Planejamento estratégico para agências: dicas e templates para pôr em prática
Que atire a primeira pedra quem já não teve dúvidas e travou na hora de montar um planejamento estratégico para o seu negócio. Por mais que os profissionais tenham experiência e conhecimento sobre o que precisa ser feito, revisado e ajustado, muitas vezes a tarefa de estruturar tudo isso em um documento, com metas e plano de ação, se torna mais complexa do que o esperado.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas sobre as etapas de um bom planejamento estratégico para agências, com materiais complementares que com certeza farão a diferença quando chegar a hora de colocar a mão na massa. Vamos lá?
Como começar?
Antes de iniciar o planejamento para o próximo ano, o ideal é primeiro se concentrar na conclusão dos jobs e propostas em aberto, com o objetivo de encerrar pendências e, quem sabe, encontrar oportunidades valiosas que ainda podem existir nos seus contatos.
Seja qual for o segmento de atuação ou o nicho da empresa ou agência, é preciso analisar tudo o que foi desenvolvido até o momento, buscando pontos de melhoria e avaliando estratégias que deram certo e podem ser replicadas nos 12 meses seguintes.
Além disso, é essencial avaliar como estão as demandas e a produtividade da equipe, sempre em busca de soluções para melhorar os fluxos e processos internos.
Etapas de um planejamento
Importante mencionar que existem inúmeras formas de se estruturar um planejamento, assim como diversas ferramentas e metodologias para auxiliar a criar esse documento, conforme o perfil administrativo de cada líder.
Porém, elencamos 3 das etapas que consideramos essenciais para dar início a um planejamento estratégico para agências mais assertivo. São elas:
1. Identificação das potencialidades e déficits do seu negócio
A famosa Matriz SWOT não é famosa à toa. Também chamada de FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças), essa ferramenta ajuda a identificar em que áreas uma empresa é especialista e pode investir mais e quais características ou cenários podem estar atrapalhando o negócio. O importante aqui é ser muito honesto sobre tudo, para depois não criar ações que possam prejudicar, em vez de ajudar.
2. Definição das metas de forma clara e objetiva
Esse é o momento principal do planejamento, a definição de metas. Um ponto que pode ser diferente entre alguns modelos é que há a possibilidade de dividir o ano em quatro trimestres ou em três quarters, cada líder é que poderá decidir o que é melhor para o seu negócio. Feito isso, agora é preciso estruturar os objetivos por área ou frente de atuação.
Recomendamos o uso da ferramenta de OKR, que é o método que utilizamos na Operand e que, na nossa visão, torna esse processo mais dinâmico e simples. Nele, o profissional define o Objetivo (O1) e as suas chaves (KR1, KR2), que correspondem a um objetivo geral e a vários objetivos específicos. A quantidade de OKRs é definida de acordo com cada negócio.
3. Plano de ação!
Com os OKRs em mãos, é hora de traçar os planos para colocar tudo isso em prática! Isso significa pensar nas iniciativas e ações que vão viabilizar a execução do que você planejou. Essa é a parte mais micro do planejamento, pois é o momento de escolher que tipos de estratégia vão ser adotadas, seja de ordem comercial, de mídias, assessoria de imprensa, entre outros.
Para essa fase, recomendamos o uso da ferramenta 5W2H, que torna esse plano mais simples e prático. Como o seu nome diz, ela vai ter como itens as perguntas básicas, que são: o quê, por quê, onde, quando, quem, como e quanto.
É hora de colocar em prática!
Com todas as informações necessárias ao alcance, é chegada a hora de colocar tudo o que está apenas no campo das ideias em prática! Pensando nisso, estamos disponibilizando um Kit de Planejamento Estratégico para Agências, com dicas e templates prontos para preenchimento conforme os dados de cada empresa.
O que vai ter nesse Kit?
Uma planilha que oferece o passo a passo de um planejamento estratégico. Simples e ṕrática, é dividida por abas nas seguintes etapas:
– Matriz SWOT
– Definição de OKRs
– Plano de Ação 5W2H

Esperamos que o material seja útil e que conduza a sua agência até o sucesso! E se precisar de um sistema para organizar as demandas da sua equipe, emitir propostas comerciais, gerenciar o financeiro, medir as horas investidas e acompanhar o desempenho da sua empresa por meio dos relatórios, conte com a Operand! 🧡
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Jornalista por formação, atuo com marketing e comunicação há mais de cinco anos e sou especialista em mídias digitais. Adoro explorar os diferentes formatos de conteúdo e estou sempre em busca de aprender coisas novas!
- Por Mayara Silva em 18/01/2022
- Categoria: Gestão, Materiais para Download