6 tendências de inteligência artificial na comunicação em 2024

A adoção de inteligência artificial na comunicação tem se tornado cada vez mais comum, dada a rápida evolução desta tecnologia. De acordo com a pesquisa The CMO Survey, divulgada pela Duke Fuqua School, 94,1% dos profissionais de marketing começaram a integrar IA nos seus processos. Os entrevistados relataram que o uso da tecnologia gerou um impacto positivo, como aumento nas vendas (+6,2%) e na satisfação do cliente (+7%).

Com atualização constante, a Inteligência artificial (IA) tem se tornado ainda mais poderosa, e está revolucionando o modo como as marcas interagem com o público. Na prática, este tipo de tecnologia otimiza a criação de conteúdos, auxilia na análise de dados e, ainda, melhora a comunicação tanto interna quanto externa.

Em um cenário cada vez mais competitivo, contar com o suporte de algumas ferramentas de IA é fundamental para se manter à frente da concorrência. Por isso, preparamos uma lista com as principais tendências da inteligência artificial na comunicação.

Confira!

Inteligência Artificial na comunicação: conheça 6 tendências para 2024!

O  futuro já chegou, e a tecnologia vem transformando o modo como as agências lidam com algumas tarefas. A IA tem se tornado cada vez mais presente em diferentes setores, inclusive no setor criativo.

Confira, a seguir, 6 tendências da inteligência artificial na comunicação que podem otimizar a rotina e a produtividade da agência!

#1 Criação de conteúdo personalizado

Baseada em modelos deep learning (aprendizagem profunda), a IA generativa é uma tecnologia que permite a criação de conteúdos originais, como textos, imagens, músicas e vídeos. 

A IA generativa une o aprendizado de máquina a um vasto banco de dados. O resultado desta combinação é uma rede neural muito semelhante à mente humana, que permite a interpretação de mensagens e reprodução de conteúdos. Apesar de estar em desenvolvimento desde 1970, a IA generativa ganhou destaque recentemente, com plataformas como Chat GPT, Bard, Mubert e Bing AI. 

Com essas ferramentas é possível gerar:

  • Textos: a partir de comandos do usuário, o programa pode escrever textos do zero e fazer sugestões de temas. A IA é treinada para prever quais os elementos das mensagens performam melhor, envolvendo o público.
  • Vídeos e imagens: são gerados a partir das descrições de texto inseridas na plataforma. Com a IA, em poucos segundos, é possível criar animações, imagens e 2D e 3D, entre outros.
  • Músicas: por meio de prompts de textos, a IA cria e reproduz efeitos sonoros e canções, sendo que alguns aplicativos permitem, ainda, gerar covers com a voz de cantores famosos.

Na prática, este tipo de tecnologia pode ser utilizada pela agência para desenvolver conteúdos atrativos mais direcionados a determinadas marcas, uma vez que a IA utiliza a análise de dados para desenvolvê-los. 

Entretanto, é preciso ter cuidado, pois a tecnologia é passível de falhas, podendo gerar materiais com informações genéricas e conteúdos padronizados. Ou seja, revisar todo o conteúdo é primordial.

#2 Revisão de textos

Todo redator ou copywriter já passou bloqueios por criativos ou aqueles momentos em que as ideias não se organizam como deveriam, o resultado são textos truncados e pouco atrativos. Com o auxílio da IA, esses profissionais ganham uma “mãozinha” para elaborar conteúdos envolventes, sem erros ortográficos e menos amarrados.

Na plataforma Copy.ai, é possível solicitar revisões e dicas dos pontos a serem melhorados no texto. Já o WordAI reestrutura pequenas frases ou parágrafos inteiros, seguindo os comandos do usuário. Outra excelente ferramenta é o ParagraphAI. Baseado no GPT-3.5 – modelo de linguagem igual ao ChatGPT –, ele pode ser usado para transformar textos a uma linguagem mais acessível.

