18 Blogs sobre marketing e publicidade que você não pode deixar de ler
O marketing digital está em constante mudança. Diariamente surgem novos aplicativos, tecnologias, sites e funcionalidades, logo, manter-se atualizado é uma necessidade, tanto para quem trabalha com isso, quanto para quem utiliza tais estratégias em seu plano de negócios.
As pessoas mudaram e trouxeram consigo novas demandas por comunicação, rapidez, flexibilidade e qualidade. Para supri-las, uma mudança de postura por parte das marcas e empresas foi necessária. Buscando não somente atender, mas também superar as expectativas e necessidades dos consumidores, o marketing digital surgiu e se fortaleceu, tornando-se o que é hoje.
Não há dúvidas quanto a importância de estudar constantemente para ficar por dentro das novidades. De certo, uma das melhores formas de fazer isso é acompanhando os grandes sites e blogs especializados no assunto, que trazem antecipadamente as principais tendências deste mercado e ainda ensinam como tirar delas o melhor proveito.
Pensando nisso, preparamos uma lista com os 17 grandes players do marketing digital, para você ficar na vanguarda das mudanças e colocá-las em prática o quanto antes. Confira.
Você vai ler neste post
- 1. MARKETING DE CONTEÚDO
- 2. HOSTGATOR
- 3. AGÊNCIA MESTRE
- 4. CIÊNCIA DA CONVERSÃO
- 5. NEIL PATEL
- 6. CONTENT MARKETING INSTITUTE
- 7. HUBSPOT
- 8. THINK WITH GOOGLE
- 9. JIVOCHAT MARKETING
- 10. GROWTH HACKERS
- 11. MARSHABLE
- 12. B9
- 13. MUNDO DO MARKETING
- 14. IDEIA DE MARKETING
- 15. BLOG MARTHA GABRIEL
- 16. CONRADO
- 17. O CARA DO MARKETING
- 18. VIVER DE BLOG
- CONCLUSÃO
1. MARKETING DE CONTEÚDO
O blog da Rock Content é um dos queridinhos brasileiros. Com linguagem simples e acessível, ele traz explicações bastante didáticas sobre tópicos que envolvem o marketing digital. Além disso, os temas são sempre atuais e trazem as principais tendências do mercado. Os assuntos abordados vão ainda mais além, tratando sobre vendas, agências digitais, marketing e redes sociais.
O nome também não poderia ser outro, já que há um acervo super rico referente ao marketing de conteúdo e tudo que o envolve, como jornada do cliente, funil de vendas, otimização para mecanismos de busca, como conquistar e fidelizar novos clientes e muito mais. Vale a pena conferir.
Além disso, a Universidade Rock Content também merece reconhecimento, já que oferece diversos materiais educativos, além de 4 cursos gratuitos sobre temas de grande relevância ao marketing, como: produção de conteúdo para a web, marketing de conteúdo e inbound/outbound marketing.
2. HOSTGATOR
A empresa especializada em hospedagem de sites oferece em seu blog um conteúdo rico voltado a aumentar a relevância de sites de diversos tamanhos e nichos no ambiente online. O grande destaque, neste caso, vai para os artigos com viés um pouco mais técnico, como os voltados a linguagem de programação e design, atraindo profissionais da área.
Sabe-se que a escolha de uma boa hospedagem é fundamental no processo de criação de sites e, caso a escolha seja assertiva, isso evitará muitas dores de cabeça futuras, como site fora do ar ou manutenções frequentes. O blog da Hostgator é de grande valia neste sentido, esclarecendo dúvidas comuns como quanto a necessidade de um servidor dedicado, privacidade de domínio e CMS.
No entanto, nem só conteúdos avançados você encontrará por lá. Uma das últimas publicações contém um guia completo com os primeiros passos para você criar um site, em parceria com a agência de marketing digital Oblige (www.oblige.com.br). Portanto, seja você avançado, iniciante ou um empreendedor, vale a pena colocá-lo na sua lista de leitura.
3. AGÊNCIA MESTRE
O blog, comandado por Fabio Ricotta, atrai leigos e profissionais por sua linguagem leve e descontraída. Outro ponto positivo são os vídeos que acompanham a grande maioria dos artigos, tornando o assunto mais explicativo em sua versão resumida.
