Como calcular o pró labore da sua agência?

Empreender carrega seus desafios. Afinal, muitas vezes é necessário desempenhar mais de uma função até conseguir alcançar o sucesso do negócio. Para chegar lá e garantir que o empreendimento prospere, é fundamental que desde o início o gestor saiba separar suas finanças pessoais do caixa da empresa. Daí a importância de saber como calcular o pró labore corretamente.

Na prática, este é um método de remuneração que determina o valor a ser pago tanto ao dono como seus sócios. Para chegar a este montante é necessário considerar algumas particularidades do negócio. Nas agências, saber como calcular o pró labore é essencial para compor uma remuneração justa e equilibrada, evitando atritos e incoerências na gestão financeira e contábil. 

Neste artigo, explicamos o conceito de pró labore. Além disso, apresentamos um passo a passo de como calcular o pró labore da agência considerando todos os fatores relevantes. 

Aproveite o conteúdo!

O que é e como funciona pró labore?

Antes de aprender como calcular o pró labore, é preciso compreender o que significa o conceito. O termo “pró labore” vem do latim e significa “pelo trabalho”. Quando aplicado ao contexto da agência, ele é utilizado para se referir à remuneração do proprietário e diretores em contrapartida ao trabalho na gestão e administração do negócio.

Previsto pela Lei 8.212/91, o pagamento do pró labore aos cotistas, titulares e sócios administradores que prestam serviços à instituição é obrigatório. Na prática, ele visa reconhecer a contribuição e o esforço dedicado ao sucesso do empreendimento por parte do proprietário e seus sócios. 

No entanto, diferente dos salários tradicionais, quem recebe o pró labore não se enquadra no regime CLT, ou seja, não recebe benefícios como: férias, 13º, FGTS. Além disso, a alíquota paga ao INSS é diferente. Por isso, a lei prevê que o valor pago seja maior que um salário mínimo. 

Para determinar este valor, uma série de aspectos são considerados, como: desempenho e resultados obtidos pela agência. Mas, vale destacar que ele não está diretamente vinculado à participação no capital social ou à distribuição dos lucros, e representa apenas uma remuneração pelo trabalho prestado à agência. 

Afinal, por que calcular o pró labore é importante?

O pagamento do pró labore não é opcional, uma vez que está previsto na lei, o que visa assegurar a remuneração ao proprietário e sócios que prestam serviços para agência. 

Saber como calcular pró labore e pagar essa remuneração é um passo muito importante para manter a saúde financeira da organização. Assim, é possível evitar retiradas constantes no caixa da empresa por parte do empreendedor ou titular. 

Digamos que a agência não seja gerida apenas pelo dono, e ele não tenha sócios, por isso dispense o uso do pró labore. Ao fazer isso, ele assume um risco de não ter uma remuneração pelo seu trabalho, o que pode levá-lo a fazer retiradas diretamente no caixa da empresa para pagar contas pessoais. Ou seja, as contas pessoais e da agência se misturam e tudo vira bagunça, comprometendo, inclusive, a sustentabilidade do negócio.

Dessa forma, não adotar o pró labore ou não definir um valor específico para ele provoca um grande desequilíbrio no fluxo de caixa. E, além de afetar a saúde financeira da agência, a falta de controle pode gerar problemas fiscais e jurídicos, prejudicando a continuidade do negócio.

Como calcular o pró labore dentro do faturamento da agência?

O pró labore pode ser calculado de diferentes maneiras, sendo um valor fixo ou definido a partir do faturamento da agência. Neste último caso, ele está ligado diretamente ao desempenho financeiro do empreendimento, ou seja, pode apresentar variações.

Entretanto, adotar o pagamento de pró labore a partir do faturamento da agência pode estimular a melhora na performance e aumento da produtividade, uma vez que os lucros impactam diretamente na remuneração dos associados. 

Mas, afinal, como calcular o prolabore com base nos resultados da agência?

Para isso, é necessário determinar a porcentagem do faturamento que será destinada ao pagamento dessa remuneração. Lembre-se, esta é uma decisão estratégica. Portanto, é preciso considerar as despesas da agência. Evite definir uma alíquota que possa prejudicar a saúde financeira do negócio.

Após definir a porcentagem em conjunto com seus sócios, é hora de calcular o pró labore. Para isso, é importante calcular o lucro da agência, e após isso multiplicar o valor do faturamento pela porcentagem definida.

Por exemplo, com um faturamento mensal de R$ 150.000,00 e o pró labore definido em 20%, temos:

Pró labore = faturamento x porcentagem definida

PL = 150.000 x 20% = 30.000

Logo, teremos 30.000 reais para ser dividido entre os sócios e proprietários.

Vale destacar, ainda, que os valores podem alterar conforme a modalidade de pagamento definida, podendo ser mensal ou trimestralmente. Além disso, o valor pode ser determinado no planejamento financeiro, e revisado dentro de alguns intervalos de tempo, sendo ajustado conforme o desempenho do negócio.

Por fim, adotar este método auxilia a estabelecer um valor que reflita na performance financeira da agência, e contribui, também, para alinhar os interesses junto à sustentabilidade do empreendimento. Na prática, isso evita valores inconsistentes que afetam o caixa da empresa.

