CEO da A2C analisa os resultados do Censo Agências 2018

Analisando essa quarta edição da Pesquisa Censo Agências, que se tornou referência na construção de indicadores no mercado de marketing e publicidade, fica cada vez mais evidente – e imperativo! – que gerir as agências como uma empresa é condição fundamental para manter-se nesse ambiente de negócios em Transformação. Pessoas, processos e tecnologia, o tripé da gestão eficiente de qualquer empresa também parece ser o “xis” da questão para as agências.

Por outro lado, é preciso imprimir velocidade nessa gestão, com metodologias ágeis e inovadoras. Pensou em startups? Pensou certo. Das pequenas agências aos grandes grupos, a necessidade de agilidade, dados e decisões assertivas tem trazido alterações substanciais no posicionamento dessas empresas no mercado e até na sua própria sobrevivência.

É perceptível no resultado do Censo Agências 2018 que os empresários do setor têm demonstrado maior interesse na busca de soluções tecnológicas que possam contribuir com o gerenciamento de atividades operacionais e administrativas de forma ágil. Neste cenário de mudanças, a adoção de plataformas tecnológicas que dão suporte à gestão realmente contribuem muito para a saúde operacional e financeira dessas organizações.

No entanto, sem processos e sem pessoas a tecnologia por si só não é nada. Vimos isso expresso pelas grandes agências que relataram que a maior dificuldade está relacionada à produtividade das equipes e à definição e organização de processos.

Outros dois pontos que também têm à ver com gestão e posicionamento são relativos à uma atuação mais estratégica junto aos clientes e à medição de resultados, o famoso ROI (Retorno sobre o Investimento).

planilha roi software de gestão

O levantamento da Operand indica que as agências menores estão surfando a onda digital, com bons retornos nos serviços relacionados a web (SEO, Adwords, mídias sociais).

Já para as agências maiores, serviços relacionados ao planejamento é o que tem contribuído com um peso significativo para ampliar as suas receitas. Isso reflete um movimento das empresas do setor de terem um papel mais consultivo e estratégico e, desse modo, conseguir apresentar resultados mais consistentes frente aos investimentos dos seus clientes.

E, ao passo que a Transformação Digital e toda a mudança que o aporte de tecnologia trazem para facilitar essa gestão, a mesma velocidade imposta pelas inovações disruptivas tem trazido ainda mais desafios para os empreendedores do setor que terão que evoluir e se reinventar para operar de uma nova maneira, em outra velocidade. A boa notícia é que essas mudanças trazem consigo novos negócios e novas oportunidades.