Profissional de SEO: saiba tudo sobre essa área!

Você já deve ter ouvido que não estar na internet é o mesmo que não existir, não é mesmo? Isso porque estar presente no digital é essencial para toda e qualquer empresa, e os buscadores são uma ferramenta muito importante para alcançar esse objetivo. Os buscadores são sites utilizados pelos usuários para encontrar serviços e/ ou produtos. Mais do que estar na internet, é preciso uma boa estratégia para estar entre os melhores resultados, e é aí que surge o profissional de SEO.

Ele opera dentro da área de marketing digital, sendo responsável por atrair tráfego orgânico para os ambientes digitais da organização. 

Neste artigo, você irá entender melhor a atuação de um profissional de SEO, suas principais funções e sua importância para a estrutura da agência.

Aproveite a leitura!

O que faz um profissional de SEO?

Primeiramente, é preciso entender o que é SEO. O Search Engine Optimization ou Otimização dos Mecanismos de Busca, em sua tradução, é uma estratégia voltada a potencializar os resultados do site nos buscadores, de forma orgânica.

Portanto, o profissional de SEO é responsável por auxiliar o cliente a alcançar as melhores posições nos mecanismos de busca. Para isso, ele precisa otimizar as páginas do site, a fim de garantir que elas tenham uma boa classificação nos buscadores. Uma boa estratégia de SEO pode melhorar os resultados da agência e dos seus clientes.

O profissional de SEO trabalha com foco nos seguintes aspectos:

  • Aumentar o tráfego orgânico do site;
  • Auxiliar na definição de palavras-chave relevantes, considerando sempre as mais buscadas;
  • Melhorar a autoridade da marca e fortalecer sua presença no meio digital;
  • Definir, manter e nutrir os leads, a fim de fidelizá-los.

Profissional de SEO: formação e mercado de trabalho

Não existe uma formação específica para se tornar um profissional de SEO. No entanto, a maioria dos especialistas são formados em marketing ou áreas correlatas, como: publicidade, jornalismo, entre outros. Para quem deseja se aventurar no mercado, pode realizar alguns cursos livres básicos e avançados voltados ao SEO. 

Dentre as principais características do profissional de SEO, destacam-se:

  • Compreensão das técnicas de SEO;
  • Experiência em marketing digital;
  • Conhecimento em web design ou desenvolvimento;
  • Domínio sobre rankeamento e algoritmos;
  • Facilidade com as ferramentas de marketing e mecanismos de buscas;
  • Habilidade de comunicação;
  • Capacidade de trabalhar colaborativamente;
  • Curiosidade e adaptabilidade.

Vale lembrar que, atualmente, o mercado de marketing digital está aquecido, de modo que existe espaço para ingresso de novos profissionais e boas oportunidades. Em termos salariais, o profissional de SEO pode começar com um salário inicial médio de R$ 2.068,00 e atingir a marca de R$ 3.659,00

Quais as funções do profissional de SEO?

O profissional de SEO possui diversas responsabilidades relacionadas à presença da marca no digital. Portanto, ele atuará principalmente nas seguintes funções:

  • Desenvolver um plano de ação para a marca: responsável por criar estratégias voltadas a atrair o público para as páginas de forma orgânica.
  • Criar auditorias e analisar o site: assim, é possível entender os pontos a serem otimizados, bem como o alcance, responsividade, estrutura e a saúde geral das páginas. 
  • Definir as personas: elas são importantes para o profissional de SEO entender quem são os usuários e potenciais clientes que acessam a página. Dessa forma, é possível criar conteúdos personalizados e relevantes que auxiliam na atração do público.
  • Estudar a concorrência: isso funciona como uma auditoria externa. Por meio dela, é possível entender e selecionar as melhores palavras-chave utilizadas pela concorrência para atrair os leads. 
  • Otimizar a estrutura do site: essa é uma das principais tarefas que envolvem o profissional de SEO. Por meio dela, é possível garantir que o site seja responsivo e proporcionar uma experiência positiva aos usuários. Para isso, é preciso corrigir erros comuns, como links quebrados, verificar a acessibilidade, otimizar o carregamento das abas, revisar os conteúdos hospedados, entre outros.
  • Analisar e interpretar os resultados obtidos: o profissional de SEO deve recolher periodicamente relatórios sobre o site, a fim de compreender o seu desempenho. Isso contribui, ainda, para a criação de ações voltadas a melhorar os resultados no futuro.

Profissional de SEO: conheça os diferentes tipos!

Dentro do campo de SEO existem diferentes vertentes. Veja, a seguir, os 4 principais tipos:

SEO Técnico

O profissional de SEO técnico é aquele responsável por realizar, sempre que necessário, otimizações na estrutura do site, blog e landing pages da marca. O objetivo é melhorar o alcance e as visualizações da página, a fim de atingir um melhor rankeamento nos mecanismos de busca.

Sendo assim, a principal função do profissional de SEO técnico é aumentar a velocidade do site, a fim de torná-lo mais rastreável pelos buscadores. Portanto, este profissional de SEO é responsável por auxiliar os bots do Google a rastrear, interpretar e indexar com sucesso as páginas do site.

