Estratégia: como selecionar veículos publicitários

Em algum momento, possivelmente, você já desenvolveu uma campanha que não trouxe os resultados esperados. Quando isso acontece sempre nos deparamos com uma frustração, não é mesmo? Afinal, de que adianta um superanúncio, se a marca não conversar, de fato, com o seu público? Por isso, é fundamental saber como selecionar veículos publicitários para projetar campanhas de alta performance.

Esse não é o tipo de escolha que pode ser feita aleatoriamente. Pelo contrário, é preciso muito estudo e análise para construir uma estratégia assertiva e escolher os melhores canais para divulgá-la. Quer saber como fazer isso de um jeito inteligente e eficaz? Continue lendo esse artigo!

#1 Canal, veículo ou meio de comunicação? Entenda as diferenças

Na hora de fazer o planejamento de mídia e definir em qual formato e lugar as campanhas e anúncios serão veiculados, alguns conceitos podem acabar se mesclando e gerando dúvidas.

Saber exatamente o significado e o papel de cada um na estratégia é indispensável. Assim, tanto os anunciantes quanto os profissionais de mídia podem tomar decisões com mais segurança, potencializando o alcance e o impacto das mensagens.

Afinal, qual a diferença entre canais, meios e veículos de comunicação? Veja a seguir.

1.1 Canais de comunicação

Os canais de comunicação indicam a forma como uma mensagem será levada até o público. Pense em qual tipo de tipo de espaço a comunicação será projetada. Logo, você saberá qual é o canal.

Por exemplo, se o profissional de mídia optar por canais impressos, os anúncios serão veiculados em meios como jornais e revistas. Já os canais eletrônicos – televisão, rádio e internet – proporcionam a exibição de conteúdos com apelo audiovisual e recursos interativos.

A definição de canais é a primeira a ser considerada na construção da estratégia. Os meios e veículos são definidos na sequência em um ciclo de desdobramento dessa primeira escolha.

1.2 Meios de comunicação

Com efeito, os meios podem ser considerados como subdivisões dos canais. É importante que os profissionais de mídia analisem as características de cada meio, considerando os objetivos e o público da campanha.

Suponhamos que o canal impresso foi selecionado para o job. Dentro dele, é possível usar vários meios, como jornal, flyers, folhetos, revistas e cartazes.

Se o cliente preferir o canal internet, é possível usar outras ferramentas, ou seja, meios como sites, anúncios em diversas plataformas, patrocínio de conteúdos e mídia display.

Viu só? Dentro de cada canal não faltam meios para publicizar os anúncios.

1.3 Veículos de comunicação

Esse é o conceito mais específico e concreto de todos. Os veículos são as empresas responsáveis pela divulgação das mensagens em seus meios de comunicação.

Por exemplo, no meio televisão contamos com os veículos SBT, Globo, Record e tantos outros. Já no meio rádio temos as empresas Jovem Pan, CNN, Clube FM e assim por diante. No meio impresso, podemos destacar grandes revistas como Isto é, Veja e Época, e jornais a exemplo da Folha de São Paulo, O Globo e Estadão.

Conhecer o perfil da audiência de cada veículo é essencial para saber precisamente em quais deles é possível anunciar e garantir o sucesso da campanha.

#2 Como selecionar os veículos publicitários?

Sabendo de todos os conceitos definições, é hora de pensar na elaboração do planejamento de mídia para a divulgação dos produtos ou serviços do anunciante. Somente com a construção de um bom plano será possível identificar o veículo mais eficiente para determinada campanha, considerando os objetivos da empresa e as características do público-alvo.

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Nesse momento, é importante ter em mente alguns aspectos:

  1. Pense na frequência com que a propaganda será veiculada, em quais horários e o qual será o período de circulação.
  2. Estude e leve em conta os hábitos de consumo midiático do público-alvo, para atingi-lo de forma eficaz.

Vamos para o passo a passo que indica como selecionar os veículos publicitários?

2.1 Defina os canais

Então, compreender a natureza de cada canal pode ser insuficiente para saber defini-los com inteligência e estratégia. Mais do que isso, você precisa conhecer a fundo o público da marca e o perfil dos seus clientes.  

Para tanto, o melhor caminho é adotar ferramentas de análise e elaborar um bom planejamento, buscando respostas para algumas questões centrais, como:

  • O que os clientes buscam?
  • Como eles consomem informações?
  • O que eles esperam de uma empresa?
  • Como é a experiência de marca vivenciada por eles?

Dessa forma, depois de identificar os perfis de público, crie uma matriz de canais, com uma definição do papel de cada um deles e a indicação do que cada um contempla.

Além disso, avalie o tipo de mensagem, formatos e público-alvo mais adequado para cada canal, considerando também um plano de comunicação da marca construído para o médio e longo prazo. Afinal, uma empresa não pode fazer somente ações de comunicação pontuais, certo?

2.2 Escolha os meios

Essa é uma das etapas mais decisivas para o sucesso da estratégia. Aqui, acima de tudo, é preciso estudo e coerência. Afinal, não adianta investir em vídeos no YouTube se o público da marca consome mais notícias em jornal impresso.

Daí, a importância de avaliar com cuidado o comportamento do consumidor e identificar onde ele está.  

Para ajudar nesse processo, uma boa técnica é listar os meios mais interessantes para o negócio do cliente, de acordo com a persona e as ferramentas que podem ajudar na apresentação de um produto ou serviço.

Não perca de vista o orçamento disponível e analise as opções listadas. Na sequência, escolha os veículos ideais para cada campanha.

2.3 Saiba selecionar os veículos publicitários

Chegamos à última etapa! Certamente, como já comentamos, a escolha dos veículos de mídia não pode ser aleatória. Os veículos precisam ser selecionados de forma estratégica para impactar o público onde e quando há maior probabilidade de ele estar.

Por isso, é essencial que o profissional de mídia conheça as vantagens e desvantagens de cada veículo e as limitações da verba do anunciante. Somente assim terá subsídios para indicar o melhor veículo e garantir o alcance do resultado esperado.

Como os meios mais interessantes para a empresa já foram listados, é hora de fazer uma combinação de veículos, já que cada um deles impacta o público de maneira diferente.

Depois de selecionar os veículos publicitários, lembre-se de calcular o investimento. Embora esse tipo de custo siga parâmetros do mercado, é possível se deparar com variações e fazer boas negociações. Portanto, vale fazer uma cotação com diferentes fornecedores antes de contratar a produção ou a mídia.

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