Atendimento publicitário: perfil do profissional e o que é preciso para exercer essa função

O profissional responsável por dar o start no sucesso do cliente, que se encarrega de coletar as principais informações e entender os desejos do cliente para a campanha. Sim, estamos falando daquela pessoa essencial para qualquer agência, o profissional de atendimento publicitário! 

A área de atendimento é a peça-chave no fluxo de produção de uma agência, dado que é a ponte entre o cliente e a equipe. A verdade é que qualquer falha no atendimento pode comprometer o trabalho da equipe e os resultados finais. Ou seja, isso significa que a missão desse profissional é alinhar as expectativas entre ambos os lados, a fim de garantir uma boa entrega. 

Saiba mais sobre o perfil do profissional de atendimento publicitário, suas características, o seu papel e a importância que essa função tem dentro de uma agência.

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O que faz o profissional de Atendimento Publicitário?

O profissional de atendimento publicitário é responsável pela comunicação e relacionamento com o cliente. Essa pessoa tem a tarefa de entregar a proposta de valor da agência para os parceiros. 

Prospecção, negociação e manutenção da carteira de clientes são as principais atividades exercidas por esse profissional.

Além disso, elabora briefings criativos e inspiradores, que servirão como base para direcionar todos os envolvidos no projeto. Entre os principais objetivos do atendimento publicitário, se destacam os seguintes:

  • Prospectar novos clientes;
  • Negociar e auxiliar em novos fechamentos de contratos;
  • Realizar a manutenção da carteira de clientes;
  • Criar um briefing completo e criativo;
  • Participar do planejamento de estratégias;
  • Ser o principal elo entre cliente e agência.

Quais as características de um bom atendimento publicitário?

O atendimento publicitário é uma função estratégica dentro da agência. O profissional se reúne com o cliente, para entender suas necessidades e desejos, e as expectativas em relação ao trabalho da agência. 

Confira algumas características fundamentais do atendimento publicitário:

# Ter escuta ativa

Saber ouvir é essencial para qualquer tipo de atendimento. Afinal, de nada adianta conhecer e apresentar diversas soluções, sem se preocupar com o real problema do cliente.

E somente com um ouvido apurado é possível entender qual impacto cada parceiro busca, se é mais emocional ou racional. A partir daí, a equipe consegue ter um direcionamento claro e adaptar a linguagem da campanha.

# Saber perguntar

É de extrema importância saber capturar o máximo de informações do cliente. Isso porque nem sempre ele saberá expressar exatamente o que deseja para a campanha. 

Se a demanda do cliente não ficar clara, as informações do briefing estarão incompletas e o risco da equipe entregar um trabalho que não esteja alinhado aos desejos do cliente é grande.

# Aprender a vender suas ideias

Algo comum no dia a dia das agências é ter as artes reprovadas pelo cliente. Isso ocorre, muitas vezes, por uma falta de clareza sobre a campanha ou o job.

Isto é, de nada adianta apresentar uma ideia incrível e que converse com os desejos do cliente, se você não explicar o porquê de as artes terem sido produzidas daquela forma. Nesse caso, um bom discurso de storytelling é o ideal.

Por exemplo, a arte do cartaz foi enviada ao cliente com a seguinte mensagem:

“Segue a arte do cartaz para aprovação.” Com esse discurso, as chances de conseguir uma aprovação diminuem a quase zero.

Agora, se você enviar assim:

“Segue a arte do cartaz desenvolvido pela nossa equipe de criativos. Optamos por utilizar a imagem X, pois ela se conecta com o posicionamento, e a chamada Y se conecta com seus objetivos”. Muito mais convincente, não é mesmo? 

Hard skills e softs skills: quais são essenciais para um bom atendimento publicitário?

O atendimento publicitário, assim como outros setores, lida com diversos desafios. Por isso, é importante investir e aprimorar não só seus conhecimentos, mas também habilidades comportamentais.

Conheças as soft skills e hard skills que todo profissional de atendimento publicitário deve ter.

Soft skills: as habilidades comportamentais

Comunicação

É essencial que o profissional de atendimento publicitário tenha uma boa comunicação. Isso porque o trabalho não se resume somente ao atendimento ao cliente, ele precisará se comunicar com a equipe.

