Marketing de influência: tudo o que você precisa saber para aplicar essa estratégia

É quase impossível percorrer as mídias sociais sem ver alguma forma de marketing de influência. Para onde quer que você olhe, os influenciadores estão exibindo suas últimas refeições, roupas, marcas de maquiagem, e isso é apenas o começo.

De postagens tradicionais a stories cada vez mais populares e vídeos longos, os influenciadores estão sempre encontrando novas maneiras de serem patrocinados em suas plataformas favoritas.

Na prática, é importante observar que qualquer pessoa pode ser um influencer. Como John Maxwell diz: “Para ser um influenciador, é preciso amar as pessoas antes de tentar liderá-las”. Se você tem um seguidor, você tem influência. Ao receber uma curtida em suas postagens, você gera engajamento.

Então, vamos tirar um momento para compreender o conceito de marketing de influência e entender como as agências podem explorar esse tipo de estratégia. 

E não se engane: pode parecer que o marketing de influenciadores se tornou popular recentemente. Na verdade, essa abordagem começou há 15 anos. PayPerPost, o primeiro mercado a pagar blogueiros por conteúdo de marca, foi lançado com bastante especulação. Como os blogs eram vistos principalmente como diários online, muitos especialistas estavam céticos de que adicionar publicidade ou patrocínios ao conteúdo seria realmente autêntico.

Aliás, esse é um desafio que os influenciadores de hoje ainda enfrentam, mas para aqueles que conseguem promover produtos ou serviços e parecerem reais e autênticos ao fazê-lo, há muitas recompensas a serem colhidas. Afinal, as pessoas querem comprar de outras pessoas. Então, quando encontram alguém de quem gostam, é mais provável que confiem em suas recomendações.

Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre marketing de influência para fortalecer sua estratégia.

Aproveite esse conteúdo completo! 

Então, o que é marketing de influência? 

É definido como o foco das atividades de mercado em torno de indivíduos-chave que têm influência sobre potenciais compradores, em vez de visar o mercado como um todo. O aumento do uso de influenciadores de marca está entre as tendências mais impactantes no marketing de conteúdo. 

O marketing de influência não é uma estratégia nova, mas está, sim, na moda entre as empresas B2C há algum tempo. No entanto, as organizações B2B estão reconhecendo o valor que uma pessoa externa e influente pode ter como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo. Especialmente quando usado no contexto de sua estratégia de marketing de vídeo – pense no Instagram, YouTube, Snapchat, Periscope, Facebook.

Além disso, pelo menos 257 milhões de pessoas estão usando bloqueadores de anúncios em seus dispositivos, de acordo com pesquisa PageFair publicada em 2021. Esse número por si só indica porque conduzir uma divulgação cuidadosa de influenciadores é importante para abrir caminhos alternativos e, assim, alcançar clientes em potencial. 

O escopo do marketing de influência inclui anúncios de afirmação e de produtos/serviços por influenciadores, indivíduos e organizações que têm um grau percebido de conscientização ou impacto social em seu campo.

Esse é um marketing para, com e por meio de influenciadores, que permite direcionar mensagens da marca para seus públicos-alvo.

O marketing de influência é semelhante ao marketing boca a boca, mas não depende apenas de recomendações específicas. Na prática, os influenciadores podem vir de uma ampla variedade de lugares. Qualquer indivíduo, grupo, marca ou lugar pode ser um influenciador.

Normalmente, o público engajado segue esses criadores de conteúdo. Anunciar com o suporte dos influencers, em diferentes plataformas de mídia social, permite que sua empresa amplie o escopo, melhore o reconhecimento da marca e gere novos leads para seu funil de vendas. Afinal, o marketing de influência permite alcançar as personas do seu negócio.

Você pode usar o marketing de influenciadores como uma ferramenta independente ou como um meio de melhorar suas outras campanhas de marketing.

