Opcon2024
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos
Buscar por
Teste Grátis
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos

Tendências 2025: conheça as 6 principais para marketing e publicidade

Explore este post com IA:

OpenAI ChatGPTPerplexity PerplexityGrok Grok

À medida que nos aproximamos de um novo ano, o desafio é compreender como os avanços tecnológicos, o comportamento do consumidor e as mudanças econômicas globais impactam as tendências 2025.

Afinal, como os gestores e profissionais das agências podem ficar à frente da curva para se adaptar a essas mudanças? E mais: como fazer isso de maneira antecipada?

Desde o surgimento da hiperpersonalização alimentada por IA até a crescente importância da sustentabilidade nas mensagens da marca, as tendências 2025 representam desafios e oportunidades para as empresas que buscam se conectar com seu público.

Neste artigo, exploramos seis tendências 2025 que devem moldar o futuro do marketing no próximo ano e além. 

Confira!

O futuro das agências: 6 tendências para 2025

Para os profissionais e gestores de agências, conhecer as tendências 2025 é fundamental. Afinal, elas irão orientar a maneira como as empresas se conectam com seu público. Confira as principais tendências 2025 e além:

1. Inteligência Artificial com foco em hiperpersonalização, atendimento e eficiência

A inteligência artificial veio para ficar e, aos poucos, vem desempenhando um papel cada vez mais importante na maioria das estratégias de marketing. De acordo com a Statista, espera-se que o valor de mercado da IA, que foi de US$ 93,53 bilhões em 2021, atinja US$ 190,61 bilhões em 2025.

O uso das ferramentas alimentadas por IA, como ChatGPT e Claude, permite a hiperpersonalização em escala com alta precisão, direcionada para conteúdo, recomendações de produtos e experiências do cliente. 

Além disso, os chatbots de IA tendem a ser cada vez mais integrados à vida cotidiana por meio de sites, lojas, aplicativos e dispositivos inteligentes.

As experiências de atendimento ao cliente podem em breve evoluir para depender de chatbots ativados por voz, assim como as interações do teclado que são usadas para promover um produto. Essa tecnologia será usada não apenas para transmitir informações sobre o produto, mas também para ajudar um cliente com uma venda.

De outro modo, uma das tendências 2025 mais interessantes para as agências é o potencial dos algoritmos de aprendizado de máquina de analisar grandes quantidades de dados para prever o comportamento do consumidor, otimizar os gastos com anúncios e automatizar tarefas complexas de marketing. 

Com o suporte da IA, as agências tendem a ganhar mais eficiência com um time ainda mais criativo. Afinal, os assistentes e ferramentas de IA ajudam os profissionais de marketing a gerar ideias e conteúdo que ressoem com seus públicos-alvo.

2. Aumento no marketing por voz

À medida que os dispositivos ativados por voz se tornam comuns em residências e locais de trabalho, uma das tendências 2025 é o marketing por voz como um canal crítico para alcançar os consumidores. Até 2025, otimizar o conteúdo para pesquisa por voz será tão crucial quanto o SEO é hoje.

O futuro do marketing será mais inovador e convidativo do que nos anos anteriores, com o uso de dispositivos ativados por voz, como Alexa, Google Assistant, Siri ou até mesmo IA conversacional do ChatGPT. Os alto-falantes inteligentes, por exemplo, permitem que um cliente explore um produto ou tenha uma conversa de IA de qualquer lugar da casa.

Neste cenário, o desafio das marcas é adaptar suas mensagens aos padrões de linguagem conversacional, fornecendo informações concisas e valiosas que possam ser facilmente transmitidas por meio de assistentes de voz.

Anúncios de voz interativos e experiências de compras ativadas por voz também podem criar novas oportunidades para envolver clientes e gerar conversões em um mundo focado na conveniência.

À medida que a tecnologia de voz surge como um método de marketing, alguns formatos de anúncio, como podcast e publicidade em vídeo através do TikTok e Instagram Reels, continuarão a dominar as experiências de compra.

3.  Realidade virtual deve crescer em popularidade

A realidade virtual transformará a maneira como as marcas interagem com os consumidores, oferecendo experiências imersivas que confundem a linha entre os mundos digital e físico. 

Uma das tendências 2025 é o start de uma curva crescente de uso da realidade virtual. Espera-se que a tecnologia RV passe a ser mais acessível e amplamente adotada em todo o mundo, tornando-se uma indústria de US$ 441 bilhões até 2030.

Neste contexto, as marcas podem começar a criar showrooms virtuais, para que os clientes explorem produtos em ambientes 3D no conforto de suas casas. Além disso, profissionais e gestores de agências podem esperar que esses eventos virtuais e experiências de marca se tornem comuns, permitindo o alcance e envolvimento do público global sem limitações geográficas.

As estratégias de marketing de realidade virtual definirão o curso das futuras tendências de marketing. Os fabricantes de veículos motorizados e smartphones já estão explorando maneiras de usar a realidade virtual como parte de suas estratégias de marketing.

