Conheça os 19 melhores bancos de imagens do mercado

Para a rotina de um profissional criativo, conhecer os melhores bancos de imagens pagos e gratuitos da internet é essencial. Você pode ter acesso a materiais gráficos de alta qualidade que se adequam aos diferentes projetos para cada perfil de cliente.

Os bancos de imagens também garantem que você tenha fotos, vetores e outras peças originais com licença de uso adequada. É claro que nem tudo online é gratuito para qualquer um usar como bem entender. O uso de um banco de imagens pago, por exemplo, oferece proteção legal. Assim, você não corre o risco de usar imagens sem a autorização do detentor dos direitos autorais (ou ilegalmente).

Neste artigo, separamos uma lista de banco de imagens que você pode explorar. São várias opções, entre gratuitas e pagas. Confira e escolha a plataforma que melhor se adapta aos seus projetos. 

Qual a importância dos bancos de imagens?

Os bancos de imagens podem ajudar no desenvolvimento de sites, na criação de conteúdo para redes sociais, na elaboração de peças de campanhas publicitárias. São imagens produzidas por terceiros que liberam o uso delas sem ter que pagar pelos direitos autorais.

Especialmente nas agências, são muito usados pela facilidade de conseguir imagens, sem ter que desembolsar um alto valor para produzi-las ou comprá-las. Existem os bancos de imagens gratuitos e os pagos, que liberam o uso de imagens mediante a uma assinatura ou taxa por imagem.

Além disso, alguns sites disponibilizam também ferramentas de edição, vetores, ilustrações e até mesmo vídeos.

Confira abaixo uma lista com os mais variados bancos de imagens!

10 melhores bancos de imagens gratuitos

Conheça os melhores bancos de imagens gratuitos que irão te ajudar na criação do seu site e redes sociais.

1. Pixabay

É um dos bancos de imagens grátis mais populares do mercado. O Pixabay oferece imagens, ilustrações, vetores e vídeos. São mais de 680 mil imagens em alta qualidade e dos mais variados temas.

O site conta com uma aba de pesquisa personalizada e te ajuda a achar a imagem ideal. É possível filtrar a pesquisa por cor, tema, orientação da página e tamanho desejado. Para ter acesso a imagens de alta resolução, caso elas tenham mais de 3000 x 1994, é necessário cadastro. 

2. Pexels

O Pexels também é um excelente banco de imagens gratuito e não necessita de cadastro para baixar imagens.

Com um acervo separado por categorias, o site diferencia as imagens com licenças para fins comerciais e não-comerciais e permite que o usuário escolha a resolução da imagem a ser baixada.

3. Flickr

O Flickr possui diversas imagens em alta qualidade. O banco de imagens é composto por imagens cedidas por fotógrafos profissionais e amadores. 

A maioria das imagens são compartilhadas sob licença creative commons, em que o usuário faz o download da imagem para fins não comerciais e não necessita pagar nada por isso.

Para ter acesso não é necessário cadastro.

4. Freepik

Com um amplo acervo, o Freepik fornece fotos em alta resolução, ilustrações e vetores. 

O site é voltado, principalmente, para profissionais gráficos, com categorias e ferramentas que facilitam o trabalho deles.

Para fazer o download das imagens não é necessário cadastro, mas é recomendado que o usuário dê crédito ao fotógrafo dono da imagem.

5. Canva

O Canva já se tornou bem popular entre os usuários, é muito usado para a criação de peças para redes sociais, apresentação e até currículos. 

Além disso, o site permite que o usuário faça upload das próprias fotos e também disponibiliza o próprio banco de imagens, que possui milhares de opções.

6. Unsplash

Com uma interface simples e prática, o Unsplash também é um excelente banco de imagens. O site não tem categorias bem definidas, mas há uma aba de busca em que você pode escrever a palavra desejada e fazer a pesquisa pelas imagens disponíveis.

Para usar o site não é necessário login.

7. Barn Images

O Barn Images possui milhares de fotografias gratuitas organizadas por categorias e apresenta resultados rápidos por meio da busca de palavras, mostrando os itens que se assemelham ao que você deseja.

O site não traz fotos em alta resolução, mas há uma ampla variedade para quem busca imagens relacionadas ao mundo digital. 

8. Negative Space

O Negative Space disponibiliza imagens em alta resolução, e divide as imagens por categorias. O serviço possui uma interface simples e não necessita cadastro.

