Como criar relatórios no Operand: mais de 100 possibilidades!

É essencial que os dados e informações sobre os resultados da sua empresa ou agência estejam organizados e de fácil acesso, para uma análise assertiva e que possa gerar insights sobre as próximas ações. Pensando nisso, o Operand conta com diversos relatórios e filtros, que facilitam o cruzamento de informações e possibilitam criar mais de 100 combinações, conforme a sua necessidade.

Pensando nisso, vamos ensinar neste artigo como criar relatórios no Operand, analisando cada módulo e sugerindo algumas combinações de cruzamentos de dados. Vamos nessa? Continue a leitura!

Acessando os relatórios no Operand

Antes de iniciarmos o detalhamento de cada um dos relatórios, é importante ressaltar algumas informações importantes e que podem impactar a visualização e a disponibilização de dados dentro do sistema de gestão.

Permissões: para acessar os relatórios de cada módulo, o usuário precisa ter a permissão necessária para tal. Ou seja, para que um usuário possa gerar um relatório de jobs, por exemplo, ele precisa ter o acesso total deste módulo. Somente o usuário com acesso de administrador pode habilitar os acessos de toda a equipe.

Preenchimento: para que você possa utilizar os relatórios de forma estratégica, avaliar resultados e realizar tomadas de decisão, é imprescindível que as informações estejam sendo preenchidas corretamente e de forma constante. Isso diz respeito a todo e qualquer relatório gerado dentro do Operand, por isso o preenchimento precisa ser um processo interno, um hábito diário de toda a equipe.

Após certificar-se de que os dois pontos mencionados acima estão de acordo, é hora de criar relatórios no Operand. Vamos entender um pouco mais sobre os objetivos de cada um e como obter insights a partir das informações!

Como criar relatórios no Operand: explorando as possibilidades

Os relatórios do Operand podem ser acessados pela aba Relatórios e são divididos por módulos, lembrando que você só verá os relatórios de acordo com as suas permissões. Cada um dos módulos pode conter mais de uma opção de relatório, baseado nos dados que pode oferecer. O módulo Financeiro, por exemplo, conta com 7 relatórios, enquanto o módulo Projetos, conta com 1 relatório.

O gif mostra a lista de todos os relatórios do Operand

Na maior parte dos relatórios listados, o sistema Operand oferece dois tipos de visualização de dados, um resumido e um detalhado:

Resumido: na visualização resumida, você terá acesso a uma compilação dos dados selecionados em formato de gráfico, para uma gestão visual e rápida, como uma dashboard. Esse formato resumido permite exportar os gráficos em imagem (PNG) para inserir em apresentações de resultados ao cliente, por exemplo.

Detalhado: na visualização detalhada, você terá acesso aos dados selecionados em formato de planilha, que pode ser exportada nos formatos PDF e XLSX. É nessa visualização que você irá fazer a seleção das informações que deseja analisar, visualizar em gráfico ou exportar. Para isso, basta ir na visualização detalhada, clicar no símbolo de engrenagem no canto superior esquerdo e definir quais dados você quer que sejam exibidos.

💡 Outro ponto importante é que cada um dos itens escolhidos para ser exibido na visualização detalhada também pode receber filtros.

Exemplo: no relatório de Mídia, um dos filtros escolhidos para exibição é o Tipo de Mídia. Dentro dele, eu ainda posso filtrar por Externa, Jornal, Rádio, Revista e TV. Então lembre-se que além dos filtros gerais, ainda existem esses “filtros específicos” que irão variar conforme o tipo de relatório. Esses filtros não estarão sendo contabilizados na contagem que você verá a seguir, ok? Ou seja, dentro de cada relatório existem muitas possibilidades!

O gif percorre o caminho: relatórios, mídia e faturamento e demonstra que é possível criar duas camadas de filtros

Essa lógica vai seguir para quase todos os relatórios, então, com isso em mente, você consegue entender como funciona a seleção, a visualização e a possível exportação de dados do sistema. Agora vamos descobrir como criar os relatórios no Operand e entender como eles são divididos.

Módulos Operand e seus relatórios

Cada um dos módulos do Operand tem um objetivo e uma funcionalidade específica que juntas se complementam, formando o sistema integrado de gestão que você conhece. Pensando nisso, é importante entender o objetivo dos relatórios que integram cada módulo e é isso que vamos conhecer agora.