Essa mudança para a RV exigirá que os profissionais de marketing pensem além do conteúdo visual e auditivo tradicional, considerando como criar experiências de marca totalmente imersivas e multissensoriais.

4. O poder do conteúdo gerado pelo usuário

O poder do conteúdo autêntico gerado pelo usuário (UGC) tem tudo para alcançar novos patamares em 2025. À medida que os consumidores continuam a valorizar as recomendações em relação à publicidade tradicional, uma das tendências 2025 para as marcas é o uso do UGC para construir confiança e engajamento.

Com a ajuda de ferramentas avançadas de IA, os profissionais de marketing poderão identificar e selecionar o conteúdo mais impactante criado pelo usuário em várias plataformas. Com isso, é possível criar novas estratégias para incentivar e incentivar o UGC de alta qualidade, transformando clientes em embaixadores ativos da marca.

Essa mudança levará a relacionamentos mais colaborativos entre marcas e consumidores, com o marketing se tornando uma conversa de mão dupla em vez de uma transmissão unidirecional.

5. Canais sociais serão a nova internet

Para as tendências 2025 e também nos anos seguintes, as plataformas de mídia social devem evoluir para ecossistemas abrangentes. Canais como Facebook ou Instagram já são as principais portas de entrada para a internet para muitos usuários.

No futuro, esses “super aplicativos” integrarão serviços de comércio eletrônico, entretenimento, notícias e comunicação, tornando-os centrais para as experiências digitais diárias dos consumidores. Os profissionais de marketing precisarão dominar uma variedade de formatos de conteúdo (vídeo curto, histórias, transmissões ao vivo, postagens interativas) para manter a visibilidade em diferentes seções desses super aplicativos.

Com essa mudança, será preciso adotar uma abordagem holística para o marketing de mídia social, abrangendo criação de conteúdo, gerenciamento de comunidade, comércio social e análise de dados. As marcas que navegam com sucesso nessas plataformas sociais ganharão vantagens significativas em alcance, engajamento e fidelidade do cliente.

6. A ascensão do marketing sustentável e orientado a propósitos

Entre as tendências 2025, a crescente ênfase na sustentabilidade e nas iniciativas orientadas por objetivos é outro destaque. Isso porque os consumidores estão se tornando mais conscientes, exigindo que as marcas demonstrem um compromisso com o impacto socioambiental.

Com essa mudança, os profissionais de publicidade e marketing têm o desafio de integrar a sustentabilidade em suas principais estratégias, desde o desenvolvimento de produtos até mensagens e execução de campanhas. 

Certamente, será possível observar um aumento na comunicação transparente da cadeia de suprimentos, iniciativas de embalagens ecológicas e campanhas de marketing que destacam as ações concretas de uma marca em direção às metas de sustentabilidade.

Seguindo a mesma tendência, o marketing orientado por propósito deve ir além das preocupações ambientais para abranger justiça social, diversidade e inclusão e apoio comunitário. 

Neste cenário, marcas que se alinham com causas importantes tendem a ganhar uma vantagem competitiva, promovendo conexões mais profundas com consumidores com valores compartilhados e princípios éticos.

Conclusão

À medida que olhamos para o futuro do marketing e da publicidade, vemos que, nas tendências 2025, a inovação digital irá remodelar o cenário do setor de maneira profunda. 

Desde a personalização orientada por IA até experiências imersivas de RV e a evolução das mídias sociais, os profissionais de marketing terão uma variedade de novas ferramentas poderosas à sua disposição.

No entanto, em meio a essa revolução digital, é crucial lembrar também do valor duradouro das estratégias de marketing offline. Na verdade, a integração de técnicas digitais de ponta com métodos offline tradicionais pode criar uma estratégia robusta e poderosa, que amplifica as mensagens da marca e impulsiona o engajamento do consumidor em vários pontos de contato.

Gostou do conteúdo sobre tendências 2025 e quer saber mais sobre outras novidades do setor? Explore a Área de Membros da Operand e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Ariadna Straliotto

Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.

  • Por Ariadna Straliotto em 17/12/2024
  • Categoria: Setor Criativo
  • Tags: dados, Estudo de mercado, inteligência de mercado, pesquisas, previsões 2025, tendências 2025, tendências de marketing 2025, tendências na publicidade 2025

Anterior

Como ser um bom líder para a agência?

Trajetória sinuosa com uma bandeira laranja no topo, que representa uma estrada de como ser um bom líder.
Próximo

O que é Retail Media e como usar essa estratégia

Ilustração de carrinho com formas geométricas, estrelas e engrenagens representando a estratégia de Retail Media.
Compartilhe

Posts Relacionados

8 livros sobre gestão do tempo e produtividade!

17/12/2020

Case de sucesso: Veja como a Raffcom otimizou seus processos com o Operand

26/11/2019

10 Tendências de Design de Logo para 2021

16/12/2020

Fique por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as novidades
do Operand na sua caixa de mensagens

newsletter

Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos
Experimente o Operand agora 
2018 © Operand - Todos os direitos reservados.