10 exemplos de rebranding de marcas famosas
Novos elementos, um novo nome, logotipo ou design. Quando uma empresa reavalia sua abordagem de marketing, fazendo mudanças em qualquer um desses elementos, ela trabalha em um processo estratégico de rebranding. O objetivo principal do rebranding de marcas famosas é criar uma identidade nova na mente dos consumidores.
O rebranding é como reformar uma casa antiga. Uma nova camada de tinta, novos pisos e quartos redecorados dão um novo visual. Mas o processo vai muito além de mudar as cores e sinais externos.
É revisar, melhorar e transformar toda a experiência que as pessoas têm com o produto ou serviço. Quando essa experiência está desatualizada, o rebranding permite que a empresa comece de novo e ganhe uma nova chance de se conectar com seu público.
Portanto, trata-se de atualizar a marca, para que a nova identidade leve a empresa até onde ela deseja chegar. Utilizar o conceito de branding para elevar uma nova ideia e um novo posicionamento.
Neste post, abordaremos o conceito de rebranding e apresentaremos alguns exemplos de campanhas de rebranding de marcas famosas bem-sucedidas.
Aproveite o conteúdo!
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O que é rebranding
Conforme a Tech Target, o rebranding pode ser definido como:
“A criação de uma nova aparência para um produto ou empresa estabelecida. O objetivo usual do rebranding é influenciar a percepção de um cliente sobre um produto, serviço ou empresa, revitalizando a marca para fazê-la parecer mais moderna e relevante para as necessidades do cliente.”
As marcas famosas têm várias boas razões para fazer um processo de rebranding. Veja algumas das principais:
- Refletir uma mudança no foco ou na visão dos negócios, bem como representar o marco de uma fusão ou expansão significativa para novos mercados;
- Ganhar destaque e se diferenciar em relação aos concorrentes;
- Atrair um novo público;
- Explorar a popularidade de uma nova tendência
- Gerenciar a reputação da marca, estabelecendo uma relação de mais proximidade com os clientes.
Geralmente, o rebranding inclui atualizações no logotipo, cores e diretrizes da marca, declarações de visão, tom de voz, imagens, vídeo e outros materiais de marketing, um novo site e, às vezes, até mesmo um novo nome.
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Exemplos de Rebranding
Como vimos até aqui, o rebranding é um processo estratégico que exige pesquisa, reflexão e consideração. No entanto, para muitas organizações, inclusive para as marcas famosas, é a chance de um novo começo. É o rebranding que pavimenta o caminho para atrair uma nova base de clientes ou reposicionar a empresa.
A seguir, listamos alguns dos exemplos de rebranding icônicos de marcas famosas.
Zoom
Zoom é uma plataforma de videoconferência que se tornou muito popular durante a pandemia. Cresceu organicamente para incluir todo um conjunto de ferramentas de comunicação visual. Com o rebranding, o objetivo era se posicionar como mais do que apenas um aplicativo de mensagens.
O projeto trouxe para o público a evolução de um aplicativo de bate-papo para uma plataforma com ferramentas de comunicação como o Zoom Whiteboard e o Zoom Contact Center.
Uber
A Uber lançou um rebranding em 2018. A empresa já havia tentado mudar a marca sem sucesso antes e ouviu o feedback de motoristas e passageiros. Ele queria ser mais amigável e acessível para os consumidores. Isso porque as pessoas ainda a identificavam como um aplicativo de compartilhamento de viagens de luxo.
O projeto de rebranding da Uber mudou seu logotipo, tipografia e tom de voz. O novo posicionamento permitiu à companhia atrair e engajar um público-alvo mais amplo do que apenas profissionais de negócios.
Domino’s
Em 2009, a Domino’s foi considerada uma das piores empresas de pizza. Desde então, a empresa concentrou em mudar o que os clientes não gostavam, buscando proporcionar uma experiência diferente. Em 2016, sua reformulação foi tão bem-sucedida que passou de 9% da participação de mercado para 15%.
Em sua jornada de inovação, marcada também pelo rebranding, foi uma das primeiras empresas a usar chatbots para receber pedidos de clientes através das mídias sociais.
Petz
Depois de encomendar um estudo para a consultoria IMO Insights, a Petz descobriu declarações que 63% dos entrevistados não se consideram donos de um pet, mas sim pais ou mães do animal de estimação. O dado foi um dos insights que orientou o projeto de rebranding.
A nova marca foi lançada com a campanha “Geração P” e a assinatura “Tudo que seu pet precisa”. O rebranding reflete a transformação na relação entre tutores e pets, ou seja, destacando o aspecto mais emocional e humanizado dessa conexão.
