As 7 melhores ferramentas para o time de criação da agência

Um dos maiores desafios das agências é manter um método de trabalho ágil, transparente e eficiente, que impacte de forma positiva em todas as áreas. E, principalmente, que contribua para a conquista de ótimos resultados. Além disso, quando o gestor da agência consegue acompanhar os processos e o trabalho da equipe, mantendo um ambiente colaborativo, tudo fica mais fácil. Outra estratégia importante é selecionar a dedo as melhores ferramentas e disponibilizá-las para os profissionais. E sabe o que é melhor? Hoje, já existem ferramentas digitais e gratuitas que podem simplificar e otimizar o trabalho da sua equipe. As ferramentas para o time de criação da agência, por exemplo, trazem novas possibilidades para o desenvolvimento de peças.

Com o avanço da tecnologia, os aplicativos e softwares são desenvolvidos pensando, exclusivamente, nas necessidades de um público específico. É exatamente por isso que eles funcionam tão bem quando incorporados à rotina dos profissionais criativos da agência. São ferramentas que descomplicam e simplificam a elaboração de materiais, aumentando a produtividade. Afinal, faz tempo que a arte já não é trabalhada apenas à mão livre e ganha, cada vez mais, possibilidades de aperfeiçoamento.

Ferramentas para o time de criação da agência

Conheça, a seguir, alguns programas e aplicativos mobile que vêm caindo no gosto dos designers. Eles podem ajudar (e muito!) a sua equipe. Lembre-se: saber escolher as melhores ferramentas para o time de criação da agência é altamente estratégico. Isso porque elas podem fazer a diferença entre criatividade em ação e equipe ociosa, ou seja, entre fracasso e sucesso.

1. Gravit Designer

Se você deseja dar a sua equipe a chance de criar artes incríveis de maneira rápida, fácil, descomplicada e totalmente on-line essa pode ser a ferramenta perfeita. Ainda que não seja tão completo quanto o Photoshop, por exemplo, o Gravit Designer é um aplicativo leve, que pode ser acessado no site ou instalado em qualquer máquina. Além disso, oferece vários recursos que permitem a interação do time.

Com o recurso de notificação, por exemplo, é possível acompanhar as atividades de todos os membros: curtidas, citações e comentários ficam acessíveis para todos os responsáveis por aquele projeto. Assim, alertas são exibidos sempre que houver uma nova notificação. Ou seja, o compartilhamento e a organização de pastas também são ótimos para os trabalhos desenvolvidos pelo time. Por padrão, todos os membros de pastas compartilhadas têm permissão para editar e ver arquivos. Porém, é possível alterar essa configuração.

2. Canva

Essa é mais uma das ferramentas para o time de criação da agência que pode ser usada on-line e não requer instalação. O Canva é um software de design gráfico simples e intuitivo, com vários recursos agregados. Com ilustrações, vetores e fotografias disponíveis, o software também oferece a possibilidade de fazer upload de imagens próprias ou de outros bancos.

Além disso, oferece filtros predefinidos e ferramentas de edição de imagem. O Canva apresenta ainda uma seleção variada de fontes e, também, de ícones, formas e elementos que podem ser aplicados às peças. A versão premium oferece alguns diferenciais. É possível, por exemplo, criar um time e compartilhar pastas de arquivos entre os membros.

3. Coolors

Para auxiliar os criativos na combinação ideal de cores, o Coolors é o app mais indicado. Ele gera várias paletas de tonalidades com um toque na tela ou na barra de espaço, no caso da versão web. Ou seja, fornece mais segurança para a equipe. Desse modo, as escolhas se tornam muito mais assertivas e a composição das peças mais harmônica e profissional.

Com uma interface intuitiva, ele facilita a busca pela paleta perfeita. Se o usuário gostar de uma nuance, por exemplo, ele seleciona e bloqueia a mesma, de modo que pode continuar gerando outras combinações a partir desta. Mas não para por aí: ainda é possível exportar para os formatos: png, pdf, svg e scss. Além disso, o Coolors é totalmente gratuito e não requer instalação: é possível usá-lo sempre on-line.

