Como planejar 2025: um guia prático para sua agência
Estamos a poucos meses do fim do ano. Por isso, este é o melhor momento para planejar 2025, analisar as oportunidades para o novo ano, refletir, definir metas e traçar objetivos, que irão impactar diretamente nas operações. É hora de definir quais passos você irá seguir, para alcançar resultados ainda mais significativos.
Mas, afinal, por onde começar o planejamento para 2025?
Neste artigo, explicaremos as melhores práticas para a agência traçar seus objetivos de modo eficaz, para o próximo ano.
Aproveite a leitura!
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Planejamento para 2025: entenda a importância!
O planejamento estratégico é um elemento essencial para gestores de empresas que buscam estabelecer e manter um ritmo constante de crescimento.
Ao fazer um planejamento para 2025, sua agência aumenta significativamente as chances de sucesso, independente dos objetivos traçados. Isso porque a equipe entenderá qual o ponto de partida (cenário atual da agência), e o que ela visa alcançar. Dessa forma, traçar uma jornada para o sucesso se torna mais simples.
Portanto, ao montar um planejamento estratégico para a sua agência, o gestor pode compreender como aproveitar as oportunidades de curto prazo, ao mesmo tempo em que gerencia também as ameaças e desafios enfrentados.
Na prática, o planejamento para 2025 é crucial por diferentes razões, como:
- Contribui para o direcionamento: o planejamento estratégico permite que a agência tenha uma visão clara, destacando as prioridades e objetivos;
- Facilita a identificação dos desafios e oportunidades: o planejamento para 2025 envolve uma análise completa do ambiente interno e externo, assim a agência identifica as tendências, oportunidades de mercado e desafios a serem superados;
- Otimiza a alocação de recursos: com o auxílio de um planejamento claro, os recursos podem ser distribuídos de modo eficaz, o que maximiza o retorno sobre os investimentos (ROI).
Planejamento para 2025: confira as principais tendências
Na hora de planejar 2025, outro ponto importante é conhecer as tendências futuras, uma vez que elas moldam o cenário das agências.
Confira abaixo algumas tendências para ficar de olho:
#1 Inteligência artificial e automação
A IA já está transformando o modo como as agências trabalham, e para 2025 isso se mantém. Afinal, a tecnologia viabiliza a automação de processos.
Além disso, incorporar ferramentas de IA no dia a dia permite otimizar a experiência do cliente, por meio da personalização de campanhas.
#2 Sustentabilidade e responsabilidade social
As práticas sustentáveis passaram a ser uma prioridade para as empresas. Portanto, as agências que adotarem políticas ecológicas e de responsabilidade social aumentam as chances de se posicionarem e ainda atrairão mais clientes conscientes.
#3 Experiências imersivas
A Realidade Aumentada e a Realidade Virtual são tecnologias que continuam em alta para o novo ano. Ambas possibilitam a oferta de experiências personalizadas e envolventes, o que são um grande diferencial para as campanhas.
#4 Análise avançada de dados
A tomada de decisão baseada em dados só se tornará um elemento ainda mais crítico. Na prática, o uso de dados permite otimizar as operações, tornando-as ainda mais eficazes. Os indicadores também apontam o que está funcionando ou não na operação. Assim, é possível melhorar os processos com base nessas informações.
3 metodologias fundamentais para planejar 2025
Até aqui, é possível compreender a importância de planejar 2025, e as principais tendências que influenciam neste planejamento estratégico.
Além disso, outra excelente maneira de otimizar seu planejamento estratégico é adotar metodologias consistentes e validadas. Elas ajudam a construir e acompanhar as metas e objetivos do planejamento para 2025.
Confira 3 metodologias essenciais:
#1 OKRs
Objectives and Key Results – Objetivos e Resultados-chave, em sua tradução –, é uma das metodologias mais adotadas por empresas na hora de fazer a gestão e planejamento para 2025.
Na prática, a abordagem com os OKRs permite que a equipe esteja alinhada com as metas e a missão da empresa, e assim consiga focar em objetivos claros e mensuráveis.
Em síntese, esta metodologia se baseia no princípio que todos precisam estar na mesma direção, e assim, a empresa pode prosperar e se manter.
De modo geral, o OKR é pautado nos seguintes pilares:
- Definir, mensurar e reavaliar as metas, objetivos e resultados, de maneira frequente;
- Incentivar constantemente o alto desempenho dos colaboradores;
- Alinhar o que será executado individualmente e em grupos, em consonância com os objetivos gerais;
- Esclarecer a equipe quais os objetivos a serem atingidos e o indicativo utilizado para mensurar estes tópicos.
#2 Business Model Canvas
Esta é uma ferramenta visual que permite mapear os principais elementos do seu modelo de negócios, o que inclui fontes de receita, segmentação do cliente, propostas de valor, entre outros. Ou seja, o Business Model Canvas permite identificar e visualizar os pontos de melhoria mais facilmente.
