4 ensinamentos da OPCON Criatividade para aplicar no seu negócio

Há quem pense que a criatividade é um dom, e que somente profissionais de áreas como design, redação ou produção audiovisual utilizam essa habilidade. Porém, é possível aplicar a criatividade na empresa, pois muitas áreas e segmentos podem aproveitar os processos criativos para potencializar resultados e melhorar a rotina. E essa habilidade pode sim, ser treinada! Foi o que a OPCON Criatividade 2022 nos ensinou.

A OPCON é um evento promovido pela Operand, que tem como objetivo oferecer um espaço de troca, aprendizado e vivência entre especialistas do setor por meio de palestras e painéis online e 100% gratuitos. O evento conta com duas edições anuais: uma voltada para profissionais de gestão e liderança e outra voltada para as equipes criativas, a OPCON Criatividade, que em 2022 teve como mote “Experiências, ideias e futuro”.

Foram dois dias de muito conhecimento e de muitas anotações, insights, dicas e direcionamentos de como melhorar processos e incluir a criatividade na rotina. Doze especialistas do mercado participaram do evento, abordando temas como redes sociais, inbound marketing, vendas, SEO e muito mais!

Acreditamos que um evento de criatividade, marketing e comunicação só pode ser considerado valioso quando promove discussões sobre temas atuais e também contribui para o desenvolvimento de todos os profissionais, por isso reunimos as principais discussões em 4 dicas imperdíveis para você aplicar a criatividade na empresa. Confira!

Dicas para usar a criatividade na empresa

Não importa qual seja a sua posição ou cargo dentro da empresa ou agência, a criatividade pode ser um fator estratégico para melhorar os fluxos de trabalho, ampliar as visões sobre o negócio e potencializar resultados.

Pensando nisso, assistimos todas as palestras e painéis da OPCON Criatividade 2022 e reunimos as principais dicas e insights especialmente para você!

1. Para melhorar a sua estratégia, planejamento e ações

Todo processo criativo requer uma fase anterior de planejamento, estratégia e conceitos para que a execução seja mais assertiva e vá de encontro ao objetivo principal da ação. É assim tanto para quem atua com áreas de criação de peças gráficas e textos, quanto para quem desenvolve fluxos e outras atividades mais operacionais.

Que tal olhar para o seu negócio primeiro?

Rodrigo Maciel aqueceu os motores do evento falando de inbound marketing, mais especificamente de usar o poder da comunicação a favor dos resultados. Alguns dos destaques da sua fala foram em olhar com mais carinho para a própria operação e usar o que você faz para sua empresa como vitrine para os seus clientes, a fim de que saibam o quanto você é capaz de entregar. Além disso, destacou a estratégia de nichos, pois segundo ele, quando você consegue ter mais otimização, tem, por consequência, mais chances de obter lucro na operação.

Tenha um propósito claro

Ana Beatriz Morais deu uma aula de branding e mostrou, com base na sua vivência e conhecimentos, que a criação, introdução e manutenção de uma marca precisam em primeiro lugar de propósito e posicionamento. Sem isso, não é possível engajar o cliente nem convencê-lo de que a sua empresa vai fazer a diferença na vida dele. Ela destacou também que é preciso olhar para as pessoas, ouvi-las mais, pois é por elas e para elas que toda estratégia é direcionada.

Pense como o seu cliente

O universo do SEO foi abordado por Júlia Neves, que deixou bem claro o quanto pensar como seu usuário, seu público-alvo, faz toda a diferença. Ela trouxe dicas de como desenvolver conteúdos com base em intenções de busca e que é essencial se preocupar com todo o relacionamento desenvolvido com o público, e não apenas com o momento da conversão.

2. Para potencializar o processo criativo

É chegada a hora de desenvolver uma ação ou campanha e você quer inovar, mostrar algo diferente e mudar aquilo que já foi feito. Mas por mais que você pense, busque inspiração, parece que nada realmente vai impressionar o seu cliente ou stakeholder. Mas calma! Aplicar a criatividade na empresa ou na agência pode realmente ser muito difícil.

Busque referências sempre

Jadson Sales foi categórico em sua fala: ninguém senta na frente do computador e cria uma arte perfeita do nada. Para isso é preciso buscar referências, testar conceitos e entender o processo humano de criar algo. E para isso, é preciso se libertar de julgamentos e tentar coletar o melhor de cada referência que você encontrar. Quanto mais ampla a pesquisa em outros segmentos, melhor!