Marketing de influência: o que os números revelam

Essa é uma ferramenta de marketing incrivelmente popular no momento e por um bom motivo:

Nove em cada 10 marcas estão usando alguma forma de marketing de influência, segundo pesquisa Influencer Marketing Hub 2021

A menos que você queira que seus clientes fiquem para trás, é hora de começar a explorar suas opções de marketing de influência. Não importa em que segmento as marcas atuam, com certeza haverá pelo menos um influenciador que atenda às suas necessidades. E não se preocupe se você encontrar apenas influenciadores menores em seu nicho, porque o ganho é certo. Conforme pesquisa Influencer Marketing Hub 2020:

Gere um valor de mídia ganho equivalente a US$ 18 por US$ 1 gasto com marketing de influência

Se você deseja aumentar o reconhecimento das marcas dos seus clientes, incrementar o número de vendas ou realmente divulgar o nome das empresas no mundo de qualquer maneira possível, você precisa aproveitar o marketing de influência. Você não vê um valor de mídia como esse com outras táticas de marketing

Contudo, o mais importante é abordar o marketing de influência de maneira estratégica, para que você o faça corretamente. Gerar esse tipo de equivalência de mídia conquistada só acontece se você estiver trabalhando com os influenciadores certos no nicho certo. Ou seja, é preciso que os influencers tenham fit com os valores e o propósito da sua marca.

4 razões pelas quais o marketing de influenciadores continuará a crescer

O marketing de influência é popular hoje, e essa é uma tendência crescente. Ele será cada vez mais explorado nos próximos anos. Então, agora é o melhor momento para aprender sobre ele e se preparar para incorporá-lo em suas próprias estratégias.

1. Mais pessoas estão se tornando influenciadores

Embora possa parecer que existem muitos influenciadores por aí, esse não é o caso. À medida que as plataformas de mídia social continuam a crescer, há mais oportunidades para novas pessoas se tornarem influenciadores. 

Alguns certamente farão isso intencionalmente, enquanto outros simplesmente compartilharão sobre sua vida e fecharão um acordo de marca com uma empresa que amam. De qualquer forma, haverá mais pessoas aumentando o público em nichos específicos. Isso significa que você tem mais chances de encontrar alguém falando com um público ideal específico que seja perfeito para a marca do seu cliente.

2. As agências de marketing de influenciadores estão crescendo em popularidade

Como em qualquer estratégia ou tática de negócios, o marketing de influência está se tornando padronizado. Agora, existem agências que representam influenciadores e também agências projetadas para ajudar as marcas a encontrarem os melhores influenciadores para sua estratégia.

À medida que os negócios em torno do marketing de influência continuam a crescer, o próprio marketing também continuará se expandindo. 

Para empresas que não desejam dedicar tempo ou recursos para acompanhar as tendências de marketing de influenciadores, esses tipos de agências são uma ótima opção. 

Agências de publicidade que pretendem oferecer essa estratégia para seus clientes podem optar por esse serviço especializado, que deve facilitar essa busca por um influenciador que realmente tenha fit com a marca.

3. Existem mais opções de conteúdo

Os influenciadores começaram criando postagens escritas no blog falando sobre seus produtos favoritos. Então, as mídias sociais se tornaram mais populares e os tipos de conteúdo que os influenciadores estavam criando mudaram. Hoje em dia, o vídeo, certamente, é o tipo de conteúdo mais popular entre os influenciadores para  promoção de produtos. Instagram e Facebook, YouTube e TikTok mostraram o incrível poder do vídeo. 

No entanto, com a crescente popularidade dos podcasts e o advento de aplicativos somente de áudio, como o Clubhouse, ou mesmo os podcasts, é preciso acompanhar o mercado para identificar qual será a próxima grande tendência no marketing de influência.

As agências precisam estar preparadas para tirar proveito de plataformas e conteúdos novos e inovadores, explorando essas novas plataformas à medida que elas surgem. Se uma marca já está construindo seguidores em uma plataforma específica, é mais provável que os influenciadores queiram trabalhar com essa empresa.

4. Os influenciadores estão mostrando mais sua realidade

De muitas maneiras, os influenciadores estão voltando às suas raízes. Nos últimos anos, as pessoas ficaram muito mais interessadas em ver postagens que não são excessivamente editadas. Eles não querem ouvir, aprender ou receber conselhos de alguém cuja vida parece totalmente inatingível. Em vez disso, eles querem ver a realidade. Eles querem ver os influenciadores cometerem erros, passarem por dias ruins, mas se recomporem e continuarem o seu caminho. 

