Otimização de SEO: 5 passos para otimizar as páginas do seu site

A otimização de SEO se torna cada vez mais importante e existe uma boa razão para isso acontecer: todo mundo usa motores de busca para encontrar produtos e empresas nos dias de hoje. 

Criar um site é apenas o passo inicial para que um negócio seja encontrado na internet. Para que ele realmente se destaque e consiga visitantes, é fundamental que ele seja otimizado para mecanismos de busca (como o Google). 

É importante otimizar seu site para que ele apareça no topo das pesquisas feitas pelos potenciais clientes. Esta, sem dúvida, deve ser uma prioridade para qualquer empreendedor ou gestor de marketing. 

Infelizmente, a otimização SEO não é um tipo de tarefa que você deve aplicar somente uma vez e esquecer dela. 

O algoritmo de pesquisa do Google está em constante evolução. Isso porque eles tentam oferecer os melhores resultados para seus usuários e, com isso, ganhar mais dinheiro com publicidade. 

Portanto, o seu site precisa acompanhar essas mudanças para não perder o posicionamento nos resultados de pesquisa. Em outras palavras, o trabalho de SEO deve ser constante para que o seu site não fique “para trás”. 

Mas, afinal de contas, como é possível otimizar as páginas de um site? 

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre otimização de SEO e citaremos 5 passos importantes para implementar a estratégia no seu site. Boa leitura! 

O que é otimização de SEO?

Para entender o que é otimização de SEO, é preciso saber como funcionam os mecanismos de busca como Google, Bing e outros. Como eles determinam seus rankings de busca? 

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que há uma grande quantidade de sites por aí que falam sobre tópicos semelhantes. 

Um mecanismo de busca como o Google indexa páginas na internet. Imagine-o como uma daquelas listas telefônicas antigas e amarelas, apenas em formato digital. 

Depois de criar um site, os bots (robôs) do mecanismo de pesquisa rastreiam seu site para entender as informações que ele contém. Assim, é possível indexá-lo de acordo, para que ele apareça nos resultados de pesquisa relacionados. 

Os bots de mecanismos de pesquisa agora são capazes de entender informações contextualizadas (texto, estrutura e conteúdo não textual) em seu site e indexar com base em diferentes fatores, como relevância e autoridade. 

É aqui que a otimização do mecanismo de pesquisa entra em ação. O SEO refere-se ao processo de tornar seu site melhor para os mecanismos de pesquisa. 

Trata-se de otimizar sites para que os mecanismos de pesquisa entendam o valor da relevância e o classifiquem de acordo com a pesquisa. 

Agora, vamos deixar uma coisa clara sobre SEO: páginas de índice dos motores de busca não o seu site como um todo. Isso significa que seu trabalho de SEO deve ser feito página por página.

Por que o SEO é importante?

O tópico anterior já nos dá uma ideia sobre a importância do SEO. Para entender melhor, pense em seus próprios hábitos de pesquisa. 

Digamos que você vá ao Google porque deseja encontrar informações sobre um tópico específico, por exemplo, “melhores ferramentas para email marketing”. Você digita assim ou talvez digite apenas “ferramentas para e-mail marketing”. 

Imediatamente você obtém uma lista de resultados. Em qual link você clica? Você já foi para a segunda ou terceira página de resultados? Provavelmente não e se sim, não faz isso com tanta frequência. 

Este exemplo mostra por que o SEO é importante. Ter suas páginas otimizadas para os mecanismos de pesquisa ajuda na classificação geral da pesquisa. 

Seu objetivo é estar na primeira página (melhor ainda: nas primeiras listagens) da pesquisa que seus clientes estão fazendo para que você veja um aumento no tráfego para seu site.

Passos importantes para otimizar as páginas do site 

Aqui está uma lista com 5 passos essenciais de SEO para iniciantes que você pode usar para melhorar seu site agora mesmo.

1. Faça pesquisa de palavras-chave e use termos relevantes 

Palavras-chave desempenham um papel importante no SEO. Uma palavra-chave indica o tópico principal do seu artigo. É isso que torna possível que as pessoas encontrem-o assim que fizerem uma pesquisa online por um tópico de interesse. 