O SEO ainda é motivo de dúvidas para muitas pessoas, já que seus conceitos mudaram (e continuam mudando) bastante nos últimos anos, por este motivo é sempre bom se atualizar quanto as boas práticas de otimização. Contrariando o senso comum, também é possível utilizar estes conceitos para empresas locais de forma simples e gratuita.
Para quem quer se aprofundar nos conceitos de SEO, este blog deve estar entre os seus favoritos. Outros temas são abordados com frequência e propriedade, como marketing digital, links patrocinados, empreendedorismo, entre outros.
4. CIÊNCIA DA CONVERSÃO
Se você já leu ao menos um pouco sobre marketing digital, certamente, notou o quanto a taxa de conversão é importante para todo o desempenho estratégico. Ao contrário da maioria dos blogs citados nesta lista, que costumam abordar temas diversos referente ao marketing digital, este, por sua vez, atende a um nicho bastante específico: CRO, ou otimização da taxa de conversão. Além disso, por ser um blog específico, os artigos são bem aprofundados e garantem uma boa dose de conhecimento.
As dicas, por sua vez, são bastante práticas, contando com exemplos de grandes empresas que fizeram o uso de determinada estratégia. Segundo uma pesquisa realizada pela Provokers para o Google, o consumo de vídeo pela internet cresceu 90% entre 2014 e 2017 no Brasil, logo, não dá para menosprezar este tópico na sua estratégia de marketing, não é mesmo?! Neste blog você encontrará diversas dicas voltadas a este tema, e, é claro, sempre focando na conversão.
5. NEIL PATEL
É praticamente impossível falar em marketing digital sem esbarar neste blog, grande referência no assunto. Apesar de englobar diversos assuntos que permeiam o universo das estratégias digitais, o blog é especialista em como melhorar o ranqueamento nos principais mecanismos de busca, dando dicas práticas, objetivas e funcionais para isso.
No entanto, há muito mais do que só produção de conteúdo a ser explorado. Diversos temas como dicas para trabalhar home-office, mídias sociais, desenvolvimento de marca, vendas e criatividade podem ser encontrados por lá. Quer uma dica? Salve agora mesmo este blog nos seus favoritos e leia-o com calma, já que tem muito conteúdo rico por lá para ser absorvido.
6. CONTENT MARKETING INSTITUTE
Criado por Joe Pulizzi, este blog não está em português, mas vale o esforço para lê-lo (ainda que você não domine o idioma). Sua missão, segundo o próprio fundador, é educar e treinar empresas quanto a produção de conteúdo. Muitos reconhecem que o marketing digital é importante, mas simplesmente não sabem como fazer isso acontecer. Neste blog, você certamente encontrará dicas preciosas que te auxiliarão nesta tarefa.
Através de artigos baseado em experiencias e estudos é possível compreender a importância do marketing de conteúdo e sua influência sobre o comportamento humano. Se quer um acervo completo voltado a melhorar a experiência e a relação com o cliente através de um conteúdo relevante, este é o blog certo.
7. HUBSPOT
A Hubspot é uma das empresas mais reconhecidas quanto se trata de marketing digital, então, sua presença nesta lista não poderia faltar. Apesar de ser em inglês, o conteúdo é de fácil compreensão, já que utiliza de uma linguagem acessível e didática (sem abrir mão de conceitos aprofundados, no entanto).
Muitas empresas têm dificuldade em aplicar os conceitos de marketing digital na prática, como as landing pages e/ou e-mails marketing, por exemplo. Quando aplicam, não analisam os resultados adequadamente e, desta forma, não conseguem obter retorno sobre o investimento de tempo e dinheiro realizados. Ou seja, para mudar essa realidade, o blog conta com diversos artigos explicando os conceitos e mostrando exemplos práticos, facilitando, e muito, a vida do profissional de marketing.
8. THINK WITH GOOGLE
Quando se lê sobre marketing digital, alguns pontos em comum podem ser encontrados, e um dos principais deles é o foco no cliente. Diferentemente do marketing tradicional, onde o olhar é voltado para o produto e seus benefícios, o digital vem para mostrar a preocupação com o usuário, seus desejos e suas dores, tornando assim o processo de venda algo mais simples e orgânico.
Este blog mostra com excelência formas de aliar os anseios do usuário a necessidade de vendas. Para tal, uma análise aprofundada de comportamento, tendências e mudanças é feita. Você sabia, por exemplo, que 1 em cada 4 idosos com mais de 60 anos está conectado? Como as empresas podem e devem se adaptar a esta nova demanda? Certamente, entender isso faz toda a diferença no mercado atual, e é este tipo de conteúdo que você encontrará neste blog.
