6 dicas de como usar IA na agência
Inteligência Artificial e marketing formam uma combinação poderosa. Com a IA, os profissionais analisam e interpretam um imenso volume de dados de clientes. Os insights valiosos obtidos orientam a criação de mensagens, anúncios e até mesmo sugestões de produtos personalizados conforme o perfil do usuário. No geral, saber como usar IA na agência tende a aumentar a satisfação do cliente, mostrando que a marca conhece seu público.
Conforme pesquisa HubSpot, 72% dos que usam ferramentas de marketing de IA personalizam a experiência do cliente e economizam 2,5 horas/dia ou 3 horas/conteúdo.
Como os números mostram, a IA expande os recursos das equipes de marketing e publicidade, melhorando o fluxo de trabalho e a eficiência operacional. Além de viabilizar a análise de dados e previsão de big data, a IA permite gerar conteúdo personalizado em escala e automatizar os fluxos de email marketing e anúncios.
Se você quiser explorar todo o potencial da tecnologia e saber como usar IA na rotina da agência, aproveite as dicas que apresentamos nesse conteúdo.
Continue a leitura!
Você vai ler neste post
- #1 Analise e explore grandes conjuntos de dados
- #2 Geração de anúncios e outros conteúdos de marketing
- #3 Personalize o conteúdo e as experiências do cliente
- #4 Automatize processos importantes de marketing
- #5 Crie vídeos de marketing de IA para reconhecimento da marca
- #6 Reduza o trabalho administrativo tedioso
- Conclusão
- RESULTADOS, ALGORITMOS E IA
#1 Analise e explore grandes conjuntos de dados
Quanto mais dados você analisar, mais robusta será sua estratégia de marketing. Contudo, a escuta de mídia social e a análise da voz do cliente levam muito tempo. Neste cenário, as tecnologias de Inteligência Artificial, particularmente Machine Learning, podem facilitar seus esforços de marketing.
Na prática, elas vasculham grandes conjuntos de dados não-estruturados, incluindo postagens de mídia social e e-mails, para encontrar padrões e previsões que os humanos não conseguem.
A IA processa e interpreta todos esses dados, orientando as soluções de marketing com base na segmentação precisa do público e na personalização. A análise de IA prevê o comportamento do cliente. De tal modo, a equipe de marketing pode direcionar as campanhas com mais precisão e melhorar as experiências de consumo.
Em síntese, ao aprender como usar IA na agência, o gestor e a equipe tem acesso a ferramentas com tecnologia para análise preditiva, análise de sentimento do cliente e processamento de dados em tempo real. Elas permitem que você entenda tendências de mercado, feedback do consumidor e desempenho de campanha.
3 ferramentas para saber como usar IA para gestão de dados na agência
- Tableau: Com poderosos recursos de visualização de dados e painéis intuitivos, ele transforma dados complexos em insights acionáveis.
- Google Analytics: usa IA para rastrear e relatar o tráfego da web e fornece insights profundos sobre o comportamento do usuário e o desempenho do site.
- IBM Watson: conta com PNL e ML para fornecer insights detalhados sobre as preferências do cliente e as condições de mercado.
Para acessar uma lista completa de sites de inteligência artificial clique aqui!
#2 Geração de anúncios e outros conteúdos de marketing
A IA pode produzir conteúdo de marketing usando geração de linguagem natural. Na prática, os algoritmos de aprendizado profundo e machine learning são capazes de pesquisar e analisar dados de campanhas anteriores, prevendo qual conteúdo terá melhor desempenho e sugerindo melhorias. Como resultado, o conteúdo gerado por IA pode aumentar os leads em até 50% .
Em síntese, saber como usar IA em anúncios e materiais de marketing ajuda a criar mensagens mais eficazes que, por sua vez, aumentam o engajamento. Além disso, a IA no marketing e na publicidade também pode escalar a criação de conteúdo personalizado e adaptar mensagens entre diferentes demografias e comportamentos do consumidor.
Um dos cases de sucesso deste tipo de abordagem é a campanha da Coca-Cola, que aborda vários estilos artísticos e elementos culturais para refletir a identidade global da marca.
Como usar IA no marketing: 3 ferramentas recomendadas
- AdCreative.ai: a ferramenta de IA mais usada para publicidade, gera conteúdo, monitora concorrentes e escreve relatórios que orientam os processos criativos.
- Copy.ai: cria textos de marketing de IA (incluindo anúncios, postagens em mídias sociais e e-mails) que repercutem no seu público-alvo, aumentando o engajamento e as conversões.