SEO on page

O SEO on page ou SEO na página, em sua tradução literal, é um termo usado para se referir ao profissional de SEO encarregado de organizar a estrutura do site da organização. Ele tem como principal objetivo garantir a responsividade da página, para que o Google classifique o site como uma página de qualidade.

Estão entre as atribuições do profissional de SEO on page:

  • Auxiliar na criação de um site com um design de qualidade e boa usabilidade, a fim de garantir uma experiência positiva aos usuários;
  • Realizar estratégias de pesquisa e distribuição das palavras-chave;
  • Compreender e adotar o uso correto das tags HTML, que ajudam a enfatizar as seções importantes do material da página;
  • Verificar se há links quebrados ou duplicações de conteúdos.

Ah, é importante ressaltar que o SEO on page precisa verificar a qualidade dos conteúdos a serem publicados. Afinal, de nada adianta estruturar a página de modo correto com títulos matadores e o texto não ser bom. Vale lembrar que o Google realiza avaliações a partir das taxas de rejeição e do tempo de permanência do usuário na página. 

SEO off page

O profissional de SEO off page é responsável por tudo que ocorre fora da página. Ele trabalha para que o site se destaque nas SERPs (lista de resultados de pesquisa) do Google. 

Para isso, é recomendada a inclusão de um blog junto ao domínio da página. Isso porque a produção de conteúdo relevante é importante para a marca, pois contribui para a criação de autoridade do site.

Além disso, os blogposts auxiliam a expandir o volume de palavras-chave utilizadas pela empresa para o rankeamento dos conteúdos do site. Isso contribui, ainda, para o aumento do tráfego de qualidade nas páginas gerenciadas. Para potencializar a autoridade dos materiais, é recomendado o uso de backlinks de sites confiáveis, que também contribuem para a classificação e autoridade do domínio.

💡 Dica: combine a produção de conteúdo com uma boa estratégia de Inbound Marketing, que auxilia na conversão de visitantes do site em leads.  

SEO local

O SEO local serve para aumentar a visibilidade da marca, priorizando a localização da empresa, a fim de atrair o público para as lojas físicas. 

Dessa forma, o profissional de SEO que atua nesse ramo fica encarregado de incluir as informações da empresa e serviços prestados no Google. Assim, quando o usuário buscar por determinado produto e/ou serviço encontrará a empresa.

Além disso, outro fator que conta muito no rankeamento do mecanismo de busca são as avaliações dos usuários. Por isso, é importante que o cliente tenha um ótimo atendimento, que aumenta as chances de receber feedbacks positivos. 

💡 Dica: para otimizar a estratégia de SEO local, a empresa pode apostar na criação de conteúdos voltados para a região. Por exemplo, um material informativo sobre a cidade, como: “Guia turístico: os 5 melhores locais para conhecer em Santa Catarina”. 

Dicas de como se tornar um profissional de SEO

O mercado de marketing está em constante crescimento nos últimos anos. Portanto, se você deseja se aventurar na área e começar uma nova carreira como profissional de SEO, é preciso se atentar a alguns pontos.

Confira algumas dicas que podem te ajudar!

#1 Entenda os fundamentos de SEO

Como já vimos, não há uma formação específica para quem deseja se tornar um profissional de SEO, mas é essencial conhecer os principais fundamentos da área.

Por isso, estude para compreender como funcionam os mecanismos de busca, os algoritmos e acompanhe as principais atualizações realizadas nos buscadores. 

#2 Conheça as principais ferramentas

É comum o uso de algumas ferramentas na área de SEO, como o Google Trends e Google Analytics. Elas auxiliam a encontrar as palavras-chave mais buscadas pelos usuários e isso contribui na criação de conteúdos com maior potencial de rankeamento.

Além disso, existem outras ferramentas que auxiliam o profissional de SEO, como:

  • Moz: ajuda a segmentar o público;
  • SpyFu: serve para monitorar as mudanças no tráfego da concorrência;
  • Google PageSpeed Insights: ajuda a verificar o tempo de carregamento da página.

Essas são apenas algumas das ferramentas. No mercado, já existem muitas outras que auxiliam no trabalho do profissional de SEO, portanto, é importante acompanhar as novidades do mercado.

#3 Crie um portfólio com seus projetos

O seu trabalho é parte da sua identidade como profissional de SEO. Por isso, é fundamental criar um bom portfólio com todo o material e campanhas já produzidas. Por meio deste recurso é possível demonstrar suas habilidades, conhecimentos e técnicas já aprendidas e aplicadas.

Além disso, o seu portfólio conta (e muito) na hora da contratação dos seus serviços, pois mostra o desempenho e o sucesso dos seus projetos.

#4 Busque se aprimorar constantemente

O profissional de SEO deve ter em mente que trabalha em uma área mutável. Os algoritmos são atualizados constantemente, a fim de melhorar a entrega dos conteúdos aos usuários. Por isso, é essencial se atualizar sempre que possível, acompanhar as novidades e até mesmo realizar cursos livres e novas formações.

Agora, você já entende melhor como funciona a carreira de um profissional de SEO e sabe também por onde começar! Se você já atua na área, confira 7 erros de SEO que a sua agência pode estar cometendo e saiba como evitá-los!