Como usar o Operand? Sistema prático para gestão de projetos

Se você chegou até esse artigo, provavelmente você quer entender como usar o Operand e como a ferramenta pode se adequar na sua rotina.

Primeiro, é bom entender que o Operand é um sistema flexível e que se adequa a diversos tipos de equipes e setores, mas foi pensado especificamente para equipes criativas de design, marketing, agências, e por isso possui diversas funcionalidades para esses setores, mas o sistema também se adequa a outras equipes, como TI, secretariado, etc. 

Nesse artigo, queremos ser bem práticos para que você entenda como usar o Operand e se ele realmente se encaixa na sua rotina. Por isso, vamos separar esse artigo em duas etapas: tipos de equipes e dicas universais.

Lembrando que independente de qual é o seu tipo, a visualização do que você quer ver é totalmente configurável.

Vamos lá?

Operand para diversos tipos de equipe

Operand para agências

As agências conseguem usufruir o sistema de uma forma mais completa e usar o máximo de recursos disponíveis. Sabemos que existem vários tipos de agência que diferem muito o jeito de trabalhar, mas como mencionamos anteriormente, tudo é configurável!

Para agências digitais os módulos e recursos mais usados serão:
Projetos, Jobs, Propostas, Mídia, Financeiro, Relatórios, Timesheet, Cadastros e Agenda.

Para agências híbridos/offlines os módulos e recursos mais usados serão:
Todos os módulos acima + Produção.

A lógica por trás

O sistema é separado por módulos, os módulos vão funcionar como os setores da agência, então se você tem uma pessoa responsável pelo financeiro, pelos projetos, pelos briefings e etc, essa pessoa será a responsável pelo módulo pelo qual ela se adequa. 

O centro das demandas serão todas focadas em projeto, onde você irá adicionar os jobs, tarefas, o cliente, a proposta, e as demandas.

Com isso, você já terá dados suficientes para alimentar o financeiro da agência, ter relatórios de clientes e projetos, relatórios de produtividade da equipe. Não existem limites para relatórios, projetos, jobs e outros módulos!

O Operand vai funcionar quase como um ERP para a agência, já que você poderá adicionar serviços, fornecedores, equipes e outros recursos para ter todos os dados completos e centralizados dentro do sistema.

Você pode entender mais da lógica do sistema através desse vídeo:

Operand para equipes internas de Marketing ou outros tipos

Quando falamos de equipes internas, a lógica é um pouco diferente.

Como explicamos acima, para um projeto existir dentro do Operand, é preciso acoplar um cliente, como equipes internas, essa lógica muda um pouco, mas ainda é possível aproveitar todos os recursos.

Por exemplo, ao invés de ter um cliente, você pode alterar para lógicas de datas ou apenas um nome padrão para adicionar todos os projetos. Você ainda poderá ter todos os relatórios de produtividade da equipe e dos projetos.

Os módulos e recursos mais utilizados serão:
Projetos, Jobs, Relatórios, Timesheet, Cadastros e Agenda.

Dicas universais de uso

Por último, separamos aqui as dicas universais e práticas de como usar o Operand.

  • Jobs: você pode programar jobs recorrentes para sempre reaparecerem na sua pauta ou na equipe.
  • Briefings: é possível criar modelos de briefings e adicionar aos jobs e projetos para agilizar o processo.
  • Timesheet: sendo equipe interna ou agência, você pode usufruir do timesheet para medir o tempo que a sua equipe passa em determinada tarefa. Ajuda a colocar prazos mais precisos e precificar os projetos.

Relatórios: a depender do objetivo que você busca, os relatórios são super configuráveis e ajudam a entender melhor os gargalos.

Por último, caso você seja do time que aprende melhor em vídeo, aqui temos uma tour que explica muito bem como usar o Operand.

E, claro, se você quiser conhecer a ferramenta, você pode criar uma conta teste ou agendar uma demonstração com um de nossos especialistas!