Por causa dessa transparência, ainda mais pessoas estão confiando e seguindo influenciadores, o que significa que há mais pessoas para ver e comprar conteúdo patrocinado. 

Na prática, as marcas agora podem alcançar ainda mais pessoas quando trabalham com influenciadores, especialmente se eles não mostrarem apenas uma versão perfeita e altamente filtrada de sua vida.

10 benefícios do marketing de influência

#1 Potencializa o reconhecimento e o alcance da marca

O marketing de influência, que pressupõe uma parceria com influenciadores cujo nicho se adequa aos seus produtos ou serviços, traz uma excelente oportunidade para você abordar milhões de potenciais consumidores.

Promoções e campanhas de vendas pesadas são simplesmente um modelo desatualizado para as marcas. Está se tornando mais sofisticado anunciar com influenciadores que podem combinar perfeitamente as campanhas da marca em seu estilo e expressão.

Os influenciadores tornam as atividades publicitárias mais envolventes e genuínas para um público-alvo, que geralmente está sobrecarregado com toneladas de anúncios comerciais todos os dias.

O marketing de influência ajuda uma empresa a ganhar mais visibilidade quando um influenciador recomenda seus produtos ou serviços ou menciona uma marca, o que não apenas amplia seu escopo, mas também aumenta o reconhecimento.

O marketing de influenciadores permite que os profissionais de marketing alcancem públicos críticos, como a geração do milênio e a geração Z. 

Em comparação com outras abordagens, o marketing de influência oferece às marcas uma maneira viável e discreta de se comunicar com os clientes, independentemente da ampla adoção de bloqueadores de anúncios, bem como de uma desconfiança geral de anúncios abertos.

Sem o impedimento dos aplicativos e extensões do AdBlock, os usuários de redes sociais podem aprender mais sobre a história da sua marca e o que você está oferecendo. Isso significa que você precisa criar conteúdo com aparência nova e design único para transmitir a mensagem capaz atrair a atenção das pessoas. E a chave para maximizar essa estratégia é garantir que seu conteúdo seja significativo e agregue valor para influenciadores e seguidores.

#2 Aumenta a credibilidade e a confiança na marca

Os influenciadores são especialistas em seu campo, e é por isso que seus seguidores confiam neles. Eles construíram um relacionamento inspirador e respeitoso com seus fãs. Portanto, as pessoas acreditam em suas opiniões e recomendações. 

Nesse contexto, as indicações de um influencer não parecem publicidade, o que significa que as pessoas estão mais abertas à sua marca do que o normal.

Estudos mostraram que 75% dos espectadores do YouTube apreciam o YouTube apresentando pessoas genuínas, relacionáveis ​​​​e confiáveis, e o número de assinantes adolescentes que provavelmente se conectarão aos influenciadores, em vez de celebridades tradicionais, é de 70%. Além disso, 60% dos usuários confirmam que preferem as resenhas de seus YouTubers favoritos a estrelas da TV e do cinema.

#3 Enriquece a estratégia de conteúdo 

Não é simples produzir continuamente conteúdo novo e divertido. Às vezes, você está sem ideias e se sentindo preso, e é nesse momento que o marketing de influência pode ajudar a preencher as lacunas em sua programação de conteúdo.

Influenciadores que estão familiarizados com a produção de conteúdo envolvente e de qualidade para interagir com seus seguidores diariamente trarão benefícios significativos para as marcas. Portanto, uma das abordagens é usar acordos de cocriação de conteúdo com os influenciadores. 

A distribuição de conteúdo, uma parte essencial desta estratégia, deve ser compreendida e planejada cuidadosamente antes de trabalhar com influenciadores. Mesmo que você não tenha novas ideias, prepare-se para uma estratégia detalhada de distribuição de conteúdo por meio da qual a agência e os influenciadores saibam quais são os objetivos de cada marca.

#4 Permite a construção de parcerias de longo prazo ganha-ganha

Inegavelmente, o marketing de influência implica em escolher o parceiro certo para construir relacionamentos de sucesso. Você deve investir em parcerias que aumentem as vendas para você, selecionando influencers com base em seu campo e nos públicos que eles podem influenciar.

Lançar uma campanha de marketing de influenciadores tem tudo a ver com começar e desenvolver relacionamentos positivos. As marcas podem construir parcerias duradouras que levam ao sucesso a longo prazo por meio da manutenção de uma colaboração eficaz com influenciadores.