4. Enlight

Para edição de fotografias e imagens, o Enlight vem se destacando. É um dos mais usados por muitos profissionais da área, que já o consideram uma das melhores opções do mercado. Com uma variedade considerável de recursos e funcionalidades, o aplicativo pode, inclusive, substituir outros.

O app tem vários recursos para edições técnicas e de cores e uma de filtros. Quando alteradas, as fotos permanecem com um aspecto natural. O Enlight é completo, simples, funcional e tem ótima usabilidade. Portanto, vale testar!

5. Venngage

Definitivamente, essa é a era dos aplicativos on-line. O Venngage é um editor gratuito que permite a criação de infográficos sem requerer download no computador. A galeria do app tem uma variedade imensa de modelos prontos, que podem ser editados e usados como inspiração.

Muito além de infográficos, a ferramenta também apresenta diversos modelos de apresentações, relatórios, flyers, posters, banners, entre outros materiais. Uma vez finalizada, a arte criada pode ser publicada na web gratuitamente. Já na versão paga, é possível compartilhar nas redes sociais ou exportar o arquivo para os formatos png, png hd, pdf, pdf em vetor e pdf interativo.

Para rodar o aplicativo, basta usá-lo em computadores com os sistemas operacionais Windows, Linux e macOS e rodá-lo direto no navegador Chrome ou no Firefox.

6. Whatfont

Muitas vezes, os clientes tem dúvidas quanto às fontes aplicadas nos materiais. Frequentemente, essa situação acontece quando a agência assume um cliente novo, que já tinha uma identidade visual construída. Mas com o aplicativo Whatfont, gratuito para iOS, esse tipo de dúvida não tomará mais tempo dos criativos. Isso porque o app descobre o tipo de fonte selecionada na página da internet, na qual o usuário está navegando, seja um título ou uma palavra no corpo do texto. Além disso, o Whatfont funciona somente em conjunto com o Safari, browser da Apple.

Além de indicar a fonte pesquisada, de forma descomplicada e eficiente, o app ainda mostra a qual família a fonte pertence, qual o seu estilo e o tamanho. Contudo, sem dúvida, essa é uma super ferramenta de pesquisa, especialmente para webdesigners.

7. Piktochart

Parecido com o Venngage, possui recursos como criação de infográficos, apresentações, relatórios, flyers e posters. O melhor é que a maior parte desses recursos é gratuita e os templates prontos são bem mais elaborados e há várias opções. A interface é bem amigável e proporciona a criação de materiais com agilidade. Além disso, o Piktochart permite o compartilhamento entre a equipe.

Invista em novas ferramentas para o time de criação da agência

Já deu para ver que as possibilidades são muitas e o melhor: a maioria delas está disponível on-line, sem custo, sem instalação, sem complicação. Os apps são acessíveis, práticos e funcionais, de modo que simplificam e otimizam a rotina dos criativos, melhorando os resultados.

Além dessas, existes muitas outras ferramentas para o time de criação da agência e para os profissionais de outras áreas. A internet guarda apps que podem, facilmente, aumentar a produtividade da equipe e, claro, impulsionar os resultados e a performance da agência. Afinal, a escolha dessas ferramentas está diretamente relacionada ao desempenho dos profissionais e, consequentemente, da empresa.

Experimente os recursos e incentive a adoção deles pelo time criativo. Assim, você apresentará jobs com maior qualidade, dentro do prazo esperado. É possível aliar o esforço e o talento do time aos recursos e às melhores ferramentas da agência para surpreender e fidelizar os clientes. Quando eles sentem os resultados da estratégia de comunicação permanecem apostando nela, ou seja, são fidelizados. É esse um dos principais objetivos, não é mesmo? Então, mãos à obra! Ou melhor mãos explorando as novas ferramentas!

Enfim, gostou das nossas dicas sobre ferramentas para o time de criação da agência? Tem alguma que você acha que deveria estar na lista? Comente 😉