Sites ainda são interessantes para agências?

Não importa o ramo de atuação na internet, o site profissional é a maior ferramenta de comunicação. Para a agência digital que atua praticamente apenas nesse meio, a criação de sites pode ser um ponto decisivo no sucesso virtual.

A importância de ter um site reside no posicionamento digital que ele fornece para a sua agência. Para muitos clientes, o site traz autoridade e confiança, seja pelo visual criativo e moderno ou pelo conteúdo que seu blog carrega.

Mas como a criação de site profissional consegue ser importante especificamente para você? O que possui um site de agência digital? Prossiga com a leitura do artigo e veja quão relevante isso ainda é!

A importância de ter um site: qual é o papel do website para a sua marca e para o marketing digital?

Os anos passam, mas o site continua sendo a principal ferramenta para captação de potenciais clientes.”

O site profissional é primordial para a sua presença digital. Segundo a Search Engine Journal, cerca de 93% das experiências virtuais começam num mecanismo de busca – e o site é um dos principais resultados.

Ele aumenta a visibilidade que sua marca tem e, consequentemente, atrai um número maior de clientes. O website atua como uma vitrine para os serviços de sua agência ao mesmo tempo que promove um melhor atendimento ao cliente.

E você pode ter mais de um tipo pela criação de site profissional:

  • Site institucional, que divulga as principais informações acerca de sua empresa, seus serviços e seus funcionários
  • Blog, onde é feita a criação de conteúdo (elemento essencial para o marketing digital)
  • Landing page, que serve para a divulgação ou venda de um lançamento da sua agência digital
  • One page, que serve para destacar alguns dos seus principais serviços

Qual é a importância de ter um site para o marketing digital?

O marketing digital se trata de um conjunto de técnicas aplicadas por empresas para atrair novos negócios, desenvolver relacionamentos e criar a identidade da marca. O site profissional é o principal canal para essas técnicas.

Nele, é aplicado o:

  • SEO, que é um conjunto de técnicas que otimiza as páginas do site para ranquearem melhor no mecanismo de busca do Google
  • Inbound Marketing, que é uma série de técnicas para gerar a atração dos potenciais clientes
  • E-mail marketing, que utiliza de uma lista de contatos obtida pelo site para a divulgação de conteúdo por e-mail
  • Marketing de conteúdo, que se trata da criação de conteúdo para firmar a autoridade da sua agência e atrair novos usuários

Por meio dessas técnicas do marketing digital, o site acaba sendo mais atrativo para os potenciais clientes na internet. Além disso, ele apresenta uma identidade visual que um perfil nas redes sociais acaba não tendo.

E para uma agência digital, identidade é bastante relevante!

Vale a pena ter um site de agência digital?

Quando se fala na criação de site profissional, três questões fazem as agências recuarem:

  • A agência é um negócio local – segundo o Google, as pesquisas locais cresceram cerca de 200% em dois anos nos dispositivos móveis. Em geral, as pessoas pesquisam localmente antes de contratar um serviço
  • A agência é pequena – no site, é possível aplicar o Inbound Marketing, que é um conjunto de técnicas de atração ideal para pequenas agências
  • A agência já tem perfil na rede social – redes sociais são menos eficazes para o e-mail marketing e o marketing de conteúdo. Além disso, elas não propagam perfeitamente a sua identidade visual

São esses motivos, e muitos outros, que realçam a importância de ter um site. Prosseguindo com a leitura, você encontrará fatores que tornam ele a ferramenta ideal para o seu marketing digital!

Por que ter um site de agência digital é ainda interessante?

O site profissional agrega em seu espaço as principais técnicas que permitem que uma agência alcance o topo das pesquisas.”

Cada vez mais as pessoas utilizam a internet no seu dia a dia, principalmente para sanar dúvidas e contratar serviços. O site é – e continuará sendo – a principal fonte de respostas e propostas na internet.

E para a sua agência digital, o que torna o site relevante?

É uma ferramenta de posicionamento digital

O site é uma forma mais efetiva de explorar o seu posicionamento digital na internet, já que ele expande o seu alcance. Afinal, o Google é a principal ferramenta para buscas e sites são o principal resultado.

Nas páginas do seu website, é possível aplicar o SEO, que otimiza o seu site para o mecanismo de busca. Quando o usuário buscar pelos serviços de uma agência, são maiores as chances do seu site ser achado.

