Opcon2024
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos
Buscar por
Teste Grátis
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos

Desenvolver um sistema de gestão próprio, vale a pena?

Um dos maiores desafios dos empreendedores hoje é buscar alternativas e ferramentas que permitam equilibrar as necessidades imediatas da empresa com o crescimento sustentável. Nesse contexto, surgem ideias, projetos, e, claro, possibilidades que podem fazer o negócio prosperar. Sim, desde que bem estudadas antes da implantação. Dentre as soluções tecnológicas disponíveis para agências, por exemplo, um bom sistema de gestão é uma delas. Aí, surge a dúvida: vale a pena apostar em um software pronto e adaptá-lo à realidade do meu negócio ou desenvolver um sistema de gestão próprio?

Pensando em ajudá-lo, buscamos apresentar os prós e os contras do desenvolvimento interno de um software. Vale lembrar que o principal objetivo com a implantação de uma solução de gestão é garantir uma organização mais clara dos dados. Visando uma administração mais eficiente, e, também, a construção de mais uma vantagem competitiva. Além disso, considerar esse objetivo, além dos pontos apresentados, é fundamental na tomada de decisão de investimento.

Você vai ler neste post

  • O que a agência precisa considerar na hora de desenvolver um sistema de gestão próprio?
  • #1 Investimento alto
  • #2 Infraestrutura completa e de ponta
  • #3 Complexidade do processo: do desenvolvimento à implantação
  • #4 Dificuldade de manutenção
  • O que um software de gestão para empresas criativas pode oferecer?
  • #1 Mais tempo, menos preocupações
  • #2 Atendimento e suporte à disposição
  • #3 Software desenvolvido por quem entende de comunicação

O que a agência precisa considerar na hora de desenvolver um sistema de gestão próprio?

Quando o gestor de agência planeja desenvolver um sistema de gestão próprio, ele precisa ter ciência do tamanho do esforço e da energia, bem como do volume de recursos que serão aplicados no projeto. Encarar um desafio como esse implica em assumir novas responsabilidades. Afinal, não basta apenas contratar uma equipe de programadores para criar o software. Ou seja, o desafio de mantê-lo é bastante complexo e exigente. Por isso, é preciso considerar vários aspectos. Veja a seguir!

#1 Investimento alto

Se você optar por desenvolver um sistema de gestão próprio, contratar uma equipe de profissionais altamente qualificados e especializados para criá-lo vai custar caro. É impossível economizar nesse quesito. Aliás, se você pensa que essa equipe irá atuar somente na fase de criação e implantação, está enganado. Afinal, o sistema requer manutenção e atualizações constantes. Ou seja, acostume-se com a ideia de ter um time de tecnologia da informação responsável pelo projeto.

#2 Infraestrutura completa e de ponta

Como um software de gestão tem uma estrutura complexa, ele requer servidores ou computadores potentes, indispensáveis para um bom funcionamento e desempenho. Além disso, tais equipamento têm custo alto, que pode se tornar inviável para algumas agências. Outro detalhe: servidores também exigem cuidados e manutenção especializada. Em uma agência onde as prioridades são outras, pode ser difícil garantir uma infraestrutura completa que dê suporte ao software.

#3 Complexidade do processo: do desenvolvimento à implantação

Desenvolver um sistema de gestão próprio é encarar uma jornada longa, com várias etapas e muitos imprevistos. Vale considerar que construir um software de gestão do zero e colocá-lo em funcionamento é bastante demorado. Além disso, há sempre um período de testes, pois é natural que o sistema recém-criado apresente inconsistências. Além de ser complexo, desgastante e demorado, esse processo não garante uma ferramenta eficiente. Ou seja, você corre o risco de investir tempo, dinheiro e energia da equipe por meses, em alguns casos, anos e mesmo assim não ter um software que atenda, com perfeição, às suas demandas.

#4 Dificuldade de manutenção

Um sistema de gestão próprio sempre vai exigir manutenção constante. O software precisa de atualizações e, também, de novos recursos, senão se torna obsoleto, deixando de atender à realidade da agência. Da mesma forma, os componentes de hardware precisam de substituição, porque uma peça defasada pode comprometer o desempenho do servidor e, por extensão, do sistema. Portanto, ao escolher desenvolver um sistema próprio, a agência assume a responsabilidade de gerenciar não só um software, mas uma área interna que dê suporte a ele. É preciso dar conta das demandas desse novo setor!

