5 dicas para criar campanhas de Dia dos Pais
O Dia dos Pais é a segunda maior data sazonal em volume de pedidos e faturamento, segundo o Google, e cada vez mais equipara-se ao Dia das Mães, uma das datas comemorativas que mais gera faturamento para o comércio.
Os dados da Abcomm confirmam esse crescimento. Somente no comércio eletrônico, de 2018 até 2023, o faturamento cresceu mais de 130%, representando um salto de 2,7 para 6,2 bilhões de reais (+130%). Já o volume de pedidos saiu da casa dos 6,1 milhões, chegando à marca de 13,8 milhões.
Com isso, é a hora de aproveitar a data para aumentar o engajamento do público e, claro, o número de vendas. Reunimos neste artigo o essencial sobre o tema: entenda como melhorar o engajamento das marcas e causar um impacto memorável com públicos de diferentes segmentos.
Continue lendo o artigo!
Você vai ler neste post
- Por que o Dia dos Pais é importante para o marketing e a publicidade?
- Como criar campanhas humanizadas e assertivas para o seu público
- Faça parcerias com outras marcas
- Exemplos de campanhas de Dia dos Pais famosas
- Dia dos Pais e outras datas comemorativas: oportunidade de novos clientes, vendas e posicionamento
Por que o Dia dos Pais é importante para o marketing e a publicidade?
O Dia dos Pais é uma excelente oportunidade para as marcas se conectarem com seus clientes em potencial e impulsionar as vendas. As pessoas querem honrar seus pais durante esse período e estão procurando ideias de presentes.
É claro que uma boa campanha também depende do quanto o segmento do cliente está ligado a esse tipo de data comemorativa, por isso, analise o contexto e o mercado antes de sugerir uma grande campanha para uma empresa que não tem tanto a ganhar com a data.
Porém, essa é uma grande oportunidade de tornar essa data estratégica especialmente para clientes de segmentos B2C que tenham condições de embarcar numa data como essa, e fazê-los faturar mais. E para você, é uma data valiosa para captar novos clientes, visto que uma comunicação profissional e bem estruturada é valorizada nesses períodos.
Porém, a estratégia de marketing não deve consistir apenas em vender mais. A oportunidade é aproveitar a data para se aproximar do público do cliente e aumentar a relevância da marca. Veja por que trabalhar o marketing do Dia dos Pais é essencial:
- Aumento dos gastos. Os consumidores tendem a gastar em presentes, refeições e experiências para o Dia dos Pais, aumentando as vendas no varejo;
- Recordação e conexão da marca. Campanhas emocionais e relacionáveis podem criar uma forte lembrança da marca e tornar sua marca memorável;
- Engajamento sazonal. O Dia dos Pais fornece uma chance de manter um engajamento consistente com seu público durante o período que antecede a data, assim como acontece no Dia das Mães;
- Promoção contextual. A data permite mostrar produtos específicos para os pais, incentivando uma exploração mais ampla dos itens e serviços do portfólio, com ofertas exclusivas para o Dia dos Pais.
Como criar campanhas humanizadas e assertivas para o seu público
No desenvolvimento de campanhas impactantes para o Dia dos Pais, um dos segredos é se dedicar à criação de conteúdo atraente que captura a essência da paternidade e ressoa com os pais em todos os lugares. É hora de mostrar o apreço pelo apoio inabalável e amor incondicional.
A seguir, listamos algumas dicas para criar campanhas de marketing realmente memoráveis para o Dia dos Pais. Seja criativo e faça os pais sorrirem, rirem e se sentirem verdadeiramente especiais.
1. Inspire a audiência com histórias comoventes
Compartilhe histórias destacando o vínculo único entre os pais e seus filhos. Seja uma lembrança comovente, um momento memorável ou uma conversa cheia de sentimento. Contar histórias adiciona um toque pessoal e cria uma conexão emocional.
2. Use um toque de humor
O repertório de piadas, falas e preferências conhecidas dos pais pode inspirar conteúdos que geram conexão e engajamento. Explore-as na construção das mensagens das campanhas de Dia dos Pais. Elas criarão uma atmosfera alegre e envolvente.
3. Sempre que possível, personalize a mensagem
Vale lembrar que, para as campanhas de Dia dos Pais, você precisa considerar duas personas: pais e filhos. Portanto, personalize seus e-mails com toques pessoais para ambos. Faça com que eles se sintam realmente especiais.
