Você sabe quais os fatores mais importantes para um fee mensal?

É fundamental para as agências de publicidade estabelecer a remuneração junto aos clientes, determinando qual o tipo de cobrança. E também visando equacionar os custos e ganhos. Uma prática comum é o Fee mensal. O foco é a fidelização do cliente e uma receita que garanta as despesas do negócio.

Trata-se de um pacote completo mensal em que a agência de publicidade oferece serviços e ferramentas. O detalhe é que é em um investimento por períodos.

É um diferencial que as agências de publicidade proporcionam que beneficia o cliente e elas mesmas. Além disso, ambos poupam tempo e dinheiro, não havendo necessidade de fazer cotações e orçamentos.

Diferença entre Fee e Job a Job

Basicamente o Fee é um valor mensal pago pelo cliente, de acordo com o contrato, independente da quantidade de veiculações. Entretanto as partes podem definir ou não se elas serão prestadas de maneira contínua ou eventual.

Já a remuneração Job a Job é feita por cada trabalho da agência, sem que haja um vínculo maior entre os envolvidos.

Há vantagens em ambas as formas de remuneração. Contudo é importante avaliar qual delas é a mais interessante para a sua agência. Há algumas situações específicas. As agências de publicidade optam pela remuneração Job a Job para poder ter mais liberdade e atender vários clientes. Desta forma aumentam sua cartela e o portfólio.

Outras agências de publicidade preferem o Fee, seja ele mensal, Fee mais comissão ou Fee mais um determinado valor por job.

Fee mensal

fee mensal

Ao optar por essa modalidade, a agência de publicidade deve levar em consideração o volume de trabalho que será desenvolvido durante o período estabelecido.

O ideal é realizar um levantamento da quantidade de horas que serão desprendidas para o cliente. Bem como, os materiais que serão criados em um conjunto de trabalhos bem definidos.

No cálculo para o Fee mensal não é recomendado às agências de publicidade adicionar serviços gráficos. Nem a compra de produtos, pagamentos de fornecedores, pois são valores difíceis de prever com antecedência.

Fee mensal + comissão

Esta é uma forma de remuneração muito adotada, pois além do Fee mensal fixo, a agência  de publicidade também recebe um adicional sobre serviços de terceiros, gráficos, aluguéis de espaços, ações promocionais, compras e outros.

Com esse tipo de cobranças, a agência de publicidade tem valores fixos e variáveis, de acordo com as criações e veiculações.

Fee mensal + adicional por Job

Com o adicional por Job ao Fee mensal a agência de publicidade é paga pelo trabalho referente ao atendimento e o planejamento estratégico.

Ela recebe a mais por suas criações, calculado por cada trabalho. Se for interessante para as duas partes, a agência de publicidade pode conceder desconto em relação ao Job sem o Fee mensal. É possível estabelecer uma tabela específica de preços por tipo de trabalho.

O que os clientes Fee esperam da agência?

A relação com o Fee mensal é um caso interessante. Em geral, o cliente Fee tem a impressão de que ele paga muito e a agência de publicidade poderia estar fazendo um pouco mais por ele.

Em contrapartida, a agência tem a percepção de que o cliente Fee exige muito mais do que foi contratado e o valor pago poderia receber reajustes.

Para manter seus clientes Fee é importante que a agência de publicidade tenha uma boa comunicação, mesmo que seja necessário indagar certos posicionamentos. O ideal é restringir algumas coisas, mas surpreendê-los positivamente com novas abordagens e criações.

O fundamental é a agência de publicidade manter uma boa relação com este cliente, mostrar a realidade do segmento, e fazer pesquisas de mercado. Principalmente, apresentar relatórios mensais dos trabalhos desenvolvidos, horas trabalhadas e o desempenho das campanhas.

Afinal, o Fee deve proporcionar a criação de jobs e a conquista de resultados, sejam eles financeiros ou de reconhecimento, como prêmios e maior visibilidade.

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