10 dicas de como ser um bom gestor de agência + Quiz
Um bom gestor de agência é alguém que sabe como liderar sua equipe para o sucesso, tendo clareza sobre a visão e os objetivos da empresa.
Mas, afinal, como ser um bom gestor de agência? Existem muitas características que podem fazer de você um líder inspirador. Porém, no setor de publicidade, que passa por muitas mudanças e desafios para sua sobrevivência, quem assume a gestão de uma agência deve ter qualidades ainda mais exigentes.
A seguir, listamos oito boas práticas fundamentais para que você seja um gestor de sucesso.
Depois de concluir a leitura do artigo, responda ao quiz para entender como você pode melhorar.
Confira!
Você vai ler neste post
- #1 Saiba definir prioridades corretamente
- #2 Confie em sua equipe
- #3 Tome decisões com base em dados concretos
- #3 Compreenda a importância do trabalho colaborativo
- #4 Dê o devido crédito à sua equipe
- #5 Priorize o valor humano
- #6 Reconheça rapidamente oportunidades de negócios
- #7 Invista na credibilidade do seu negócio
- #8 Crie novos líderes
#1 Saiba definir prioridades corretamente
Um líder de agência deve saber como priorizar tarefas em momentos em que a carga de trabalho é enorme e tudo parece ser importante. A chave mestra para o sucesso é saber distinguir o que é urgente e o que é importante no fluxo de trabalho diário.
Sabe como essa prática pode impactar no negócio? Além de orientar o time, permite uma melhor gestão de tempo e, consequentemente, aumenta a produtividade.
#2 Confie em sua equipe
Além de distribuir tarefas, o líder precisa estender sua presença por meio das ações de seus colaboradores.
Por exemplo, o Google entendeu que bons gerentes que capacitam sua equipe tornam os funcionários mais felizes e produtivos. Por outro lado, a microgestão pode prejudicar a iniciativa da equipe e desencorajá-la.
Para evitar esses inconvenientes, busque treinar sua equipe incentivando o desenvolvimento de novas habilidades. Dessa forma, o trabalho ficará mais interessante, desafiador e agradável.
#3 Tome decisões com base em dados concretos
Até agora, falamos sobre a importância da priorização de tarefas e os benefícios da delegação, tanto para a equipe de trabalho quanto para a agência. Ambas as habilidades envolvem a tomada de decisões.
No entanto, um líder deve ter uma visão 360° para tomar decisões coerentes e benéficas para a saúde do negócio. Como isso é possível? A partir de uma gestão orientada pela análise de dados. Desse modo, o gestor e seu time podem identificar padrões e números gerados por projetos e clientes.
Para tanto, é fundamental utilizar as ferramentas de gestão, como um software de gerenciamento de agência de publicidade. Isso porque os dados constantes no sistema permitem analisar o desempenho da agência e detectar o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado.
#3 Compreenda a importância do trabalho colaborativo
Coerência cria sinergia. Uma agência é como qualquer outra organização. Se um líder deseja bons resultados, ele precisa de uma equipe que trabalhe em conjunto.
Contar com a perspectiva de um colega de trabalho estimula a criatividade e potencializa os resultados de um projeto, por exemplo.
O trabalho em equipe mantém o fluxo de novas ideias e ajuda a encobrir as fraquezas dos outros. Além disso, reduz o risco de refazer uma determinada tarefa apenas porque alguém não estava alinhado com os objetivos.
#4 Dê o devido crédito à sua equipe
Além de incentivar o trabalho colaborativo, um líder deve compreender a importância de reconhecer o esforço da equipe.
O reconhecimento é gratificante e poderoso. Ele aumenta o compromisso individual, a produtividade e a motivação.
#5 Priorize o valor humano
Na era da transformação digital, com o amplo uso da inteligência artificial para otimização de muitas tarefas, o talento criativo ainda é indispensável. É algo que a IA não pode fazer tão bem quanto as pessoas.
Portanto, valorize as pessoas. Conheça a carga de trabalho de cada membro da equipe e atribua tarefas de maneira equilibrada. Assim, você respeita o potencial de cada um, deixando um tempo para que os colaboradores consigam oxigenar a mente e a criatividade.
A rotatividade nas agências de publicidade tem aumentado nos últimos anos, sendo que isso impacta em perda de tempo, custos e clientes. A rotatividade de pessoal implica experiências negativas tanto para os clientes quanto para a equipe interna.
Portanto, busque desenvolver práticas de gestão orientadas para a retenção dos colaboradores. Garanta que eles tenham oportunidades de crescer, aprender e ampliar seus horizontes.
#6 Reconheça rapidamente oportunidades de negócios
Para aprender como ser um bom gestor de agência você deve ter a capacidade de reconhecer novas oportunidades de negócios, principalmente com os clientes atuais. Para isso, é fundamental que o líder ouça o cliente e seja empático, buscando compreender seu negócio. Essa é a melhor maneira de elaborar propostas mais coerentes, valiosas e assertivas.
De outro modo, é fundamental que o gestor conheça as principais tendências do setor, inclusive de tecnologia. Dessa forma, além de oferecer soluções e ideias inovadoras, é possível otimizar o trabalho de sua equipe e ter acesso a dados que orientam as estratégias e as tomadas de decisão.
#7 Invista na credibilidade do seu negócio
Se o seu objetivo é entender como ser um bom gestor de agência, saiba que você deve ser autêntico e se comportar com integridade. Além disso, manter coerência entre o que você diz e o que faz é fundamental: esta é a base sobre a qual a credibilidade é construída.
Veja três atitudes que tornam um líder confiável:
Fala sobre coisas que ele conhece. Não é constrangedor admitir que não têm respostas e, em vez disso, que têm algumas idéias sobre como explorá-los e adquiri-los.
Cumpre suas promessas. É incrível como muitas vezes o gestor promete algo e não cumprem ou entrega algo completamente diferente.
Assume a responsabilidade. Para ser um bom gestor de agência, você deve estar preparado para assumir a responsabilidade pelo impacto de sua atitude e dos seus comportamentos.
#8 Crie novos líderes
As agências de hoje precisam de profissionais que sejam capazes de segurar as rédeas de um projeto, de gerenciar seu próprio tempo, entre outras coisas. Isso é importante especialmente em tempos de trabalho remoto.
Portanto, se você está pensando em como ser um bom gestor de agência, saiba que você precisa ter a capacidade de treinar seus colaboradores para que eles possam melhorar o negócio o tempo todo, sem temer a concorrência interna.
Além disso, aprenda identificar as pessoas talentosas na sua equipe para saber a quem direcionar determinadas tarefas mais estratégicas. Um bom gestor de agência cria líderes para o futuro.
Para entender como ser um bom gestor de agência, você precisa lidar com uma série de fatores e desafios. A boa liderança é uma responsabilidade enorme para quem a assume, pois é seu trabalho inspirar e ajudar os outros a se tornarem novos líderes.
Sem dúvida, o melhor caminho é ter clareza sobre a visão e o propósito da agência, valorizar as pessoas, investir em tecnologia e explorar os dados para conduzir a gestão e o processo decisório.
Para aumentar a colaboração da sua equipe de trabalho, ganhar visibilidade sobre o fluxo de tarefas e distribuir as demandas com assertividade, comece implementando um software de gestão simples e fácil de utilizar. Essa é uma ferramenta-chave para você que busca entender como ser um bom gestor de agência.
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Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 20/01/2021
- Categoria: Gestão, Produtividade, Setor Criativo