Uma palavra-chave é essencialmente o que as pessoas digitarão ao pesquisar algo. É por isso que você deve garantir que sua palavra-chave esteja alinhada com a intenção de pesquisa do seu público-alvo. 

Pode ser uma palavra-chave curta como “marketing digital” ou uma palavra-chave de cauda longa, por exemplo, “como criar uma boa campanha de publicidade digital”. 

Palavras-chave mais curtas geralmente têm um volume de pesquisa maior. Isso significa que elas podem ser mais difíceis de classificar. Palavras-chave de cauda longa têm um volume de pesquisa menor, mas, em comparação, são muito específicas. 

A vantagem é que você pode atingir o público exato interessado nisso. É melhor optar por uma mistura de palavras-chave de cauda longa e curta. 

Além disso, é ideal considerar o volume de pesquisa e a dificuldade de classificação da palavra-chave pretendida. Esse volume indica com que frequência as pessoas pesquisam essa palavra-chave específica. 

Um volume de pesquisa maior significa que as pessoas estão mais interessadas no tópico. A dificuldade de classificação, por outro lado, indica o quão difícil será classificar nos resultados dos mecanismos de pesquisa. 

Para verificar o volume de palavras-chave, bem como encontrar sugestões de palavras para o seu tipo de negócio, é possível utilizar algumas ferramentas, como:

  • Planejador de palavras-chave do Google Ads;
  • Semrush;
  • Ahrefs. 

Palavras-chave são vitais, mas não são o único componente para otimizar um site. Você precisa se concentrar em outros aspectos importantes para aumentar o tráfego, e você descobrirá a seguir quais são eles. 

2. Coloque palavras-chave nas suas páginas

Cada página de site ou postagem de blog — que é muito importante quando o assunto é otimização para mecanismos de busca — têm diferentes palavras-chave relevantes. 

Idealmente, as palavras-chave escolhidas devem estar nos seguintes locais nas páginas:

  • Título;
  • URL;
  • Primeiro e o último parágrafo do conteúdo;
  • No texto organicamente ao longo do conteúdo;
  • Nas tags das imagens utilizadas. 

Contanto que as palavras-chave não atrapalhem o fluxo do artigo, coloque-as! Apenas tome cuidado para não utilizar as palavras-chave exageradamente. Lembre-se que o conteúdo deve ser escrito de forma que atenda a necessidade do leitor. 

Portanto, é importante que as palavras-chave sejam utilizadas no conteúdo, mas de forma fluida, ou seja, que não pareça algo forçado. 

3. Inclua SEO nos permalinks

Um permalink  é a abreviação de “Permanent Link”, que pode ser traduzido como “link permanente”, e nada mais é do que o URL que você vê quando acessa uma página da web. 

Permalinks dizem muito sobre a estrutura geral do seu site, eles não devem ser muito longos e, ao mesmo tempo, descrevem claramente sobre o que é a página da web. Para o leitor e também para o bot que rastreia seu site. 

Como mencionado anteriormente, os bots do mecanismo de pesquisa rastreiam todas as páginas do seu site para entender completamente o tópico do seu site e indexá-las corretamente. Use palavras claras e significativas em sua URL. 

Por exemplo, se você tem uma livraria online, estruture suas páginas com links permanentes para mostrar às pessoas o que elas estão acessando e para ajudar a contextualizar as informações gerais. Isso torna a hierarquia clara para os mecanismos de pesquisa e ajuda o SEO. 

Veja um exemplo a seguir: 

  • www.seusite.com.br – é o seu site;
  • www.seusite.com.br/produtos – pode ser uma página onde as pessoas podem encontrar todos os seus produtos;
  • www.seusite.com.br/produtos/sapatopersonalizado – é a página onde os usuários encontrarão informações sobre um produto específico, no caso do exemplo, seria sapato personalizado. 

Como o nome sugere, um permalink é permanente, tornando importante determinar os corretos para suas páginas. Não é recomendado usar datas específicas ou informações que possam mudar. 

Por quê? Idealmente, você continuará atualizando sua página ao longo do tempo. Ter uma página que está online há algum tempo contribui para um melhor SEO. Idealmente, você não deseja criar páginas que sempre excluirá. Páginas mais antigas não são classificadas, apenas porque foram publicadas por mais tempo. 

