As 5 melhores campanhas de páscoa para sua agência se inspirar
Tradicionalmente, as datas comemorativas movimentam o comércio. Antes disso, também desafiam os profissionais de publicidade e marketing. Afinal, como fazer campanhas de páscoa memoráveis, para encantar e garantir o engajamento do consumidor?
No calendário anual, essa é uma das datas mais esperadas pela indústria e varejo, bem como pelos clientes. Segundo dados da Abicab, o volume de chocolate produzido em 2023 cresceu 6%. Somente na Páscoa, foram fabricadas 10,8 mil toneladas de ovos e itens de Páscoa. O número representa um incremento de 21% em relação a 2022.
Para esse ano, como as marcas podem se inspirar e fazer bonito também nas campanhas de Páscoa?
Selecionamos, neste artigo, algumas referências e inspirações icônicas. Confira!
Campanhas de Páscoa: passo a passo para estruturar a sua
#1 Tenha um cronograma para a campanha
Planejar com antecedência a campanha de Páscoa é fundamental para garantir o sucesso das ações. Por isso, comece definindo um cronograma com o cliente. É importante determinar a data de lançamento da campanha, considerando que muitos clientes gostam de fazer as compras com antecedência ou, então, organizar a programação do feriado. Crie promoções, ofertas e eventos e comece a mobilizar a audiência da marca.
Diferente de outras datas, a Páscoa começa já na Sexta-Feira Santa, que convida as pessoas para um momento de reflexão e celebração. Portanto, lembre-se que muitos clientes podem antecipar as compras e as comemorações. Vale lembrar ainda que os criativos podem explorar a ideia de renovação e aproximação das pessoas para compor as mensagens das campanhas de Páscoa.
#2 Alinhe com o cliente o atendimento da demanda de Páscoa
De nada adianta a agência criar campanhas de Páscoa memoráveis, se os clientes não souberem garantir o estoque em loja. Ou, então, se o atendimento deixar a desejar. Mesmo para quem não trabalha com produtos de Páscoa, essa é uma etapa importante. Para ter sucesso com as campanhas de Páscoa, é preciso garantir a qualidade dos serviços e a excelência no atendimento.
Por isso, na hora de começar o planejamento das campanhas, converse com os gestores das empresas atendidas pela agência. Garanta que eles estejam cientes do padrão esperado pelo consumidor.
#3 Explore o tema na decoração e no mote das campanhas de Páscoa
Como acontece em qualquer outra celebração, a simbologia, a decoração e a definição da mensagem e do design da campanha de Páscoa são elementos decisivos para influenciar a percepção do cliente. É preciso que os apelos – na campanha e no estabelecimento – sejam complementares. A linguagem deve ser uma só, apresentando ao cliente uma narrativa envolvente e persuasiva. Concentre esforços para que as pessoas se sintam acolhidas e convidadas a gastar mais.
Para as empresas que têm estabelecimento físico, o ideal é apostar alto na decoração do espaço. Vale compor cenários atrativos e instagramáveis.
Campanhas de Páscoa: exemplos de como pensar fora da caixa
Mesmo que a empresa do seu cliente não venda chocolates, você pode se destacar com o desenvolvimento das campanhas de Páscoa. Neste ano, a celebração vai acontecer mais cedo, ainda em março, no dia 31.
A seguir, compartilhamos algumas campanhas de Páscoa como referência para inspirar o time da agência.
Campanha de Páscoa: Lacta, cada pedacinho aproxima
As histórias de família são sempre uma ótima maneira de estabelecer conexão com o consumidor. Em uma das campanhas de Páscoa mais emocionantes dos últimos anos, a Lacta se inspirou nas vivências do menino Joaquim e do Vô Juan que sofre de lapsos de memória.
No jogo de xadrez deles, o menino usa quadradinhos de chocolate (branco e preto) como peças do jogo de tabuleiro. Uma solução doce e perfeita para a brincadeira continuar. Dê play e se emocione!
Terra Zoo: coelho e outros animais na campanha de Páscoa!
Sim, o coelhinho é a nossa principal referência quando pensamos nas campanhas de Páscoa. Porém, podemos ir além do óbvio, sempre. Foi assim que a Terra Zoo criou uma ação inovadora para a data comemorativa, em 2021.
Na campanha de Páscoa, o coelhinho, animal símbolo do feriado, saiu de cena e cedeu espaço para gatos e cachorros disponíveis para adoção. Com uma causa, a campanha gerou impacto social e valor para a marca.
iFood
Um fluxo de email marketing é uma das campanhas de Páscoa de sucesso que você pode construir. O iFood desenvolveu uma ação que levou o coelhinho para a caixa de entrada dos leads cadastrados. Na mensagem, muitos ovos de Páscoa, ou melhor, várias promoções em seus restaurantes parceiros. Confira!
Vida Veg
Na concepção das campanhas de Páscoa, um dos principais desafios dos criativos é trabalhar a data, levando a mensagem da marca. Nesse sentido, a campanha da Vida Veg é um case de sucesso. O enredo mostra como um dos produtos pode ser uma alternativa de presente para os vegetarianos, veganos e alérgicos. Para ver detalhes da campanha, clique aqui.
Laguna Tourist Hotel
Um feriado estendido é sempre uma oportunidade de viagem, lazer e descanso para as famílias. Sabendo disso, marcas do setor de turismo podem se antecipar e oferecer pacotes de hospedagem especiais para o feriado de Páscoa.
O Laguna Tourist Hotel, por exemplo, trabalha com esse tipo de ação para as datas comemorativas do calendário anual. No email abaixo, o hotel convida as pessoas a viajarem para aproveitarem o feriado ao lado da família.
Como vimos até aqui, são muitas as ideias para criar campanhas de Páscoa de sucesso. No entanto, é importante que todas as iniciativas sejam criadas de acordo com as orientações de branding e gestão de marca. Saiba mais sobre o tema no nosso artigo branding: lições estratégicas!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 06/03/2024
- Categoria: Setor Criativo