Como ter receita recorrente em agências digitais

Em meio a um mundo digital acelerado, é comum que os negócios busquem formas para crescer rápido e de modo sustentável. Por isso, é preciso pensar em trabalhar com modelos que atendam essa necessidade, como o caso da receita recorrente.

Agências e prestadores de serviços digitais, em algum momento da sua trajetória, podem se deparar com o desafio de ter uma maior previsibilidade financeira, para gerir melhor o negócio e conseguir fazer projeções futuras.

No caminho de buscar soluções para esse desafio, as opções de trabalhar também com receita recorrente surgem como uma boa alternativa para quem deseja garantir um fluxo de faturamento contínuo.

Já que, quando nos referimos ao modelo de receita recorrente, estamos falando da venda de pacotes ou planos mensais, semestrais ou até anuais, que fazem com que entre dinheiro no caixa da agência continuamente. E não apenas por meio de vendas pontuais.

O que é receita recorrente?

Bom, se você continuou lendo o artigo, deve estar interessado em saber mais sobre esse modelo e como ele pode alavancar os seus resultados. Por isso, primeiro vamos explicar ainda mais detalhadamente o que seria a receita recorrente.

Em geral, ela é utilizada em negócios que trabalham com a venda de serviços e produtos por meio de assinaturas, mensalidades e planos. E são inúmeros os negócios que fazem parte da economia da recorrência, e que estão presentes no dia-a-dia das pessoas.

Um bom exemplo disso é o serviço de streaming Netflix, que funciona no modelo de assinatura, onde os clientes pagam todos os meses um valor “x” para poderem utilizar a plataforma e assistir os conteúdos disponíveis nela. 

Outros negócios que ajudam a demonstrar esse modelo são: as plataformas de música como o Spotify e Deezer, academias como a Smartfit, e até empresas de hospedagem de sites como a Configr.

Ao trazer esse conceito para o mundo das agências, o raciocínio de recorrência segue o mesmo. Seus clientes passam a pagar um fee mensal fixo para receber os serviços da agência, que são estabelecidos em contrato.

O modelo de receita recorrente é indicado para produtos e serviços que têm uma demanda contínua no mercado, mas pode ser replicado independente do segmento. Como é possível ver no mercado, onde desde empresas de cloud hosting até softwares de gestão de projetos são aderentes a essa prática.

Com criatividade e inovação você pode encontrar uma forma de adaptar o que você já tem na sua agência a esse modelo, e aproveitar os inúmeros benefícios que podem ser obtidos.

Benefícios de trabalhar com recorrência

Até aqui já falamos sobre o que é receita recorrente e algumas empresas que já trabalham com esse modelo. Mas afinal, quais benefícios as agências que o aderem podem ter?

Para te ajudar a trilhar esse caminho rumo a uma vida de tranquilidade financeira e de se tornar uma agência de sucesso com muito resultado, reunimos aqui alguns desses benefícios:

  • Maior estabilidade financeira, pois você consegue ter uma melhor noção do que entrará no caixa e prever quanto irá faturar em cada mês.
  • Fidelização do cliente, por meio de contratos mensais de longo prazo e valor agregado que pode ser adicionado em cada pacote.
  • Melhor controle de demandas, uma vez que você são definidos os serviços que serão prestados todos os meses, sua agência pode se organizar da melhor forma para otimizar os recursos que tem.
  • Maior potencial de crescimento e escalabilidade, já que a cada mês você pode adicionar novos clientes, mantendo a base anterior.

E se você acha que pode ser um exagero esses benefícios, estamos aqui para te contar que são todos reais, e que já existem muitos negócios faturando mais com receita recorrente.

Como as agências e prestadores de serviços digitais que participam do Programa de Parceiros Cloudez. No Blog da empresa é possível conhecer cases de sucessos de negócios que conseguiram ótimos resultados por meio da recorrência.

Como começar a ter receita recorrente

Como já dissemos, são inúmeras as possibilidades que se tem para oferecer pacotes com cobranças recorrentes aos clientes. Mas se você ainda tem dúvidas de como tornar isso factível no seu negócio, fique tranquilo, estamos aqui para mostrar algumas sugestões.

Produção de conteúdo

Imagine que a sua agência trabalhe com produção de conteúdos para redes sociais, você pode oferecer pacotes onde entregará ao cliente um número “x” de artes para determinada rede, textos para as publicações e análises de resultados desses conteúdos todos os meses.

E ainda poderá criar desde planos básicos até mais completos, inserindo mais serviços que sejam relevantes para o cliente, como estratégias de conteúdo, calendário de publicações, produção de vídeos e artigos para blog.

Lembre-se que ao fazer isso, você saberá sempre quanto de demanda terá no mês seguinte e o quanto de receita entrará, de acordo com os pacotes fechados no mês atual.

Criação de sites de sucesso

Outro exemplo interessante é para quem trabalha com a criação e desenvolvimento de sites. Você pode cobrar um valor “x” para essa primeira parte e oferecer planos recorrentes para fazer o monitoramento e a manutenção, e pode ainda ter um pacote mais completo, que ofereça também a mensalidade da hospedagem do site.

Desse modo, além de oferecer um serviço completo para o cliente e agregar valor na sua entrega, você garante que a vitrine online do seu cliente estará performando bem. E assim, criará sempre sites de sucesso, pois tudo estará aos seus cuidados.

Revenda de serviços

Existem muitas empresas que oferecem seus produtos e serviços em versões white label, principalmente no mercado da tecnologia. Isso quer dizer que elas disponibilizam suas propriedades intelectuais para que seus consumidores as revendam como se fossem seus serviços para o cliente final, com a marca própria.

Assim é possível agregar valor de uma tecnologia de ponta a sua empresa, e destacá-la no mercado como referência de inovação e qualidade, já que o serviço estará com a sua marca.

Por isso, essa também é uma boa opção para gerar receita recorrente para agências, uma vez que é possível agregar serviços ao portfólio sem onerar a equipe, apenas revendendo algum serviço de outra empresa como se fosse seu.

Como no exemplo anterior, em que a empresa ofereceria pacotes completos para criar sites de sucesso, a agência pode fazer parceria com outro negócio e apenas revender um serviço de hospedagem na nuvem.

O que garante um serviço de maior qualidade, com tecnologia de ponta para hospedar o site, e passa a impressão de maior valor agregado para o cliente final, sem demandar energia da agência. Que, além de contar com todos os benefícios da recorrência do serviço prestado, aumentará sua margem de lucro por oferecer um serviço completo.

Conclusão

O universo que engloba tudo o que diz respeito a receita recorrente possui muitas variáveis, desde quanto se pode faturar até os tipos de serviços e produtos que podem ser oferecidos. E todas elas são muito promissoras para quem se compromete a entregar bons resultados aos clientes.

Se você optar por começar com esse modelo de geração de receita no seu negócio, e ainda tem dúvidas de qual seria a melhor forma de implementá-lo, recomendamos que busque por especialistas para te ajudar nesse processo.

Existem diversas ferramentas que podem facilitar o seu trabalho em outras áreas, como gestão de tarefas e processos, ou gestão de infraestrutura, para que você tenha mais tempo para focar em alavancar os resultados financeiros do seu negócio.

Este guest post foi produzido pela Cloudez, empresa parceira de agências e prestadores de serviços digitais que organiza e automatiza as atividades operacionais, desde a hospedagem cloud até cobranças, para obter eficiência, gerar mais receita e aumentar seu diferencial junto aos clientes.