Como desenvolver o planejamento estratégico da agência para 2021

Todos podemos concordar, 2020 dizimou a maioria dos planos estratégicos. Ao longo do ano, foi indispensável revisar e repensar os planos que haviam sido feitos no fim de 2019. Afinal, o novo cenário mudou drasticamente o mundo. Aquele que conhecíamos antes do coronavírus avançar já não existe mais. 

Para os gestores de empresas, esse contexto, marcado por incertezas e insegurança, é altamente desafiador. Mas é preciso desenvolver uma estratégia assertiva ainda assim. 

Mesmo lidando com uma tensão constante, é o momento de pensar no futuro. Definir metas e objetivos claros, para conseguir superar as dificuldades de agora. Além disso, é preciso fortalecer a agência, para se manter em destaque em um mercado altamente competitivo. 

Com o fim de ano batendo na porta, certamente você já está pensando no planejamento de 2021. Por isso, queremos compartilhar algumas dicas para a criação de planos duráveis ​​e sustentáveis, ​​projetados para resistir a interrupções.

Neste post, vamos apresentar os fatores-chave do planejamento estratégico para o novo ano e algumas boas dicas práticas de sucesso.

Quer saber mais? Vem com a gente!

Planejamento estratégico para o novo ano: 4 pontos de atenção 

Sem dúvida, a digitalização foi um dos movimentos que ganhou celeridade com a pandemia. Na falta do contato pessoal, a tecnologia se tornou a grande facilitadora da nossa rotina. Com as limitações impostas pelo isolamento social, um “novo normal” se estabeleceu. 

Podemos observar esse movimento na dinâmica da vida. Afinal, acordar cedo e ir para o escritório já se tornou uma cena do passado recente para muitos profissionais. Mas esse não é o único ponto!

A realidade organizacional das empresas também mudou. Elas precisaram implantar uma série de mudanças, para manter o ritmo de crescimento. A seguir, listamos alguns pontos que merecem sua atenção: 

#1 Transformação digital

Por aqui, já não imaginamos a nossa dinâmica de trabalho sem a ajuda da tecnologia. Ela é cada vez mais indispensável para a sobrevivência de qualquer negócio. 

Antes da pandemia, a percepção sobre o movimento da transformação digital era um pouco diferente. De modo geral, a proposta de muitas empresas era conduzir a digitalização em etapas, gradualmente. 2020 acelerou esse movimento de inovação.

Portanto, tenha em mente que o seu negócio deve ter a tecnologia como sua aliada. 

Ela representa vantagem competitiva. Para se manter hoje e caminhar rumo ao futuro, a agência precisa investir em soluções tecnológicas inovadoras.

#2 Organização financeira e revisão de receita

Como você tem conduzido a gestão financeira da sua agência? Esse é um aspecto fundamental para a sustentabilidade do seu negócio. Você precisa acompanhar de perto a precificação, a previsão orçamentária e a lucratividade. Somente assim conseguirá fazer os ajustes necessários. 

Esse tipo de acompanhamento também amplia o seu leque de possibilidades de negociação.

Afinal, você não quer perder clientes, contratos, parceiros e fornecedores. Por isso, o melhor caminho é conhecer a realidade financeira das agências, negociar o que for possível, enxugar o necessário e equilibrar as contas. Faça isso para garantir que as despesas não sobressaiam aos lucros. 

#3 Adoção de novas ferramentas tecnológicas

Como já comentamos, a transformação digital não para. Pelo contrário, a digitalização avança em ritmo acelerado. De tal modo, a tecnologia já prioridade zero para a sobrevivência de qualquer empresa no pós-pandemia. 

Portanto, busque conhecer os recursos modernos que podem potencializar o crescimento do seu negócio. Um software de gestão para agências, por exemplo, é uma ferramenta importante que pode otimizar muito o desempenho do seu time. Isso sem contar os impactos na produtividade e na satisfação do cliente.

Como essa, muitas outras soluções e equipamentos podem ajudá-lo. Mapeie as demandas da agência e planeje os investimentos em tecnologia, de acordo com suas possibilidades.

Vale destacar que a tecnologia aparece como facilitadora trazendo uma série de benefícios, como:

  • Aumento de produtividade;
  • Otimização no tempo dos colaboradores;
  • Agilidade e qualidade nas entregas;
  • Coleta, armazenamento e análise;
  • Tomada de decisão mais efetiva.

#4 Eficiência organizacional

Especialmente em períodos de crise, em um cenário complexo, manter a eficiência organizacional da agência deve ser uma das metas do gestor. 

Afinal, a agência só vai superar essa fase e sair mais forte, se conseguir ter um bom desempenho. 

Para tanto, na prática, é importante que você tenha em mente algumas boas práticas:

  • Monte uma equipe para tomada de decisões de emergência;
  • Melhore a gestão de risco e aprenda a avaliar os riscos com precisão;
  • Crie canais positivos de comunicação com os colaboradores, informando com clareza sempre;
  • Ofereça o suporte necessário aos profissionais, garantindo o bem-estar físico e emocional ao seu time;
  • Acompanhe a gestão financeira e faça os ajustes de orçamento, se necessário.