#3 Metodologias Ágeis
Focadas na gestão de projetos, as metodologias ágeis também contribuem para o planejamento estratégico da agência, uma vez que melhoram a comunicação, colaboração e integração do time envolvido.
Vale destacar que o uso de metodologias ágeis traz mais flexibilidade e promove fácil adaptação.
Para inserir esta abordagem, é necessário considerar o uso de dois elementos:
- Sprints: aqui o planejamento é dividido em pequenos ciclos, o que possibilita ajustes frequentes;
- Reuniões diárias: que permitem revisar, de modo constante, os progressos e os obstáculos.
Como planejar 2025: veja como organizar seu fluxo de trabalho
Na hora de organizar o planejamento para 2025, o gestor precisa avaliar e melhorar o fluxo de trabalho da agência. Quando bem estruturado, ele permite maximizar a produtividade e ainda minimiza os erros.
Confira algumas práticas que podem ajudar:
#1 Mapeie os processos
Para compreender como as tarefas são realizadas, comece mapeando os processos. Assim, a equipe também pode visualizar o fluxo de trabalho de maneira clara e trabalhar para otimizá-lo continuamente.
Com essa prática, é possível identificar gargalos e pontos a serem melhorados.
#2 Adote ferramentas de gestão de projetos
Com o auxílio de uma ferramenta de gestão de projetos, como o Operand, acompanhar os processos relacionados aos projetos é muito mais fácil.
Na prática, o Operand tem uma série de funcionalidades que permite:
- Visualização do progresso dos projetos;
- Atribuição de tarefas e responsabilidades;
- Definição de prazos;
- Organização do fluxo de trabalho;
- Geração de relatórios para todas as etapas de campanhas e projetos;
- Colaboração e comunicação entre as equipes.
#3 Realize avaliações regulares
Elas permitem avaliar o fluxo de trabalho e o andamento das operações, direcionando a revisão e melhoria contínua dos processos e atividades.
Para isso, é essencial realizar:
- Reuniões mensais: ideais para discutir o que funciona e os principais pontos de ajustes. Este será o momento ideal para analisar as conquistas e desafios enfrentados.
- Utilizar relatórios de desempenho: com auxílio das métricas, é possível compreender as tendências e pontos de sucesso. Este acompanhamento contínuo possibilita ajustes rápidos e constantes melhorias.
Confira 4 dicas para criar um bom planejamento para 2025
A construção de um bom planejamento estratégico é um processo exigente, que exige atenção a uma série de etapas. Para ajudar neste processo, preparamos algumas dicas para te guiar no caminho certo.
#1 Avalie o processo regularmente
Por meio de avaliações trimestrais, é possível verificar o progresso em comparação às metas preestabelecidas, e assim, realizar os ajustes necessários.
Dessa forma, com o auxílio das avaliações, a agência tem a certeza que está no caminho certo, e ainda garante que as metas permaneçam relevantes.
#2 Prepare-se para mudanças
O ambiente corporativo está em constante transformação. Portanto, é fundamental que a sua agência esteja disposta a se adaptar às mudanças.
Na prática, tornar o planejamento para 2025 adaptável garante que ele seja modificado com base nas tendências e feedback dos clientes. Em um mercado dinâmico e competitivo, a capacidade de se ajustar rapidamente pode ser a chave para o sucesso.
#3 Promova uma cultura de aprendizado
A busca por novas habilidades e conhecimentos deve ser um dos pilares da sua agência. Afinal, incentivar o aprimoramento das competências individuais fortalece a equipe. E mais: garante que a agência tenha capacidade de se atualizar e inovar conforme necessário.
Por isso, apostar em treinamentos, programas de desenvolvimento e trilhas de conhecimento é decisivo para o sucesso da agência, bem como para a satisfação e retenção dos colaboradores.
#4 Estabeleça uma cultura de feedback e aprendizado
De modo geral, uma cultura de feedback traz pontos positivos tanto para a agência quanto para os colaboradores. Isso porque eles se sentem importantes ao contribuir, e a agência entende os pontos de melhoria com base em experiências reais.
Conclusão
Se você deseja alcançar um novo patamar para sua agência, comece o planejamento para 2025 seguindo o passo a passo que apresentamos.
Ao seguir dicas práticas e aplicar metodologias eficazes, o gestor pode aplicar um planejamento estratégico dedicado ao desenvolvimento da equipe, ao crescimento da agência e à construção de um fluxo de trabalho ainda mais eficiente.
Portanto, invista seu tempo ao planejar 2025 e colha os frutos de uma estratégia bem elaborada nos próximos anos!
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Na prática, o software traz muito mais facilidades ao dia a dia da agência, uma vez que permite acompanhar os projetos de ponta a ponta. Bom planejamento!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 25/10/2024
- Categoria: Gestão