Como calcular o lucro da agência? Entenda!

Manter a estabilidade de um negócio é, sem sombra de dúvidas, um grande desafio. Afinal, não basta ter um bom faturamento, é preciso garantir sustentabilidade financeira. Isso significa que é necessário fechar o mês sempre no azul, equilibrando as contas com a arrecadação, e aquilo que “sobra” é o lucro da empresa. 

Apesar de parecer fácil, saber a forma correta de como calcular o lucro exige muito cuidado e atenção. Segundo o Censo Agências 2023, aproximadamente 15,53% dos gestores enfrentam dificuldades para lidar com o administrativo/financeiro da agência.

Afinal, gerir o próprio negócio é, na maioria das vezes, fazer malabarismos, cuidar dos clientes, prospectar novos e ainda enfrentar a escassez de talentos. No entanto, a última coisa que o gestor quer lidar é com margens de lucro baixas, devido a problemas nos processos e precificação incorreta. 

Nesse sentido, saber como calcular o lucro da agência é extremamente importante. Este artigo traz mais detalhes sobre o assunto e algumas dicas que podem ajudar nesta tarefa!

Aproveite a leitura!

Afinal, por que é importante saber calcular o lucro?

Antes de aprender como calcular o lucro da agência, é preciso entender a importância dessa atividade essencial ao negócio. Ao compreender este indicador, o gestor consegue identificar a rentabilidade  da agência, além de saber precificar seus serviços.

“Ah, mas eu sei que meu negócio é lucrativo, porque a minha receita é alta.”

Ao contrário do que parece, o alto número de vendas não representa diretamente uma alta taxa de lucratividade. Isso porque o total global de despesas pode ser mais alto que o faturamento. Logo, a rentabilidade, pode, sim, ser prejudicada.

Quando o gestor de agência não sabe como calcular o lucro, ele tende a se deparar com:

  • Precificação incorreta;
  • Receitas que não batem com as despesas;
  • Despesas maiores que o lucro.

Diante deste cenário, saber como calcular o lucro da agência é importante para:

  • Verificar se é necessário reformular o planejamento financeiro e a precificação dos jobs;
  • Entender os custos de produção;
  • Ajustar estratégias;
  • Manter a saúde financeira da agência em dia.

Além disso, caso a agência necessite de um empréstimo, o banco pode solicitar a margem de lucro. Ter esses indicadores sempre à mão também pode influenciar, inclusive, na entrada de novos investidores no negócio. Portanto, além de entender a saúde financeira, compreender a margem de lucro da agência é importante para fechar novos negócios.

Como calcular o lucro da agência?

De modo simples, a margem de lucro é obtida por meio da diferença entre as despesas do negócio e a receita gerada. Ou seja, é o que “sobra” no fim do mês ao pagar todas as contas.

Mas, como esse cálculo pode ser feito?

Para efetuar esta equação é preciso considerar alguns fatores, como: custos de produção, mão-de-obra, despesas fixas e o valor das vendas realizadas.

Basicamente, para obter o lucro da agência, é preciso subtrair as despesas do faturamento obtido com as vendas do produto e/ou serviço. A fórmula é:

Lucro bruto = receita gerada – despesas

O resultado representa o lucro bruto. 

Já para encontrar o percentual da margem de lucro, é necessário dividir o valor pelas receitas totais, aplicando a fórmula:

Margem de lucro = lucro bruto / receitas totais

Digamos, que a agência teve um faturamento de R$ 50.000,00 no mês de abril, e as despesas (custos fixos, mão-de-obra, equipamentos, etc) tenham sido de R$ 30.000,00.

Logo, temos a seguinte equação:

Lucro bruto = 50.000 – 30.000
Lucro bruto = 20.000
Margem de lucro = 20.000 / 50.000
Margem de lucro = 0,40 x 100 = 40%

Desse modo, a agência lucrou R$ 20.000,00 no mês de abril, alcançando uma margem de lucro de 40%.

Margem de lucro bruto x margem de lucro líquido: quais as diferenças?

A margem de lucro bruto não é o único método de cálculo que pode ser utilizado, existe também, a margem de lucro líquido. De modo simples, a principal diferença entre as duas é que enquanto o lucro bruto considera apenas as despesas, a margem de lucro líquido inclui na equação além dos custos fixos outros valores, como:

  • Impostos;
  • Tributação e encargos das folhas de pagamento;
  • Aluguel, manutenção do escritório e equipamentos;

Portanto, para chegar à margem de lucro líquida é utilizado a seguinte equação: 

Margem de lucro líquido = Lucro bruto – despesas – imposto / receita total x 100

Tomando como base o exemplo anterior, temos:

Receita total: 50.000
Despesas: 30.000
Impostos: 2.000
Custos variáveis: 3.000

Logo, temos a seguinte equação:

Lucro líquido= 50.000 – 20.000 – 8.000 – 3.000
Lucro líquido= 19.000
Margem de lucro líquido = 19.000 / 50.000 
Margem de lucro líquido = 0,38 x 100 = 38%

Assim, o lucro líquido da agência é de R$19.000 e a margem de lucro líquido é de 38%.

