Opcon2024
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos
Buscar por
Teste Grátis
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos

Um papo sobre “brainstorming” ou, melhor, sobre a chuva de ideias

Para começar o dia com a equipe inspirada um brainstorming é uma ótima pedida! Mas, antes, vale uma pequena introdução, algumas considerações e outras dicas.

O modelo, criado pelo publicitário americano Alex Osborn,da agência de propaganda BBDO, ainda na década de 1930, tinha como objetivo estimular o fluxo de ideias durante reuniões que, na maioria das vezes, eram massantes, cansativas e pouco produtivas, porque os participantes não expressavam suas ideias. Alguns deixavam de falar por timidez, outros por medo de que suas ideias fossem roubadas.

dicas para brainstorming
Anotar é essencial para fazer um bom brainstorming

Mapeie e também saiba aonde quer chegar

Então, sabe aquela história de que nada adianta percorrer o caminho se você não sabe aonde quer chegar? Pois é. Com o brainstorming também funciona assim.  O momento deve ser um convite para libertar ideias, desde que essas pertençam a um dado contexto. Em resumo: ao convocar a equipe, tenha um objetivo claro!

Para isso, coloque um líder à frente dos trabalhos. Esse profissional deve compreender o tema que está em pauta e, antes da reunião: coletar informações sobre o cliente, pesquisar, analisar estatísticas, centralizar resultados, levantar opiniões de consumidores e analisar tendências. O moderador é responsável por fazer uma apresentação inspiradora, isenta de pré-conceitos, e coordenar os trabalhos.

Princípios de Osborn

Durante a chuva de ideias, você poderá se surpreender com os  insights  ou, então, fechar o brainstorm sem ideias brilhantes, mas  com várias  pistas capazes de abrir vários caminhos criativos. O fato  é que isso a  gente só descobre na prática. Então, lembre-se sempre  2 princípios de  Osborn que contribuem para uma “eficiência  produtiva”:

 – Adiar o julgamento;

 – Acumular a maior quantidade de ideias.

Com base nestes princípios, Osborn elencou 4 regras básicas do brainstorming. Confira cada uma delas:

  • Focar em quantidade: quanto mais ideias, melhor. A quantidade leva à qualidade e, assim, surgem os insights e até ao momento “AHA”.
  • Reter as críticas: deixe-as de lado, pelo menos, neste momento. Assim, todos se sentem livres para liberar ideias e até disparates.
  • Estar aberto para ideias incomuns: Por mais absurda, é preciso que a ideia seja revelada. Elas podem abrir os olhos para diferentes perspectivas e novos jeitos de pensar.
  • Combinar e melhorar ideias: Metáforas, associações, analogias, perguntas como “e se….?” e “Por que não?” tudo é permitido. A verdade é que boas ideias podem ser combinadas para formar uma única e melhor idéia, como sugere o slogan: 1+1 = 3.

Confira o vídeo do Henrique Carvalho, do Viver de Blog, com mais dicas sobre brainstorming:

Agora, se inspire para fazer uma tempestade de ideias!

  • Por Editor em 28/07/2014
  • Categoria: Gestão
  • Tags: ideias

Anterior

Cases de sucesso AMPI: Como aumentar a produtividade da sua agência em 50%

Cases de sucesso: como aumentar a produtividade da sua agência em 50%
Próximo

Despertar a criatividade: como ficar à toa pode te ajudar

Ficar à toa pode despertar a criatividade
Compartilhe

Posts Relacionados

Teste MBTI

Que líder você é de acordo com o teste MBTI?

27/05/2022
Marketing humanizado

Marketing humanizado: O que é, exemplos e como implementar

31/08/2022
Tomada de decisão

Tomada de decisão: dicas para ser mais assertivo

03/05/2018
                       Censo Agências 2024

Comentários

    Arquivos

    • julho 2025
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • dezembro 2017
    • outubro 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016
    • janeiro 2016
    • dezembro 2015
    • novembro 2015
    • outubro 2015
    • agosto 2015
    • julho 2015
    • junho 2015
    • maio 2015
    • abril 2015
    • março 2015
    • fevereiro 2015
    • janeiro 2015
    • dezembro 2014
    • outubro 2014
    • setembro 2014
    • julho 2014

    Categorias

    • Casos de Uso
    • Gestão
    • Materiais para Download
    • Produtividade
    • Setor Criativo
    • Universo Operand

    Fique por dentro!

    Assine nossa newsletter e receba as novidades
    do Operand na sua caixa de mensagens

    newsletter

    Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
    • Gestão
    • Setor Criativo
    • Produtividade
    • Universo Operand
    • Materiais Ricos
    Receba dicas de gestão
    2018 © Operand - Todos os direitos reservados.