10 estratégias de marketing digital para a sua agência

Crescer no mercado de trabalho pode não ser uma tarefa fácil, por isso, selecionamos 10 estratégias de marketing digital para te ajudar neste processo.

Visto que são diversos pontos para se atentar e pequenas questões para resolver, partindo do ponto que talvez você já tenha ouvido falar sobre o marketing digital.

Afinal de contas, trata-se de um conceito que mudou completamente as realidades dos negócios e tornou o sonho de ter sua própria empresa ainda mais acessível. 

Sendo assim, listamos as dez dicas mais usadas dentro do marketing digital para ajudar a sua empresa a crescer, e aumentar ainda mais os seus resultados.

1- Redes Sociais  

Para quem não sabe hoje, mais da metade das pessoas no mundo possuem acesso à internet.

Além de terem pelo menos um perfil em uma das diversas redes sociais que existem, ou seja, o mundo está cada vez mais conectado com o universo digital. 

Por meio delas você consegue alcançar milhares de usuários presentes em todo o mundo, independente de qual seja o seu negócio, as redes sociais possuem espaço para que todos os nichos construam a sua carreira. 

Além de tudo isso, elas são ótimas opções para as empresas que desejam criar um relacionamento com seus clientes e mostrar, no dia a dia, o poder e influência de sua marca por meio das plataformas digitais. 

2- Blog 

Existem muitas pessoas que ainda acreditam que a era dos blogs chegou ao fim com o surgimento das redes sociais.

Isso porque atualmente as pessoas já não se mostram tão interessadas por textos em sites, mas por vídeos nas plataformas digitais. 

Lembrando que os conteúdos em formatos audiovisuais possuem uma grande relevância por intermédio das redes.

Entretanto, os blogs não ficaram para trás e ainda provam a sua importância e influência na rotina dos usuários. 

Isso porque a maioria dos blogs se encontram dentro da maior plataforma de busca e informação no mundo, o Google. 

Portanto, quando alguém deseja encontrar alguma informação, produto ou serviço, lá é o primeiro ou um dos primeiros lugares em que ela procura. 

Seja para achar um curso sobre como anunciar no Google Ads ou um conjunto de acessórios para presentear um amigo, no Google é possível encontrar de tudo um pouco, e é em uma situação como essa que o seu blog pode ser encontrado pelos usuários.

3- Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais usadas e eficazes dos últimos tempos.

Isso porque trata-se de uma estratégia gratuita e que possui o objetivo não apenas de vender, mas principalmente de ajudar outras pessoas. 

E o marketing de conteúdo é justamente isso, uma estratégia que se baseia no conceito da produção e na divulgação de conteúdos em diversos formatos e que possuam o simples objetivo de ajudar usuários com alguma questão. 

Esse conteúdo pode ser um artigo em seu blog, um post no Instagram ou até mesmo um vídeo no YouTube, mas se ele ajuda outras pessoas, ele será um conteúdo valorizado. 

Além de ser uma estratégia que possui uma grande entrega pelas plataformas editais, é um meio pelo qual você constrói a autoridade da sua marca dentro do seu nicho e gera maior credibilidade perante os usuários, aumentando as chances deles conhecerem seu produto. 

4- Anúncios pagos 

Os anúncios pagos nada mais são do que campanhas de divulgação que a sua empresa cria e paga para que uma determinada plataforma entregue-o para o maior número de usuários ativos. 

Por exemplo, você pode pagar para que o Twitter Ads divulgue o vídeo de lançamento da nova coleção de roupas da sua marca. 

Não é necessário gastar rios de dinheiro com isso, e esse é um grande diferencial desta estratégia. 

Além de possuir uma grande entrega e aumentar o número de conversão de leads do seu negócio, essa é uma estratégia econômica que não irá gerar dívidas e prejuízos para a sua marca.

5- E-mail marketing 

O e-mail marketing é uma estratégia baseada na ação de disparo de email automáticos para a lista de clientes da sua empresa.

Sendo que por meio desses e-mails é possível atrair esse leads para o site de vendas da sua marca e aumentar as chances de compra. 

Esses e-mails podem conter desde ofertas e promoções da sua marca até artigos exclusivos ou artigos de celebrações em alguma data especial, tudo para gerar uma aproximação entre seu negócio e seus clientes.

É uma estratégia muito usada e eficaz, mas que precisa de alguns cuidados, não é recomendado que você compre listas de emails prontos para isso.