As marcas não contratam para campanhas pontuais, mas sim para parcerias de longo prazo. 

Uma relação duradoura entre organizações e influenciadores economiza tempo, recursos e dinheiro, além de ajudar a estabelecer credibilidade e ter um efeito mais substancial na retenção e fidelização do público de consumidores da marca

No geral, esta é uma colaboração ganha-ganha, pois ambos os lados têm interesse no resultado. Ao fazer parceria com o influenciador correto que atrai o mesmo público para a marca do cliente, você tem certeza que o resultado positivo e o lucro são apenas uma questão de tempo.

Benefícios como compartilhamentos, reposts e retuítes se multiplicam, proporcionando um reconhecimento de marca duradouro para suas campanhas, que repercute seu conteúdo repetidamente.

#5 Potencializa o SEO, o ROI e o resultado final

O marketing de influenciadores ajuda a aumentar significativamente seus resultados com SEO, e também o ROI. 

SEO

O marketing de influenciadores beneficia, direta e indiretamente, a otimização do seu mecanismo de pesquisa.

Há 86% dos anunciantes que usam o marketing de influenciadores para capacitar suas campanhas de marketing e 57% afirmam que seu desempenho excede o outro conteúdo criado pela marca. Como os influenciadores têm um grande número de seguidores fiéis, a parceria com eles ajuda a alcançar mais audiência ao invés de fazer apenas atividades de SEO.

Como os links são um dos critérios de classificação de pesquisa mais importantes do Google, haverá mais chances de você criar backlinks à medida que atingir um público mais amplo por meio de atividades de marketing de influência. Embora esses links sejam sinalizados para não afetar a classificação de pesquisa, ainda há um efeito indireto em seu SEO, pois ajudam a aumentar o reconhecimento da marca e direcionar o tráfego.

De acordo com uma análise do Quicksprout, as interações nas mídias sociais podem, direta ou indiretamente, melhorar os sinais de SEO. À medida que você se envolve com novas comunidades sociais, há uma oportunidade de obter seguidores e interações adicionais, o que levará a tráfego orgânico adicional, backlinks e outras métricas que contribuem para o SEO.

Geralmente, criar cada vez mais conteúdo por meio do marketing de influência lhe dará mais chances de classificar sua marca no topo dos nos resultados de pesquisa do Google.

ROI e resultado final

O marketing de influenciadores permite que grandes marcas atraiam mais clientes e que pequenas empresas cresçam, obtendo mais visibilidade, o que proporciona um ROI mais alto do que outros canais de marketing.

De acordo com um estudo realizado pela Mediakix em 2019, aproximadamente 50% dos profissionais de marketing afirmam que o ROI do marketing de influência é maior do que o de outras plataformas de marketing, e cerca de 41% dizem que os retornos são equivalentes a outros canais.

As atividades de marketing de influenciadores focadas em branding ou engajamento produzem oito vezes mais ROI do que outras campanhas. Comprovado a partir de resultados reais de negócios, o lucro do marketing de influência supera seus custos, e é por isso que ele oferece um ROI alto e um resultado final muito expressivo.

#6 Impulsiona decisões de compra

Os influenciadores conduzem o processo de tomada de decisão de compra do cliente. As pessoas respeitam e confiam em seus influencers favoritos, o que as leva a ter uma percepção mais positiva das marcas.

Numerosos estudos apontam que os influenciadores podem afetar a tomada de decisão de compra de um cliente em todos os níveis. 

Decisão de compra orientada pelo marketing de influência.
De acordo com as estatísticas do DMI Blog, 49% dos entrevistados relataram que tomaram decisões de compra com base nas indicações dos influenciadores. Para os adolescentes, esse número é de 70%.
Depois de ver produtos/serviços no Facebook, Youtube ou Instagram, cerca de 40% das pessoas pesquisadas o compraram.
Além disso, segundo dados do Think With Google, seis em cada dez usuários do Youtube tomarão decisões de compra com base nas sugestões de seu criador de conteúdo favorito.

