O que é ESG e como usar nas estratégias de marketing e business?

A sustentabilidade é uma pauta cada vez mais em alta, sendo amplamente discutida dentro das organizações. Segundo estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgado pela Agência Brasil, 76% dos executivos afirmam que a sustentabilidade é vista como uma oportunidade dentro da indústria.

A principal razão seria a redução de custos e o aumento da competitividade, já que o consumidor e o mercado têm cobrado boas práticas empresariais. Logo, as organizações buscam adotar boas práticas baseadas em critérios ambientais e sociais que contribuem para a excelência na governança corporativa.

Nesse contexto, o conceito de Environmental, Social and Governance (ESG) e as boas práticas sustentáveis vêm se tornando cada vez mais populares no meio empresarial. 

Entenda, neste artigo, o que é ESG e saiba como usá-lo nas estratégias de business e marketing da sua agência e dos seus clientes. Aproveite o conteúdo! 

O que é ESG?

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance, o que em uma tradução literal pode ser entendido como Ambiental, Social e Governança ou Governança ambiental, social e corporativa. A sigla foi vista pela primeira vez em 2004, dentro do Principles for Responsible Investment (PRI), uma rede ligada à ONU, que trabalha pela conscientização sobre investimentos sustentáveis.

Em síntese, o ESG é uma abordagem voltada para uma maior preocupação com os princípios da marca em relação ao planeta. Tudo isso, levando em conta questões sociais e ambientais, que refletem na governança.

O ESG aborda três pilares:

  • Ambiental: ações voltadas para a redução de poluentes – papel, plásticos, entre outros – que possam prejudicar o meio ambiente.
  • Social: programas e ações sociais que fortalecem a inclusão social e fomentam a rede de apoio à diversidade.
  • Governança: é a forma de aplicação dos dois pilares anteriores. Este tópico aborda uma série de ferramentas que fiscalizam as ações e funcionam como uma forma de prestação de contas. Envolve a criação de normas, geração de relatórios que comprovem os resultados das ações, prestação de contas, entre outras ferramentas.

Nesse sentido, para aplicar o ESG na agência é preciso ir além do discurso. O desafio é elaborar em uma estratégia de negócio que com ações voltadas para a inclusão e sustentabilidade, levando esse compromisso para os clientes também. 

Por que investir em estratégias de business e marketing voltadas para o ESG?

Os hábitos de consumo mudaram. Os clientes preferem adquirir produtos e aderirem a serviços que sejam mais conscientes, que gerem pouco ou quase nada de impactos ambientais.

Ou seja, práticas como reciclagem, reutilização de materiais, redução de desperdícios e escolhas de insumos mais ecológicos têm se tornado cada vez mais comuns. Isso porque a sociedade já vem sentindo todos os efeitos causados pela poluição, como o alto índice de microplásticos presente na água consumida.

O comportamento dos consumidores influencia diretamente a tomada de decisão dos investidores. Alinhados às expectativas do novo consumidor, eles preferem financiar empreendimentos comprometidos com a sustentabilidade.

Sabendo disso, é claro que investir em um modelo de negócio baseado nos pilares ESG pode trazer vários benefícios, como:

  • Fortalecimento da imagem da marca: adotar práticas sustentáveis afeta diretamente a forma como o mercado vê a sua agência, não apenas os clientes, como também seus futuros investidores. Além disso, a preocupação genuína com a causa contribui para o fortalecimento da imagem perante à comunidade, à mídia, entre outros. Ou seja, é necessário investir em estratégias para gerir a marca de forma eficiente, trazendo resultados positivos.
  • Atração e fidelização de clientes: um dos meios de cativar a audiência – consumidores – é estar no mesmo ritmo que ela. Ou seja, quando o cliente se identifica com os seus valores e com a responsabilidade social da sua agência, ele não busca outra empresa, ele permanece fiel à sua marca. 
  • Redução de custos: este é um dos principais impactos que a agência sente. Por exemplo, diminuir o consumo de energia pode significar uma boa economia, e o planeta agradece também.

Confira 5 dicas de como implementar estratégias de business e marketing voltadas para o ESG!

Agora você já sabe o que é ESG e como aplicar o conceito na sua agência pode trazer diversos benefícios, como aumentar a visão sobre a sua marca, fortalecendo a imagem e auxiliando na retenção de clientes. 

