Opcon2024
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos
Buscar por
Teste Grátis
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos

Criação de planejamento estratégico: 5 materiais que podem ajudar você!

É hora de começar a elaborar o planejamento estratégico de marketing do próximo ano. Os desafios enfrentados pelos profissionais e gestores de agências são multifacetados. O comportamento do consumidor está mudando, a tecnologia está avançando a uma velocidade vertiginosa e a concorrência está mais qualificada do que nunca.

Para prosperar e crescer no mercado publicitário, o seu planejamento estratégico não deve ser apenas abrangente, mas também ágil, capaz de se ajustar ao cenário em constante mudança.

Mais do que criatividade, elaborar um planejamento consistente exige uma abordagem estruturada e orientada por dados. Neste guia, compartilhamos alguns materiais que irão ajudar na construção de um plano de marketing de sucesso!

Aproveite a leitura!

Você vai ler neste post

  • #1 Como usar dados de pesquisa no seu planejamento estratégico
  • #2 Como não cometer erros no planejamento estratégico
  • #3 Como estruturar o planejamento passo a passo
  • #4 Como criar OKRs mais assertivos
  • #5 Kit completo de planilhas para criar o seu planejamento estratégico!

#1 Como usar dados de pesquisa no seu planejamento estratégico

Para criar um planejamento estratégico eficaz é preciso mergulhar e compreender profundamente o seu cenário de marketing atual. Para tanto, é fundamental conhecer a estrutura da agência, considerando seu potencial e as demandas de melhoria. Além disso, é importante fazer um benchmarking e identificar a maturidade do mercado e da concorrência.

Na prática, a análise dos números do setor diz muito sobre o potencial de crescimento das agências. Busque referências, tendências e pesquisas que possam ajudar você a construir um planejamento mais assertivo!

Separamos um artigo que pode ajudar você a usar dados de pesquisa no planejamento estratégico, com base no Censo Agências:

👉 Como usar os dados de pesquisa do Censo Agências

#2 Como não cometer erros no planejamento estratégico

A construção de um planejamento estratégico requer atenção e alguns cuidados para que se torne um processo dinâmico e com resultados assertivos. Logo no início, algumas escolhas e decisões podem comprometer todo o processo, tornando o material ineficiente ou mesmo incompleto, o que não queremos!

Por isso, separamos um artigo que aborda os principais erros sobre planejamento para potencializar essa construção, então aproveite e confira se você não está cometendo algum deles:

👉 8 erros de planejamento estratégico para não cometer mais

#3 Como estruturar o planejamento passo a passo

Ter à mão um guia completo para direcionar a construção do seu planejamento pode ajudar você a não esquecer pontos importantes e tornar o processo um pouco mais tranquilo. Desde a etapa de análise até o plano de ação, tenha clareza de cada ponto necessário para que o seu material fique completo ao final do processo.

O artigo recomendado trilha o caminho para um planejamento estratégico completo, passo a passo, item a item, confira e aproveite!

👉 Como fazer um planejamento estratégico para agências: um guia completo

#4 Como criar OKRs mais assertivos

Como diz o ditado, ‘o que é medido é gerenciado’. É importante acompanhar cada etapa do seu trabalho com base nos indicadores e métricas. Eles irão nortear a avaliação do seu plano de marketing, das ações desenvolvidas e do desempenho da equipe.

O acompanhamento de indicadores, como os OKRs, permite mensurar os resultados de seus esforços de marketing. Assim, é possível aproveitar o poder dos insights orientados por dados para direcionar suas estratégias para um maior sucesso.

👉 OKRs: o que são, como fazer e exemplos práticos

#5 Kit completo de planilhas para criar o seu planejamento estratégico!

Seu plano de marketing é mais do que um documento. Na prática, é um roteiro que orienta e direciona a gestão, as ações e os esforços de marketing ao longo do ano. Com uma base sólida, você está preparado para navegar pelos desafios e aproveitar as oportunidades que estão por vir.

Vale destacar ainda que o planejamento estratégico de marketing exige um processo contínuo de refinamento e adaptação. À medida que você implementa seu plano, é preciso se manter ágil, monitorar o progresso e estar aberto às mudanças. Procure novas tendências, tecnologias e estratégias emergentes que possam fortalecer a atuação da agência. 

Hora de colocar o planejamento estratégico de marketing em prática. Faça o download do Kit completo com planilhas que irão simplificar a tarefa de criar o planejamento estratégico!

👉 Kit completo de planejamento para agências

Se após o desenvolvimento do planejamento estratégico você quiser investir em uma plataforma que auxilie a monitorar se o seu planejamento está sendo executado e se os projetos estão em dia, conte com a Operand! Aqui você pode testar gratuitamente por 7 dias ou agendar uma demonstração com nossos especialistas! 😉

Ariadna Straliotto

Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.

  • Por Ariadna Straliotto em 21/12/2023
  • Categoria: Gestão
  • Tags: como criar um planejamento estratégico, planejamento, Planejamento de Marketing, planejamento estratégico, planejamento estratégico de marketing

Anterior

7 modelos de portfólios para a sua agência!

Pasta de documentos com imagens soltas, que demonstra o conteúdo dos modelos de portfólios para agências.
Próximo

Pesquisa de tendências: 9 relatórios essenciais para iniciar o ano!

Duas folhas que representam dados de uma pesquisa de tendências, resultados que podem tornar o ano mais estratégico.
Compartilhe

Posts Relacionados

Pesquisa de Mercado

Pesquisa de mercado: como essa ferramenta pode auxiliar sua agência?

17/11/2021
Empresas investem mais no relacionamento com o cliente

Empresas investem mais no relacionamento com o cliente

03/03/2016
Calendário mostrando as datas dos eventos de 2024 nos setores de marketing, publicidade, comunicação e negócios.

Eventos de 2024 mais esperados no setor de marketing e publicidade

23/01/2024
                       Censo Agências 2024

Comentários

    Arquivos

    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • dezembro 2017
    • outubro 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016
    • janeiro 2016
    • dezembro 2015
    • novembro 2015
    • outubro 2015
    • agosto 2015
    • julho 2015
    • junho 2015
    • maio 2015
    • abril 2015
    • março 2015
    • fevereiro 2015
    • janeiro 2015
    • dezembro 2014
    • outubro 2014
    • setembro 2014
    • julho 2014

    Categorias

    • Casos de Uso
    • Gestão
    • Materiais para Download
    • Produtividade
    • Setor Criativo
    • Universo Operand

    Fique por dentro!

    Assine nossa newsletter e receba as novidades
    do Operand na sua caixa de mensagens

    newsletter

    Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
    • Gestão
    • Setor Criativo
    • Produtividade
    • Universo Operand
    • Materiais Ricos
    Receba dicas de gestão
    2018 © Operand - Todos os direitos reservados.