#7 Marketing de influência aumenta as vendas

Segundo dados do estudo Mediakix, de 2019, para 64% dos profissionais entrevistados um dos três principais objetivos gerais que os profissionais de marketing buscam no marketing de influência é gerar vendas e conversões. E, de fato, esse é um resultado que se confirma.

De acordo com pesquisas, para cada R$ 1 gasto no envio de uma mensagem ao cliente por meio de influenciadores, as empresas ganham cerca de R$ 18. E esse número pode ser maior para muitas outras marcas.

Como mencionamos, os influenciadores têm um impacto significativo no processo de tomada de decisão de compra dos consumidores. Aproximadamente 40% dos entrevistados relataram que fizeram uma compra logo após ver seu influenciador favorito usar um produto ou serviço.

O impacto dos influencers é o motivo pelo qual é viável para as empresas criar, gerenciar e criar mensagens a serem entregues ao público por meio de influenciadores para gerar um aumento maciço nas vendas.

#8 Custo-benefício

As empresas acham mais difícil promover produtos ou serviços, pois os custos de anúncios pagos continuam aumentando. O marketing de influência pode ajudar a manter os custos baixos.

Em comparação com outras formas de publicidade, as parcerias com influenciadores exigem um investimento aceitável. É claro que o custo de um influenciador depende muito do tamanho do público e do nicho em questão.

Mas o fato é que o marketing de influência é uma oportunidade totalmente nova para as marcas competirem com uma estratégia mais eficiente e otimizada em sites de mídia social como Youtube e Instagram.

Como mencionado acima, os benefícios do marketing de influenciadores superam o investimento, o que ajudará você a obter excelentes taxas de ROI, aumentar as vendas e economizar mais dinheiro.

Uma maneira comum de reduzir o custo com o marketing de influência é negociar acordos de afiliados adequados, nos quais o influenciador recebe comissões baseadas em desempenho.

#9 O marketing de influência economiza tempo

Você pode encurtar o processo de construção de sua base de fãs, pois colabora com os players existentes no setor.

Para criar uma campanha publicitária, você leva um tempo considerável para produzir as imagens, replicá-las e agendar os anúncios nas plataformas. A parceria com influenciadores vai, de fato, te ajudar a terceirizar tudo e te economizar muito tempo.

O marketing de influência fará com que sua marca seja promovida diariamente em diferentes canais por pessoas populares. Especialmente em um momento de estagnação do mercado, o conteúdo criado por influenciadores está se tornando cada vez mais predominante.

Muitos influencers produzem conteúdo de suas casas ou estúdios, o que, por sua vez, ajudará as marcas a continuar produzindo novos conteúdos remotamente o tempo todo.

Além disso, o conteúdo de marca criado por influenciadores também pode ser republicado ou reaproveitado por empresas para suas campanhas de marketing. Essa habilidade pode levar a uma redução considerável de tempo e dinheiro. Novos relatórios indicam que, por meio do envolvimento de criadores, 41% dos anunciantes economizaram orçamento na produção de conteúdo.

Além disso, você pode usar o feedback recebido do público para criar campanhas e redirecioná-las a um segmento ou grupo de clientes específico.

#10 Potencial de compartilhamento ilimitado em plataformas sociais

Como os influenciadores interagem com seus fãs quase todos os dias, eles são proficientes em se envolver com o público-alvo, no conteúdo que compartilham sobre sua marca e produtos ou serviços.

Existem muitas maneiras pelas quais os influenciadores podem ajudar as marcas a divulgar as mensagens, por exemplo, um post no Facebook, histórias inspiradoras no Instagram, um vídeo de revisão no Youtube, códigos promocionais, links de lojas e muito mais.

O público do influenciador será leal e confiará neles e será ativo na maioria dos canais sociais. O público multicanal leva a uma rápida disseminação do conteúdo dos influenciadores, que transmite as histórias e mensagens da marca.

Como já vimos, quanto mais compartilhamentos ou outras interações as marcas tiverem nas redes sociais, maior será a classificação nos resultados de pesquisa do Google.

Portanto, o potencial viral da colaboração com pessoas conhecidas em todos os sites populares expandirá a mensagem da marca para públicos ainda mais amplos. O conteúdo compartilhável aumentará rapidamente o reconhecimento da sua marca, maximizando o ROI e atraindo continuamente a atenção dos usuários.