Visto que você não sabe se elas são verdadeiras e muito menos se aquelas pessoas irão conhecer a sua marca. 

Por isso, opte por conquistar os e-mails dos seus clientes, mesmo que isso leve um pouco mais de tempo e esforço. 

Mas, no final, você verá que essa atitude foi a melhor a se fazer para que os resultados sejam altos e de qualidade. 

6- Inbound marketing 

O inbound marketing é uma estratégia focada, principalmente no pós-venda. 

Pois, ainda existem pessoas que acreditam que quando um cliente realiza a compra, já não é mais necessário estar por perto ou manter uma relação com ele. 

Mas, isso é um grave erro que te impede de fidelizar os clientes, e a ação da fidelização nada mais é do que torná-lo ativo junto a sua empresa e incentivá-lo a comprar novamente o seu produto ou serviço ou então indicá-lo para alguém. 

Além dos pilares chaves defendido durante uma jornada de venda, que são a atração, conversão e venda, o conceito do inbound marketing adere a mais um pilar que é o do encantamento. 

Esse pilar defende a ideia de que é preciso continuar se comunicando com o cliente mesmo após a compra, para que ele sempre esteja por perto e seja um personagem ativo daquela marca, ajudando também a aumentar seus resultados. 

7- SEO 

SEO é a sigla para o termo em inglês que significa Search Engine Optimization, que significa Otimização dos Mecanismos de Busca. 

É um conjunto de estratégias que visam ao aumento da visibilidade e conversão de leads de uma empresa perante o Google. 

Com as suas estratégias como o guest post e troca de links, uma empresa consegue alcançar uma visibilidade ainda maior para seu blog ou site de vendas usando o Google, o que aumenta a entrega e as chances de quedas. 

É uma ótima oportunidade para fazer o seu site crescer organicamente e alcançar ainda mais pessoas de maneira simples e rápida. 

8- Gatilhos mentais 

Os gatilhos mentais são um conjunto de frases chaves e termos que despertam no cérebro do cliente um determinado sentimento que poderá aumentar ainda mais o seu desejo pelo seu produto ou serviço. 

Eles são usados, principalmente, em vendas para que o cliente não perca aquela obtida e adquira o que a empresa oferece no mesmo instante.

Um exemplo é o gatilho da escassez que pode ser usado por meio de frases, como “Apenas pelas próximas 24 horas este produto estará pela metade do preço”.

E ainda existem vários outros gatilhos, como:

  • Reciprocidade;
  • Urgência;
  • Autoridade;
  • Proa social;
  • Novidade;
  • Comprometimento.

Portanto, elas são frases comumente usadas por marcas, mas que geram no usuário uma urgência para adquirir aquilo naquele momento e não perder o desconto. 

9- Uso de palavras-chaves 

As palavras-chaves são termos que possuem uma alta demanda de procura no Google dentro de um determinado período de tempo, e você pode usar esses termos ao seu favor na hora de produzir seus conteúdos. 

Por meio de plataformas como o Google Keyword, você descobre quais os termos relacionados ao seu nicho que mais foram pesquisados nos últimos dias para usá-los em seus textos, publicações e vídeos. 

Dessa maneira, você atrai esse público e aumenta as oportunidades deles conhecerem o seu trabalho e comprarem o que a sua marca oferece.

10- Marketing de influência 

Por fim, umas das estratégias de marketing digital mais vistas e cobiçadas dos últimos tempos, é o marketing de influência que nada mais é do que a contratação de influenciadores digitais para divulgar o seu produto ou serviço. 

Hoje, existem milhares deles espalhados pelas redes sociais e que ganham muito dinheiro divulgando marcas. 

A sua empresa também pode entrar para esse time e contratar uma figura pública para divulgar seu produto. 

Basta pesquisar qual perfil de influenciador mais se encaixa com a sua marca e o valor que ele cobra, possuindo um bom número de seguidores e engajamento, essa é uma estratégia que pode ajudar e muito o seu negócio.

E com essas estratégias você consegue não apenas aumentar os seus resultados, mas melhorar a qualidade da produção de conteúdos da sua marca, entregando aos seus clientes sempre o melhor.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Marketing, uma plataforma completa e eficiente de automação de marketing que ajuda empresas a expandir suas carteiras de clientes, otimizar as taxas de conversão e aumentar suas vendas.