Contrato de FEE mensal: o que você precisa saber

No mercado publicitário e de marketing digital existem diversos tipos de remuneração, seja por serviços da empresa ou do profissional, como: comissão, job a job ou fee mensal. Segundo dados do Censo Agência, o FEE mensal é o mais comum, sendo que mais de 78% das agências adotam este tipo de contrato. 

Na prática, este é um modelo de cobrança definido por uma taxa fixa paga por mês, durante o período estabelecido no contrato. De modo geral, esta metodologia permite equacionar os custos e ganhos, e ainda, auxilia na fidelização dos clientes.

Entenda, neste artigo, o que é o FEE mensal, como funciona e por que adotar esta metodologia na sua agência!

FEE mensal: o que é e como funciona?

Em síntese, um contrato de FEE mensal é um acordo firmado entre duas partes, sendo que uma assume o compromisso de pagar uma taxa fixa por mês à outra em troca do trabalho prestado. Este valor é um preço único pago por um pacote de serviços e pode variar de acordo com as preferências do cliente.

O contrato de FEE mensal pode ser baseado na remuneração a partir do número de jobs produzidos, com base em um pacote de hora ou sem limites de produção. Para definir o formato é essencial conversar com o cliente, a fim de entender suas necessidades e expectativas dele com o trabalho da agência, isso ajudará a estabelecer os termos do acordo. 

Por isso, é importante que todos os termos sejam definidos e fiquem claros durante esta conversa. Esclareça todas as dúvidas do cliente, e aproveite este momento para verificar tudo o que está sendo pedido. Na prática, isso ajuda a garantir que ele terá acesso a tudo que foi solicitado, contanto que se encaixe na proposta preestabelecida entre ambas as partes.

FEE mensal: quais os tipos?

O FEE mensal é um dos métodos de remuneração mais adotados pelas agências. Bastante flexível, esta modalidade possui alguns subtipos que influenciam o formato do contrato e ajudam a precificar os serviços da agência de modo assertivo. 

A seguir, listamos os três tipos mais comuns. Confira!

#1 FEE mensal fixo

Nesta modalidade, o gestor da agência considera o volume de trabalho desenvolvido durante o período estabelecido. Para definir o valor, é preciso realizar um levantamento da quantidade de horas direcionadas para atender o cliente. É importante ainda considerar os materiais que serão criados em um conjunto de trabalhos bem definidos.

No cálculo de FEE mensal, o ideal é deixar de fora os serviços gráficos, a compra de produtos e o pagamentos de fornecedores, pois estes valores são difíceis de prever com antecedência.

#2 FEE mensal com adicional job a job

Com o adicional por Job ao FEE mensal, a agência recebe pelo trabalho de atendimento e planejamento estratégico. 

Nesse caso, é possível cobrar a mais pela criação das peças e campanhas, sendo que o valor é calculado em cima de cada trabalho. Caso seja interessante, a agência pode conceder desconto em relação ao Job sem o FEE mensal. Dessa forma, é possível estabelecer uma tabela específica de preços por tipo de trabalho.

#3 FEE mensal com extra de comissão

Este é um formato comum no mercado. Nele, além do FEE mensal fixo, a agência  também recebe um adicional sobre serviços de terceiros, gráficos, aluguéis de espaços, ações promocionais, compras e outros.

Geralmente, esses valores adicionais não estão inclusos no contrato padrão. Dessa maneira, como se trata de um serviço a mais, a agência pode cobrar um percentual por este agenciamento. Com esse tipo de cobrança, a empresa ganha valores fixos e variáveis, conforme suas criações e veiculações.

Afinal, por que o FEE mensal é a melhor opção para a agência?

Optar pelo formato de remuneração de FEE mensal traz ótimos benefícios tanto para a agência quanto para o contratante. Isso porque ele permite aprofundar o relacionamento com o cliente e contribuir para a fidelização.

Além disso, o FEE mensal permite a construção de uma sólida parceria, assegurando a entrega de um serviço completo e satisfatório. Assim, o cliente não precisa buscar novas agências ao fim de cada job. 

Na rotina de produção, o modelo de FEE mensal permite que os profissionais criativos da agência se conectem mais ao cliente. O estreitamento da relação viabiliza a criação de estratégias cada vez mais assertivas e alinhadas com o propósito do contratante. Afinal, com um contrato de tempo maior do que o usual, a agência pode compreender melhor o público-alvo, identidade e objetivos da empresa contratante.

Em resumo, o FEE mensal traz diversos benefícios para agência, como:

  • Otimiza do fluxo de caixa;
  • Garante uma renda fixa e recorrente;
  • Padroniza os serviços internos, como criação e envio de orçamentos;
  • Facilita a adaptação a novos processos;
  • Melhora o controle de custos;
  • Facilita a prospecção e fidelização de clientes.