Mas, afinal, por onde começar a aplicar o ESG no seu negócio? Confira a seguir 5 dicas que podem te ajudar!

#1 Entenda o seu consumidor

O principal pilar do seu negócio é o cliente, por isso é fundamental entendê-lo antes de tudo. Descubra o que ele busca e com quais questões está engajado. Para tanto, é essencial que a agência esteja atualizada sobre o que é ESG e como os seus pilares podem contribuir com estratégias futuras. Essa compreensão permite criar campanhas e jobs alinhados ao compromisso com a sustentabilidade e com o que o cliente espera.

Por exemplo, a agência recebe o projeto de lançamento de um novo modelo de carro. Para compor a campanha, o ideal é deixar claro, na propaganda, que a montadora tem consciência e compromisso ambiental e não quer produzir veículos que prejudiquem o meio ambiente.

Se o setor criativo da empresa não entende sobre consumo consciente ou políticas de redução da emissão de poluentes, como ela irá sugerir uma boa campanha? Ou seja, é fundamental que o time da agência publicitária esteja atualizado sobre o que é ESG e as suas boas práticas.

#2 Planeje ações dentro da empresa 

Como vimos, o ESG é baseado em três pilares que se complementam. Para aplicar a estratégia com sucesso, não basta ter um discurso que apoie questões ambientais e sociais, e esquecer de criar ações com foco nos três pilares. É aqui que entra a governança.

Por exemplo, o apoio à diversidade é aplicado em iniciativas na agência? É preciso criar atividades efetivas que apoiem a inclusão e a diversidade de gênero, com campanhas de conscientização, jobs e ações de endomarketing que abracem a diversidade. 

Além disso, a agência pode trazer o tema para debate em redes sociais, blogposts e em outras mídias, oferecendo conteúdos como o consumo consciente, ações sustentáveis e potenciais impactos positivos. 

#3 Reavalie suas estratégias de negócios

Refaça o planejamento da sua agência baseado nos pilares do ESG. Para isso, é preciso rever onde os investimentos estão sendo alocados e desenvolver uma cultura voltada para a sustentabilidade. 

Nesse caso, é possível começar com ações simples, como e-mails corporativos que sinalizem a importância do consumo consciente, dicas de como reduzir o desperdício, entre outros.

Outro ponto importante é a criação de metas e objetivos, que sejam simples e mensuráveis. Por exemplo, reduzir em 70% o consumo de papel dentro da agência é possível graças à tecnologia. Então, ao invés de imprimir pilhas de contrato, opte pelo formato com assinatura digital, que, além de mais sustentável, gera comodidade e conveniência para o cliente.

#4 Faça uma análise de riscos

Todo gestor sabe que o empreendimento precisa ser adaptável, porém esse processo exige conhecimento sobre o próprio negócio. Por isso, é preciso avaliar constantemente a percepção e a forma de consumo dos clientes, já que elas impactam diretamente no crescimento da agência. Deixar de se adaptar ao mercado significa perder espaço para a concorrência.

Contudo, para implementar uma estratégia ESG é importante analisar os investimentos que a empresa precisa fazer, verificar se está dentro do orçamento, bem como se as práticas irão trazer bons resultados. Lembre-se: não é preciso mudar da noite para o dia, o processo pode ser feito por etapas com a mensuração dos resultados.

Na prática, a implementação do ESG na agência exige planejamento e análise de riscos. Sendo assim, o ideal é realizar uma reunião com o departamento financeiro e gerar relatórios com previsões futuras, a fim de simular os impactos positivos e negativos dessa mudança.

#5 Seja transparente

Fuja do greenwashing, ou seja, da prática de elaborar discursos bonitos e estruturados mas que não se transformam em ações e nunca saem do papel. Crie relatórios e mostre os resultados que as ações baseadas no ESG trouxeram para sua agência. Lembre-se: os investidores precisam de provas visuais que comprovam que sua empresa está firmando um compromisso real com a causa.

Além disso, você não lida apenas com a imagem externa, os seus colaboradores também precisam ter uma percepção positiva da agência. E não se esqueça, um dos pilares do ESG é a valorização do social, abordando e colaborando para um ambiente mais igualitário de forma que todos se sintam incluídos.

Fazer a diferença na sociedade é sempre um papel de todos! Separamos um material que imaginamos que você possa se interessar! É o primeiro guia de inclusão e diversidade para agências do mercado. Para saber mais, clique aqui e confira!