Opcon2024
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos
Buscar por
Teste Grátis
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos

Profissionais de propaganda: 9 especialistas do setor para você acompanhar!

Explore este post com IA:

OpenAI ChatGPTPerplexity PerplexityGrok Grok

Campanhas memoráveis, slogans e bordões que caem na boca do povo, conquistam, cativam e até conscientizam milhares de pessoas mundo afora. Esse é o foco do trabalho dos profissionais de propaganda: fisgar a atenção do consumidor.

Não à toa o Dia do Profissional de Propaganda é celebrado nacionalmente em 17 de outubro, como forma de homenagear os responsáveis por levar tanta inspiração e criatividade até as pessoas. 

Falando nisso, criatividade e inovação são dois fatores que devem acompanhar quem trabalha no setor publicitário. Afinal, as campanhas precisam ser atrativas, prender a atenção dos consumidores e cativá-los. 

E para conseguir tudo isso nada melhor do que buscar inspiração com os profissionais de propaganda destaque do setor. Selecionamos 9 nomes de feras da publicidade que você precisa acompanhar. Confira! 

Aproveite a leitura!

9 grandes profissionais de propaganda que você precisa conhecer!

#1 Washington Olivetto

A lista não poderia ser encabeçada por outro profissional, se não o Washington Olivetto, um pioneiro a projetar a publicidade brasileira ao nível internacional. O publicitário é uma das personalidades mais famosas no meio sendo, inclusive, citado na obra “Toca dos Leões”, livro de Fernando de Morais que esmiúça a trajetória da agência de publicidade W/Brasil.

Considerado o profissional do século pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (ALAP), Olivetto foi o primeiro latino-americano a ganhar o prêmio Clio Awards em 2001, após realizar um comercial para a revista Época.

Em seu vasto currículo estão campanhas que marcam a história da propaganda nacional, como “O cachorro da Cofap”, “Meu primeiro sutiã” para a empresa Verlise no anos 80 e o inesquecível “Garoto Bombril”, conhecido até hoje.

#2 Jessica Gomes

A jovem mineira Jessica Gomes representa a força e coragem da mulher brasileira,  e vem ganhando cada vez mais espaço em um ambiente composto majoritariamente por homens.

Inclusive, ela foi a única representante do Brasil na edição de 2018 do “See It, Be It” – programa desenvolvido pelo Festival de Cannes em 2014 –, que visa incentivar a participação de mulheres no meio publicitário. Jéssica foi convocada após apresentar o projeto Na Varanda, um coletivo feminino que reúne mais de 400 mil mulheres dispostas a conquistar espaço na indústria criativa.

Jéssica Gomes iniciou sua carreira como redatora da Agência Lápis Raro. Após retornar de Cannes, entrou para o Community Manager da Avon, na Agência Mutato, e participou da criação de uma nova marca de skincare brasileira, a Sallve. Hoje, a jovem atua como head de Creative Shop MidMarket da Latam e continua à frente do Na Varanda.

#3 Laura Chiavone

A empreendedora e estrategista Laura Chiavone é uma das principais representantes femininas no mundo do empreendedorismo publicitário. Formada em Ciência Social pela USP, deu aula de Estratégia durante 13 anos na Miami AD School (SP). Ministrou, também, diversas palestras ao longo de sua carreira, incluindo a 3% Conference em Nova Iorque, Festival de Cannes e o Imagination Day, na Polônia. 

Entre seus clientes há nomes de peso, como a Nike, Ambev, J&J, Mondelez, Heineken, Sadia, Casas Bahia e outros. Ao longo de sua carreira, criou trabalhos que impactaram o mercado e lhe renderam prêmios como Effie Awards Latin e o Jay Chiat. 

Aos 28 anos, fundou a Limo Inc, uma agência de estudos culturais e estratégia de marca, que contribuiu para o desenvolvimento do ramo de consultoria de planejamento no país. Hoje, atua como Diretora Chefe da Meta no Brasil.