O marketing de influenciadores é adequado para qualquer negócio

Os influenciadores geralmente são especialistas em seus campos, por exemplo, saúde, fitness, viagens, culinária, beleza, negócios, tecnologia, ciência etc.

Não importa quão grande seja sua empresa nem mesmo em que setor ela atua, sempre há espaço para todos, desde que você identifique os influenciadores mais adequados às suas necessidades.

As empresas podem usar diferentes estratégias de marketing de influência para se comunicar e colaborar com os influenciadores de forma eficaz.

Por exemplo, uma estratégia otimizada e de baixo custo é mais adequada para pequenas empresas. Ao mesmo tempo, um plano abrangente que exige maior investimento para trabalhar com celebridades ou outras marcas autorizadas será uma escolha mais sábia para empresas maiores.

Por exemplo, uma marca de roupas esportivas faz parceria com Sydney Loveleigh – uma influenciadora do Instagram que compartilha conteúdo de saúde, fitness e viagens diariamente.

Ela é uma micro-influenciadora que tem 20,5 mil seguidores. Como o estilo de vida e a base de fãs de Sydney se encaixam perfeitamente na imagem e nos objetivos da marca Nuxactive, ela se tornou uma excelente escolha para a campanha de marketing de influenciadores da Nuxactive.

Ter um número de seguidores razoavelmente modesto de 20,5 mil pessoas no campo, mas ter uma taxa de engajamento relativamente alta ajuda uma empresa a desenvolver relacionamentos pessoais com seus clientes-alvo.

Por outro lado, Hugo Boss (BOSS) – uma casa de moda de luxo alemã, opta por fazer parceria com Chris Hemsworth, uma celebridade com 53,2 milhões de seguidores no Instagram. Por meio da parceria com Chris, embaixador da marca por anos, a BOSS conseguiu anunciar sua ampla gama de produtos, de roupas e acessórios a calçados e fragrâncias.

Quando Chris compartilha fotos suas vestindo ternos BOSS, isso implanta em seus seguidores e na mente de clientes em potencial que se eles querem ser um cavalheiro como Chris Hemsworth, eles têm que usar produtos BOSS.

Como as marcas estão usando o marketing de influência 

Na prática, essa abordagem está funcionando para todos os tipos de negócios. Grandes marcas trabalham com celebridades para promover seus produtos, e empreendedores que estão apenas começando encontram uma maneira de trabalhar com influenciadores que ainda estão desenvolvendo suas plataformas. 

Mas, afinal, como construir uma estratégia de marketing de influência?

Agora que você conhece o poder dessa abordagem, é hora de começar com uma estratégia. Nesta construção, é importante que você seja meticuloso e metódico. Assim, saberá exatamente o que deseja obter com o marketing de influenciadores e terá um processo para medi-lo para ver seu progresso ao longo do caminho.

Veja o passo a passo ideal para obter ótimos resultados com o marketing de influência:

1. Documente suas metas e indicadores-chave de desempenho.

Qualquer boa estratégia começa com metas. Quando você está pensando em marketing de influenciadores, há vários objetivos que você pode ter para sua campanha. Embora o mais óbvio seja provavelmente fazer vendas, trabalhar com influenciadores pode fazer mais pela sua marca do que apenas criar vendas no momento. Veja algumas ideias de objetivos:

Construindo o reconhecimento da marca 

Trabalhar com influenciadores significa levar o nome de uma marca a milhares de pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar dela antes. Eles estão aprendendo sobre a marca com alguém em quem confiam, o que significa que estarão mais prontos para conhecer a empresa ou segui-la nas mídias sociais.

Atraindo um novo mercado-alvo

Se você deseja mudar um pouco seu cliente ideal, não há melhor maneira de fazer isso do que trabalhar com um influenciador. Esteja avisado: provavelmente será necessário um pouco mais de trabalho para explicar ao influenciador por que sua marca é certa para o público dele.

Geralmente, os influenciadores protegem seu público porque trabalham duro para aumentar seus seguidores e ganhar sua confiança. No entanto, ao criar um plano de campanha forte com um influenciador, ele poderá ajudar uma marca a alcançar um novo mercado.

