Estatísticas de email marketing que você precisa conhecer

Se você não está atualizado sobre as estatísticas de email marketing mais recentes, saiba que acompanhá-las e, sobretudo, buscar compreender o impacto delas pode tornar sua estratégia de marketing mais eficaz.

Especialmente quando seus recursos são limitados, ter a convicção de que está investindo seu tempo e dinheiro nas estratégias de marketing certas é fundamental. 

O email marketing é uma daquelas ferramentas que empresas de todos os tipos devem investir e explorar. Mas, caso você não esteja convencido do poder do marketing por e-mail, compilamos uma grande lista de estatísticas de email marketing.

Neste artigo, compartilhamos os dados mais recentes que ajudarão você a levar suas campanhas de marketing por email para o próximo nível.

Vem conferir!

Uso e boas práticas segundo as estatísticas de email marketing

Atualmente, a população de usuários de e-mail diários está estimada em 3,9 bilhões de pessoas. Até 2023, esse número deve subir para 4,3 bilhões, segundo projeções da Statista. A empresa também aponta que as contas de e-mail ativas ultrapassaram 5,6 bilhões em 2019. 

Algumas percepções importantes dos profissionais do setor podem ser identificadas nas estatísticas de email marketing. Confira:

Segundo dados do Campaign Monitor, de 2019, os profissionais de marketing que usam campanhas segmentadas notam um aumento de até 760% na receita.

Já as estatísticas de email marketing do Not Another State of Marketing, de 2020, apontam que:

  • 35% dos profissionais de marketing enviam a seus clientes de 3 a 5 e-mails por semana
  • 78% dos profissionais de marketing notaram um aumento no engajamento de e-mail nos últimos 12 meses

Além disso, as estatísticas de email marketing mostram que a estratégia tem sido cada vez mais explorada. De acordo com a Statista, os EUA gastaram mais de 350 milhões de dólares em publicidade por e-mail em 2019. 

A percepção dos profissionais do setor fica clara em outras estatísticas de email marketing que confirmam a importância dessa ferramenta, mesmo com a ascensão de tantas outras ainda mais inovadoras: 

  • 31% dos profissionais de marketing B2B afirmam que os boletins informativos por e-mail são a melhor maneira de cultivar leads. ( Content Marketing Institute, 2020)
  • 87% dos profissionais de marketing B2B consideram que o e-mail é um de seus principais canais de distribuição orgânica gratuita. ( Content Marketing Institute, 2020)
  • 90% dos profissionais de marketing de conteúdo dizem que o engajamento por email é a principal métrica que rastreiam para medir o desempenho do conteúdo. (Content Marketing Institute, 2020)
  • A segunda tecnologia mais comum que as organizações B2B usam para auxiliar no marketing de conteúdo é o software de marketing por email. Aproximadamente 85% dos profissionais de marketing afirmam trabalhar com essas ferramentas. (Content Marketing Institute, 2020)

Estatísticas de email marketing apontam: melhores e piores dias para disparo

Ao analisar as estatísticas de email marketing da Campaign Monitor 2020, é possível obter que um dia da semana ficou ligeiramente acima dos demais em termos de desempenho.

  • Melhor dia com maiores taxas de abertura de e-mail: sexta-feira (18,9%)
  • Melhores dias com taxas de cliques mais altas: sexta-feira (2,7%)
  • Melhores dias com taxas de clique para abrir mais altas: quarta e sexta-feira (14,4%)
  • As taxas de cancelamento de assinatura de e-mail foram praticamente idênticas ao longo da semana (0,1%)

As estatísticas de email marketing da Campaign Monitor apontam também, com base nas médias globais, os dias menos favoráveis para obter um bom desempenho no envio de emails..

  • Pior dia com menores taxas de abertura de e-mail: sábado (17,3%)
  • Piores dias com taxas de cliques mais baixas: sábado (2,4%)
  • Pior dia com taxas de clique para abrir mais baixas: terça-feira (13,5%)

Embora esses dados sejam interessantes e capazes de orientar estratégias eficazes, você deve analisar o comportamento do seu público e executar testes de email antes de bloquear dias inteiros de seu calendário de campanha.

Estatísticas de email marketing: taxas de abertura

De acordo com dados da Campaign Monitor, em termos de resultado, ao longo de 2020, foram registradas as seguintes estatísticas de email marketing

  • Taxa média de abertura: 18,0%
  • Taxa média de cliques: 2,6%
  • Taxa média de clique para abrir: 14,1%
  • Taxa média de cancelamento de assinatura: 0,1%

Estatísticas de email marketing confirmam o potencial da estratégia 

Hoje em dia, os profissionais de marketing colocam muita ênfase em chatbots, influenciadores do Instagram e outras novas oportunidades de alcançar seus clientes.

Contudo, a verdade é que o email marketing é um dos canais de mensagens mais antigos e eficazes.

Na verdade, o e-mail gera US$ 42 para cada US$ 1 gasto, um ROI surpreendente de 4.200%.

Portanto, se você estava em cético, até aqui as estatísticas de email marketing mostraram que essa é uma estratégia que vale a pena. 

Acesso do email no dispositivo mobile

Os dados sobre o uso deste canal também mostram  que verificar e-mail é uma atividade complementar. As pessoas o fazem enquanto assistem TV (69%), na cama (57%) e nas férias (79%).

Daí a importância de garantir que os emails sejam responsivos, permitindo a leitura tanto nos desktops quanto nos dispositivos móveis. Assim, os usuários podem verificar seus e-mails com frequência – e de qualquer lugar – usando smartphones e tablets.

Os dispositivos móveis foram responsáveis ​​por pelo menos 50% de todos os e-mails lidos.

Quando se trata do uso de dispositivos móveis, 81% preferem abrir e-mails em seus smartphones, enquanto 21% checam e-mails em seus tablets.

Mas, só porque os usuários estão verificando seus e-mails em seus smartphones, isso não significa que eles não acessam seus e-mails no desktop também. Na verdade, 23% dos consumidores que abrem um e-mail em um dispositivo móvel abrirão esse e-mail novamente mais tarde, muitas vezes no desktop:

Se um e-mail for lido no celular e, em seguida, acessado pela segunda vez no desktop, esse consumidor terá uma probabilidade 65% maior de clicar .

Como você pode ver, é importante garantir que suas mensagens sejam otimizadas para celular, pois é assim que muitas pessoas verificam suas caixas de entrada de email.

Até aqui, apresentamos uma série de boas práticas e estatísticas de email marketing que podem ajudar você na sua estratégia de produção de conteúdo.

Quer saber mais sobre o tema? Preparamos um infográfico completo com todos esses dados em parceria com a E-goi. Conheça outras estatísticas de email marketing. Faça download do infográfico!

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