#4 Luiz Lara

Você certamente já deve ter ouvido falar da campanha “Pôneis malditos”, da Nissan, o comercial tem mais de 10 anos e é lembrado até hoje. Isso porque a música da propaganda ainda gera diversos memes e gruda na mente (aposto que você já deve estar cantando a famosa canção 😅). Luiz Lara é um dos responsáveis por isso.

O fundador da agência Lew Lara é um dos profissionais de propaganda de destaque no universo publicitário e coleciona diversos prêmios. Além do comercial da Nissan, possui outros grandes trabalhos marcantes, como “O banco da sua vida” para o Banco Real, “Viver sem fronteiras” para a Tim e “Não tem idade para ser você mesma”, da linha Natura Ekos.

#5 Anselmo Ramos

O ramo publicitário tem uma grande missão se atentar a atualidade, afinal, não tem jeito melhor de inovar do que acompanhar as tendências. Mas, e se ao invés de só acompanhar, a publicidade tomasse as rédeas para conscientizar as pessoas? 

Podemos dizer que isso é o que pauta o trabalho de Anselmo Ramos, um dos publicitários mais aclamados do setor. Uma das campanhas mais aclamadas no mercado nacional é “Retratos da Real Beleza” para a Dove. Na campanha, Anselmo trouxe ao debate o alto padrão de beleza impostos pela indústria, inclusive a de cosméticos.

Mas, essa não foi a primeira vez que Anselmo desafiou padrões. O publicitário se destacou com o case da propaganda Proud Whopper, para a rede Burger King na parada gay em São Francisco, em 2014. Com a campanha, a rede de fast food foi uma das primeiras empresas a se posicionar a favor dos direitos da comunidade LGBT.

O profissional já acumula mais de 30 Leões de Cannes, um dos maiores prêmios de publicidade, e é uma fonte de inspiração no meio publicitário, por ser visionário e se desafiar constantemente.

#6 Nizan Guanaes

Campanhas instigantes são as que mais mexem com o público, e Nizan Guanaes sabe disso. Em 1988, criou um comercial para o jornal Folha de S. Paulo, o vídeo tinha como objetivo prender o espectador. Nele, um homem era construído aos poucos e em off uma voz dizia “reduziu a inflação para 25% ao ano”, a ideia era falar sobre a atuação política de alguém.

A surpresa ficava para o final, quando o personagem misterioso se revelava ser  Adolf Hitler, e a propaganda terminava com a seguinte frase: “É possível contar um monte de mentiras só dizendo a verdade. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com a informação e o jornal que você recebe”. O objetivo era reforçar o slogan “Folha de S. Paulo, o jornal que mais se compra e o que nunca se vende”.

Nizan já atuou em outras grandes campanhas, como “Pipoca na panela começa arrebentar”, para o Guaraná Antártica e a “Tomou?” da Parmalat. Atualmente, o profissional atua como consultor.

#7 Sergio Gordilho 

Empresário e diretor de criação e arte, Sérgio Gordilho é co-presidente da agência África – umas das cinco maiores agências de publicidade do Brasil –, além de ser sócio do grupo ABC.

Uma das grandes contas de Gordilho é a marca de cerveja Budweiser, para a qual criou a campanha “Do que você é feito?”, considerada uma das melhores pela Ad Advertising Age. Em 2017, conquistou o prêmio El Ojo, pela campanha “Inequality Courts” (quadras desiguais), elaborada para ESPN, e que discutia a desigualdade de gêneros no mundo esportivo. O profissional de propaganda chegou, inclusive, a conquistar um Leão de Cannes por esse comercial.

#8 Leandra Soares

Referência no ramo de Marketing Digital, Leandra Soares, uma das experts no ramo. É uma conceituada professora na PUC-RJ e INFNET, lecionando em cursos de Extensão de Marketing Digital. Uma das profissionais de propaganda referência no mercado, já ministrou diversas palestras no SEBRAE, em Sindicatos, Faculdades e In Company, além de cursos presenciais e workshops.

