Criação de planejamento estratégico: 5 materiais que podem ajudar você!

É hora de começar a elaborar o planejamento estratégico de marketing do próximo ano. Os desafios enfrentados pelos profissionais e gestores de agências são multifacetados. O comportamento do consumidor está mudando, a tecnologia está avançando a uma velocidade vertiginosa e a concorrência está mais qualificada do que nunca.

Para prosperar e crescer no mercado publicitário, o seu planejamento estratégico não deve ser apenas abrangente, mas também ágil, capaz de se ajustar ao cenário em constante mudança.

Mais do que criatividade, elaborar um planejamento consistente exige uma abordagem estruturada e orientada por dados. Neste guia, compartilhamos alguns materiais que irão ajudar na construção de um plano de marketing de sucesso!

Aproveite a leitura!

#1 Como usar dados de pesquisa no seu planejamento estratégico

Para criar um planejamento estratégico eficaz é preciso mergulhar e compreender profundamente o seu cenário de marketing atual. Para tanto, é fundamental conhecer a estrutura da agência, considerando seu potencial e as demandas de melhoria. Além disso, é importante fazer um benchmarking e identificar a maturidade do mercado e da concorrência.

Na prática, a análise dos números do setor diz muito sobre o potencial de crescimento das agências. Busque referências, tendências e pesquisas que possam ajudar você a construir um planejamento mais assertivo!

Separamos um artigo que pode ajudar você a usar dados de pesquisa no planejamento estratégico, com base no Censo Agências:

#2 Como não cometer erros no planejamento estratégico

A construção de um planejamento estratégico requer atenção e alguns cuidados para que se torne um processo dinâmico e com resultados assertivos. Logo no início, algumas escolhas e decisões podem comprometer todo o processo, tornando o material ineficiente ou mesmo incompleto, o que não queremos!

Por isso, separamos um artigo que aborda os principais erros sobre planejamento para potencializar essa construção, então aproveite e confira se você não está cometendo algum deles:

#3 Como estruturar o planejamento passo a passo

Ter à mão um guia completo para direcionar a construção do seu planejamento pode ajudar você a não esquecer pontos importantes e tornar o processo um pouco mais tranquilo. Desde a etapa de análise até o plano de ação, tenha clareza de cada ponto necessário para que o seu material fique completo ao final do processo.

O artigo recomendado trilha o caminho para um planejamento estratégico completo, passo a passo, item a item, confira e aproveite!

#4 Como usar OKRs e o Operand para fazer o planejamento

Como diz o ditado, ‘o que é medido é gerenciado’. É importante acompanhar cada etapa do seu trabalho com base nos indicadores e métricas. Eles irão nortear a avaliação do seu plano de marketing, das ações desenvolvidas e do desempenho da equipe.

O acompanhamento de indicadores, como os OKRs, permite mensurar os resultados de seus esforços de marketing. Assim, é possível aproveitar o poder dos insights orientados por dados para direcionar suas estratégias para um maior sucesso.

Nesse ponto, ter acesso a um sistema de gestão como o Operand, pode facilitar o seu trabalho. Se quiser entender como unir planejamento estratégico, OKR e Operand, confira o material que separamos para você!

#5 Kit completo de planilhas para criar o seu planejamento estratégico!

Seu plano de marketing é mais do que um documento. Na prática, é um roteiro que orienta e direciona a gestão, as ações e os esforços de marketing ao longo do ano. Com uma base sólida, você está preparado para navegar pelos desafios e aproveitar as oportunidades que estão por vir.

Vale destacar ainda que o planejamento estratégico de marketing exige um processo contínuo de refinamento e adaptação. À medida que você implementa seu plano, é preciso se manter ágil, monitorar o progresso e estar aberto às mudanças. Procure novas tendências, tecnologias e estratégias emergentes que possam fortalecer a atuação da agência. 

Hora de colocar o planejamento estratégico de marketing em prática. Faça o download do Kit completo com planilhas que irão simplificar a tarefa de criar o planejamento estratégico!

Se após o desenvolvimento do planejamento estratégico você quiser investir em uma plataforma que auxilie a monitorar se o seu planejamento está sendo executado e se os projetos estão em dia, conte com a Operand! Aqui você pode testar gratuitamente por 7 dias ou agendar uma demonstração com nossos especialistas! 😉