O que um software de gestão para empresas criativas pode oferecer?

Até agora vimos o quanto o desenvolvimento de um sistema próprio impacta na rotina e na vida da agência. Por todos esses motivos, é melhor deixar uma tarefa tão complicada nas mãos de quem é especialista no assunto. No mercado, já existem várias empresas que fornecem sistemas de gestão desenvolvidos especialmente para agências e empresas criativas. A Operand, por exemplo, oferece um sistema completo e todo o suporte relacionado a ele. São muitas as vantagens de contar com um parceiro em inovação tecnológica, que fornece um software atualizado, de ponta, com atendimento personalizado para cada cliente. Você pode, sim, ter um sistema totalmente adaptado à realidade da agência.

#1 Mais tempo, menos preocupações

Para quem está à frente da gestão, ganhar tempo é ganhar dinheiro. Portanto, ao contratar um serviço como o da Operand, o gestor da agência deixa muitas das suas preocupações a cargo do fornecedor. Assim, pode aproveitar o seu tempo precioso com questões mais estratégicas.  É só aproveitar as vantagens de se trabalhar com um sistema eficiente!

Enquanto isso, a Operand assume a infraestrutura e a manutenção do software. Além disso, atua com um time altamente qualificado, focado permanentemente em melhorias, atualizações e correções de falhas.

#2 Atendimento e suporte à disposição

Se surgir qualquer tipo de dificuldade ou problema seja na implantação, seja na rotina de trabalho, os clientes contam com suporte completo enquanto estão ativos usando o sistema. Os times de atendimento e suporte estão sempre apostos para ajudar e serem resolutivos frente às questões. Já se você optar por desenvolver um sistema de gestão próprio, o time de TI da agência terá que resolver qualquer problema sozinho.

#3 Software desenvolvido por quem entende de comunicação

E tem mais um diferencial, que fornece muita tranquilidade para quem contrata. O Operand é fruto de um trabalho desenvolvido por profissionais que têm vivências em publicidade, marketing e comunicação. A exemplo do nosso CEO, Luciano Loffi, que concebeu o sistema quando gerenciava uma agência de publicidade. Ou seja, você tem certeza de que o sistema é feito por quem entende muito bem a realidade, as dificuldades e as demandas das empresas criativas.

Enfim, com os prós e contras apresentados, agora você tem condições de fazer uma escolha inteligente. É fundamental pensar no melhor para a sua agência, buscando melhorar a produtividade, garantir a lucratividade, aumentar a eficiência e garantir mais uma vantagem competitiva. Experimente o Operand e surpreenda-se com os recursos e benefícios. Você não vai se arrepender!

Ariadna Straliotto

Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.

  • Por Ariadna Straliotto em 23/07/2018
  • Categoria: Gestão
  • Tags: ferramentas de gestão, gestão, sistema de gestão próprio

Anterior

CEO da A2C analisa os resultados do Censo Agências 2018

a2c-censo-agencias
Próximo

Como usar cases de sucesso para ajudar a sua agência a vender mais

Cases-de-sucesso-para-vender-mais
Compartilhe

Posts Relacionados

Quantas vezes você apostou em mídias alternativas?

Construa campanhas de sucesso: aposte em mídias alternativas

14/08/2015
Como e porque estabelecer uma parceria com freelancers

Como e porque estabelecer uma parceria com freelancers

24/06/2016
dicas-conquistar-mais-clientes-dicas-para-reunioes-vendas

Como fechar mais negócios: dicas para reuniões de vendas

23/03/2018
                       Censo Agências 2024

Comentários

    Arquivos

    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • dezembro 2017
    • outubro 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016
    • janeiro 2016
    • dezembro 2015
    • novembro 2015
    • outubro 2015
    • agosto 2015
    • julho 2015
    • junho 2015
    • maio 2015
    • abril 2015
    • março 2015
    • fevereiro 2015
    • janeiro 2015
    • dezembro 2014
    • outubro 2014
    • setembro 2014
    • julho 2014

    Categorias

    • Casos de Uso
    • Gestão
    • Materiais para Download
    • Produtividade
    • Setor Criativo
    • Universo Operand

    Fique por dentro!

    Assine nossa newsletter e receba as novidades
    do Operand na sua caixa de mensagens

    newsletter

    Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
    • Gestão
    • Setor Criativo
    • Produtividade
    • Universo Operand
    • Materiais Ricos
    Receba dicas de gestão
    2018 © Operand - Todos os direitos reservados.