Que líder você é de acordo com o teste MBTI?

Ter uma compreensão dos pontos fortes e pontos cegos da sua personalidade é importante para saber como você pode evoluir. Especialmente para quem está à frente de uma equipe, buscar autoconhecimento e aprendizagem contínua é fundamental.

O conhecimento sobre o seu perfil é valioso porque ajuda você a enfrentar desafios de comunicação, superar conflitos, gerenciar mudanças, tomar decisões e, assim, aprender a ser um bom líder.

Mas, afinal, como conhecer e definir sua personalidade? Essa não é uma tarefa fácil. Por isso, contar com ferramentas práticas é tão importante. 

Neste artigo, apresentamos o Teste MBTI, ou Teste das 16 Personalidades, muito utilizado por recrutadores de empresas para identificar o perfil psicológico e comportamental dos profissionais. Saiba mais sobre o que é a metodologia MBTI, como o teste funciona e conheça neste artigo os diferentes perfis de liderança a partir desses perfis!

Mas antes de começar a ler o texto, você já conhece o seu perfil? Se sim, continue a leitura!Se não, que tal descobrir agora mesmo? Faça o teste e descubra: Teste Gratuito de Personalidade | 16Personalities.

Ah, e depois venha aqui no artigo conferir qual o seu perfil de liderança de acordo com o resultado, combinado?

O que é o Teste MBTI?

A metodologia tipo Myers-Briggs é uma ferramenta utilizada para identificar o perfil psicológico das pessoas. O teste de personalidade foi criado pelas psicólogas norte-americanas Isabel Briggs-Myers e Katharine Cook Briggs, filha e mãe respectivamente.

Elas criaram o teste após serem inspiradas pela obra Tipos Psicológicos, de Carl Jung. O objetivo era desenvolver uma ferramenta que valorizasse as diferenças individuais e auxiliasse outras mulheres a encontrarem atividades que lhes permitissem ser mais eficientes.

O perfil é analisado após a pessoa responder um questionário online ou impresso, com diversas perguntas relacionadas ao modo como você enxerga algumas situações e como reagiria diante delas. O teste apresenta ainda perguntas relacionadas aos seus gostos pessoais.

As respostas variam em uma escala, com várias opções: 

  • “Concordo totalmente”;
  • “Concordo”;
  • “Concordo em partes”
  •  “Indiferente”; 
  • “Discordo”;
  • “Discordo em partes”;
  • “Discordo totalmente”.

Após o preenchimento do questionário, as respostas são analisadas e geram um relatório que apresenta as informações do perfil psicológico, comportamental, os pontos fortes e os pontos fracos.

O teste, criado por Isabel e Katharina ainda na Segunda Guerra Mundial, passou por algumas alterações, mas ainda hoje é uma ferramenta de gestão valiosa. São várias as vantagens: 

  • Uma linguagem comum para entender e descrever as diferenças interpessoais que nos definem como indivíduos;
  • É uma maneira fácil e sofisticada de entender como as pessoas são semelhantes e diferentes, ao mesmo tempo;
  • Entrega insights memoráveis ​​e inspiradores que ajudam as pessoas a entenderem relacionamentos desafiadores;
  • Apresenta uma visão positiva de todas as personalidades, que evita a defesa e convida as pessoas a fazer mudanças genuínas e duradouras em seu comportamento;
  • A estrutura MBTI é projetada especificamente para o crescimento e o desenvolvimento individual. Como tal, o processo de avaliação e interpretação oferece uma oportunidade de evolução pessoal que é difícil de alcançar com outras avaliações.

Por essas e outras vantagens, o teste MBTI é uma importante ferramenta para identificar perfis de liderança e também desenvolvê-los. 

Tipos de líderes de acordo com MBTI

A metodologia MBTI defende que há 16 tipos de personalidades distintas e que elas podem ser divididas em 4 grupos diferentes. 

Para encontrar cada perfil são analisadas as características individuais, classificadas da seguinte forma:

  • Modo de perceber o mundo: Sensoriais (S) ou Intuitivos (N);
  • Estilo de vida: Julgadores (J) ou Perceptivos (P);
  • Fonte de energia: Extrovertidos (E) ou Introvertidos (I);
  • Maneira de tomar decisões: Racionalistas (T) ou Sentimentais (F).

Quando combinadas, essas características definem o perfil de cada pessoa. Por exemplo, uma pessoa extrovertida, intuitiva, sentimental e perceptiva resultaria em uma combinação ENFP. 