Dirija-se a eles pelo nome, personalize seu conteúdo com base em seus interesses e preferências e considere incorporar recomendações personalizadas de produtos ou ideias de presentes.
4. Elabore guias com recomendações de presentes
Ajude seus assinantes a encontrar o presente perfeito para o Dia dos Pais, fornecendo guias e conselhos de presentes com curadoria. Sejam gadgets, ferramentas ou lembranças personalizadas, facilite para eles encontrarem algo único para fazer no dia dos pais.
5. Crie ofertas e promoções exclusivas para o Dia dos Pais
A intenção, aqui, é fazer com que os pais se sintam realmente VIPs, e que os filhos entendam que a sua proposta é a melhor ideia de presente. Ofereça descontos, brindes ou pacotes especiais do Dia dos Pais para mostrar apreço e torne a experiência de presentear ainda mais emocionante e cheia de significado.
Falando em experiência, muitas pessoas preferem homenagear com momentos diferentes, como um almoço, viagem, tatuagem, aventura, do que com presentes físicos. Acompanhe essa tendência!
Faça parcerias com outras marcas
Já pensou em juntar dois clientes que têm marcas complementares para oferecer ofertas empacotadas ou promoções conjuntas? A agência pode fazer campanhas de Dia dos Pais com produtos agrupados, campanhas de marca conjunta ou esforços de marketing compartilhados. O objetivo é alcançar um público mais amplo e fornecer aos clientes valor agregado por meio de ofertas únicas e combinadas.
As collabs permitem ampliar o alcance e atrair novos clientes. Por exemplo, uma marca de perfumaria masculina pode fazer parceria com um varejista de moda, para compor um kit de presente para o Dia dos Pais com um perfume e um acessório elegante.
Para implementar esta estratégia, é importante:
- Mapear parceiros em potencial: procure marcas que complementem seus produtos, mas não sejam concorrentes diretos. Certifique-se de que eles compartilhem valores semelhantes e segmentem um público semelhante;
- Defina a oferta principal da collab: decida sobre o tipo de promoção que você executará, como um pacote de produtos de marca conjunta, um código de desconto conjunto ou um sorteio compartilhado;
- Coordene os esforços de marketing: desenvolva uma campanha de marketing completa para o Dia dos Pais, com postagens de mídia social, boletins informativos por e-mail e banners de sites. Ambas as marcas devem compartilhar a promoção para alcançar um público maior;
- Monitore e ajuste: acompanhe o desempenho da promoção por meio de dados de vendas e feedback do cliente. Faça ajustes conforme necessário para otimizar os resultados.
Exemplos de campanhas de Dia dos Pais famosas
As campanhas de Dia dos Pais que exploram boas histórias tendem a se tornar inesquecíveis. Apresentamos aqui três propagandas memoráveis, que tocaram o coração das pessoas.
Querido futuro pai, Dove
Em 2018, a Dove Men +Care apresentou uma campanha para valorizar o cuidado dos pais. Além de emocionar, a Dove defendeu o direito à licença-paternidade em todo o mundo.
Todos podemos cuidar, Baby Alive Brasil
Seguindo uma linha semelhante à Dove, a Baby Alive Brasil apresentou uma campanha de Dia dos Pais educativa, lembrando que, assim como as meninas, os meninos podem se preparar para serem pais.
What Drives You, BMW
Na campanha da BMW, “O Que Te Impulsiona?”, a narrativa mostra como a dinâmica pai-filho nem sempre vai de pai para filho. Em algum momento, os papais se invertem e o apoio vai da criança para o pai. Na campanha, um ex-motorista profissional não pode dirigir devido a uma deficiência. Agora, o filho do homem, que acabou de tirar a carteira de motorista, leva seu pai para dirigir em uma pista de corrida, desta vez com o pai como passageiro.
Dia dos Pais e outras datas comemorativas: oportunidade de novos clientes, vendas e posicionamento
Mais do que aumentar o volume de pedidos para o Dia dos Pais, as campanhas para a data podem ser criadas, inclusive, para colocar temas importantes em destaque.
O mundo mudou e a percepção sobre como ser um pai presente também. As marcas que acompanharem essa transição só têm a ganhar. A publicidade tem a chance de colocar em destaque as novas formas de representação da paternidade e, assim, gerar uma maior conexão e identificação com pais e filhos, e consequentemente, ampliar a sua conexão com o seu público.
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Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 05/07/2024
- Categoria: Setor Criativo