Criatividade pode ser treinada

No painel ao vivo que reuniu Felipe Silva e Itamara Ferreira, uma coisa ficou bastante clara: criatividade não é um dom ou um talento divino, ela pode ser treinada e desenvolvida ao longo da vida, precisa de método. Itamara destacou que o setor publicitário criou esse mito de que é preciso tirar o coelho da cartola a todo momento, e que releituras são proibidas. A ânsia de querer inovar pode bloquear o processo criativo.

Felipe reforçou que muitas vezes aprimorar uma campanha ou trabalho já é inovar. Quando você aprimora algo, já está oferecendo algo novo para as pessoas. Ambos estimulam a troca entre profissionais para ampliar a criatividade na empresa, pois o mercado publicitário tem a tendência de falar muito e conversar pouco.

3. Para realizar um atendimento de primeira

É quase paradoxal ter uma equipe de criação excelente e capaz de entregar campanhas incríveis e ao mesmo tempo não ter um atendimento que corresponda às expectativas do cliente. Nem precisamos dizer que ambos precisam caminhar juntos, certo? Desde o primeiro contato com o prospect, passando pela venda, onboarding e acompanhamento, é preciso ter atenção e dedicação com as pessoas que irão se relacionar com a sua empresa.

Vender é improviso, relacionamento e criatividade

Sabemos que é muito difícil ver alguém relacionar vendas e criatividade. Mas depois de assistir à palestra de Lígia Alface, você muda completamente o seu mindset. Ela reforça que a criatividade é fundamental para viver e se relacionar, e nas vendas não seria diferente. Para ela, o processo não deve se limitar a captar, negociar e fechar, o vendedor precisa estar com a mente preparada para lidar com os mais diversos imprevistos. Por isso, frequentar lugares diversos, conhecer pessoas novas e alimentar a mente está totalmente ligado à capacidade do vendedor de criar soluções. 

Faça do onboarding a sua oportunidade de ouro

Você está realmente ouvindo os seus clientes? Parece uma recomendação óbvia, mas garantimos que não é. Tiago Marcon falou sobre um dos momentos mais cruciais do atendimento: o onboarding. É aquela hora de conhecer quem está do outro lado, escutar o que ele tem a dizer, entender os seus desejos e necessidades e saber diferenciar tudo isso. Para ele, um bom relacionamento é a chave para o sucesso e a proximidade e familiaridade com as pessoas não leva ao acaso, e sim a clientes fiéis.

4. Para dominar as redes sociais

Todo profissional da área de marketing e comunicação é criativo e entende tudo de redes sociais, certo? Nem sempre. O universo digital sempre foi dinâmico e o surgimento de novas redes e a atualização constante das plataformas exigem um conhecimento específico, tanto técnico quanto estratégico, sobre como aplicar o seu discurso de forma clara e original e ampliar a criatividade na empresa.

Menos do mesmo, mais do novo!

O painel que reuniu Ramon Campos e Erickson Monteiro debateu a autenticidade das redes sociais e trouxe insights sobre como ser original e repassar os valores da sua marca aproveitando as funcionalidades das plataformas e sem copiar ninguém. Para os painelistas, o papel das agências é aumentar o nível de consciência dos clientes, mostrar que não é preciso estar a todo momento em busca de trends. Com consistência e estratégia, sua marca pode ir muito mais longe.

Contar histórias requer estratégia

Você sabe contar histórias? Consegue criar uma narrativa clara e persuasiva para repassar uma informação? Se não, você precisa ouvir o que a Ana Santos tem a falar. A Social Media estrategista falou sobre como criar uma narrativa consistente nas redes sociais. O ponto mais importante, segundo ela, é criar um planejamento de conteúdo pensando em fazer com que as pessoas se identifiquem com você, caso contrário estará falando sozinho. Ela também reforça que além da narrativa é preciso pensar também em uma estratégia de distribuição para esse conteúdo, para que ele chegue até o público que lhe interessa.

Criatividade na empresa: desafios que precisam de ação

A OPCON Criatividade trouxe diversos ensinamentos, mas o principal deles é que para ser criativo, é preciso antes ser ativo. A criatividade precisa de método, processo e trabalho. Mesmo os profissionais mais geniais e cheios de troféus dependem de referências, testes e muitos erros até criar a melhor campanha, a mais inovadora e criativa.

Quer conferir cada uma das palestras e painéis da OPCON Criatividade na íntegra? É só acessar o site do evento e assistir quantas vezes quiser, os vídeos estarão disponíveis sempre que quiser rever. Confira as palestras e compartilhe com quem mais possa se interessar por esse conteúdo!