7 passos para uma estratégia de SEO para agências

No marketing digital, uma estratégia de SEO para agências – também conhecida como “abordagem de SEO” – é o processo de planejamento, delineamento e implementação de etapas destinadas a melhorar a classificação do mecanismo de pesquisa.

Em outras palavras, a estratégia de SEO  para agências deve ser planejada e executada como processo consistente que você segue à risca quando deseja obter mais tráfego orgânico.

Para tanto, pensar em cada etapa é fundamental. Por isso, para ajudá-lo no planejamento de marketing digital de 2021, reunimos aqui o passo para criar uma estratégia de SEO poderosa, focada em resultados e ganhos expressivos.  

Vem conferir!

O que é uma estratégia de SEO?

Basicamente, uma estratégia de SEO é fundamentada  no planejamento e na implementação de atividades que o levarão do lugar onde sua marca está classificada atualmente para uma posição mais elevada.

O resultado das estratégias de SEO mais bem-sucedidas é o tráfego de maior qualidade dos motores de busca, resultando em mais conversões. Por consequência, a geração de receita também aumenta.

Por que você precisa de uma estratégia de SEO para agências?

Com tantas marcas disputando a atenção do usuário na atmosfera digital, é crucial criar uma estratégia de SEO para agências bem pensada, em vez de ficar às cegas e visar cada palavra-chave que vem à mente.

Você pode ter sorte, mas também desperdiçará muitos recursos.

Ao reservar um tempo para o planejamento do marketing digital, você garante que nada será esquecido. Além disso, essa é a melhor maneira de atualizar a estratégia, adotando as boas práticas de SEO mais recentes.

Como desenvolver uma estratégia de SEO eficaz?

O desenvolvimento de uma estratégia de SEO para agências deve se concentrar em três áreas principais:

SEO técnico: consiste em garantir a adequação os padrões dos mecanismos de pesquisa em relação à experiência do usuário “UX”, segurança, rastreamento e status de indexação para as páginas do seu site. Assim, é possível preservar o nível de conformidade exigido após cada atualização do algoritmo do mecanismo de pesquisa.

SEO on-page: visa à otimização do conteúdo do seu site para mecanismos de pesquisa e, ao mesmo tempo, corresponde à intenção do usuário de pesquisa de visitar seu site. Além disso, tem como objetivo assegurar facilidade de navegação para diferentes categorias de conteúdo e páginas em seu site.

SEO fora da página: construir autoridade para seu site incorporando links de mais qualidade de sites, blogs e diretórios de negócios relacionados. Isso porque o número de backlinks de qualidade referente a um site é o principal fator de classificação para os mecanismos de pesquisa.

Sendo assim, estratégia de SEO para agências bem-sucedida dependerá, principalmente, da definição de etapas de construção que sejam capazes de cobrir os principais aspectos  – SEO técnico, SEO na página e SEO fora da página – do processo de otimização do mecanismo de pesquisa para seu site. De outro modo, o cuidado na personalização e implementação inteligente de seu plano de SEO é essencial.

Estratégia de SEO para agências: um guia para começar

#1 Execute uma auditoria completa do local

A primeira etapa em seu plano de SEO é definir os pontos fortes e fracos do site por meio da realização de uma auditoria completa e detalhada do site. Assim, você pode obter uma visão clara de como o seu site é otimizado para mecanismos de pesquisa em comparação com os sites dos concorrentes.

Usando ferramentas confiáveis ​​de auditoria de SEO, você deve realizar uma análise detalhada sobre:

  • Status de rastreamento e indexação das páginas do seu site;
  • Classificação do site em resultados de pesquisa das palavras-chave escolhidas;
  • Experiência de navegação no site para usuários de pesquisa de dispositivos móveis e desktop;
  • Estrutura de links internos e perfil de backlinks;
  • Fatores de SEO na página: uso de palavras-chave, títulos, URLs, meta-descrições e imagens alt;
  • Nível de segurança do seu site;
  • Desempenho geral de SEO do seu site comparado aos concorrentes.

A auditoria inicial completa do site é uma etapa obrigatória, pois ela irá mostrar quais as áreas requerem melhorias para fornecer os resultados desejados.

#2 Execução de pesquisas planejadas de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é uma etapa importante com alta prioridade no desenvolvimento de estratégia de SEO para agências. Afinal, todo o processo de otimização de mecanismo de pesquisa é impactado pela escolha das palavras-chave mais adequadas. Na prática, são elas que direcionam clientes em potencial e orientam a produção de conteúdo de valor agregado que corresponda à intenção de pesquisa.

Antes de avançar em seu plano de SEO, a principal tarefa, nesta fase, é criar um portfólio de “listas de palavras-chave de pesquisa” para desenvolver o conteúdo de seu site. Páginas de produtos ou serviços, publicações e guias de blog devem ser definidas tomando como base o volume de pesquisa mensal de cada palavra-chave. Além disso, é importante considerar a concorrência para a primeira posição nos resultados da pesquisa.

O portfólio de listas de palavras-chave de pesquisa deve conter:

  • Palavras-chave de cauda curta “uma ou duas palavras” para o conteúdo das páginas de produtos;
  • Palavras-chave de cauda longa “3-5 palavras” para conteúdo de postagens de blog;
  • Palavras-chave de localização para segmentação de resultados de pesquisa locais, como “ melhor agência de SEO no Egito”;
  • Perguntas para a segmentação de consultas de pesquisa por voz.

Após criar seu portfólio de palavras-chave de pesquisa, você está pronto para avançar na implementação da estratégia de SEO para agências.  

#3 Criação de conteúdo valioso otimizado para SEO

A produção de conteúdo otimizado para SEO é decisiva para acionar as necessidades e interesses de seus clientes em potencial.