- Persado: usa IA para otimizar o apelo emocional das mensagens de marketing, aumentando a eficácia do conteúdo em todos os canais.
- Jasper: ferramenta de marketing de IA para dimensionar conteúdo em vários idiomas, de postagens de blog a scripts de anúncios, com SEO integrado.
#3 Personalize o conteúdo e as experiências do cliente
A personalização fortalece os relacionamentos com os clientes. Ela leva a um maior engajamento e conversões aprimoradas, fazendo com que as mensagens ressoem mais e levem o consumidor à ação.
De e-mail personalizado e experiências em sites a posicionamentos de anúncios direcionados, a IA pode ser muito explorada para esse tipo de estratégia.
Em resumo, saber como usar IA no marketing e na publicidade é fundamental por duas razões principais:
- Ajuda os profissionais a analisar dados dos clientes para prever preferências e comportamentos.
- Permite adaptar o conteúdo de maneira dinâmica, com recomendações de produtos e comunicação com base em interações em tempo real e dados históricos.
#4 Automatize processos importantes de marketing
Empresas que usam IA em automação de marketing registram um aumento médio de ROI de até 30%. Isso porque o marketing de inteligência artificial pode atingir mais pessoas com o perfil ideal para a marca, já que, assim, é possível trabalhar com os canais certos na hora certa.
A publicidade programática, que consiste na compra e venda automatizada de anúncios, agendamento de mídia social e fluxos de trabalho de e-mail é capaz de responder aos comportamentos e gatilhos do usuário em tempo real. O mecanismo potencializa o alcance de resultados positivos.
Neste caso de uso, as tecnologias de IA aplicadas incluem aprendizado de máquina para análise preditiva e tomada de decisões, bem como uso de PNL para criação de conteúdo (mídias sociais, e-mails, etc.).
Como usar IA na agência: 3 plataformas de marketing
- AdRoll: como uma ferramenta para publicidade programática, ele usa IA para automatizar posicionamentos de anúncios e otimizar campanhas de marketing em vários canais.
- Hootsuite: integra recursos de IA para agendamento e gerenciamento de mídias sociais, permitindo postagens automatizadas e análise de desempenho.
- Mailchimp: oferece um assistente de crescimento de IA para otimizar os tempos de entrega de e-mail e a personalização de conteúdo, transformar dados em insights e produzir conteúdo em escala.
#5 Crie vídeos de marketing de IA para reconhecimento da marca
Os vídeos de marketing aumentam o reconhecimento da marca. Eles ajudam os espectadores a lembrar 95% de uma mensagem e aumentam o tráfego orgânico de SERPs em 157% . Com a IA generativa, você pode criar vídeos personalizados e contextualmente relevantes em escala, reduzindo sua carga de trabalho em 60-70%.
A IA generativa cria possibilidades infinitas usando tecnologias como:
- Processamento de linguagem natural (PLN) para geração de script;
- Algoritmos de aprendizado de máquina (ML) para edição e otimização de conteúdo de vídeo;
- Visão computacional para incorporar imagens relevantes dinamicamente.
#6 Reduza o trabalho administrativo tedioso
Graças ao uso da IA, os profissionais de marketing podem economizar, em média, de 2 horas e 24 minutos por dia. Isso porque ao saber como usar IA, a tecnologia assume com tarefas administrativas tediosas, como anotações, resumos de reuniões e até mesmo o agendamento de diferentes eventos.
Sem a rotina de tarefas operacionais repetitivas, os profissionais podem se concentrar no desenvolvimento de campanhas de marketing mais eficazes.
Como usar IA para otimizar a rotina na agência: 3 ferramentas recomendadas
- Otter.ai: especializada em transcrição em tempo real e notas de reuniões, fornecendo notas que podem ser personalizadas e compartilhadas, a ferramenta aumenta a produtividade das reuniões.
- Zapier: cria fluxos de trabalho personalizados que podem automatizar qualquer parte do dia de um profissional de marketing, desde a entrada de dados até o envio de e-mails de acompanhamento.
Conclusão
Como vimos até aqui, aprender como usar IA em diferentes processos da agência pode trazer mais produtividade, organização, percepção de valor pelos clientes e colaboradores e, claro, aumento de receita.
Gostou do conceito e quer saber mais sobre como usar Inteligência Artificial na agência? Inscreva-se na Opcon e prepare-se para muitos aprendizados valiosos, com palestras gratuitas de especialistas no setor!
RESULTADOS,
ALGORITMOS E IA
O Match entre gestão e operação
03 DE DEZEMBRO
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 18/11/2024
- Categoria: Produtividade