E com um blog, que geralmente faz parte do site, você acaba também podendo ser encontrado pelo seu conteúdo. Aliás, ele faz parte de outro fator muito relevante do site: a autoridade.

O website é essencial para o ganho de autoridade digital

Principalmente quando se fala de uma agência pequena, quem é mais confiável: uma agência que tem apenas perfil no Instagram ou uma que possui página com domínio próprio? Para potenciais clientes, costuma ser a segunda opção.

As redes sociais não podem ser ignoradas no marketing digital, mas não devem ser o seu principal canal. Um site é mais personalizável e mais fácil de aplicar as técnicas de marketing que contribuem para a sua presença digital.

O site é um espaço completo para a divulgação dos seus serviços e a produção de conteúdo

O site profissional é um espaço único e original para a sua agência e contém elementos que aumentam a sua performance. Nele, você encontra:

  • Conteúdo constantemente atualizado, o que aumenta o seu desempenho nas buscas e sua autoridade digital
  • Call To Action (CTA), que convida o usuário a realizar alguma ação no seu site em troca de um benefício da sua agência. Ela também é utilizada em formulários para contato
  • Espaço para os serviços e soluções da agência, onde você entra em detalhes quanto ao que oferece e quem oferece
  • Cases de sucesso, onde pode exibir os serviços que já realizou. Também pode utilizar de depoimentos para reforçar a sua qualidade ao usuário
  • Integração com as redes sociais, podendo encaminhar o usuário do seu site para os perfis criados

Você explora a comunicação digital com o seu público

A comunicação digital é muito diferente da comunicação do marketing tradicional – o cliente é muito mais ativo na decisão de contar com os seus serviços. Por isso que o site profissional é tão indicado: ele é perfeito para um relacionamento.

O site fornece diversos elementos que permitem uma comunicação mais ampla com o público, como:

  • Publicação de postagens ou materiais ricos que solucionam os principais problemas do usuário
  • Setor de comentários onde pode ter uma comunicação mais direta
  • Central de relacionamento onde pode solucionar as principais dúvidas acerca dos seus serviços
  • Página de contato para comunicação através de outros canais: telefone, e-mail ou redes sociais

Você fortalece a identidade da agência digital

Ter uma página no Facebook ou Instagram significa que você vai adotar a identidade visual da rede social, não a sua. Com isso, as pessoas se lembram mais da rede social do que de sua marca em si.

Com um site próprio, você tem uma identidade visual própria, que apresenta os conceitos da sua marca. É uma forma fácil de se introduzir no imaginário popular, aumentando a visibilidade da sua agência.

Dessa maneira, mesmo que o potencial cliente acabe não contratando os serviços da sua agência, a identidade visual da sua empresa permanece gravada nele. Se algum dia ele precisar, sua marca será uma das primeiras a ser lembrada.

O site serve como uma vitrine virtual para os seus serviços

O site é uma melhor vitrine para os seus serviços do que uma rede social, por exemplo. É possível criar uma página especial para eles, onde pode entrar em detalhes quanto ao que é e como é oferecido.

Isso significa que o site lhe permite expandir as vendas da sua agência, deixando o potencial cliente mais próximo do que oferece. Além disso, seus serviços serão expostos 24 horas por dia, todos os dias da semana.

É ideal para a mensuração de resultados

Dentro do seu site, é possível mensurar os dados do tráfego em suas páginas e entender quais serviços estão sendo mais buscados. Algumas ferramentas de medição disponíveis são o Google Adwords e o Analytics.

A partir dessa informação, você sabe quais serviços focar nos seus investimentos em anúncios. Além disso, é possível entender mais o comportamento do visitante e avaliar o que o leva a contratar ou não contratar os seus serviços.

O site é uma natural expansão do seu negócio

Ter um site é uma expansão para o seu negócio, sendo parte de um crescimento previsível e escalável. Com um domínio próprio, você pode gerar mais visitantes e, consequentemente, mais leads (os potenciais clientes).

O site é, em muitos casos, o primeiro ponto de contato entre a empresa e o potencial cliente. Por isso que a criação de sites deve ser feita de maneira profissional!

Conte com a criação de sites para a sua agência

Então, sites são ainda interessantes para uma agência? A resposta é sim. Eles têm muito a oferecer para uma agência que ainda não tem muito alcance ou clientes. Na verdade, o site é essencial para ser encarada como uma empresa profissional.

Contudo, ele só é relevante para a sua agência se você contar com uma criação de site profissional.

Esse conteúdo foi escrito pela empresa Construsite.