10 segredos para uma agência de publicidade ter sucesso

O futuro da sua agência de publicidade depende da sua capacidade de se adaptar às mudanças nos hábitos de uso de mídia dos consumidores e aos orçamentos de publicidade dos seus clientes. É claro que o momento atual favorece as agências, especialmente aquelas que trabalham com marketing digital

Afinal, com a pandemia e o isolamento social, as marcas precisam se posicionar digitalmente ou correm o risco de cair no esquecimento, perdendo clientes e espaço no mercado.

Ainda que a demanda seja alta, as agências de publicidade precisam saber exatamente como manter uma estratégia adequada. É preciso acompanhar as tendências, inovar e adotar as melhores estratégias para sobreviver no mercado hipercompetitivo. 

Se você quer fortalecer a atuação da sua empresa, está na hora de conhecer os segredos de uma agência de publicidade de sucesso

Quer saber mais? Vem conferir!

Enfatize o relacionamento pessoal com os clientes

As agências de publicidade precisam estabelecer relações de confiança com os clientes, bem como com os fornecedores de produtos, prestadores de serviços e demais parceiros. 

Somente é possível manter uma qualidade nas entregas.  

Hoje, mesmo com as novas tecnologias, o fortalecimento das relações interpessoais é ainda mais necessário. Se possível, crie uma área de Customer Sucess, para garantir aproximação com os parceiros, bem como a fidelização de clientes

Além disso, se você deseja novos clientes, certifique-se de que a agência seja muito fácil de contatar. Tenha e-mails, números de telefone, um site acessível e um endereço comercial disponível para todos os clientes entrarem em contato com você.

Seja objetivo nas entregas 

Como uma empresa criativa, as agências de publicidade preenchem uma lacuna que muitas empresas têm em sua estratégia de marketing. Mas, isso não significa que a agência de publicidade deve fugir do que o cliente deseja na tentativa de provocar o efeito “UAU!”. 

Geralmente, esse tipo de abordagem é uma tendência dos criativos que, geralmente, impacta em refações e até na insatisfação do cliente. O segredo é ser simples e objetivo. É claro que o time não pode deixar de inovar, mas também precisa levar em conta as preferências do cliente. 

O desafio é criar uma arte publicitária muito inovadora e criativa que converse com as pessoas e explique essa informação claramente aos clientes. 

Os clientes não devem ficar de fora do que você quer dizer, o que está fazendo ou quais são os processos criativos. Este é o produto e serviço deles, e você está aqui para ajudá-los a atingir seu público. O ideal é ter um processo transparente, que permita ao cliente acompanhar o status de cada trabalho. 

Estude e conheça o mercado dos clientes

O conhecimento de sua agência sobre os mercados dos seus clientes, combinado com as tendências econômicas que afetam cada negócio de, fornecem as informações de que você precisa para criar campanhas publicitárias eficazes. 

Se você atua em uma cidade com um segmento que se destaca, como a indústria moveleira, pense em como ser uma agência local pode proporcionar vantagens para sua performance. Atender clientes próximos, já que você conhece a realidade local, coloca sua empresa em destaque em comparação com uma agência nacional que. 

Em outro exemplo, se você tem grande familiaridade com a paisagem de restaurantes de sua cidade, pode ajudar um cliente do setor a se destacar entre os demais.

Compreenda a estrutura e a proposta de valor do cliente

Compreender os objetivos de negócios de cada cliente, as restrições operacionais, bem como as necessidades e desejos dos consumidores em potencial permite que você veja oportunidades a partir da perspectiva do seu cliente. 

Após adotar essa visão, o time da agência será mais capaz de entregar jobs, projetos e campanhas ainda mais alinhados à proposta de valor e aos objetivos de negócio de cada cliente. 

Seja criterioso na seleção de mídia

Prepare o terreno para campanhas publicitárias de sucesso, colocando anúncios bem elaborados na mídia apropriada para aquele mercado e mensagem. Parece óbvio, mas essa é uma prática essencial para que a agência gere valor para seus clientes.