9. JIVOCHAT MARKETING
A JivoChat é uma empresa que oferece uma solução de chat online e atendimento omnichannel para negócios digitais. Com o objetivo de educar o mercado e auxiliar seus clientes a atingirem os melhores resultados, ela oferece um blog realmente rico em materiais de marketing, publicidade, assim como vendas, atendimento ao cliente e outras categorias relevantes.
Através dos artigos deles, você conseguirá receber dicas acionáveis que também podem ser aplicadas à outras áreas de conhecimento e departamentos de seu negócio. Para ficar por dentro sobre como atingir o sucesso em sua empresa, basta acessar e acompanhar os conteúdos publicados.
10. GROWTH HACKERS
Outro blog internacional de grande relevância, dentro e fora do Brasil, é o Growth Hackers, maior referência em Growth Hacking da atualidade. Assim como muitos desta lista, ele não possui um único tema de abordagem, navegando entre todos os temas que envolvem o marketing digital. Como o próprio nome diz, trata-se de um combinado de técnicas para alavancar o crescimento do negócio, com pouco investimento e grandes resultados.
Para tal, é preciso um conhecimento aprofundado das técnicas, do mercado, do público e, é claro, do próprio negócio. Para ter ideia do tamanho da importância, a técnica foi utilizada pelo Instagram, Airbnb, Hotmail, Dropbox e Paypal. Quer saber mais? Não deixe de ler o blog.
11. MARSHABLE
Talvez este fuja um pouquinho do padrão de blogs que tratam quase que exclusivamente de marketing digital, já que, neste caso, o foco é tecnologia e ciência. Mas, então, por que ele está na nossa lista? Porque é praticamente impossível tratar do digital sem acompanhar as mudanças diárias que acontecem neste meio e a forma como estas impactam a forma das pessoas serem, consumirem e se relacionarem.
Se você deseja ter acesso em primeira mão sobre tudo o que acontece neste amplo universo da tecnologia e da ciência, anote este nome nos seus post-its e aproveite.
12. B9
Muito parecido com o anterior, o B9 é um blog completo, falando sobre criatividade, tecnologia e entretenimento. Quem trabalha com marketing (principalmente o digital, que consegue ser ainda mais dinâmico), definitivamente precisa dominar os vieses da comunicação e isso se torna mais fácil com os conteúdos presentes aqui. Prefere ler sobre a última iniciativa da Amazon, sobre algoritmos do Google ou sobre lançamentos do Netflix? Neste blog você encontra isso e mais um pouco.
13. MUNDO DO MARKETING
Grande parte dos blogs que tratam de marketing digital fazem isso de forma didática, explicando como funcionam as estratégias principais e como coloca-las em prática. No entanto, o blog Mundo do Marketing se diferencia através de uma visão mercadológica do marketing, o que é muito válido, tanto para profissionais do ramo, quanto para pessoas comuns que utilizam este como um meio de propulsão dos seus negócios.
Por meio de estudos, pesquisas, infográficos, noticias, e-books e muito mais, o blog oferece uma imersão completa no mundo do marketing para leigos e profissionais. Dica: busque pelos artigos que falam sobre a automatização de processos nas empresas, vale a pena.
14. IDEIA DE MARKETING
Este é outro exemplo de blog completo e qualificado para os seus estudos em marketing. Sem fugir muito do padrão em que se fala sobre as principais estratégias e dicas práticas de aplicação, este blog ganha pontos por focar em um detalhe esquecido por muitos: o endomarketing.
A maioria das técnicas de marketing são voltadas ao público externo. Mas, um dos princípios aprendidos na disciplina prega justamente que o seu primeiro cliente deve ser o seu funcionário. Uma das formas mais eficazes de melhorar a imagem da empresa, o clima organizacional e, consequentemente, a produtividade, é investimento no marketing interno. Como ainda são poucas as empresas que investem verdadeiramente nisso, há muito a ser explorado e aprendido, aproveite.
15. BLOG MARTHA GABRIEL
Sabe aquelas dúvidas que surgem logo que se começa a estudar o marketing digital? O que é User Experience (UX)? Por que isso é importante? O que esperar do marketing para o futuro? Bom, este blog tem a resposta para estas e muitas outras dúvidas comuns a maioria de nós. O mais interessante é a linguagem didática e próxima, auxiliando na aplicação do marketing a várias outras áreas da economia.
