Sua agência está preparada para a transformação digital?

A discussão digital versus analógico está constantemente em pauta no cenário de publicidade. Embora não exista uma resposta concreta de como o futuro será, é inegável que o digital terá uma grande parte, se não a maior, da fatia do bolo publicitário. Portanto, precisamos sempre estar preparados para o que a evolução tecnológica tem a nos oferecer. E entender como podemos utilizá-la a favor da comunicação. Como as agências estão se preparando para a transformação digital?

Para as agências de publicidade isto significa repaginar a estratégia. Talvez aumentar a equipe ou garantir mais conhecimento para quem já faz parte do time. Mas, de forma prática, como podemos preparar a agência para este “momento digital”?

Fique tranquilo, pois é sobre isso que vamos conversar a partir de agora. Como sua agência pode se preparar para a transformação digital 😉

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Estratégias que se completam

A primeira coisa a se fazer é estabelecer estratégias de comunicação que contemplem o ambiente digital. Ou seja, pense que a comunicação de seus clientes deve conter peças offline e online, mas elas não devem se sobrepor, devem se completar.

Uma estratégia que consista em criar peças offline e adaptá-las para os canais digitais não é a melhor das opções. Embora desta forma seja possível reafirmar a mensagem desejada, as peças se tornam repetitivas e não oferecem diferenciais de canal para canal.

Um exemplo de campanha de comunicação que executou de forma primorosa o uso dos ambientes on e off foi a “Survival Billboard”. Esta campanha, criada pela McCann para a Microsoft, foi responsável por promover o jogo Rise of the Tomb Raider para Xbox One.

O diferencial da campanha foi a integração entre o ambiente analógico e digital. De forma que um outdoor virou um reality show ao vivo para a internet e ainda criou engajamento de quem assistia pedindo para que decidissem o que aconteceria com o outdoor e com as pessoas que participaram da ação. Ou seja, crossmedia.  Além de ser pertinente para o contexto do produto, o conteúdo criado era relevante para os consumidores. E uniu o analógico ao digital de forma natural e inovadora. A McCann já compreendeu há um tempo a importância da transformação digital para as agências, por isso está à frente de muitas.

 


Capacitação do time é essencial para transformação digital

Depois de traçar as estratégias e obter ideias de como executá-las, é preciso buscar conhecimento técnico da área. Neste momento é preciso ter profissionais de Social Media ou capacitar o seu time para lidar com esta nova realidade.

Além de serem pessoas dedicadas para o aspecto digital dentro de sua agência, estes profissionais precisam respirar tudo o que a internet tem a oferecer diariamente. Sendo assim, eles são fundamentais para validar as estratégias e escolher os canais e formatos corretos de aplicá-las.

E mais, a equipe de Social Media de uma agência também ajuda a determinar o conteúdo correto para utilizar para cada cliente, campanha e canal.

Atualmente conteúdo tem sido o que diferencia uma comunicação de sucesso de uma falha. Volte ao exemplo citado anteriormente, para a marca Tomb Raider, o conteúdo proposto para aquele outdoor, para a ação e para a transmissão ao vivo era completamente pertinente para com o novo produto. Mas também extremamente relevante para o público.

O jogo trata de sobrevivência e resistência a fatores da natureza. A personagem do game precisa se adaptar e lutar para viver durante toda a história. E são estes aspectos que transformaram a ideia inovadora em um sucesso ainda maior. Tudo fundamentou o uso da tecnologia e aproximou a comunicação do público-alvo, transformando a propaganda em entretenimento.

 

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Engaje com estratégias digitais

Além de utilizar as mídias sociais, criar campanhas que implementem on e off de forma positiva, gerar conteúdo relevante e engajar a equipe no ambiente digital, há mais uma questão importante para determinar se sua agência tem tudo que ela precisa para estar preparada para o ambiente digital. E esta questão é Inbound Marketing. Esta estratégia digital é uma forma especial de atingir o público com o seu conteúdo de forma focada e automatizada.

A ideia por trás disso é construir e-mails com conteúdos de sua marca que impactem o potencial consumidor de forma precisa. E faça com que ele se aproxime da marca. Existem ferramentas que possibilitam automatizar o disparo destes e-mails. E muitas novas surgem com a transformação digital. E ainda enviar exatamente o conteúdo certo para a pessoa certa. Sendo assim, sempre mantendo o conteúdo relevante para a empresa e para o consumidor. Assim é possível fortalecer aquela campanha especial do seu cliente. E ainda, manter o público engajado com tudo que a marca dele tem a dizer.

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Organize processos para não perder tempo (e dinheiro)

Mas ao final de tudo isso você pode estar se perguntando: “Mas como, dentro da minha rotina frenética de agência, eu conseguirei implantar tudo isso?”. A solução para isto é simples. Organização de tempo e dedicação (mas sabemos que não é só isso que você quer ouvir).

Talvez você precise realinhar a pauta do seu time. Inclusive, melhorar a comunicação entre todos para que os jobs fiquem mais rápidos. Desta forma, acabe sobrando um tempinho para focar na área digital. Automatizar os processos e ter um sistema de controle de pauta pode ser uma opção para tornar isto mais fácil, por isso recomendamos um software de gestão.

Com um software online você pode ter as informações de como está o andamento de cada job. Também é possível acompanhar o tempo restante para finalizá-los. E ainda ter um controle automatizado de processos burocráticos, como gerenciamento de finanças, tabelas de mídia e preenchimento de briefings. Ter uma análise de dados como base para tomada de decisão será cada vez mais essencial para um mundo onde a transformação digital se faz cada vez mais presente.

Considere utilizar um software em conjunto com as estratégias anteriores para tornar a sua agência ainda mais preparada para o ambiente digital, assim você não tem apenas mais chances de agradar o cliente e mais serviços para oferecer, mas sua agência também ganha mais organização e o trabalho de gestão fica mais tranquilo.

 

 

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