10 TED Talks sobre gestão de tempo

A sensação de que o tempo escorre pelas nossas mãos é comum para a maioria de nós. Temos a clareza sobre a finitude do recurso e fomentamos a noção de urgência por conta da escassez constante. Afinal, sempre nos falta tempo para fazer tudo o que desejamos em um dia, uma semana ou mesmo ao longo do mês. E não adianta pensar em aumentar a carga horária: o problema não é a quantidade de horas que temos à nossa disposição. O xis da questão é a gestão de tempo. Ou seja, o modo como usamos o nosso recurso para fazer (ou não) as nossas tarefas e atividades,  de acordo com a prioridade de cada uma delas.

Por isso, o maior desafio é aprender a gerenciar o recurso valioso que temos. Só desta forma será possível dar conta da demanda e, de quebra, ainda ter tempo livre para usar sem culpa. Pensando em simplificar a sua relação com o tempo e te ajudar a ser mais produtivo, compartilhamos com você 10 TED Talks sobre gestão de tarefas e de tempo. Essas palestras trazem experiências, pensamentos e dicas valiosas que podem ajudá-lo a ressignificar sua rotina. Aproveite, aprenda e mude o modo como se organiza e, principalmente, como usa o seu tempo. Você pode viver muito melhor e ser mais produtivo. Assista aos vídeos! Serão minutos valiosos, de puro aprendizado. Confira!

#1 Gestão de tempo com foco no que é importante

Como encontrar tempo para o que é importante? Há anos, Laura Vanderkam busca resposta para essa pergunta, e se dedica
pesquisas que visam entender como pessoas extremamente ocupadas gerenciam seu tempo. Nesta palestra, ela compartilha suas observações e conselhos indicando o melhor modo de organizar a nossa vida para ficar satisfeito com a quantidade de tempo que podemos gastar.

#2 Tim Urban: entenda a mente do procrastinador

A procrastinação é um dos maiores defeitos do ser humano e todos sentem os impactos disso. Nas empresas, funcionários são muito quando o prazo se aproxima. Já nas escolas, os alunos dobram o tempo de estudo no fim do semestre. Parece até instintivo: sempre deixamos para depois. Tim Urban, que se diz o mestre procrastinador, descreve, de uma maneira engraçada, os mecanismos que nos levam a adiar nossas tarefas até o ponto que entramos em pânico. Como superar a procrastinação? Não espere mais! Assista o vídeo e descubra a resposta.

#3 Quando o trabalho se torna complexo, use 6 regras para simplificar

Enquanto trabalhava com mais de 500 empresas, Yves Morieux observava como a produtividade morre. Mesmo com vários benefícios ao seu alcance – bom salário, ambiente de trabalho agradável e planos de cargos e carreira – os funcionários parecem estar cada vez menos motivados e engajados. Morieux fala sobre como o tempo é gasto em escritórios modernos e dá dicas para evitá-lo. Ele faz provocações interessantes. Por exemplo: os profissionais devem gostar um do outro? E mais: eles devem pedir ajuda quando precisarem? Reflexões valiosas em tempos difíceis!

# 4 Como muitas regras no trabalho impedem você de fazer as coisas

Em sua segunda palestra, Morieux lembra que a produtividade é o motor de prosperidade de uma sociedade. Por isso, é importante pensar como diferentes aspectos impactam na performance do seu time. O palestrante anumera regras complexas e confusas no local de trabalho. Elas foram criadas para tornar o trabalho simples e transparente, mas o resultado da implementação é o contrário do que se esperava. O autor compartilha seus pensamentos sobre a falta de efetividade nas organizações e mostra como mudar a gestão de tempo no local de trabalho.

# 5 Como salvar o mundo (ou pelo menos você mesmo) de reuniões improdutivas

Reuniões ineficientes, longas e mal organizadas: elas acontecem em todos os lugares, desgastam os participantes e consomem o tempo deles.  Mas como evitá-las? Ou melhor: como gerenciá-las? Seria possível filtrar as reuniões ruins com base no convite? Qual deve ser a nossa estratégia, sabendo que a reunião será ineficaz? No vídeo, David Grady responde essas e outras perguntas. De maneira cômica e irreverente, ele conduz a palestra e apresenta como são as reuniões em uma grande corporação.

# 6 Tudo o que você precisa são 10 minutos de minfulness

Quando foi a última vez que você parou e se permitiu fazer absolutamente nada? Sem ler um livro, sem assistir TV, sem checar o celular e o e-mail, simplesmente fazendo nada. Parece até piada, né. Se o assunto é gestão de tempo, como fazer nada pode ser positivo? Isso porque ficar tranquilo e “não fazer nada”, sem culpa, por pelo menos 10 minutos ajuda a melhorar a concentração e, como resultado, otimiza a gestão de tempo. Essa meditação, também conhecida como mindfulness, em português, atenção plena, requer prática e disciplina, mas seus resultados certamente recompensarão cada minuto de atenção das tentativas iniciais.

#7 Esqueça a multitarefa, tente a monotarefa

Você já notou que quanto mais coisas quer fazer ao mesmo tempo, mais confuso tudo fica? Por isso e, especialmente, pelo fato da multitarefa levar à queda da produtividade, o designer Paolo Cardini defende que as pessoas devem fazer uma coisa de cada vez. Parece que ser monotarefa é mais inteligente, estratégico e produtivo nos tempos atuais. Para melhorar a gestão de tempo, pense nisso!

#8 Porque o trabalho não acontece no escritório

Jason Fried, CEO do Basecamp,  apresenta os resultados de uma pesquisa na qual perguntou às pessoas aonde elas iam quando queriam fazer alguma coisa benfeita. O escritório não foi nem de longe citado como o ambiente ideal para o desenvolvimento de um bom trabalho. Mas, quais razões sociológicas explicam por que o trabalho não acontece no trabalho? Os sites de bloqueio ajudam a aumentar a eficiência dos funcionários? Os gerentes facilitam o trabalho? Como ressignificar os escritórios transformando-os em lugares que ajudem as pessoas a executarem suas atividades? Na palestra, Jason Fried traz algumas respostas.

#9 Dez dicas tecnológicas para poupar tempo

Quando falamos em gestão de tempo vale pensar em todas as alternativas possíveis para melhorar a performance. É preciso aprender a usar com plena consciência cada fatia de tempo que nos é dada. Então, seria possível economizar microssegundos de atividades repetitivas fazemos centenas de vezes por dia? David Pogue, colunista de revistas de tecnologia, garante que sim. No vídeo, ele apresenta dez atalhos de teclado e funcionalidades ocultas de seu equipamento que podem ajudá-lo a poupar tempo. Assim, você ganha mais ritmo e velocidade para realizar as entregas.

#10 Tem uma reunião? Faça uma caminhada!

Muito possivelmente, você já fez, ao longo de um dia, oposição entre um objetivo e outro. Isso é bem comum quando sentimos que não temos tempo para resolver todas as nossas pendências. Mas, para agilizar, que tal combinar 2 compromissos em 1 só? Sim! É isso que autora indiana, Nifoler Merchant, sugere na curta palestra. Ela conta que, depois de participar de uma reunião, realizada durante uma caminhada, incorporou a prática à sua rotina. Agora, enquanto ela conduz seus negócios, ela também cuida da sua saúde. Aqui, ser multitarefa faz sentido! 😉