👉 Financeiro

Esse é o módulo com mais relatórios disponíveis e que possibilita uma quantidade ampla de cruzamento de dados, pois fala diretamente a respeito dos resultados da agência ou empresa. Confira a seguir a lista de relatórios do módulo Financeiro, seus objetivos e as quantidades de filtros de cada um.

Contas

Objetivo: auxiliar empresas que contam com várias contas bancárias e precisam acompanhar o saldo realizado e previsto de todos os lançamentos cadastrados, como um extrato.
Filtros: 3

Demonstrativo por competência

Objetivo: exibir informações sobre o faturamento e as datas em que os lançamentos foram gerados, possibilitando a análise dos meses mais lucrativos para a agência ou empresa.
Filtros: 3

Fluxo de caixa

Objetivo: visualizar a movimentação das entradas e saídas e ver o balanço anual, compreendendo com mais clareza como serão os próximos meses com base nos lançamentos. Ele considera tudo o que já foi quitado e o que está previsto.
Filtros: 2

Fluxo de caixa diário

Objetivo: visualizar a movimentação das entradas e saídas e ver o balanço mensal, compreendendo com mais clareza como serão os próximos dias com base nos lançamentos. Ele considera tudo o que já foi quitado e o que está previsto.
Filtros: 2

Lançamentos

Objetivo: analisar despesas, receitas e transferências e realizar um comparativo de saldo previsto e realizado no período. Possui diversos filtros que permitem identificar inclusive clientes inadimplentes, por exemplo.
Filtros: 24

Movimentação de terceiros

Objetivo: visualizar de forma clara e ágil as movimentações financeiras relacionadas a fornecedores, veículos, prestadores de serviços e colaboradores.
Filtros: 6

Movimentação por cliente

Objetivo: visualizar de forma clara e ágil as movimentações financeiras relacionadas ao cliente. Nele é possível observar quais clientes têm o maior volume de receitas e despesas, por exemplo.
Filtros: 6

👉 Timesheet

O timesheet, funcionalidade que auxilia a agência na gestão de tempo e atribuições dos colaboradores, conta com três relatórios que auxiliam a liderança a observar: o agregado de horas dedicadas a um cliente, as horas trabalhadas de seus colaboradores, além de um panorama geral.

Lembrete: este recurso depende do apontamento correto de horas dedicadas a um projeto para que seus resultados possam ser usados de forma estratégica na hora de criar um relatório no Operand.

Apontamentos por cliente

Objetivo: visualizar o custo da mão de obra dos colaboradores em relação a cada um dos clientes. Dessa forma é possível analisar quais clientes têm um custo maior para a sua empresa e identificar se o que está sendo cobrado deles é suficiente para pagar sua equipe e gerar lucro.
Filtros: 5

Apontamentos por usuário

Objetivo: visualizar o custo da mão de obra dos seus colaboradores, a fim de analisar quais custam mais em relação ao valor-hora e apontamentos realizados. Lembrando que muitas vezes o valor é relativo à experiência da pessoa e à qualidade das suas entregas.
Filtros: 6

Timesheet

Objetivo: analisar como o tempo da sua equipe está sendo aproveitado, ou seja, permite visualizar o volume de horas dedicadas pelos colaboradores, incluindo o retrabalho e a falta de apontamentos.
Filtros: 17

👉 Projetos

O módulo de Projetos reúne os dados referentes às campanhas realizadas para cada um dos clientes. Toda ação realizada no Operand precisa ser atrelada a um projeto, para que posteriormente possa ser analisada de forma integrada. O relatório de pauta auxilia na visualização e análise dos dados, confira!

Importante: já foi ressaltado anteriormente, porém, esse também é um dos relatórios que mais precisa do preenchimento correto e atento de toda a equipe, para que apresente dados assertivos. É necessário que:

  • Os documentos sejam vinculados ao seu respectivo projeto;
  • Seja adicionado um prazo aos projetos e documentos;
  • Seja adicionado o tempo estimado e seja efetuado o apontamento de horas nos jobs;
  • O campo de status seja utilizado para identificar em qual etapa está a atividade;
  • Os valores dos itens, comissão, honorários e custos externos sejam incluídos nos documentos de proposta, produção e mídia;
  • Os documentos e projetos sejam concluídos na medida em que forem finalizados.