#3 Busca generativa

As pesquisas se tornam ainda mais precisas com o auxílio da inteligência artificial na comunicação. A tecnologia permite aproveitar ao máximo os resultados exibidos nas buscas, o que garante que o usuário descubra novos pontos de vistas e ideias e realize tarefas de modo ainda mais rápido e simples.

Com o auxílio da busca generativa é possível gerar novas ideias e conceitos, criar designs, conteúdos personalizados com base nas pesquisas dos usuários e anúncios mais envolventes baseados nos gostos do consumidor. A ferramenta visa tornar as buscas mais conversacionais, diminuindo o uso de palavras-chave, que é pouco natural.

⚠️ Ponto de atenção
Apesar das facilidades proporcionadas, os profissionais de Inbound Marketing precisam se atentar à busca generativa. Isso porque os mecanismos de buscas passaram a apresentar respostas prontas e menos links. Ou seja, ela pode provocar a redução de tráfego para as páginas, diminuindo possíveis conversões e geração de leads. Desse modo, será necessário investir em outras estratégias para atrair o público.

#4 Comunicação melhorada

A Inteligência Artificial na comunicação tem fortalecido os canais de atendimento das empresas. Com isso, o cliente tem assistência em tempo real e 24 horas por dia. Ao adotar o uso de chatbots, os profissionais de marketing B2B experimentaram um aumento entre 10 e 20% no volume de geração de leads.

Com os chatbots baseados em IA, as dúvidas dos usuários podem ser respondidas de forma natural e menos robótica. Na prática, o mecanismo aprende durante a interação com o cliente, ou seja, ele se baseia na linguagem natural e busca soluções para suas dúvidas.

De modo geral, a agência pode utilizar o chatbot para otimizar os atendimentos em canais, como: WhatsApp, Telegram, Facebook, E-mail, entre outros. Além disso, ele pode ser utilizado para responder o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), emitir comunicados internos e externos.

#5 Monitoramento

Algumas ferramentas IA auxiliam no monitoramento da reputação da marca, como o Brand24. Com ela é possível analisar a concorrência, medir o reconhecimento da marca e descobrir insights relacionados ao comportamento e às preferências dos clientes. 

A plataforma permite verificar como a marca é vista perante o público, as menções feitas em diferentes mídias sociais, notícias, blogposts, fóruns, podcasts, entre outros.

Com um monitoramento abrangente, ela rastreia mais de 25 milhões de fontes online em tempo real, segmenta as menções (positivas, negativas e neutras), gera relatórios detalhados e fornece insights baseados em dados. De modo geral, a ferramenta pode ser usada tanto para analisar a performance do cliente nos meios digitais, quanto da agência.

#6 Análise preditiva

Com o auxílio do Big Data, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning, a análise preditiva consegue prever tendências futuras e, também, o comportamento do usuário. Esses sistemas coletam dados de diferentes fontes, como compras anteriores, hábitos de pesquisa, envolvimento nas redes sociais e até mesmo tendências de suporte ao cliente.

A IA pode, então, usar esses dados para identificar padrões e tendências que podem não ser aparentes para os observadores, permitindo que as empresas prevejam as necessidades dos clientes.

De modo simples, a análise preditiva possibilita às agências:

  • Analisar se uma campanha terá o retorno esperado;
  • Avaliar a eficiência de um projeto de fixação de marca;
  • Verificar se é o momento certo para realizar alguma ação;
  • Entre outras estratégias.

Conclusão

Diferente do que pode parecer, a IA não representa uma ameaça aos profissionais. Pelo contrário, a inteligência artificial na comunicação pode potencializar resultados, aumentar a produtividade e auxiliar na criação de conteúdos envolventes. Além disso, ela viabiliza o monitoramento e a análise de dados.

Entretanto, para que isso funcione de maneira correta é essencial estabelecer regras. Confira o passo a passo que preparamos que pode ajudar na hora de estruturar os processos dentro da agência!