Isso significa que essa pessoa é um líder ativista, ou seja, livre, criativo e sociável.

Vale destacar que o teste MBTI analisa as questões comportamentais e não se restringe somente ao ambiente de trabalho. De tal modo, além de indicar porque você é um bom gestor, a ferramenta aponta ainda como você pode se tornar um melhor companheiro ou pai. O objetivo principal é orientar sua evolução!

💡 Aproveite e confira também 7 dicas matadoras de como se tornar um bom gestor. Aprenda a trazer bons resultados para a empresa e ter uma equipe mais produtiva.

O teste MBTI, demonstra que existem diferentes tipos de liderança, e os separa em quatro grupos distintos. Confira abaixo!

Grupo 1 – Analistas

Arquiteto (INTJ)

Os arquitetos são líderes com pensamentos estratégicos e que planejam tudo. São ambiciosos, muito criativos na hora de unir a equipe e alcançar bons resultados para a empresa.

Lógico (INTP)

O perfil lógico é usado para definir os líderes que possuem sede de conhecimento e se dedicam para a inovação. Grandes inventores se encaixam nesse perfil, como foi o caso do físico Albert Einstein.

Comandante (ENTJ)

Os comandantes são líderes ousados, criativos e determinados. São aqueles que não enxergam problema em não encontrar uma alternativa para determinada situação, pois conseguem criar o próprio caminho.

Inovador (ENTP)

O perfil inovador serve para definir um líder inteligente por natureza. São pensadores e não resistem a grandes desafios. Esse líder está sempre em busca de novas descobertas e conhecimentos.

Grupo 2 – Diplomatas

Advogados (INFJ)

O líder com o perfil de advogado é o mais “idealista”. Geralmente, corre atrás daquilo que acredita, é inquieto e está sempre em busca de inspirar a equipe com discursos fortes e ações concretas.

Mediador (INFP)

Apesar de parecerem reservados, os mediadores são líderes altruístas e idealistas. Eles sempre estão dispostos a ajudar a equipe, e acreditam que os princípios estarão sempre à frente dos resultados a qualquer custo.

Protagonista (ENFJ)

O perfil protagonista serve para definir aquele líder carismático, que inspira pela forma que se comunica e se relaciona com as pessoas.

Ativista (ENFP)

O perfil do líder ativista tem como principais características serem livres, criativos e sociáveis. A empolgação também faz parte de sua personalidade.

Grupo 3 – Sentinelas

Logístico (ISTJ)

O líder logístico geralmente é aquela pessoa dedicada, prática e em quem se pode  confiar de olhos fechados. Entretanto, os indecisos têm que tomar cuidado com esse perfil, visto que eles sempre prezam pela praticidade.

Defensor (ISFJ)

O perfil defensor é aquele que protege e defende sua equipe, é uma pessoa empática e sempre se colocará no lugar do outro. Sua principal característica é a generosidade.

Executivo (ESTJ)

Esse perfil é de um bom administrador, que tem capacidade de gerenciar qualquer time com muita competência.

Cônsul (ESFJ)

Geralmente, são líderes mais sociáveis e, consequentemente, populares. Eles estão sempre dispostos a ajudar e estão atentos às necessidades da empresa e da equipe.

Grupo 4 – Exploradores

Virtuoso (ISTP)

Os líderes virtuosos são decididos, práticos e exploradores. Eles adoram aprender e sabem usar com eficácia diferentes ferramentas.

Aventureiro (ISFP)

O aventureiro é um líder mais flexível, aberto a novas ideias e tentativas. Eles sempre estarão dispostos a explorar e vivenciar novas coisas.

Empresário (ESTP)

As pessoas com esse perfil geralmente são grandes líderes naturais. São inteligentes, enérgicos e perspicazes. Viver sob pressão e no limite não é um problema pra eles.

Animador (ESFP)

Como o nome sugere, esse é o líder o mais espontâneo e empolgado, sua energia contagia os demais, de modo que ele sempre busca novas maneiras de incentivar e motivar sua equipe.

Agora que você já conhece os 16 tipos de líderes e os grupos nos quais se encaixam, consegue identificar o seu perfil de gestor?

Autoconhecimento é sempre uma ferramenta valiosa, que nos ajuda a identificar os pontos fortes e aqueles que ainda precisam melhorar. E para te ajudar nessa jornada, trouxemos 10 dicas de como ser um bom gestor de agência, que acompanha um Quiz ao final! 😉