Pauta

Objetivo: analisar o andamento de todos os documentos vinculados aos projetos selecionados. Com ele é possível verificar se o tempo de execução corresponde ao previsto, se o budget destinado é suficiente, se existem projetos em atraso, entre outros.
Filtros: 29

👉 Jobs

O módulo de Jobs reúne os entregáveis que fazem parte de um Projeto. O relatório de pauta detalha as informações cadastradas na realização dos jobs e vai de encontro com as informações já exibidas nos projetos, lembrando sempre que o Operand é um sistema integrado 😉

Pauta

Objetivo: analisar o andamento de todas as atividades relacionadas aos jobs e tarefas selecionados. Com ele é possível verificar se o tempo de execução corresponde ao previsto, se as atividades estão em uma determinada etapa, o andamento da atividade relacionada a um cliente específico, entre outros.
Filtros: 24

👉 Propostas

Os relatórios do módulo de Propostas apresentam um compilado sobre os orçamentos efetuados para os clientes. Esse é um módulo em que os documentos de possíveis fechamentos de vendas são geridos, por isso é importante atualizar os dados com frequência, mesmo quando a proposta não é aprovada ou efetivada.

Faturamento

Objetivo: exibir de forma detalhada o faturamento gerado no financeiro a partir das propostas selecionadas.
Filtros: 27

Pauta

Objetivo: exibir de forma detalhada as propostas comerciais, em relação a datas, valores ou se foi fechada ou não. Pode auxiliar a entender o mercado em que a agência atua com mais facilidade.
Filtros: 20

👉 Produção

O módulo de Produção é responsável por gerenciar as negociações com fornecedores e conta com relatórios de pauta e faturamento. Importante lembrar novamente que o Operand é um sistema integrado, então, para que esse relatório possa funcionar, o módulo financeiro precisa estar em dia! 😉

Faturamento

Objetivo: visualizar as faturas geradas a partir das produções enviadas ao financeiro, mesmo aquelas que não passam pela agência. Importante para entender quanto a empresa tem de retorno, considerando honorários e comissões.
Filtros: 28

Pauta

Objetivo: visualizar e analisar os documentos de produção incluindo o total de receitas totais por cliente. Exibe as etapas, datas e valores desses documentos.
Filtros: 23

👉 Mídia

O módulo de mídia, como o seu próprio nome diz, gerencia a compra, a programação e a veiculação dos pedidos de inserção de mídia (PI). É um módulo com muitos dados e que oferece grandes possibilidades de análises e ações, de acordo com o que está ou não funcionando. Conta com os relatórios de faturamento e pauta.

Faturamento

Objetivo: visualizar os lançamentos gerados a partir das mídias enviadas ao financeiro. Exibe a análise de receitas e despesas por cliente, veículos e tipos de mídia.
Filtros: 32

Pauta

Objetivo: visualizar todos os documentos de mídia cadastrados no sistema e analisar quais clientes são responsáveis pelas comissões e honorários mais altos. Também permite analisar quais tipos de mídia são mais rentáveis.
Filtros: 28

👉 Cadastros

Responsável por reunir todos os dados dos seus clientes (e também colaboradores e veículos), esse módulo é importante para que você mantenha sempre informações atualizadas e possa entrar em contato com seus clientes de forma ágil.

Clientes

Objetivo: gerar um documento listando os dados cadastrais de seus clientes. Pode ser útil caso precise criar um mailing de seus clientes ou queira criar uma ação solicitando dados que ainda não foram informados.
Filtros: 2

Criar relatórios no operand: colocando em prática 

E aí, curtiu? São muitas possibilidades de informações e cruzamentos, né? – mais de 100! – e foi isso que esse artigo quis mostrar a você. Na prática, pode ser que você não precise utilizar todos eles, mas agora sabe que pode contar com o Operand para ter acesso a dados valiosos e estratégicos para a sua agência.

Se você já é cliente e conseguiu entender um pouquinho melhor como funcionam os relatórios do Operand, ficamos muito felizes! 🧡

Saibam que no caso de qualquer dúvida ou problema que possa surgir, nosso time de suporte está sempre a postos para ajudar. E se você ainda não conhece o Operand, convidamos você para conhecer. Que tal fazer uma conta teste gratuita e experimentar todos esses relatórios? Será incrível ter você com a gente!