9. Free Images

Com mais de 300 mil fotos cadastradas, o Free Images chama atenção dos usuários pela facilidade de acesso e usabilidade. 

O site é organizado em diversas categorias e separadas em um menu que auxilia o usuário a encontrar o que precisa.

Para usar o Free Images é preciso realizar um cadastro no site Creative Commons.

10. Nappy

O Nappy tem uma proposta diferenciada dos demais bancos de imagens. Ele traz em seu acervo, principalmente, fotos de pessoas negras, o que não é comum em outros sites.

São fotos que podem ilustrar o dia a dia, como alguém bebendo café, praticando exercícios, passeando, entre outros.

9 melhores bancos de imagens pagos

Agora que você já conhece as melhores opções de bancos de imagens gratuitos, confira a lista abaixo com as melhores opções pagas. 

1. Getty Images

O Getty Images é um dos bancos de imagens mais famosos, e também um dos mais completos. Possui fotos, vetores e é esperado por diversas categorias.

Além disso, o site possui um mecanismo de busca com descrição de imagem que contextualiza a foto. Apesar de ser pago é um dos mais procurados entre os usuários.

Os planos variam conforme a resolução das imagens. As fotos com baixa resolução podem chegar a custar entre 900 reais individualmente, ou 720 reais cada imagem, pelo pacote básico.

2. Shutterstock

O Shutterstock possui milhares de imagens, vetores, ilustrações e vídeos. É muito usado pelos profissionais de conteúdo digital e entrega fotos em alta resolução.

É possível fazer o download de 10 imagens de forma gratuita. Depois disso, você pode optar por pacotes individuais que variam de 49 a 169 dólares ou pacote para até dez pessoas, que custa 479 dólares por mês.

3. Dreamstime

O Dreamstime é um site em português e possui vídeos, ilustrações e áudios disponíveis para download. O site entrega imagens em alta resolução e é preciso se cadastrar para ter acesso ao site, são diferentes preços e planos disponíveis aos usuários.

Os planos variam de 23 a 1.724 dólares por mês, dependendo do número de fotos que podem ser baixadas por mês.

4. Adobe Stock

O Adobe Stock possui uma interface simples e com boa usabilidade. O site oferece vetores, fotos, vídeos e templates.

Oferece pacotes variados de créditos que dá direito a alguns ativos. Além disso, os planos variam de 29,95 dólares o mais básico a 159,90 dólares o plano mais completo.

5. Veer

O Veer possui uma interface simples e prática, e permite que o usuário visualize as imagens em 360º antes de realizar o download.

Além disso, é possível baixar o aplicativo em seu celular, ele está disponível para Android e iOS.

6. iStock Photo

O iStock Photo é um site clean, traz botões e a aba de busca bem posicionados, trazendo assim uma excelente navegação para o usuário.

O site ainda permite edição de imagens, oferece áudio, vetores, vídeos e ilustrações.

O iStock permite o download de 10 imagens de forma gratuita. O plano mais básico custa 149,00 reais por mês, na assinatura anual.

7. Fotolia

Com mais de 100 milhões de fotos em alta resolução para download, o Fotolia banco de imagens da Adobe possui em seu acervo fotos, vetores, ilustrações e vídeos.

O site possui pacotes de imagens e fotos avulsas para a compra.

8. Big Stock

Com uma interface em português, o Big Stock possui um acervo dividido por fotografias e vídeos que podem ser buscados de forma separada.

O site oferece diversos planos que variam de 79 a 99 reais. Os pacotes mais simples permitem acesso apenas às imagens ou somente vídeos.

9. Creative Market

Com um acervo repleto de vetores, fotos, templates e gráficos, o Creative Market oferece milhares de imagens, organizadas por categorias, que facilitam a busca do usuário.

Possui três tipos de planos, que variam de 19,95 a 49,95 dólares por mês.

Dicas extras!

Bom, agora que você já conhece os melhores bancos de imagens, que vão te ajudar a incrementar seu site e suas redes sociais, aproveite e conheça também os melhores sites de fontes para suas criações!

Ah e se quiser uma lista completa de outras ferramentas úteis para o dia a dia, tá na mão! Temos um artigo com as melhores ferramentas de criação para a sua equipe! Boa leitura e sucesso nos projetos! 😉