Margem de contribuição

Diferente dos dois modelos anteriores de cálculo, a margem de contribuição ou “markup”, como é conhecida, considera o valor da venda na equação. Ou seja, não é utilizado o faturamento mensal para o cálculo.

A partir desta fórmula é possível compreender o que a agência precisa gerar de recursos para quitar os custos e despesas fixas do produto/serviço. Desse modo, ao saber como calcular o lucro a partir da margem de contribuição, auxilia o gestor a entender o quanto ele precisa vender.

A fórmula utilizada nesta equação é a seguinte:

Margem de contribuição = preço – custos e despesas variáveis da venda

Por exemplo:

Um pacote de serviços mensal é vendido a R$ 2.000,00, considerando que as despesas fixas e variáveis são, em média, de R$ 1.200,00.

MC = 2.000,00 – 1.200,00
MC = 800,00

Logo, a margem de contribuição é de R$ 800,00 ou de 40%.

Lucro operacional

Outro método de cálculo que pode ser utilizado para calcular o lucro é avaliar os custos operacionais relativos ao funcionamento das operações da agência. Para esta equação, podemos incluir despesas como: custos de produção, administrativas, entre outros.

Ainda utilizando o exemplo anterior, vamos supor que o custo operacional no mês de abril foi de R$ 2.500,00. Assim, deduzindo da receita bruta as despesas, os impostos, custos variáveis e o operacional, temos R$ 16.500,00 de lucro.

Para encontrar a margem de lucro operacional é necessário dividir este valor pela receita de R$ 50.000,00. O resultado é 0,33, que multiplicado por 100 totaliza 33%.

Margem de lucro ideal: 3 dicas de como estabelecer uma boa lucratividade!

Como vimos até aqui, saber como calcular o lucro da agência é fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio, e principalmente, para evitar terminar o mês no vermelho. 

Para auxiliar nesta tarefa, separamos três dicas que podem contribuir para uma margem de lucro positiva. Confira!

#1 Saiba como precificar seus serviços

Como a agência é uma prestadora de serviço, o gestor precisa entender que os custos vão além da produção. Isso porque o fluxo de trabalho é baseado em criatividades e ideias, o que impacta diretamente no cálculo do preço.

Nesse caso, os KPIs financeiros podem ajudar. Conhecidos como indicadores-chave de desempenho, eles representam dados específicos que auxiliam na hora de analisar, acompanhar e inclusive precificar os serviços.  Além disso, os KPIs auxiliam a entender mais profundamente a saúde do seu negócio.

#2 Entenda todas as despesas que devem ser consideradas

Antes de fechar um contrato e estabelecer um preço para o cliente, é de extrema importância que você conheça todas as despesas da sua agência, incluindo os custos operacionais, como:

  • Despesas fixas (aluguel, internet, luz, água, etc);
  • Impostos;
  • Custos variáveis (freelancers, suporte externo);
  • Custos operacionais (manutenção, assinaturas de serviços, custos administrativos, etc).

Todos esses fatores impactam diretamente no lucro da agência, logo devem ser considerados na hora de precificar seus serviços.

#3 Considere adotar um sistema de gestão

Dedicar-se exclusivamente à gestão financeira da agência é sempre um grande desafio para os gestores. Mas, calma que essa tarefa pode se tornar mais prática e simples com um sistema de gestão. Isso mesmo!

Com um software de gestão, como o Operand, por exemplo, é possível realizar uma análise completa dos clientes mais rentáveis, identificar ‘gargalos’ que prejudicam as operações da agência, acompanhar a produtividade da equipe e mais.

Além disso, o sistema possui 10 módulos que auxiliam no controle da gestão, permitindo acompanhar o andamento e calcular o tempo dedicado a cada tarefa (timesheet).

Antes de contratar, você tem a possibilidade de realizar um teste grátis por 7 dias e analisar se o sistema atende às suas necessidades.

Para aprender mais sobre a dinâmica da gestão financeira das agências, recomendamos assistir à palestra de Pedro Marins na OPCON sobre os controles essenciais para a gestão financeira da sua agência. Se quiser ver todas as palestras gratuitamente e na íntegra, é só acessar o site do evento!