5 chaves para o planejamento estratégico para o novo ano

Para ajudá-lo no desenvolvimento do seu plano de trabalho para 2021, elencamos cinco passos que irão orientar o desenho e a execução da sua estratégia, tornando-a mais eficaz.

1. Comece com o alvo em mente

Defina sua meta final e certifique-se de que seja acionável e mensurável. Considere as pessoas, os processos e a tecnologia que você possui atualmente e defina indicadores claros a partir dessa realidade.

2. Pergunte ‘por que’ (muito!)

Desafie a si mesmo e aos colaboradores para entender porque determinado objetivo é essencial. Isso deve criar discussões animadas e pode ser a parte mais desafiadora do processo. Usar design-thinking e metodologias ágeis pode ajudar a humanizar e simplificar esse processo.

3. Priorize

Você não pode fazer tudo de imediato. As metas definidas exigem investimento em pessoas, processos e tecnologia. Por isso, o planejamento trabalha com curto, médio e longo prazo. Na prática, ele é um processo que se estende por vários anos. 

Portanto, na hora de planejar, pergunte-se: 

Existem metas de pré-requisito que são fundamentais para atingir outras metas?

4. Documente

Registre tudo o que considerar relevante. Seja preciso ao listar todas as atividades, marcos e medidas que precisam ser cumpridas. Assim, o time terá condições de trabalhar focado em direção ao alcance da meta.

5. Seja disciplinado e sistemático

Afinal, quais são as lacunas da agência hoje? 

Se você seguiu as etapas de 1 a 4, certamente terá essa resposta. Esse processo aponta exatamente quais investimentos em pessoas, processos e tecnologia são necessários e justificáveis para cumprir a estratégia.

10 dicas para acompanhar o planejamento estratégico

Feito o planejamento, o próximo passo é executar. Acima de tudo, você precisa ter em mente que não pode perdê-lo de vista ao longo do ano. Afinal, boa parte da estratégia está no acompanhamento da execução. 

Então, confira 10 dicas para monitorar o planejamento estratégico para o novo ano:

1. Mantenha seu plano na frente e no centro. 

Não o arquive em uma gaveta ou em uma pasta do computador. Certifique-se de que todo o time da agência conheça o planejamento estratégico. Os colaboradores devem trabalhar sendo orientados também pelas metas e objetivos do documento. 

2. Transforme seu plano anual em um plano trimestral executável. 

Dessa forma, o trabalho é dividido em prioridades gerenciáveis ​​e realmente é realizado.

3. Crie planos de ação para apoiar suas prioridades trimestrais. 

Com essa metodologia, você consegue dividir o trabalho em tarefas ou marcos, mantendo a execução no caminho certo. Tente desenvolver entre 3 e 5 atividades de ação para apoiar cada prioridade.

4. Conduza reuniões semanais de equipe. 

Esse é o momento de revisar o progresso de seus indicadores-chave de desempenho (KPIs) e prioridades. Encontre soluções e faça ajustes, se necessário, para voltar aos trilhos.

5. Faça reuniões mensais.

É nessa hora que você irá revisar sua estratégia e seus planos anuais e trimestrais. Com essa análise, é possível garantir que eles sejam adequados para ajudá-lo a atingir suas metas.

6. Digitalize sua estratégia. 

Ter um sistema formal para orientar sua execução ajuda muito a melhorar seu desempenho. De acordo com dados de pesquisa realizada por Robert Kaplan e David Norton,  “70% das organizações que usaram um processo formal para gerenciar sua estratégia, superaram seus pares.” 

7. Lidere pelo exemplo. 

Os líderes organizacionais precisam definir o padrão, sendo responsáveis ​​e exercendo bons hábitos de execução.

8. Incentive o time. 

Se possível, vincule a remuneração por desempenho às metas e objetivos estabelecidos. O dinheiro pode não ser o motivador número um para as pessoas, mas com certeza ajuda.

9. Encontre caminhos e remova obstáculos. 

Diante de qualquer tipo de dificuldade, mostre sua responsabilidade com a execução do planejamento estratégico para o novo ano. E lembre o time sobre a importância de perseverar para o sucesso. 

10. Comemore seu sucesso. 

Faça isso ao longo do trimestre ao atingir seus objetivos e usando temas trimestrais para motivar e envolver todos em sua empresa ao longo do caminho.

Como vimos, o planejamento estratégico para o novo ano é um processo desafiador, mas bastante promissor também. Afinal, ele irá orientar o crescimento da agência, mesmo em tempos incertos, garantindo sua competitividade no mercado.

Na fase da execução, ao longo de 2021, lembre-se de analisar o mercado e manter-se informado sobre o seu nicho de atuação, acompanhando também tendências. Assim, você pode fazer os ajustes de rota necessários.

Esperamos tê-lo ajudado na construção de um planejamento estratégico para o novo ano. Conte conosco sempre! Continue acompanhando o blog da Operand!