Branding: lições e estratégias para uma gestão de marcas mais eficiente
Aumentar a receita, atingir as metas a longo prazo e melhorar o reconhecimento da marca são apenas alguns dos desafios que empresas dos mais diferentes setores enfrentam diariamente. No mercado publicitário esses desafios se tornam ainda maiores, visto que o branding precisa ser um serviço altamente estratégico e que além de gerar receita, ainda possa impactar positivamente a imagem da empresa.
Em um mercado competitivo, a gestão estratégica de marca é fundamental para que as organizações consigam se destacar e se manter um passo à frente da concorrência.
Mas afinal, como conduzir um processo de branding de forma eficaz, garantindo o alcance dos resultados esperados e tornando a gestão de marcas mais estratégica?
Neste artigo, discutimos o que é gestão estratégica de marca, por que é importante e apresentamos lições de três grandes marcas.
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O que é gestão estratégica de marcas?
A gestão estratégica de marcas consiste no processo de usar palavras, imagens e técnicas para mostrar aos clientes qual a essência da marca e porquê ela é única.
Trata-se de uma abordagem de longo prazo e incorpora todos os aspectos da marca, em todos os canais, por meio da revisão e atualização contínuas.
O gerenciamento de marca constrói a identidade única de uma organização. Algumas empresas podem usar o gerenciamento estratégico de marca para obter reconhecimento global ou aumentar a percepção de valor do cliente sobre os produtos, ou serviços.
Por que a gestão estratégica de marcas é importante?
Priorizar a gestão estratégica de marcas pode levar o negócio dos seus clientes a outro patamar. São várias as vantagens de investir em uma abordagem consistente de branding:
- Potencializa o crescimento da empresa em áreas específicas que ajudam a sustentar o negócio no futuro;
- Melhora a percepção da marca por meio da confiança, aumentando a qualidade do atendimento ao cliente;
- Aumenta os índices de satisfação e fidelização dos clientes;
- Ajuda a diferenciar sua marca de seus concorrentes;
- Torna as comunicações de marketing mais dinâmicas, atrativas e memoráveis;
- Melhora a percepção dos colaboradores da empresa sobre a marca;
- Ajuda a estabelecer uma cultura corporativa e uma linguagem comum entre os colaboradores, aumentando também o alinhamento entre diferentes filiais ou setores da mesma empresa;
- Permite a construção de uma estratégia de marketing e vendas mais completa e eficaz, acelerando o crescimento do negócio.
5 estratégias de gestão de marca
Para conduzir o gerenciamento de marca com sucesso, as empresas podem usar cinco abordagens, que permitem moldar a opinião do consumidor. São elas:
Reconhecimento da marca
O objetivo é incentivar os clientes a reconhecer e comprar seus produtos com base apenas no nome. O sucesso desta estratégia pode depender do tamanho da marca, da sua gama de produtos e do tempo de presença no mercado. Empresas mais antigas e maiores podem ter mais sucesso inicial com essa estratégia.
Marca individual
As empresas usam a marca individual quando têm um produto ou marca menor sob uma empresa-mãe maior. Os profissionais de marketing podem implementar essa estratégia para evitar a concorrência entre subsidiárias semelhantes da mesma empresa-mãe e estabelecer uma identidade exclusiva para o produto novo ou foco.
Marca de atitude
A marca de atitude se concentra menos no marketing de um item ou produto específico e mais na personalidade geral da marca. Envolve apelar a sentimentos particulares, que não estão diretamente relacionados à marca em si. Ao fazer isso, os profissionais de marketing podem ajudar a moldar as atitudes do público em relação à empresa.
Extensão de marca
É a estratégia de usar o nome da marca para criar produtos novos ou revisitados, aumentando o alcance da marca existente. São bons exemplos a criação de um novo sabor de batatas fritas ou essa mesma empresa entrando em outro mercado inexplorado, como a criação de uma linha de bandejas de lanches proteicos.
Crowdsourcing
É uma estratégia que permite que o público-alvo de uma empresa se envolva em seus esforços de marketing. Por exemplo, uma organização pode realizar um concurso para permitir que o público vote em um novo sabor de refrigerante e envie nomes para o novo produto. Esta estratégia permite uma promoção mais ampla da marca, atraindo novos clientes.
Lições de branding de 3 empresas gigantes
Para melhorar continuamente a gestão de branding nada melhor do que se inspirar em alguns dos maiores cases de sucesso do mercado mundial. Confira!
Apple
A Apple é a maior empresa de TI do mundo em receita e a segunda maior fabricante de telefones celulares depois da Samsung. Quando você olha para sua trajetória de negócios bem registrada, uma das principais lições que você pode tirar é que, se você tem uma visão, precisa se esforçar para alcançá-la.
