O que fazer antes de sair de casa para ser mais produtivo

Acordar cedo para muita gente é um sacrifício. E, muitas vezes, essa dificuldade para levantar tem razão de ser. Afinal, quem dorme tarde, acorda cedo. E passa mais de 8 horas fora de casa, acumula um cansaço sem fim. Ou seja, tende a ser atraído pela cama (até parece que ela tem um imã) e sempre queremos mais 5, 10, 15, 20 minutinhos ou até meia hora de sono. Nós realmente acreditamos que esse tempinho a mais de sono faz toda diferença. Será que isso realmente te ajuda a ser mais produtivo?

Mais 10 minutinhos…

Esse tempo de bônus até pode ser indispensável quando o cansaço é extremo e você dormiu menos de seis horas. Mas, se você costuma dormir o suficiente e, ainda assim, vive o dilema: acordar ou dormir, dormir ou acordar, saiba que esses minutos dedicados a esse sono confuso podem ser mais proveitosos e até inspirar o seu dia.

Pelo menos é o que defende o autor Hal Elrod, no livro The Miracle Morning (O Milagre da Manhã – tradução livre). Ele acredita que um dos segredos para melhorar sua vida está naquilo que você faz antes das 8 horas da manhã. Quer dizer que todas as atividades que você faz diariamente logo cedo e a sua rotina matinal (ou a falta dela) afetam (e muito) a sua disposição. E, claro, o nível de sucesso na sua vida.

Mudando os hábitos matinais

Ok! Talvez, a teoria de Hal Elrod pareça insuficiente para te motivar a mudar seus hábitos matinais. Parece que acordar cedo continua sendo difícil e meia hora mais cedo um sacrifício maior ainda. Afinal, fazer uma lista de atividades para executar entre as 6 horas e as 6h30 pode ser pedir demais. Mas, considerando os benefícios, talvez você mude de ideia. E, ao menos, pense em tentar fazer diferente não só durante o dia, mas no início dele, antes das 8 horas também. Além disso, o que você faz de manhã determina totalmente se você irá ser mais produtivo durante o dia.

Para manter o foco na nova rotina matinal, você deve pensar em hábitos construtivos e prazerosos. No começo, principalmente, é bom adotar a lógica do “esforço x recompensa”. Portanto, é preciso ter claro que os benefícios são maiores do que o “trimm” do despertador às 5h30 ou às 6 horas. Reinvente sua rotina matinal e deixe-a mais leve, definindo o tom para o resto do dia. Certamente, se você começar e acertar todos os dias, vai seguir a vida de um jeito mais equilibrado. 😉

O que você deve fazer toda manhã para ser mais produtivo:

1. Durma bem

Esta dica não é exatamente para sua manhã, mas certamente é o fundamento para que ela seja muito proveitosa.

Para ganhar um plus de, no mínimo, meia hora na rotina matinal, será preciso dormir mais cedo. E, só assim, conseguir acordar mais cedo. Ou seja: dormir o suficiente e bem. Por isso, se pretende dormir às 23 horas, comece a se arrumar às 22h30 e faça tudo o que precisa, antes de dormir. Além disso, vale lembrar que demoramos cerca de 14 minutos para pegar no sono. Leve esse tempinho em conta! 😉

Lembrando que uma boa noite de sono está ligada a vários benefícios. Como: melhora da memória, longevidade, criatividade, atenção e foco, diminuição do estresse, menor risco de depressão, melhora do humor e rejuvenescimento da pele. Enfim, dormir bem é bom demais.

 

2. Faça um exercício de introspecção

O consultor de carreira norte-americano Benjamin Hardy, em artigo para o Medium sobre a importância da rotina matinal, sugere guardar um momento de silêncio para você mesmo, antes de começar um novo dia de trabalho. Você pode rezar, meditar ou fazer qualquer outro exercício de introspecção que curta.

O importante é estar em paz consigo. Para Hardy, estas pausas são essenciais e, comumente, costumam nos proporcionar um sentimento de gratidão em relação à nossa vida. Segundo ele, um dos segredos para levar uma vida pacífica e bem-sucedida é justamente aprender a ser grato.

 

3. Movimente-se

Que não dá pra ficar parado todo mundo já sabe. Ou seja, o exercício físico já é (quase) uma regra de bem-estar. Sendo considerado um ingrediente básico na rotina de pessoas saudáveis e produtivas. Ser mais produtivo requer muita atitude e força de vontade para adotar uma rotina saudável.

E, segundo Hardy, um dos melhores momentos para se dedicar a qualquer esporte é pela manhã. “Fazer exercícios nas primeiras horas da manhã gera um fluxo intenso de inspiração e clareza”, afirma o consultor, e incentiva: “qualquer que seja a sua preferência, apenas mexa o seu corpo”.

 

4. Um pouco de leitura para ser mais produtivo

Da mesma forma que o exercício de introspecção é super saudável, a leitura, além de um momento de aprendizado, nos convida a abrir a mente e visitar nossas referências. É um também um gatilho para a criatividade! Hardy garante que “dedicar de 15 a 30 minutos, toda manhã, à leitura de conteúdos inspiradores ou instrutivos é algo que muda qualquer um”.

 

5. Vislumbre um horizonte distante e invista no amanhã

Tão importante quanto o exercício de introspecção, que mencionamos lá em cima, é pensar sobre os objetivos que desenhamos para nossa vida ao longo prazo. Afinal, estamos trabalhando para alcançá-los. Então, tê-los em mente – e lembrar deles no início de cada dia – nos ajudará a cumprí-los.

Mas, se você é ansioso, vá devagar. Comece definindo objetivos mais práticos, que também o levem ao ponto final: para o dia, para a semana ou para o mês. Para não deixar seus pequenos e grandes objetivos só no papel, pela manhã, escolha uma ação prática para dar conta naquele dia. O movimento pode ser simples como fazer contato com um profissional. Ou começar a ler um livro importante, matricular-se em um curso ou ser voluntário em um projeto que acredita. Diariamente, busque fazer o que você precisa para chegar aonde deseja.

Conclusão

Com o tempo, pensar e fazer mais pelo amanhã será parte da rotina e o olhar diário para o futuro já não o deixará tão ansioso. Ou seja, é tudo uma questão de treino. Quando a ansiedade não aparecer mais, comece o dia visualizando seus objetivos de vida ao longo prazo e inspire-se para trabalhar por eles. É neste momento da rotina matinal que você deve lembrar do seu propósito de vida, conectando o presente e o futuro.

Enfim, fica o convite: recrie sua rotina matinal e invista em seu bem-estar para ser mais produtivo! Os passos são simples e, com o tempo, tudo tende a melhorar. 😉