Dica: Confira o artigo sobre os 50 + filmes para entender o mundo digital em que vivemos.
16. CONRADO
Não há dúvidas quanto a importância do empreendedorismo na sociedade, não à toa, este tema tem dominado as redes sociais, canais de vídeo, revistas e palestras em todo o mundo. Apesar de ser um dom inato à algumas pessoas, trata-se de algo que pode ser aprendido e aprimorado, e é isto que preza este blog.
Com dicas de leitura, liderança, superação de obstáculos, produtividade (individual e de equipe), vendas e marketing digital, este é um prato cheio para qualquer pessoa que queria desafiar – e vencer- seus próprios limites.
17. O CARA DO MARKETING
Está a fim de uma verdadeira faculdade sobre marketing digital à distância? Então, sinta-se à vontade para devorar os conteúdos deste blog. Há um fato indiscutível que permeia o marketing digital: sem métricas, ele não é nada. Na falta de uma, o blog possui listas com diversas métricas de resultados que você pode e deve acompanhar desde já. Descubra como melhorar o seu engajamento, compartilhamentos, taxa de conversão, construção de personas, como otimizar o uso das mídias sociais, e muito mais.
18. VIVER DE BLOG
Por último, mas não menos importante, este é um dos blogs nacionais mais relevantes da atualidade quando se trata de marketing digital. Além de todo o conteúdo atual e diversificado abordado no blog, o mesmo ainda dispõe de diversos cursos sobre o tema.
Para os redatores, assunto não faltará para leitura, já que o site aborda com frequência temas relacionados a produção de conteúdo e como otimizá-la. Um dos últimos temas abordados fala justamente sobre o encantamento, tópico tão importante para o marketing digital e que é utilizado com propriedade pela Disney há décadas. Um cliente satisfeito tende a retornar e consumir 7 vezes mais que um cliente de única compra. Fica clara a importância do encantamento, não é? Que tal então colocar isso em prática na sua marca?
Criar conteúdo para fins de marketing não é apenas escrever. É preciso uma análise muito mais profunda sobre para quem o texto está sendo escrito, qual a dor deste leitor, como ajuda-lo (com base no estágio atual da jornada do cliente) e qual o objetivo (compartilhamentos, engajamento, inscrições, vendas, etc.). Deste modo, estudar nunca será demais.
CONCLUSÃO
Existem inúmeras opções de blogs de marketing, marketing digital, tecnologia e publicidade na internet. Ou seja, para os usuários, isto é ótimo, já que significa uma variedade muito maior de conteúdo disponível. Para os próprios blogs, oferecer um conteúdo excelente é crucial, já que é mais difícil de destacar em meio a tanto conteúdo.
Nunca é tarde para reforçar a importância do marketing para toda e qualquer empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação. Além disso, no digital, fazer essa aposta se torna ainda mais fácil, já que ele proporciona resultados superiores, com um investimento muito menor (ou até mesmo nulo).
Quando o marketing começou a tomar as proporções que alcançou hoje, praticamente não havia conteúdo disponível para isso, quanto menos em português. Portanto, as empresas precisaram aprender com base na tentativa e erro, vendo o que funciona e o que não funciona, formando um grande e robusto conhecimento empírico.
Enfim, hoje, toda e qualquer pessoa pode (e deve) investir em marketing, basta saber fazer bom uso de todo o conhecimento e das ferramentas disponíveis. Não economize na leitura, já que estudo constante é fundamental neste meio, nem nas estratégias utilizadas. “Há 10 anos a efetividade do marketing era dependente do peso da sua carteira. Hoje, a efetividade do marketing é dependente do tamanho do seu cérebro” – Brian Halligan, cofundador e CEO da Hubspot.
Este guest post foi produzido pela Agência Oblige, agência especializada em proporcionar crescimento rápido e sustentável para empresas através das principais estratégias do marketing digital.
Especialista em Marketing e Comunicação Estratégica e Especialista em Marketing Digital pela Sustentare Escola de Negócios. Trabalha com marketing e comunicação há mais de 8 anos. É apaixonada por comunicação e pela natureza e adora conteúdo! 🙂
- Por Larissa Muhlbauer em 25/06/2019
- Categoria: Setor Criativo