FEE mensal vs. job a job: quais as diferenças?

O segundo formato de contrato mais utilizado pelas agências é por trabalho realizado (job a job), sendo adotado por mais de 15%, segundo a pesquisa Censo Agências.

Em síntese, a remuneração job a job é pautada por cada trabalho da agência realizado, sem um vínculo maior entre os envolvidos. Assim, o cliente pode contratar os serviços apenas para a realização de uma campanha publicitária. Finalizada a entrega, o vínculo se encerra, podendo ser firmado novamente em outra oportunidade.

De outro modo, o FEE é um valor mensal pago pelo cliente, para atender às demandas previstas em contrato, independente da quantidade de veiculações. Entretanto, as partes podem definir ou não se elas serão prestadas de maneira contínua ou eventual.

Ambos os formatos são vantajosos para a agência. Contudo, é fundamental avaliar qual deles é o mais interessante. Na modalidade job a job, a empresa tem mais liberdade e pode atender vários clientes, o que permite aumentar a carteira e o portfólio. Entretanto, o FEE mensal oferece mais previsibilidade de demanda e de receita e a certeza de uma receita recorrente.

Por isso, é importante avaliar o momento da agência, a fim de compreender qual o formato pode ser mais vantajoso.

FEE mensal: como calcular corretamente?

Na hora de elaborar uma proposta de FEE mensal é importante levar em conta alguns elementos que influenciam em sua composição. Por ser um modelo de contratação personalizável, conforme as necessidades e desejo do cliente, ele deve ser criado e elaborado de modo individual. Portanto, analise cada caso e discuta individualmente. Evite assim o uso de modelos padrão de contrato.

Para facilitar, preparamos uma lista com 4 dicas que auxiliarão na hora de elaborar a proposta e calculá-la de maneira correta. Siga as boas práticas, a fim de evitar prejuízos financeiros para a agência, e garantir que o cliente seja bem atendido.

Confira!

#1 Precifique seu tempo

Ao conversar com o cliente para fechar o acordo de FEE mensal, é importante entender o que ele necessita, com base nisso é possível definir qual o time de profissionais irá atendê-lo.

Nesse momento, é válido considerar o tempo que a equipe irá dedicar para a entrega de cada serviço. Digamos que a proposta considere o desenvolvimento de peças publicitárias para a TV, mas não leve em conta que um trabalho assim demanda muitas horas de gravação, locação de estúdio e o tempo dos profissionais. 

Ou seja, a agência sai no prejuízo se não considerar esses fatores. Afinal, as gravações tendem a exceder o horário dos colaboradores e gerar horas extras. Portanto, estabeleça a quantidade de horas trabalhadas pela equipe para cada tipo de projeto. A clareza sobre o tempo de produção e criação ajuda na construção de um valor adequado tanto para a agência quanto para o cliente.

#2 Considere as despesas e honorários

Ao ter em mente as demandas do cliente, a agência precisa verificar todos os custos que terá para a produção dos trabalhos, principalmente, os valores que impactam nos processos operacionais. Por isso, verifique se o acordo irá influenciar nas despesas fixas e variáveis (gráficas, produtoras, entre outros).

Outro ponto importante a se considerar é o gasto com honorários. Digamos que o cliente estabeleça que a cada 15 dias deve ocorrer uma reunião de alinhamento/feedback, e isso seja realizado fora do horário comercial. Logo, é preciso considerar essas horas extras que serão dispensadas para este atendimento.

#3 Avalie as etapas do projeto e a urgência

Na hora de fechar o contrato de FEE mensal, você deve levar em conta as entregas necessárias e as etapas do processo, e se certificar que o trabalho pode ser realizado em tempo hábil. 

Verifique o número de profissionais envolvidos e as etapas envolvidas para chegar a um bom resultado final. Aqui, é válido verificar se as tarefas precisam ser concluídas em um prazo mais enxuto, com urgência. Isso influencia o valor do contrato, uma vez que a agência terá que disponibilizar profissionais apenas para o atendimento deste cliente.

Ao mapear todas essas informações, o gestor consegue definir com mais facilidade o valor do FEE mensal a ser pago pelo cliente.

#4 Conheça os preços de mercado

Por fim, para construir uma proposta de FEE mensal de maneira efetiva, é essencial conhecer os valores praticados e aplicados no mercado. Dessa forma, você garante que a cobrança não seja abaixo da tabela e valoriza seu trabalho. O conhecimento dos preços de mercado também ajuda a evitar a perda de novos negócios pela prática de valores extremamente altos.

Para construir estratégias ainda mais efetivas para a agência, tenha acesso a dados essenciais e estratégicos sobre o setor. Confira a pesquisa Censo Agências 2024 e faça o download gratuitamente 😉