10 dicas para ser mais criativo e potencializar suas ideias
A criatividade não é uma exclusividade dedicada aos artistas, músicos ou àqueles que trabalham em papéis tradicionalmente criativos. Ela é, sim, uma habilidade que pode ser desenvolvida e fomentada diariamente quando você escolhe ser mais criativo, no trabalho, na rotina, na vida.
Aprender diferentes maneiras de desenvolver sua criatividade pode ajudá-lo a ser mais produtivo e inovador. Neste artigo, reunimos 10 dicas práticas que podem orientá-lo na jornada para aprender a ser mais criativo.
Boa leitura!
Como ser mais criativo em 10 passos
Independentemente do seu cargo, saber como ser mais criativo em seu trabalho fará toda a diferença na sua jornada pessoal e profissional. Afinal, a criatividade é a capacidade de usar sua imaginação para desenvolver ideias originais e únicas.
Ao longo do seu dia, é a criatividade que ajuda você a reconhecer possibilidades, desenvolver soluções e interagir com os outros ao seu redor.
Confira, então, 10 passos que você pode seguir para ser mais criativo!
1. Comece com a sua mentalidade
Ser mais criativo começa com pensar de forma mais criativa. Assim como tudo na vida, esse novo olhar começa e termina com a sua mentalidade.
Então, naturalmente, isso é uma parte fundamental para se tornar mais criativo. A mentalidade é a maneira como você vê e experimenta o mundo ao seu redor. E a criatividade é amplificada dez vezes pela sua mentalidade.
Uma mentalidade criativa é a crença e a perspectiva de vivenciar a vida usando uma lente artística.
Quando sua mentalidade está alinhada com essa visão, você tende a ser mais criativo. Então, para começar, assuma, aceite e acredite que você é criativo.
Viva como uma pessoa criativa.
2. Reconheça que tudo tem uma oportunidade de melhoria
Para se tornar mais criativo, reconheça que tudo e todos têm uma oportunidade de melhoria. Desenvolver uma atitude criativa pode ajudá-lo a identificar novas maneiras de realizar tarefas diárias. Mais do que isso, você pode trabalhar para melhorar um produto, serviço, processo ou função.
Por exemplo, em um ponto da história, os discos de vinil eram a única forma de música gravada. Com a contribuição de muitas pessoas, novas tecnologias foram criadas, com maneiras criativas de gravar música e torná-la cada vez mais portátil. Hoje, podemos ouvir música no smartphone, televisão, rádio e em vários aplicativos on-line.
Para ser mais criativo, tenha em mente chegar a uma nova maneira de fazer algo todos os dias.
3. Faça coisas mais criativas
Quem busca ser mais criativo, precisa saber que podemos classificar as coisas criativas em duas categorias:
- Coisas ativamente criativas
- Coisas passivamente criativas
Criatividade ativa é quando você está diretamente envolvido na ação. Por exemplo, pintar, compor música, escrever, aprender uma nova habilidade criativa ou até mesmo ser pai são exemplos de criatividade ativa.
Por outro lado, criatividade passiva são coisas que não exigem seu envolvimento direto. Por exemplo, ir a um museu, visitar uma galeria de arte ou consumir conteúdo criativo são mais passivos por natureza, mas ainda assim, criativos.
Então, se você está interessado em ser mais criativo na vida, simplesmente comece a fazer coisas mais criativas. Qualquer um pode começar passivamente. Mas tente incorporar atividades criativas também. Quanto mais coisas você fizer, mais criativo você se tornará, naturalmente.
4. Busque inspiração e referências fora da sua indústria
Diante de uma demanda, problema ou projeto, busque referências em negócios em diferentes áreas, que podem trazer insights e boas práticas de sucesso.
Tente não se limitar apenas ao que sua área ou indústria faz ou ao que é prática padrão. Por exemplo, se a agência atende um cliente do setor de saúde e conduz um brainstorming de soluções para um problema relacionado ao atendimento ao paciente, é possível buscar ideias e cases em outros setores, como varejo.
Pense nesse movimento como uma oportunidade de encontrar a solução ou inspiração que você procura e, assim, ser mais criativo.
5. Aceite todas as ideias de brainstorming
Uma excelente estratégia para ser mais criativo é aceitar todas as ideias ao fazer um brainstorming. Em vez de pensar no porquê uma ideia específica pode não funcionar, considere-a uma solução viável, pelo menos inicialmente. Quando você aborda a criatividade a partir de uma atitude de abertura e aceitação de todas as possibilidades, isso cria um ambiente de inovação.
