Como ter um ambiente de trabalho criativo?2 min read

A criatividade é critério de ouro na publicidade. E para manter as mentes criativas é essencial ter um bom ambiente de trabalho. Afinal, dependendo dos elementos, o local onde pode nos motivar ou nos deixar apáticos. Um ambiente de trabalho mais criativo ajuda a dar inspiração e faz com que as pessoas se sintam mais leves e fiquem descontraídas.

E para transformar o seu espaço em um ambiente criativo e inspirador não é preciso muito. Além das mudanças no espaço, pequenas rupturas na rotina podem deixar a mente mais aberta: um café entre amigos, um happy-hour, a ida a um show da banda que a galera curte. Tudo contribui para as ideias fluírem.  Dá uma olhada nas nossas dicas e lembre-se sempre: nossas referências e vivências são fontes de inspiração.

1. Organize

Que tal usar a criatividade já na organização? Ponha tudo no seu lugar, canetas com canetas, bloquinhos com bloquinhos, papéis separados, documentos em pastas de cores diferentes e etiquetadas. Quando as coisas estão bem separadas, as ideias fluem sem esbarrar na desordem do ambiente.

ambiente de trabalho organizado

2. Deixe tudo mais coloridoAmbiente de trabalho criativo

As paredes brancas, simplesmente neutras, não inspiram. Comece agora. Imediatamente, convoque cores vibrantes, brinque com palavras de motivação plotadas nas paredes, utilize quadros criativos ou adesivo com ilustrações. Posteriormente, quebre com a regra dos ambientes monocromáticos. Afinal, as imagens criam um ambiente mais propício para a criatividade, ativam o cérebro, movimentam a mente e trazem vida ao ambiente de trabalho.

3. Invista na decoração

Use e abuse dos objetos úteis com design criativo. Eles já dão outro ar para a agência. Vale brincar com porta-trecos, lixeiras, aparadores de livros, prateleiras, luminárias e até miniaturas. As referências que são comuns à equipe como, por exemplo, o nome da agência pode inspirar a decoração.

 

4. Uma estante com livros e revistas 

Ter diferentes referências é fundamental. Por isso, tenha na agência livros ilustrativos, revistas, tirinhas. Com opções mais criativas para olhar, folhear e ler, o profissional se inspirar e ainda a relaxa. O ambiente de trabalho criativo começa a aparecer!

livros e revistas

5. Uma pausa para o café

A gente sabe que a equipe trabalha em um ritmo acelerado. Contudo, todos precisam recarregar as energias. E não há quem resista a um café. Muitas vezes, é essencial para recuperar a concentração. Crie um ambiente descontraído para essa pausa. Que tal uma cafeteira bacana, canecas personalizadas, banquetas confortáveis e até um som para embalar esse intervalo? Um colega pede um café, o outro também. Afinal, a interação começa ali e, logo, surge uma ideia.

pausa para o café

Viu, só? Afinal, transformar o ambiente da agência pode ser superpositivo. Enfim, é claro que a equipe também precisa ser engajada 😉 Assim, tudo pode fluir melhor.