Diretor de arte e diretor de criação: o que faz cada um e quais as diferenças entre eles?

A estrutura de uma agência é composta por diferentes profissionais, cada um dentro da sua área de atuação, mas todos com o mesmo objetivo: produzir peças e campanhas incríveis que façam os olhos do cliente brilhar! Dentro de um time de criação estão profissionais como diretor de arte, diretor de criação, redator publicitário, social media e muitos outros.

Os times ou squads podem ter fluxos de produção e processos diferentes de agência para agência, porém, é comum que sejam orientadas pelas decisões criativas de um diretor de arte e um diretor de criação, responsáveis por definir linguagens, referências, formatos e vários outros componentes, a fim de tornar cada campanha tão especial.

Mas, afinal, quais as diferenças entre os cargos de diretor de arte e diretor de criação? Descubra neste artigo!

O que faz o diretor de arte?

Os clientes buscam as agências publicitárias para dar voz às suas ideias e transformá-las em campanhas encantadoras, que sejam instigantes e atraiam o público. Um dos profissionais responsáveis por dar vida a essas ideias é o diretor de arte. 

Em síntese, a missão do diretor de arte profissional é criar e desenvolver as ideias dos clientes, focando, principalmente, na aparência visual do job

Ou seja, é ele quem cria os projetos gráficos, layouts e a identidade visual de acordo com o briefing elaborado pelo cliente em conjunto com a equipe de planejamento.

Diretor de arte: principais funções 

  • Criar e desenvolver peças publicitárias;
  • Selecionar o formato (audiovisual, cartazes, anúncios, entre outros) das peças;
  • Compreender qual é o público-alvo e as mídias ideais para a veiculação da campanha;
  • Produzir os sketches, referências visuais e storyboards para transmitir as ideias para a equipe e depois para o cliente;
  • Selecionar e supervisionar o time que irá produzir a campanha, de acordo com o formato que será produzida (comerciais de TV, mídia impressa ou digital, entre outros).

O que faz o diretor de criação?

Em síntese, o diretor de criação é o profissional encarregado de conceituar e direcionar todas as campanhas e projetos que estão sendo desenvolvidos pela agência. 

O diretor de criação é responsável, principalmente, por mapear os planos futuros das criações das campanhas publicitárias. Sendo assim, o cargo envolve as tomadas de decisão em todas as fases da produção do job, ou seja, é uma posição de liderança estratégica. 

Dessa forma, após conceituar a campanha, o diretor de criação direciona o trabalho para os designers e redatores publicitários.

Diretor de criação: principais funções

  • Analisar e coordenar o briefing da campanha: o diretor de criação recebe e valida o briefing criado pelo cliente em conjunto com o diretor de arte e um redator. Vale ressaltar que o profissional também pode participar do brainstorming, propor mudanças e refinar as ideias se for preciso.
  • Realizar a gestão do processo criativo: após reunir todos os dados necessários para a campanha, o diretor de criação deve estruturá-los e definir o fluxo de produção da equipe e os prazos de entrega.
  • Gerenciar a equipe e as rotinas de criação: eles são os responsáveis por tirar as ideias do papel. E é comum que nesse momento surjam eventuais dúvidas, portanto cabe ao diretor de criação fornecer o suporte necessário para a equipe.
  • Participar do desenvolvimento de peças: além de auxiliar a equipe, o profissional participa também do processo de criação de peças específicas.
  • Revisar os projetos e apresentá-los aos clientes: o diretor de criação avalia o resultado da campanha. Se o projeto corresponde às solicitações do cliente, o diretor apresenta a peça para que o contratante realize a avaliação.

Diretor de arte x Diretor de criação: quais as diferenças?

Quem olha de fora da agência facilmente faz confusão entre os dois cargos. Entretanto, as semelhanças estão apenas em seu primeiro nome. Isso porque existe uma diferença nas funções e na hierarquia entre eles.

O diretor de criação fica encarregado de gerenciar a equipe criativa e realizar a intermediação entre o trabalho deles e o cliente, sendo que nada é apresentado pelo cliente sem sua aprovação. 

Já o diretor de arte fica responsável por gerenciar o projeto gráfico da campanha, sendo encarregado de lidar com o layout das peças. Seu trabalho é orientar a equipe sobre quais elementos visuais serão usados na campanha. Nesse sentido, sua principal função é coordenar as equipes artísticas e de design, e garantir que o trabalho seja realizado de acordo com o que foi negociado com o cliente. 

Formação e mercado de trabalho

Para quem deseja ingressar no mercado como diretor de arte ou diretor de criação, não há um requisito de uma formação específica. Entretanto, cada empresa pode adotar um critério próprio de avaliação, exigindo cursos específicos ou especializações.

De modo geral, os profissionais que exercem as funções de diretor de arte ou diretor de criação são formados em Design, Publicidade e Propaganda, ou áreas correlatas. Além disso, o mercado exige uma certa experiência. Por isso, é comum que o diretor de criação já tenha atuado como diretor de arte ou designer.

Confira a seguir as habilidades necessárias para atuar em um dos cargos!

Diretor de criação

  • Comunicação: como vimos, o diretor de criação lida diretamente com os clientes e as equipes, logo, saber se comunicar é fundamental.
  • Gestão: gerir uma equipe é um grande desafio e exige liderança, por isso o profissional deve ter domínio e entender as demandas e necessidades de cada talento do seu time. Além disso, é preciso saber explorar ao máximo o potencial de cada um para garantir uma entrega de qualidade ao cliente.
  • Organização: trabalhar com campanhas publicitárias significa aprender a gerenciar prazos de entrega curtos. Logo, o diretor de criação tem a missão de gerir a equipe, mantê-la produtiva e se organizar quanto ao prazo de cada projeto. 

Diretor de arte

  • Criatividade: este é um dos elementos essenciais para quem busca se destacar. Por isso, é essencial que o profissional seja criativo para dar vida às ideias do cliente.
  • Habilidades sociais: de nada adianta ter ideias incríveis se você não souber expressá-las. Sendo assim, a comunicação é uma das habilidades essenciais para o diretor de criação.
  • Gestão eficaz do tempo: não esqueça que terá que trabalhar com prazos de entrega dos projetos, logo é fundamental saber gerenciar o próprio tempo, a fim de evitar atrasos.
  • Conhecimento técnico: conhecer e dominar as ferramentas de trabalho pode ser o seu diferencial. Na prática, ter noções de edição de vídeo, de imagens, entre outros, pode auxiliar o diretor de arte no dia a dia.

Agora você já conhece bem o perfil e a atuação do diretor de criação e do diretor de arte! Saber mais sobre como as agências se estruturam e quais são os profissionais que compõem os times criativos contribui para entender os fluxos internos e, quem sabe, ter ideias de melhorias e reestruturação do seu negócio!

E falando em setor criativo, quem atua nessas áreas, precisa ter uma grande bagagem e também uma lista de ferramentas sempre à disposição para uso e consulta, concorda? Pensando nisso, criamos uma lista com os melhores bancos de imagens do mercado! Clique aqui e confira!