Quais são as maiores agências de publicidade do mercado?

Quando falamos de construção de marca, as agências de publicidade e marketing têm um papel fundamental. São elas que aproximam o público, ajudando as empresas a criar estratégias perfeitas para expandir seus produtos e serviços. Nesse cenário, conhecer as maiores agências de publicidade do Brasil e do mundo e acompanhar a sua atuação é fundamental para qualquer agência.

O mercado global deverá crescer a um CAGR de 9,6% até 2026. Só em 2022, as agências de publicidade globais já tinham um tamanho de mercado de US$ 383,67 bilhões.

Mas, afinal, quais são as maiores agências de publicidade nacionais e internacionais? Selecionamos, neste artigo, as principais. Confira!

As maiores agências de publicidade do Brasil

#1 Ogilvy & Mather Brasil

Ogilvy & Mather integra o Grupo WWP, a maior rede de empresas do mundo, com 450 escritórios e presença em 120 países. A agência já recebeu muitos Leões de Ouro recebidos no Festival de Cannes, além de outro destaque importante: foi escolhida pelo Festival como a melhor companhia de publicidade e propaganda do mundo durante dois anos seguidos.

Entre os clientes, conta com marcas como Hellmann’s, Sprite, Burger King e Dove. O valor de investimento anual é estimado em cerca de R$ 4 milhões.

#2  África

Diferente das demais, a África é originalmente brasileira e conquistou destaque em terras estrangeiras também, extrapolando fronteiras.

Como uma das maiores agências de publicidade do Brasil, desembarcou com uma estrutura na Madison Avenue, em Nova Iorque, rua que rerúne as principais companhias globais do setor. Entre os seus clientes, vale destacar ESPN, Suzuki, Mitsubishi e Budweiser.

#3  AlmapBBDO

Como uma das agências de origem brasileira, hoje, a AlmapBBDO também faz parte de um conglomerado mundial. Em seu posicionamento, se coloca como uma powerhouse de criatividade e negócios que se reinventa todos os dias.

Entre as maiores agências de publicidade do Brasil, conquistou 201 Leões de Ouro e uma nomeação como Agência do Ano pelo Festival de Cannes em 2016.

É certificada pelo Cannes Lions como a Agência Global da Década Lions, recebendo também o título de agência mais eficaz da América Latina, segundo o EffieIndex. Sua carteira de clientes de marketing conta com renomadas marcas como: HP, Pepsi, O Boticário, Volkswagen e Havaianas.

#4 BETC Havas

De origem francesa, a BETC foi fundada em Paris sendo reconhecida como uma das agências mais premiadas do mundo. No Brasil, chegou em 2014 como integrante do Havas Group.

Em sua filosofia, a agência defende que herdou a criatividade, o bom gosto e o charme francês, além de ter um olhar voltado para gerar resultados.

Como uma das maiores agências de publicidade do Brasil, a BETC Havas se destaca pelo atendimento a grandes contas, como Santander, Grupo Pão de Açúcar, TIM, Hershey’s, Puma e Peugeot.

#5 Artplan

A Artplan é uma das maiores agências de publicidade do Brasil e faz parte do Dreamers, um grupo empresarial 100% brasileiro.

Na carteira de clientes da Artplan estão o Banco Pan, a Oi Hubble, cervejaria Therezópolis, Neosaldina, Cobasi, Rock in Rio, Sebrae, Hoteis.com, UOL, Localiza e outras.

Em seu posicionamento, a agência deixa claro que trabalha para entregar soluções integradas de comunicação, com iniciativas pensadas para as demandas de um novo mercado. O foco do trabalho é centrado em três eixos: Comunicação integrada, Experiência de marca e Pensamento de negócio.

As maiores agências de publicidade do mundo

#1 Grupo Interpublic

Entre as maiores agências de publicidade do mundo, o Grupo Interpublic é referência e líder de soluções de marketing em escala global. Com um time formado com 58 mil profissionais, trabalhando em diferentes países, o grupo reúne empresas especialistas em publicidade, marketing digital, planejamento de comunicações, mídia, relações públicas e marketing especializado.

O Grupo é resultado da união da agências HK McCann Co., fundada em 1911, e Erickson Co., fundada em 1902, que formaram o IPG em 2 de outubro de 1930, na cidade de Nova York. Na época, conhecida como McCann-Erickson, foi a agência de publicidade de maior sucesso na época, tornando-se líder do setor.

O IPG é formado por muitas empresas diferentes, categorizadas em seis áreas distintas. Existem três redes globais: Foote, Cone & Belding (FCB), McCann Worldgroup e MullenLowe.

#2 Publicis Groupe

A multinacional francesa, especializada em publicidade e relações públicas, é uma das maiores agências de publicidade do mundo. Sediada em Paris, se destaca, principalmente, porque mantém uma das receitas mais expressivas há muitos anos. 

A companhia foi fundada em 1926 por Marcel Bleustein-Blanchet, que, na época, tinha apenas 20 anos.

O Publicis Groupe também tem uma relação estreita com funcionários do governo e busca se aproximar das empresas com potencial de crescimento. 

Historicamente, foi pioneiro na defesa do crescimento econômico da França após a Segunda Guerra Mundial, contribuindo para fortalecer o crescimento do negócio da publicidade.

#3 WPP

Conhecida como uma das maiores agências de publicidade do mundo, é uma holding que atua em comunicação, publicidade, relações públicas, tecnologia e comércio.

A multinacional britânica WPP tem sede em Londres, Inglaterra,  e trabalha com foco na expansão do negócio, priorizando fusões com empresas em vários setores, incluindo consultoria empresarial e de retalho, publicidade na área da saúde, compras online, meios digitais, gestão de dados, marketing digital e marketing esportivo.

#4 Grupo Omnicom

Entre as maiores agências de publicidade do mundo, a holding americana de comunicação corporativa e marketing, Omnicom Group Inc., é a segunda maior desde 2008, quando a WPP conquistou o primeiro lugar.

Fundada em 1986 e sediada em Nova York, opera em mais de 100 países em todo o mundo com um time de 77 mil pessoas. Tem uma reputação de criatividade de ponta, oferecendo serviços de publicidade, relações públicas, relacionamento com o cliente, marketing digital, planejamento e compra de mídia e consultoria de marca.

#5 Dentsu

A gigante japonesa opera em Tóquio, tendo conquistado destaque entre as maiores agências de publicidade do mundo. Fundada em 1901, possui mais de 120 anos de história e conta com uma equipe de 45 mil funcionários, espalhados em 145 países.

A Dentsu fornece serviços que incluem marketing, relações públicas, digital, mídia, conteúdo, promoções e negócios globais.

Em 2011, a Dentsu fez parceria com o Facebook e desde então tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento dos processos publicitários da plataforma.

Criatividade em pauta

Até aqui, vimos algumas das maiores agências de publicidade e propaganda do Brasil e do mundo. Mas qual será o processo criativo de uma grande campanha? Existe alguma forma de potencializar a criatividade?

Você pode acessar palestras 100% gratuitas e online do evento Opcon Criatividade, que contou com a participação de nomes como Felipe Silva, Erickson Monteiro, Itamara Ferreira, Jadson Sales e diversos outros nomes do mercado de agências.

Clique aqui e aproveite para conferir todas as dicas!