Ou seja, ele recebe as ideias do parceiro e deve comunicá-las de forma clara e objetiva à equipe, para que todos conheçam os desejos e expectativas do contratante.

Colaboração

Não basta se comunicar bem, é preciso saber trabalhar em equipe. Digamos que o cliente entre em contato com o atendimento publicitário e peça alterações pontuais na peça. Cabe ao atendente fazer o possível para satisfazer o desejo do cliente.

Para isso, ele terá que contar com a ajuda da equipe que criou a campanha, repassando as alterações necessárias e conferindo o resultado. Sendo assim, o trabalho em equipe é fundamental.

Inteligência emocional

Em alguns momentos surgirão clientes insatisfeitos. Eventualmente, o profissional de atendimento publicitário vai se deparar com aquelas ligações e e-mail indesejados com vários pedidos de alteração na campanha e algumas reclamações.

É importante ponderar e não levar as críticas para o lado pessoal. Às vezes, o cliente não está em um bom dia, ou está estressado com outra coisa e chega aquele material que não o agradou, e adivinha com quem ele entrará em contato? Com o profissional de atendimento publicitário. 

Hard skills: capacitações técnicas 

Conhecimento digital

Os canais online facilitam muito a comunicação. Um ditado muito comum nesse setor é “vá onde seus clientes estão”. Ou seja, se o cliente usa mais o telefone, o profissional de atendimento publicitário deve priorizar as interações por este canal.

Já se o parceiro prefere enviar e-mails, ou até mesmo uma mensagem via WhatsApp, o profissional também deve se prontificar a usar esses canais. O atendimento digital torna tudo mais rápido e simples, mas não se esqueça de também usar métodos para pessoas que preferem atendimentos à moda antiga.

Gestão de clientes

Além de ter uma comunicação eficiente, é preciso saber gerenciar os clientes, alinhar suas expectativas, estabelecer e respeitar prazos.

Como, normalmente, um profissional de atendimento é responsável por várias contas, é extremamente importante ter uma organização correta e clara, de forma que todos tenham seus prazos respeitados.

Dicas para ser um excelente profissional de atendimento publicitário

Bom, agora que você já conhece mais sobre essa profissão, sabe que ela é de extrema importância para as agências. Separamos algumas dicas tanto para quem está começando na área, quanto para quem pensa em ingressar nesse setor. Confira!

Ter comprometimento com o cliente

Busque entender os objetivos da empresa parceira já no momento da venda. Após o atendimento, reúna-se com o time e compartilhe os objetivos de negócios e as expectativas do novo cliente. Dessa forma, você garante que todos terão as informações e a compreensão do projeto, necessárias para desenvolver um trabalho de excelência e surpreender o cliente.

Ou seja, é preciso respeitar e se comprometer a entregar o que o parceiro busca, nada de reinventar a roda e entregar algo que não estava nos planos. Menos é mais! 

Compromisso com a agência

Como já mencionamos, o atendimento publicitário é o principal elo entre a agência e o cliente, e se você não estiver focado em entregar um atendimento de excelência, é a empresa que sai perdendo.

Então, é preciso atrair cada vez mais clientes e principalmente manter os atuais satisfeitos. Mesmo que o parceiro da agência não seja a pessoa mais fácil de lidar, é seu trabalho deixá-lo satisfeito.

Empatia

Um atendimento de qualidade envolve empatia. Para oferecer uma abordagem humanizada é preciso se colocar no lugar do outro, estabelecendo uma conexão com ele. 

Digamos que um cliente quer uma reunião para resolver um problema com a campanha, e você sugere um atendimento via videochamada, mas o cliente é uma pessoa que não está adaptada a essa forma de comunicação. O que você vai fazer?

Se recusar a atendê-lo seria uma falta de comprometimento não só com ele, como também com a agência. Então, o ideal seria dispor de algumas horinhas do seu dia para atendê-lo pessoalmente. Ele se sentirá amparado e mais confiante em manter a parceria com a agência, e você será bem-visto por ele, já que ofereceu um atendimento sob medida para o perfil dele. Sendo assim, todo mundo sai ganhando.

Bom, agora você já conhece mais sobre esse profissional e aprendeu dicas de como se aprimorar nessa área. Gostou do conteúdo e quer saber mais? Temos um artigo detalhado sobre como funciona a estrutura de uma agência, clique aqui e saiba mais!