Facilitando a geração de leads

Por fim, o marketing de influenciadores pode ajudá-lo a obter mais leads e clientes. Dependendo do que você vende, um influenciador pode mover seus seguidores para uma campanha de nutrição para que eles possam conhecer melhor sua marca. Ou você pode enviá-los diretamente para a loja da marca para começar a fazer vendas.

Depois de saber qual é o seu objetivo, é hora de identificar seus principais indicadores de desempenho ou KPIs. Essas serão as métricas que você acompanhará ao longo de sua campanha e analisará quando terminar para ver o desempenho de sua campanha. Se o seu objetivo é o reconhecimento da marca, convém acompanhar as visitas ao seu site ou seguidores nas mídias sociais. Já se a meta é a geração de leads, convém acompanhar as inscrições para sua sequência de nutrição. As vendas podem ser facilmente rastreadas com links exclusivos para influenciadores ou um código promocional especial.

2. Entenda o cenário do influenciador

Antes de realmente começar a trabalhar com influenciadores, você deve dedicar um tempo para realmente entender o cenário. Conheça os diferentes tipos de influenciadores – micro-influenciadores, macro-influenciadores e celebridades.

Reserve algum tempo para observar os influenciadores e ver como eles promovem as marcas antes de tentar lançar sua marca para qualquer pessoa. Isso garantirá que você esteja mais bem informado causando uma melhor impressão no influenciador.

3. Conecte-se com influenciadores 

Quando estiver confiante de que sabe o que está fazendo, é hora de se conectar com os influenciadores. Existem muitas maneiras diferentes de encontrar influenciadores que funcionem para sua marca, mas você deve começar procurando outras pessoas do segmento. 

Você não apenas descobrirá com quem os concorrentes estão trabalhando, mas também verá o tamanho dos influenciadores que eles estão segmentando. Em seguida, você pode decidir se deseja procurar pessoas com seguidores de tamanho semelhante ou algo diferente. 

Dependendo da plataforma em que você deseja promover a marca, é possível encontrar ferramentas que o ajudarão a identificar influenciadores em seu nicho. O InfluenceGrid ajuda você a encontrar influenciadores do TikTok e o Awario ajuda a encontrar influenciadores em várias plataformas. Mas você não precisa usar ferramentas como essa para encontrar influenciadores. 

Outra alternativa possível é pesquisar por hashtags para encontrar pessoas fazendo postagens #patrocinadas. A partir daí, você pode olhar através do público deles e ver se isso ressoa com a marca em questão.

Você também pode começar com os seguidores da empresa. Clique em algumas das pessoas que já seguem sua marca. Percorra as outras contas que eles estão seguindo e veja se você consegue encontrar algum influenciador lá. Essa é uma ótima maneira de encontrar alguém que já esteja segmentando seu público ideal.

Conclusão

Com o rápido desenvolvimento das mídias sociais e do marketing boca a boca, o marketing de influência se tornou cada vez mais popular para as marcas. Ao entender profundamente como essa abordagem funciona e os resultados alcançados com ela, você terá uma visão abrangente de um dos métodos de marketing mais populares para o futuro.

Os influenciadores oferecem às marcas uma maneira ideal de conhecer novos clientes, aumentar o reconhecimento da marca e as conversões por meio de seu conteúdo com alto potencial de engajamento e compartilhamentos ilimitados de seus fãs.

Ao escolher os influencers que têm fit com a marca e desenvolver uma estratégia eficaz de marketing de influenciadores, você poderá alavancar suas campanhas de marketing de mídia social para um nível diferente.

O marketing de influência retorna mais do que custa, desde que você veja seu potencial e colabore com os influenciadores certos em uma estratégia de marketing digital eficaz.

É fato: o marketing de influência veio para ficar e só vai crescer mais nos próximos anos. As marcas de diferentes segmentos podem realmente se beneficiar ao trabalhar com influenciadores, não importa qual seja o objetivo deles. Os influenciadores podem ajudá-lo a aumentar seus seguidores, fazer vendas ou simplesmente divulgar a empresa. Não importa o cenário, hoje é um ótimo dia para começar a criar estratégias de marketing de influência para os clientes da agência.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre outras técnicas de marketing? Confira outras tendências que prometem vir com tudo nos próximos anos no nosso artigo: Tendências de marketing 2022.