Como calcular pró labore: confira um passo a passo

Como vimos até aqui, o pagamento do pró labore é uma prática obrigatória por lei. Além disso, por meio dessa remuneração é possível garantir que as contas pessoais e da agência não se misturem, evitando que a saúde e a sustentabilidade financeira do negócio sejam prejudicadas.

Para facilitar o cumprimento desta obrigação, preparamos um pequeno passo a passo de como calcular o pró labore.

Confira!

#1 Defina as atividades desempenhadas

Na agência há uma gama de atividades, atendimento publicitário, criação, gestão financeira, administrativa e muitas outras. Digamos que você seja responsável pela parte financeira e seu sócio fique à frente da gestão dos projetos. 

Nesse caso, são funções diferentes, e isso faz toda a diferença na hora de estabelecer o valor das remunerações. Por isso, é importante não apenas defini-las, mas também organizar uma lista com as atividades atribuídas a cada cargo.

#2 Faça uma pesquisa de mercado

Aqui, nesta etapa, é importante analisar como outras agências de mesmo porte remuneram determinados cargos. Em resumo, ela servirá como um instrumento direcional para a gestão financeira, o que facilita a criação de um plano de cargos e salários.

Este tipo de informação evita que os sócios e o proprietário recebam valores desproporcionais à remuneração de mercado pelas atividades desempenhadas. Para encontrar estes valores, você pode utilizar informações de pesquisas de mercado como o Censo Agências, sites de recrutamento como o Glassdoor ou se preferir pode usar redes sociais corporativas, como o LinkedIn.

#3 Calcule o valor do pró labore 

Com a média salarial do mercado em mãos, é hora de calcular o pró labore. Aqui, vale destacar que existem diferentes maneiras para chegar ao valor final do pró labore, como o cálculo com base nos lucros ou uma quantia fechada pela função desempenhada.

Neste último caso, é possível incluir uma porcentagem da remuneração, uma vez que o pró labore não prevê pagamento de benefícios, como: férias, 13º e FGTS. Quanto à alíquota de INSS, esta pode variar, sendo determinado 11% para os sócios e o pagamento do Imposto Retido na Fonte (IRRF).

 Para isso, é possível adotar a seguinte fórmula:

(média salarial CLT) + 40% = pró labore

Por fim, é importante destacar que preestabelecer uma remuneração para cada cargo é melhor, pois evita problemas com a Receita Federal. Isso porque valores variáveis em cada mês implicam em alíquotas diferentes de INSS, o que pode gerar dúvidas pelo órgão responsável.

⚠️ Cuidado!
Algumas pessoas adotam a prática de declarar apenas um salário mínimo como pró labore para pagar um valor menor ao INSS, no entanto, isso é arriscado. Caso as atividades desempenhadas não correspondam ao valor repassado ao INSS e declarado no IR, podem surgir suspeitas por parte dos órgãos fiscalizadores. Além disso, a imagem da agência pode ser prejudicada e até acusada de fraude fiscal.

#4 Mantenha os registros contábeis, impostos e a organização financeira em dia

O pró labore não prevê pagamento de uma série de obrigações estabelecidas pela CLT, no entanto, ele  não está livre do pagamento de impostos. Por isso, é fundamental manter os registros contábeis em dia, a fim de evitar o esquecimento  das taxas preestabelecidas.

Com a organização financeira em dia é possível evitar o pagamento de multas e juros que incidem devido ao atraso, e entender se a agência está realmente lucrando. Além disso, o risco de danos à imagem da empresa e dos sócios é mitigado, pois serão considerados bons pagadores.

#5 Oficialize o acordo pró labore

Por fim, oficialize e documente tudo. Portanto, da mesma forma que a divisão dos lucros é estabelecida pelo contrato social, o pró labore também deve estar previsto neste documento.

Neste contrato devem constar informações referentes às atividades desempenhadas e valor pago por essa prestação de serviços – o que não afeta a divisão de lucros, conforme já preestabelecido. De modo geral, isso serve para oficializar o acordo entre ambas as partes e evitar desentendimentos no futuro.

Para a formalização desses acordos é essencial contar com suporte contábil ou jurídico de profissionais especializados.

Conclusão

Como vimos até aqui, é essencial para o dono da agência saber como calcular o prolabore. Esta é uma atividade complexa, que requer atenção e uma análise cuidadosa, pois é necessário considerar diferentes fatores para chegar ao valor final. 

Dessa forma, ao levar em conta a situação financeira, lucros obtidos, desempenho das atividades e as necessidades individuais de cada sócio, é possível chegar a uma remuneração justa e equilibrada.

Vale ressaltar que a transparência e a comunicação aberta são imprescindíveis ao longo deste processo, pois garantem a satisfação e engajamento dos sócios, e por consequência acaba melhorando o desempenho a longo prazo. Na prática, isso contribui para o desenvolvimento de um negócio de sucesso e altamente sustentável.

Organização é a chave para o sucesso da agência, tanto para a gestão financeira, quanto para a gestão de projetos. Pensando nisso, para facilitar a organização da rotina da agência, acompanhar o andamento e desempenho das atividades, conte com auxílio da planilha gantt, e ganhe uma força extra na gestão de projetos! Clique aqui e faça o download gratuito!