Leandra já prestou consultoria para mais de 500 empresas renomadas, entre elas Unimed, Capemisa, Nasajon, Editora Abril, OAB RJ, Locaweb, entre outras. É parceira do SEBRAE e auxilia a informar empreendedores do país sobre Marketing Digital. Além de ter fundado a Agência KI, é idealizadora do projeto Internet para Empreendedores (IPE).

#9 Abel Reis

Se você ainda tem dúvidas quanto à importância da gestão de projetos, Abel Reis pode te inspirar a adotar esse sistema. 

O CEO da Dentsu Aegis e da Isobar América Latina ressalta que a organização do negócio depende de uma boa estratégia de gestão de projetos. Isso porque, hoje, as agências lidam com uma vasta gama de recursos e canais diversificados, e fazer isso de qualquer jeito pode prejudicar o seu negócio.

Abel já participou de diversas palestras ao redor do mundo, como a Omexpo e Social Media Week. Foi premiado em 2013 como profissional destaque em Comunicação Digital pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP).

O profissional acumula 21 Leões de Cannes, resultado do seu empreendedorismo e inovação ao atuar como CEO e COO da Agência Click – atual Isobar Brasil – de 2000 a 2014. Ainda pela Isobar, foi o primeiro brasileiro a conquistar um Cannes Inovation Lions. 

Como vimos até aqui, a lista de profissionais de propaganda inspiradores é extensa. Agora que você já conhece alguns deles, já sabe: o desenvolvimento de novas competências não pode parar. 

Mas, afinal, quais serão as habilidades requeridas no futuro? Separamos um artigo que fala sobre as hard skills e soft skills que são mais importantes! Confira: Hard skills X Soft skills: o que o profissional do futuro precisa ter?

Ariadna Straliotto

Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.

  • Por Ariadna Straliotto em 13/10/2022
  • Categoria: Setor Criativo
  • Tags: Dia do profissional de propaganda, Profissionais de propaganda, Profissionais de publicidade, Publicidade, publicidade e propaganda

Anterior

Conheça os vencedores do prêmio para agências Operand 2ª edição

Prêmio para agências Operand: conheça os vencedores de 2022
Próximo

O que é ESG e como usar nas estratégias de marketing e business?

O que é ESG e como aplicar
Compartilhe

Posts Relacionados

O que são memes

O que são memes, quando usar na sua estratégia e muito mais: um guia completo!

28/02/2023
e-commerce-roi

Produção de conteúdo para E-commerce. Como criar para vender mais?

07/06/2019
Cabeça com ponto de interrogação representando um planner construindo um planejamento criativo para a agência.

O que é um planner e qual o seu papel em uma agência de comunicação

08/07/2025
                       Censo Agências 2024

Comentários

    Arquivos

    • outubro 2025
    • setembro 2025
    • julho 2025
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • dezembro 2017
    • outubro 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016
    • janeiro 2016
    • dezembro 2015
    • novembro 2015
    • outubro 2015
    • agosto 2015
    • julho 2015
    • junho 2015
    • maio 2015
    • abril 2015
    • março 2015
    • fevereiro 2015
    • janeiro 2015
    • dezembro 2014
    • outubro 2014
    • setembro 2014
    • julho 2014

    Categorias

    • Casos de Uso
    • Gestão
    • Materiais para Download
    • Produtividade
    • Setor Criativo
    • Universo Operand

    Fique por dentro!

    Assine nossa newsletter e receba as novidades
    do Operand na sua caixa de mensagens

    newsletter

    Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
    • Gestão
    • Setor Criativo
    • Produtividade
    • Universo Operand
    • Materiais Ricos
    Experimente o Operand agora 
    2018 © Operand - Todos os direitos reservados.