Eles classificam porque, com o tempo, conseguiram indicar autoridade por meio de tráfego gerado, criação de links e muito mais. Ser capaz de atualizar suas páginas com informações novas e relevantes é fundamental e isso significa criar uma estrutura de URL atemporal. 

Digamos que você escreva um artigo sobre com o seguinte tema: 5 principais dicas de marketing para 2022. Este é um ótimo tópico! Mas em seu permalink, deixe o 2022 de fora. Ao fazer isso, você pode atualizar o artigo e depois escrever sobre as 5 principais dicas de marketing para 2023. 

A mesma regra se aplica a páginas de feriados específicos, como a Black Friday. Isso acontece anualmente e você desejará reutilizar esta página nos próximos anos. 

4. Otimize suas imagens 

Do ponto de vista da legibilidade, as imagens são muito importantes. Eles ajudam a visualizar seu conteúdo e a torná-lo mais compreensível para os leitores. Mas eles também são importantes para a otimização de SEO, pois ajudam seu site a ser rastreado. 

Uma imagem não pode ser rastreada, mas o que pode ser rastreado e indexado é o texto ALT da imagem, ou seja, a descrição da imagem. Usar sua palavra-chave como a imagem ALT-Text garantirá que o Google a indexe para essa palavra específica.

Você já reparou nas imagens que aparecem no topo dos seus resultados de pesquisa? Eles também são uma ótima maneira de levar as pessoas ao seu site. Consequentemente, indicam que seu site e suas imagens são relevantes para o tópico de pesquisa.

Comprimir suas imagens também é um fator importante. A velocidade do site é crucial para o SEO e o tamanho e o formato da imagem podem desempenhar um grande papel nisso. 

Portanto, certifique-se de otimizar suas imagens corretamente. Você pode fazer isso facilmente usando ferramentas de compactação de imagem.

5. Não se esqueça da sua versão móvel! 

À medida que as pessoas usam cada vez mais seus telefones celulares para acessar a Internet, é uma necessidade otimizar seu site para dispositivos móveis. 

Caso contrário, você acabará tendo uma alta taxa de rejeição, porque, sejamos honestos, ninguém quer ficar em um site que não está formatado corretamente para o seu telefone. 

A formatação incorreta pode ter falhas frustrantes, como botões que não funcionam ou ter que rolar para o lado apenas para ver a página inteira. 

Uma experiência positiva do usuário faz com que as pessoas queiram ficar e explorar seu site, o que novamente indica que sua página é relevante para a palavra-chave que você escolheu. 

Na verdade, a otimização para dispositivos móveis é tão importante que o Google anunciou o algoritmo mobile-first. Ou seja, sites que não forem capazes de se adaptarem a telas de dispositivos móveis — incluindo smartphones, tablets, etc. — correm o risco de perder classificação nos resultados de pesquisa. 

Últimas considerações

A otimização de SEO é um trabalho contínuo, mas com tempo e experiência, você passará de um guia de SEO para iniciantes para uma posição mais avançada. 

Publicar consistentemente posts relevantes em seu blog (conteúdo novo e relevante) é uma das melhores maneiras de melhorar sua classificação nos mecanismos de pesquisa. 

No entanto, depois de escrever um conteúdo incrível, é importante que você divulgue-o para alcançar um público ainda maior. 

Você pode fazer isso organicamente — compartilhando-os em seus canais de mídia social e por meio de um boletim informativo (e-mail marketing). Também pode fazer isso com publicidade paga (PPC). Ambos são importantes para sua estratégia de marketing e devem ser feitos em algum momento. 

Uma abordagem orgânica permite que você crie um fluxo de comunicação duradouro com seus clientes. A publicidade paga ajuda a mostrar seu conteúdo para o público certo e aumentar o tráfego para seu site mais rapidamente, beneficiando seu desempenho de SEO. 

Por fim, agora que você conferiu os 5 passos para aplicar a otimização de SEO nas páginas do seu site, tenha em mente que esse trabalho deve ser constante. 

Esperamos que tenha gostado das dicas e que elas te ajudem a colocar o seu site no topo dos resultados de pesquisa!

Este artigo foi produzido pela UpSites.