Quando suas escolhas de mídia fornecem resultados positivos, seus clientes satisfeitos são mais propensos a fornecer referências que ajudem a agência aumentar sua lista de clientes.

Invista em projetos digitais

A digitalização dos negócios é o desafio da vez, e a agência pode ajudar os clientes nesta jornada. Muito além do marketing digital, você pode mostrar ao cliente como outras iniciativas estão transformando o modo de consumir produtos e se relacionar com as marcas. 

Que tal apresentar, por exemplo, a proposta de usar inteligência artificial, com o suporte de chatbots, para automatizar o atendimento ao cliente? 

Embora o foco da agência seja voltado para serviços de marketing e publicidade, você pode optar por se posicionar como um parceiro consultivo, auxiliando os clientes também nos projetos corporativos de inovação

Assim, você ajuda os seus parceiros na escolha das ferramentas certas, proporcionando uma experiência única ao consumidor final. Essa é uma ótima maneira de gerar valor para o cliente e garantir a fidelização. 

Forme uma equipe com experiência e conhecimento em tecnologia

Desenvolver e executar uma campanha publicitária de sucesso nunca acontece por acaso. Você precisará de uma equipe de agência de alto nível. O ideal é que os profissionais possuam domínio de técnicas e ferramentas específicas, além de conhecimento em outras tecnologias inovadoras que já despontam como tendências. 

Periodicamente, avalie o desempenho e a necessidade de qualificação dos profissionais. Reservar um tempo para a formação contínua da sua equipe fornece à agência a credibilidade de que você precisa para aumentar sua base de clientes.

Abrace as mídias sociais

Assim como o seu time desenvolve o planejamento estratégico digital para os clientes, a agência também precisa de um plano consistente para se posicionar nas redes sociais

Além de Facebook, LinkedIn e Instagram, busque explorar novas plataformas e formatos em ascensão, como Tik Tok e podcasts. Em breve, as marcas dos clientes estarão nesses espaços. Portanto, comece a experimentá-los, usando a marca da agência.

O blog também é uma ferramenta valiosa de marketing, uma forma de entregar conteúdo de valor, enquanto reúne leads.

Crie um site atraente e use a técnica SEO

Uma maneira de se destacar na multidão é garantir que você tenha um site ousado, simples e atraente. Você deseja que o usuário tenha uma experiência memorável, da qual ele se lembre instantaneamente. Usabilidade e simplicidade são as palavras-chave no desenvolvimento de um ótimo site.

Você conhece aquele ditado: “casa de ferreiro, espeto de pau?” Uma agência de publicidade de sucesso precisa evitar essa situação. Portanto, depois de ter seu site, lembre-se de usar o método SEO (Search Engine Optimization), para fazer melhorias e aumentar sua relevância em um mecanismo de pesquisa. 

Uma vez usado corretamente, o SEO pode fazer seu site sobressair, saindo na frente da concorrência.

Resolva o problema chave para o cliente

A publicidade é mais que uma estratégia de anúncios e conteúdo. Publicidade é como o cliente se mostra para o mundo. As agências de publicidade precisam ajudar um cliente com a forma como ele aborda a tecnologia, as mídias sociais e a venda de seu produto. 

É papel do seu time pensar em como inovar a marca do cliente. Isso pode ser difícil de realizar, especialmente se o cliente achar que sua agência está dizendo como fazer as coisas. Mas, uma agência de publicidade de sucesso será capaz de resolver os principais problemas que um cliente enfrenta e ajudá-lo a ter sucesso.

A sua agência precisa assumir um papel consultivo como parceira de negócios do cliente.

Mesmo que você pense que só pode abraçar alguns dos segredos de uma agência de publicidade de sucesso, esse é um começo que irá levar sua empresa a outro patamar. 

Com o tempo, a adoção de diferentes práticas de negócios melhora suas habilidades, seu negócio e, claro, o desempenho da agência, impulsionando seu crescimento.

Gostou do artigo e quer conhecer outras boas práticas de gestão Operand? Continue acompanhando o blog!