Em síntese, o conteúdo otimizado para SEO agrega valor aos usuários de pesquisa. É a sua ponte para alcançar a classificação mais alta em resultados de pesquisa.

O conteúdo produzido deve corresponder à intenção do usuário, que costuma ser categorizada em quatro tipos de pesquisa diferentes:

  • Informativo: o usuário está em busca de informações sobre um tópico específico;
  • Navegacional: busca para alcançar páginas ou sites específicos;
  • Comercial: o usuário considera fazer uma compra e busca opções e recomendações;
  • Transacional: aqui, ele deseja concluir uma ação online para efetuar uma compra ou reserva.

Conhecendo essas intenções de pesquisa, o desafio é desenvolver o processo completo: planejamento, criação, publicação e atualização de conteúdo otimizado para SEO capaz de agregar valor aos usuários de pesquisa usando as palavras-chave escolhidas.

A estratégia de SEO para agências exige que os conteúdos sejam capazes de:

  • Destacar as vantagens competitivas de produtos ou serviços; 
  • Responder às perguntas dos usuários de pesquisa com artigos e materiais ricos detalhados
  • Demonstrar a experiência e autoridade da marca no seu setor de negócios por meio de postblogs criados para resolver problemas de usuários de pesquisa e aumentar sua confiança;
  • Usar recursos visuais para (gráficos / infográficos / vídeos de instruções) para aumentar o envolvimento dos usuários de pesquisa;
  • Explorar palavras-chave com segmentação por local;
  • Capitalizar o tráfego orgânico, obtendo novos leads, a partir da oferta de trilhas gratuitas e de formulários fáceis de preencher.

A criação de conteúdo atualizado e envolvente de valor agregado é um componente essencial do seu plano de SEO. Somente assim é possível ganhar a confiança dos mecanismos de pesquisa e dos usuários de pesquisa.

#4 Fornecendo a melhor experiência de pesquisa do usuário

A próxima etapa na implementação da sua estratégia de SEO para agências é garantir o fornecimento da melhor experiência de usuário para todos os usuários que visitam seu site. Lembre-se que a sua página recebe usuários de pesquisa, visitantes recorrentes ou visitas de referência de outros sites e plataformas de mídia social.

Portanto, seus esforços, nesta fase, devem ser focados em melhorar a “experiência” da estrutura de navegação para que os mecanismos de pesquisa rastreiem e indexem as páginas do seu site facilmente. 

Dessa maneira,  os visitantes alcançam as páginas, consomem o conteúdo criado e, em algum momento, devem responder às CTAs, gerando as conversões desejadas. 

Para tanto, você precisa garantir:

  • Experiência de navegação otimizada para celular: design responsivo, conteúdo textual e visual escalável e elementos clicáveis;
  • Links internos para produtos relacionados e para páginas de conteúdo de alta autoridade;
  • Alta velocidade de carregamento para as páginas do seu site em todos tipo de dispositivo; 
  • Informações claras e opções de contato acessíveis;
  • Máxima segurança e proteção do bancos de dados.

A experiência positiva do usuário do seu site é um indicador crítico para os mecanismos de pesquisa determinarem a classificação do seu site nos resultados de pesquisa direcionados. Assim, garantir a melhor experiência do usuário é um aspecto-chave para o sucesso da estratégia de SEO para agências.

#5 Aplicação de estratégia de link building adequada

Embora a qualidade do conteúdo e a experiência do usuário sejam os principais fatores de classificação para os mecanismos de pesquisa, o número de backlinks de qualidade referentes também é um fator importante de classificação. 

Isso porque a autoridade do seu site para os mecanismos de pesquisa é medida também pelo número de backlinks de qualidade de sites de blogs.

Portanto, a eficiência de sua estratégia de link building deve ser uma das prioridades do seu projeto de SEO. Os backlinks de qualidade geram tráfego de referência de sites de alta autoridade relacionados.

#6 Medindo o desempenho da sua estratégia de SEO

O processo de otimização de mecanismo de busca é um projeto de longo prazo que requer esforços contínuos. Nesta jornada, o ideal é manter realizar uma avaliação mensal do desempenho da estratégia de SEO para agências usando dados confiáveis ​​e plataformas analíticas como relatórios do Google Analytics.

Veja as principais métricas e aspectos a serem analisadas na avaliação:

  • Comparação do site atual com a classificação anterior nos resultados de pesquisa direcionados;
  • Volume de tráfego orgânico gerado a cada mês;
  • Métricas de experiência do usuário: duração das sessões, número de páginas visitadas, taxa de rejeição e tempo médio de carregamento;
  • Número de backlinks de qualidade obtidos a cada mês;
  • Métricas de conversão: leads gerados, compras concluídas e ROI.

Essas métricas fornecerão uma imagem clara da eficácia de sua estratégia de SEO para agências. Na prática, devem confirmar se esse é o caminho mais adequado para atingir os objetivos desejados ou não.

#7 Melhorar e atualizar seu site regularmente

As atualizações frequentes em cada algoritmo de mecanismo de pesquisa e o número crescente de concorrentes lutando pelas primeiras posições nos resultados de pesquisa exigem que você melhore o seu site regularmente. Além disso, a publicação de conteúdo inédito é igualmente importante.

Uma estratégia de SEO para agências bem-sucedida gera resultados consistentes de longo prazo, aumentando o tráfego mais orgânico e tornando seu site mais lucrativo. 

Para tanto, comece atualizando seu site regularmente e seguindo as melhores práticas de SEO.

Esperamos que você alcance ótimos resultados! 

Quer saber mais sobre outras atividades importantes para a gestão da agência? Continue acompanhando nosso blog!