Os fundadores da Apple foram visionários e identificaram logo o potencial da tecnologia que estavam criando, o que foi fundamental para o sucesso que viria no futuro.
Também vale a pena pontuar que o marketing da Apple sempre teve alta qualidade e excelente execução. Um exemplo é o comercial de TV “1984”, que foi ao ar pela primeira vez durante o Super Bowl daquele ano e ficou marcado na história da publicidade. Seus produtos tem tecnologia exclusiva, um design moderno e elegante e acumularam clientes fiéis ao longo dos anos.
A genialidade de Steve Jobs estava em antecipar o que as pessoas queriam antes de elas mesmas saberem que precisavam, em vez de confiar em pesquisas de mercado que orientavam todas as empresas que atuavam no mesmo segmento.
Para seguir os passos da Apple, você precisa conhecer profundamente seu público-alvo. Saiba o que seus clientes fazem em seu tempo livre, de que música eles gostam, com o que se importam e onde eles se reúnem online. Analise esses dados para criar sua estratégia e determinar o que seus clientes precisam e gostariam de ter.
A bigtech cresceu organicamente a partir de uma ideia original e de grande sucesso. Essa potência digital mudou radicalmente o conceito de mecanismo de pesquisa e agora oferece uma ampla gama de outros produtos igualmente líderes de atuação (como AdWords, Maps e Analytics).
O Googleplex, sede da empresa, é uma estufa de inovação, orientada pelo refinamento da base de dados do usuário. O Google está constantemente promovendo e descartando ideias, dependendo de sua popularidade.
Seguir esse modelo significa analisar constantemente o desempenho de seus serviços e adaptá-los com base no que você encontra. Abrace o feedback do cliente e use-o para desenvolver novos serviços que surgem a partir do que você já faz, aproveitando seus principais pontos fortes.
Por exemplo, uma empresa que oferece serviços de saúde também pode ampliar seu negócio, construindo uma clínica de bem-estar, quase como um spa. Esse tipo de crescimento orgânico tem um risco muito menor do que mudar para um campo totalmente novo.
Amazon
A Amazon possui um portfólio imenso de produtos e serviços. No entanto, começou em 1995 como uma simples livraria online. O diferencial da Amazon sempre foi seu foco intenso em manter seus clientes satisfeitos.
Com uma base de consumidores tão ampla e diversificada, a empresa não pode alavancar a segmentação de clientes ou a diferenciação de produtos. Por isso, precisa oferecer uma experiência única e confiável.
O atendimento ao cliente da Amazon é ótimo, os tempos de resposta são rápidos e vários sistemas estão em vigor para incentivar e solicitar sempre o feedback do cliente. Responder rápido e bem ao consumidor é uma das lições de marca que podem ser aprendidas com a Amazon.
Seja responsivo às suas necessidades e garanta que quaisquer questões sejam tratadas com rapidez, simpatia e paciência. E não tenha medo de pedir feedback: essa é a maneira mais confiável de descobrir o que está funcionando e o que não está.
Gestão de marcas: pontos de atenção para ter sempre em mente
As lições das grandes marcas podem ensinar muito às pequenas empresas sobre como desenvolver serviços e produtos, entender os principais mercados, construir e fortalecer a marca e alavancar o sucesso.
Todas essas empresas foram disruptivas de alguma forma e deixam algumas lições valiosas:
- Entenda seus clientes perfeitamente para entregar os serviços que eles amam.
- Vá além da pesquisa de mercado e saiba o que seus clientes querem antes deles.
- Estude o que seus concorrentes estão fazendo e descubra como oferecer melhores produtos ou serviços.
- Forneça um excelente atendimento ao cliente e sempre dê boas-vindas ao feedback do cliente.
- Não tenha medo de prometer resultados ambiciosos, mas certifique-se de cumpri-los!
Além das lições valiosas aprendidas no artigo, outro ponto importante para incluir nas estratégias de gestão de marca é o posicionamento da empresa em sites de busca como o Google.
A forma como os usuários chegam até o seu site, empresa, produto ou serviço pode impactar no formato, na linguagem e até mesmo em toda a estratégia de branding utilizada até então. Adotar um bom planejamento de conteúdo, priorizando estratégias de Search Engine Optimization (SEO) é fundamental.
O especialista Anderson Fagundes abordou o tema em uma das palestras da OPCON, com o título “SEO como estratégia de branding” (ver ao lado).
Para assistir as outras palestras do evento, acesse o site da OPCON e aproveite! Lembrando que você pode ver e rever as palestras sempre que quiser, elas ficarão disponíveis por tempo indeterminado na plataforma. 🧡
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 07/07/2022
- Categoria: Setor Criativo