A comunicação digital e as tendências para 2016
A história comunicação ganha novos capítulos com a evolução tecnológica e, principalmente, com o movimento de apropriação dos novos meios. Quando a internet estava dando seus primeiros passos rumo à interatividade, a TV já era há muito tempo a queridinha do público. De todos nós, afinal. E quem se arriscava a fazer previsões afirmava que a internet iria superar a TV. As previsões se confirmaram. E quais são as tendências de marketing para 2016?
Hoje, as pessoas têm a internet como seu principal canal de comunicação com o mundo, e o melhor: tem esse acesso na palma da mão. Desde o surgimento da tecnologia mobile, a sua popularização vem transformando nosso modo de se relacionar com o mundo, permitindo a reinvenção das ferramentas de comunicação.
Assim, como resultado do uso massivo dos dispositivos mobile, em 2016, a internet, no Brasil, deve superar mais uma vez a TV. Além disso, o número estimado para investimento em publicidade digital no próximo ano saltou para 76,6 bilhões de dólares, valor superior aos 72 bilhões de dólares previstos para fomentar a publicidade na TV.
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O Consumidor é Digital
Neste cenário, cada vez mais a conexão das marcas com os clientes se dá pelos meios digitais. Segundo a consultoria IDC, principal provedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para as indústrias de tecnologia da informação e telecomunicações, foram gastos US$ 901 bilhões com tecnologias móveis em 2014. Sendo smartphones e dados wireless os principais fatores que compõem tais despesas. Aliás, a previsão é de que esse montante cresça para US$ 1,2 trilhão até 2019.
Os números fornecem uma ideia do tamanho desta transformação.
A roda gigante da tecnologia gira em ritmo acelerado e o universo de usuários da tecnologia mobile não para de crescer. Para acompanhar esse ritmo, a tendência é que as empresas invistam ainda mais em comunicação digital. Se em 2015 a publicidade online foi alternativa para muitos clientes, principalmente no Brasil, por conta da recessão que o país enfrenta, na certa, em 2016, o digital será a grande aposta.
De olho no que está por vir, elencamos algumas tendências para a comunicação digital em 2016. Assim, agências e profissionais podem embarcar nesse movimento e fazer a comunicação entre marca e cliente acontecer com criatividade, garantindo resultados mensuráveis para as marcas e fornecendo informações interessantes para os consumidores. Prepare-se para um 2016 supercibernético!
Mídias Sociais mais ativas.
Elas são o espaço ideal para estreitar o relacionamento das marcas com os consumidores. Ao elaborar uma campanha, as ações de interação devem promover o engajamento do público pelos canais digitais. Vale investir, ainda, em formatos inovadores de mídia, como banners mais interativos e campanhas com foco segmentado. Ou sA disputa das marcas pelo diferencial é acirrada e o objetivo é ter taxas de conversão cada vez maiores.
Além disso, as redes sociais impulsionam o crescimento do comércio eletrônico. Para 2016, está previsto o lançamento do Botão Comprar tanto no Twitter quanto no Facebook. Em um movimento de integração das mídias sociais com as plataformas de e-commerce. E muitas outras tendências em marketing para 2016 irão surgir nestes canais até terminamos de escrever este post. Este é um meio com mudanças muito velozes.
Do off-line para o digital.
Dar continuidade à migração dos meios tradicionais para os canais digitais é uma das grandes tendências. Se a inserção do anúncio na TV representa um custo muito elevado para a verba que o cliente dispõe, vale propor uma campanha com foco no digital. Além de reduzir consideravelmente o investimento, o cliente tem a possibilidade de mensurar os resultados obtidos com métricas claras. Enfim, métricas que mostram, de fato, os avanços da marca, após o lançamento das ações de digitais de comunicação.
Investimento em mobile
O mobile é, atualmente, a maior oportunidade de investimento em mídia no mercado global. Portanto, tendo a menor razão custo versus tempo despendido pelo usuário na web.
Segundo dados da Interativa, publicados em um infográfico, hoje mais de 50% dos usuários da rede chegam ao site através do celular. É pela tela do smartphone que lançamos nosso olhar para o mundo e, também, acompanhamos um grande fluxo de informação.
Vale lembrar que não existe mais barreira entre o digital e o mobile. Eles são uma coisa só e o usuário utiliza os dois ambientes de forma complementar. São as multitelas em ação.
Vídeos
Da mesma forma que as fotos impulsionam uma publicação, os vídeos também atraem os usuários. Além disso, segundo pesquisa da Accenture, o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de visualizações em plataformas de vídeos.
Com mais de 11 bilhões de views mensais. Sendo que cerca de 96% de usuários na web consomem conteúdo em vídeo. Ou seja, diante deste cenário, investir na produção de vídeos online pode ser uma das melhores estratégias para engajar o público.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo vem ganhando espaço e, em 2016, deve despontar como uma das tendências do marketing digital. As marcam têm uma estratégia específica. Para ganhar a confiança dos consumidores, elas oferecem conteúdo que agregue valor à vida das pessoas.
O Inbound Marketing permite às empresas construírem um relacionamento com seu público alvo, conquistando e fidelizando os consumidores e é umas das tendências de marketing para 2016. Muitas empresas estão começando só agora a utilizar essa estratégia.
Considerando os preços elevados do AdWords e Facebook Ads, as estratégias de Inbound Marketing chegam a custar 60% menos que as ações do marketing convencional. Aliás, mais um motivo para investir em marketing de conteúdo. As marcas agradecem e os consumidores também. É uma das tendências de marketing para 2016 que irá se fortalecer a cada ano.
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 17/12/2015
- Categoria: Setor Criativo