Além disso, o rebranding também é um marco importante que destaca as oportunidades de inovação criadas a partir da aquisição de novas empresas (Zee.Dog, Cansei de Ser Gato, Cão Cidadão e Petix). Com esse novo momento, a Petz ganha ainda mais força para investir no desenvolvimento de produtos exclusivos e em novidades nos canais de atendimento físico e digital.
Burger King
Entre as marcas famosas que optaram por investir em um processo de rebranding, a Burger King é uma das grandes. Lançada em 2021, depois de duas décadas sem alteração, a nova marca foi criada para ser menos sintética e artificial, e mais real e saborosa.
O novo logotipo homenageia a herança da marca com um design refinado, confiante, simples e divertido. A fonte Flame Sans, irreverente e ousada, foi escolhida a dedo para evocar as formas naturais e orgânicas dos alimentos.
O rebranding também trouxe um estilo de fotografia que usa closes grandes e dramáticos para fazer as pessoas desejarem a comida e comunicar seu frescor, a perfeição de grelhar em chamas e, acima de tudo, evocar o sabor. Um estilo de ilustração divertido permite que a marca conte histórias memoráveis como nunca antes.
Entre as marcas famosas, o Instagram também investiu em um projeto de rebranding.
Os principais elementos da marca foram atualizados para celebrar a comunidade global de criadores de conteúdo no Instagram. Além disso, no processo de rebranding, uma fonte personalizada foi criada e o degradê mudou, ganhando uma paleta de cores para iluminar e inspirar.
Boca Rosa
Um dos projetos de rebranding mais recentes entre as marcas famosas, a nova marca da Boa Rosa reflete um novo posicionamento no mercado de beleza, mostrando também a nova fase na vida e carreira de Bianca Andrade.
A nova identidade visual da marca destaca a autoridade da empresária, com uma pegada mais “like a boss”. Se antes havia um excesso de rosa e elementos extravagantes, agora o design é mais minimalista, com tons neutros.
O rebranding não só atualiza a marca, como também aumenta a percepção de valor agregado, aproximando-a de uma estética mais elegante e profissional, semelhante às marcas famosas de make.
Nubank
Entre as marcas famosas, algumas jovens e modernas, como a Nubank, também investem em rebranding. Apenas oito anos depois do início de suas atividades, o Nubank fez alterações expressivas na identidade visual, inclusive com mudança de logotipo.
Para a fintech, a principal razão do rebranding foi a expansão da empresa na oferta de produtos.
Se antes a empresa roxinha era apenas um cartão de crédito e uma conta bancária, hoje é uma plataforma financeira completa, que oferece empréstimos, investimentos e uma série de outros produtos.
De outro modo, o rebranding também é resultado de um desejo de posicionamento humanizado e mais próximo de seus clientes, além de sua busca constante por inovação e modernidade.
Itaú
Uma das marcas famosas mais valiosas do Brasil, o Itaú também já passou por um processo de rebranding. O slogan que era “Feito com você” se tornou “Feito de Futuro”. Além disso, o Itaú é referência no estudo de design de marcas. Isso porque desde a década de 1960, o banco conta com grandes nomes envolvidos nos projetos da marca.
Em seu projeto de rebranding mais recente, o Itaú mudou seu sistema de identidade e posicionamento.
As linhas retas deixaram de vez o logotipo da marca. A nova versão possui um design mais flexível, clean e refinado, com suas laterais abauladas. Assim, a noção de rigidez que o antigo logo possuía foi reduzida, tornando o desenho da marca flexível e moderno, sem deixar de exalar segurança e confiança.
Com o projeto de rebranding, o banco também quis destacar a multiplicidade de perfis do conceito full bank do Itaú. Afinal, no banco no futuro, as pessoas e suas necessidades estão no centro do negócio da instituição financeira.
Renault
Inspirada pelo desenho de um diamante desde 1925, a logomarca da Renault passou por um processo de rebranding em 2021. Contudo, a atualização da frota está sendo concluída somente em 2024.
O novo logotipo é organizado, sem assinatura ou tipografia, tendo sido projetado para viver em movimento. O tratamento plano facilita sua animação, por exemplo, em vídeo ou mídia digital, mas também em veículos.
Marcas famosas: como seguir o exemplo?
Até aqui, vimos uma série de exemplos de rebranding inspiradores. Gostou e quer saber mais sobre o tema? Confira a aula Branding na prática: apresente sua marca ao mercado, na Área de Membros da Operand. É totalmente gratuito, aproveite!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 24/09/2024
- Categoria: Setor Criativo