fique por dentro!

    Assine nossa newsletter e receba as novidades
    do Operand na sua caixa de mensagens

    newsletter

    Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
    • Gestão
    • Setor Criativo
    • Produtividade
    • Universo Operand
    • Materiais Ricos
    Receba dicas de gestão
    2018 © Operand - Todos os direitos reservados.