O pensamento do chapéu verde, conceito cunhado por Edward de Bono em seu processo de Seis Chapéus de Pensamento, permite que você imagine todas as possibilidades sem julgamento ou negatividade durante a resolução de problemas. O segredo é avaliar cada ideia de forma independente para determinar sua validade e praticidade.
6. Peça feedback de outras pessoas
Para aprender a ser mais criativo, peça a opinião de outras pessoas. Converse com alguém que pode lhe dar um ponto de vista diferente sobre um problema recorrente ou fornecer informações sobre como abordar de forma exclusiva uma tarefa.
Se você processar informações e aprender por experiências auditivas, ter alguém para discutir ideias pode ajudá-lo a ser mais criativo. Por exemplo, o brainstorming verbal com um colega ou amigo de confiança pode oferecer um ambiente propício para a criatividade, onde as ideias surgem organicamente.
7. Desenvolva uma atitude de curiosidade
A curiosidade é a precursora da criatividade.
Quando você desenvolve uma mentalidade movida pela curiosidade, deseja aprender e aumentar seu conhecimento e experiência. Então, você reconhece que não sabe tudo e se abre a novas oportunidades.
É a curiosidade que o incentiva a explorar mais sobre as tarefas que você faz, por que você as faz e como você as conclui. Portanto, para ser mais criativo, seja curioso. Busque entender como as coisas funcionam ou por que as pessoas fazem as coisas de uma certa maneira, de um lugar de admiração e do desejo de aprender.
8. Tenha momentos de silêncio
Dar espaço para o silêncio é uma excelente oportunidade para que novas ideias e criatividade surjam em sua mente. Você pode desenvolver uma prática diária de meditação, fazer uma caminhada tranquila na hora do almoço longe do trabalho ou sentar-se em silêncio por alguns minutos ao longo do dia.
Ao admitir momentos de silêncio em sua vida, você fornece o espaço para que a criatividade se desenvolva. Sonhar acordado é um exemplo de como você pode aprender a ser mais criativo. Você pode ter uma ideia capaz de mudar o mundo nesses momentos de silêncio.
9. Destine um tempo para brincar
As crianças brincam o tempo todo. Quer finjam ser médicos ou brinquem com um unicórnio imaginário, elas não têm medo de usar a criatividade.
Como adulto, você rapidamente perde o hábito de trazer brincadeiras para o seu dia, mas se quiser ser mais criativo, pode considerar reincorporá-lo à sua vida. Por exemplo, muitos escritórios contemporâneos oferecem tênis de mesa, dardos, mesas de sinuca ou outros jogos para os colaboradores, no ambiente de trabalho.
Como alternativa, considere adicionar alguns brinquedos à sua mesa. Ter um fidget spinner ou uma bola de estresse pode ajudar a aumentar sua criatividade e produtividade no trabalho.
10. Movimente seu corpo
A inspiração flui mais facilmente e você começa a ser mais criativo quando movimenta seu corpo. Exercícios leves, como caminhar, ajudam a aumentar o oxigênio e o fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso significa que seu órgão vital para a criatividade tem a nutrição necessária para ver as coisas de uma nova perspectiva.
Muitos grandes empreendedores, profissionais de alto desempenho e CEOs de empresas usam o exercício como parte de sua rotina diária para aumentar a criatividade, desenvolver novas ideias e melhorar a produtividade.
Para ser mais criativo, não leve tudo tão a sério
Até aqui, compartilhamos uma série de dicas que podem ajudar você a ser mais criativo. De todas as práticas citadas, a parte mais importante da criatividade é a diversão.
Com um pouco de intenção e consciência, você pode construir uma visão mais leve da vida e das situações, direcionando sua energia para a diversão e a realização pessoal.
Portanto, aproveite o caminho para ser mais criativo. Experimente testar muitas coisas e filtre como hábito aquelas as quais você mais se diverte. São as atividades criativas em que você perde a noção do tempo e se diverte que o tornarão o mais criativo.
Gostou e quer saber mais sobre o tema? Confira a aula “Ideias para potencializar seu processo criativo“, na Área de Membros da Operand. É totalmente gratuito e online, aproveite!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 03/10/2024
- Categoria: Setor Criativo