As 5 melhores campanhas de páscoa para sua agência se inspirar
Tradicionalmente, as datas comemorativas movimentam o comércio. Antes disso, também desafiam os profissionais de publicidade e marketing. Afinal, como fazer campanhas de páscoa memoráveis, para encantar e garantir o engajamento do consumidor?
No calendário anual, essa é uma das datas mais esperadas pela indústria e varejo, bem como pelos clientes. Segundo dados da Abicab, o volume de chocolate produzido em 2023 cresceu 6%. Somente na Páscoa, foram fabricadas 10,8 mil toneladas de ovos e itens de Páscoa. O número representa um incremento de 21% em relação a 2022.
Para esse ano, como as marcas podem se inspirar e fazer bonito também nas campanhas de Páscoa?
Selecionamos, neste artigo, algumas referências e inspirações icônicas. Confira!
Campanhas de Páscoa: passo a passo para estruturar a sua
#1 Tenha um cronograma para a campanha
Planejar com antecedência a campanha de Páscoa é fundamental para garantir o sucesso das ações. Por isso, comece definindo um cronograma com o cliente. É importante determinar a data de lançamento da campanha, considerando que muitos clientes gostam de fazer as compras com antecedência ou, então, organizar a programação do feriado. Crie promoções, ofertas e eventos e comece a mobilizar a audiência da marca.
Diferente de outras datas, a Páscoa começa já na Sexta-Feira Santa, que convida as pessoas para um momento de reflexão e celebração. Portanto, lembre-se que muitos clientes podem antecipar as compras e as comemorações. Vale lembrar ainda que os criativos podem explorar a ideia de renovação e aproximação das pessoas para compor as mensagens das campanhas de Páscoa.
#2 Alinhe com o cliente o atendimento da demanda de Páscoa
De nada adianta a agência criar campanhas de Páscoa memoráveis, se os clientes não souberem garantir o estoque em loja. Ou, então, se o atendimento deixar a desejar. Mesmo para quem não trabalha com produtos de Páscoa, essa é uma etapa importante. Para ter sucesso com as campanhas de Páscoa, é preciso garantir a qualidade dos serviços e a excelência no atendimento.
Por isso, na hora de começar o planejamento das campanhas, converse com os gestores das empresas atendidas pela agência. Garanta que eles estejam cientes do padrão esperado pelo consumidor.
#3 Explore o tema na decoração e no mote das campanhas de Páscoa
Como acontece em qualquer outra celebração, a simbologia, a decoração e a definição da mensagem e do design da campanha de Páscoa são elementos decisivos para influenciar a percepção do cliente. É preciso que os apelos – na campanha e no estabelecimento – sejam complementares. A linguagem deve ser uma só, apresentando ao cliente uma narrativa envolvente e persuasiva. Concentre esforços para que as pessoas se sintam acolhidas e convidadas a gastar mais.
Para as empresas que têm estabelecimento físico, o ideal é apostar alto na decoração do espaço. Vale compor cenários atrativos e instagramáveis.
Campanhas de Páscoa: exemplos de como pensar fora da caixa
Mesmo que a empresa do seu cliente não venda chocolates, você pode se destacar com o desenvolvimento das campanhas de Páscoa. Neste ano, a celebração vai acontecer mais cedo, ainda em março, no dia 31.
A seguir, compartilhamos algumas campanhas de Páscoa como referência para inspirar o time da agência.
Campanha de Páscoa: Lacta, cada pedacinho aproxima
As histórias de família são sempre uma ótima maneira de estabelecer conexão com o consumidor. Em uma das campanhas de Páscoa mais emocionantes dos últimos anos, a Lacta se inspirou nas vivências do menino Joaquim e do Vô Juan que sofre de lapsos de memória.
No jogo de xadrez deles, o menino usa quadradinhos de chocolate (branco e preto) como peças do jogo de tabuleiro. Uma solução doce e perfeita para a brincadeira continuar. Dê play e se emocione!
Terra Zoo: coelho e outros animais na campanha de Páscoa!
Sim, o coelhinho é a nossa principal referência quando pensamos nas campanhas de Páscoa. Porém, podemos ir além do óbvio, sempre. Foi assim que a Terra Zoo criou uma ação inovadora para a data comemorativa, em 2021.
Na campanha de Páscoa, o coelhinho, animal símbolo do feriado, saiu de cena e cedeu espaço para gatos e cachorros disponíveis para adoção. Com uma causa, a campanha gerou impacto social e valor para a marca.
iFood
Um fluxo de email marketing é uma das campanhas de Páscoa de sucesso que você pode construir. O iFood desenvolveu uma ação que levou o coelhinho para a caixa de entrada dos leads cadastrados. Na mensagem, muitos ovos de Páscoa, ou melhor, várias promoções em seus restaurantes parceiros. Confira!
![Exemplo de uma das melhores campanhas de páscoa, mostrando tela promocional do ifood como exemplo.](https://blog.operand.com.br/wp-content/uploads/2024/03/ifood-campanhas-de-pascoa.png)
Vida Veg
Na concepção das campanhas de Páscoa, um dos principais desafios dos criativos é trabalhar a data, levando a mensagem da marca. Nesse sentido, a campanha da Vida Veg é um case de sucesso. O enredo mostra como um dos produtos pode ser uma alternativa de presente para os vegetarianos, veganos e alérgicos. Para ver detalhes da campanha, clique aqui.
Laguna Tourist Hotel
Um feriado estendido é sempre uma oportunidade de viagem, lazer e descanso para as famílias. Sabendo disso, marcas do setor de turismo podem se antecipar e oferecer pacotes de hospedagem especiais para o feriado de Páscoa.
O Laguna Tourist Hotel, por exemplo, trabalha com esse tipo de ação para as datas comemorativas do calendário anual. No email abaixo, o hotel convida as pessoas a viajarem para aproveitarem o feriado ao lado da família.
![Cartaz do Laguna Hotel mostra uma família sorrindo, praia e descreve atividades de páscoa. Exemplo de campanhas de páscoa.](https://blog.operand.com.br/wp-content/uploads/2024/03/laguna-hotel-campanhas-de-pascoa.png)
Como vimos até aqui, são muitas as ideias para criar campanhas de Páscoa de sucesso. No entanto, é importante que todas as iniciativas sejam criadas de acordo com as orientações de branding e gestão de marca. Saiba mais sobre o tema no nosso artigo branding: lições estratégicas!
![](https://blog.operand.com.br/wp-content/uploads/2020/02/foto-linkedin.jpg)
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 06/03/2024
- Categoria: Setor Criativo