Conheça os 10 melhores sites de fontes para suas criações

A tipografia desempenha um grande papel no universo do design. No desenvolvimento de logotipos, assim como na criação de embalagens de produtos, peças gráficas, sites, aplicativos móveis e em muitos outros jobs, as fontes são parte importante da proposta visual. Dessa forma, ter acesso aos melhores sites de fontes para buscar inspiração ou mesmo para utilizá-las nas peças, pode ser um grande fator de sucesso no seu projeto. 

A verdade é que, no processo criativo, a escolha da família tipográfica certa pode levar seu trabalho de design a um outro patamar. Por isso, é importante ter mais opções ao criar um novo projeto. Não se contente com as fontes padrão usadas em demasia. Seja corajoso o suficiente para tentar algo novo.

Neste artigo, listamos os dez melhores sites de fontes para você explorar e se divertir!

Primeiro, você encontrará locais que fornecem fontes gratuitas que podem ser baixadas e usadas sem a necessidade de compra ou pagamento. Depois, apresentamos outros sites que vendem fontes premium, que são as fontes pagas. 

Confira os melhores sites de fontes que irão ajudar você a encontrar a fonte perfeita para seu próximo projeto.

Fontes grátis

Se você deseja expandir sua coleção de fontes e não quer gastar nenhum dinheiro (fontes podem ser caras!), os sites listados aqui apresentam uma ótima seleção de fontes gratuitas.

De todo modo, tenha cuidado: sempre verifique a licença ou os termos definidos pelo criador da fonte. Muitas fontes free vêm com uma licença que permite o uso gratuito apenas para projetos pessoais. Nesse caso, você estaria violando a licença se usar a fonte para um projeto comercial sem pagar pela licença.

#1 Font Squirrel

Quer baixar fontes gratuitas para uso comercial? Então, o Font Squirrel é o lugar certo. 

Isso porque ele tem um diferencial: o site se concentra exclusivamente em oferecer fontes gratuitas que podem ser usadas para projetos comerciais. De todo modo, vale verificar os detalhes da licença por si mesmo. 

Além disso, a plataforma traz outros recursos divertidos como o Identificador de fonte, que permite ao usuário fazer upload de uma imagem com tipo e, na sequência, receber a indicação das fontes correspondentes.

#2 Google Fonts

O Google Fonts tem uma das maiores coleções de fontes prontas para a web. O acervo possui mais de 1.000 famílias de diferentes fontes.

Todas as fontes são de código aberto, então você está livre para compartilhá-las e personalizá-las para seu próprio uso ou colaborar com o designer original para melhorá-las. 

Além disso, você pode usá-las da maneira que quiser – pessoal ou comercialmente – em materiais impressos e digitais.

Na hora da busca, você pode restringir suas pesquisas por categoria, idioma, popularidade e até mesmo atributos como espessura ou largura. 

Além disso, a ferramenta de visualização de fontes é super prática. Você pode escolher visualizar um parágrafo ou uma frase com qualquer fonte, aumentar o tamanho ou mudar para uma versão diferente da fonte também.

Finalmente, é possível ver como uma fonte combina com outras, um recurso que auxilia na busca do arranjo perfeito de fontes para o seu projeto.

Quando encontrar a fonte ideal, é só baixá-la para o seu computador ou obter o código para incorporá-la ao seu site.

#3 Dafont

Com  mais de 50 mil fontes em seu site, Dafont é um dos mais antigos e melhores sites de fontes.

Fazer um filtro em uma coleção tão grande pode ser um desafio. Por isso, Dafont tem um sistema de categorias bem no topo: este é o melhor lugar para começar. Explore uma subcategoria como Desenho animado ou Manuscrito. Você também pode classificar a lista usando temas como Halloween, Rústico, Terror e assim por diante.

Clique em Fontes adicionadas recentemente ou no botão Fontes principais para ver a ferramenta de visualização. Digite o que deseja na caixa de visualização e aparecerá nos resultados abaixo. Use a ferramenta de pesquisa avançada para restringir ainda mais seus resultados. Se você sabe o que está procurando, vá para a barra de Pesquisa na parte superior da página.

Quando você gosta de uma fonte, basta clicar no botão Download para salvá-la offline (não há necessidade de criar uma conta).

#4 Urban Fonts

Urban Fonts é outro líder no mundo das fontes gratuitas. Eles têm milhares de fontes gratuitas disponíveis, tornando-se uma das maiores coleções que você encontrará em qualquer lugar.

Semelhante ao Dafont, o Urban Fonts apresenta uma lista de fontes que pode ser classificada com base em uma categoria, fontes mais recentes ou popularidade.

Para proporcionar uma experiência mais completa ao usuário, o site permite visualizar as fontes usando texto personalizado em um fundo preto. Ao passar o mouse sobre a visualização, é possível ver todo o alfabeto..

O Urban Fonts também exibe algumas fontes premium, mas elas estão apenas direcionando para fontes vendidas em outros sites. Além disso, Urban Fonts é definitivamente mais conhecido por sua coleção de fontes gratuitas.

Lembre-se de observar a licença e os termos de uso na hora do download, já que muitas das fontes gratuitas serão apenas para uso pessoal.

#5 Fontspace

O site apresenta uma enorme coleção de mais de 60 mil fontes, com mais de 15 mil fontes gratuitas para uso comercial. Infelizmente, o Fontscape não oferece uma maneira simples de navegar apenas pelas fontes comerciais. 

Você pode navegar pelas fontes por categoria, verificar as fontes mais populares ou verificar as novas fontes. Os detalhes da licença são listados para cada fonte, mas não é ideal se você deseja encontrar apenas as fontes que podem ser usadas comercialmente.

Fontes premium

Agora que você já conhece alguns dos melhores sites de fontes gratuitas, vamos prosseguir e abordar as fontes premium. Se você precisa de fontes de alta qualidade para usar em seus projetos ou não quer se preocupar com licenças que permitem apenas o uso pessoal, comprar fontes pode ser sua melhor opção. Abaixo, confira alguns dos sites que oferecem opções de fontes pagas!

#1 Fonts.com

Com um domínio como Fonts.com, não é surpresa que este site esteja entre os líderes do setor. Nele, você encontrará mais de 150 mil fontes de desktop e da web. O acervo é riquíssimo. Portanto, pode ter certeza que você encontrará algo para qualquer projeto ou necessidade.

Você pode navegar em mais de 20.000 famílias de fontes diferentes e o filtro torna muito fácil ver os tipos exatos de fontes para a sua demanda.

É possível também procurar os mais vendidos, novas fontes, fontes da web ou verificar as ofertas e promoções atuais.

#2 FontSpring

Com mais de 60 mil fontes e mais de 14 mil famílias, esse é mais um dos melhores sites de fontes premium.

Um dos objetivos principais do FontSpring é simplificar o licenciamento de fontes para designers. As fontes que você compra da FontSpring podem ser usadas em quantos projetos você quiser, sem nenhuma taxa anual. 

Certifique-se de verificar a seção de negócios em FontSpring para encontrar algumas ótimas ofertas por tempo limitado. Você também pode usar o recurso Matcherator para localizar e identificar fontes usadas em outros designs.

#3 Fontshop

Com mais de 20 mil famílias de fontes disponíveis, FontShop é outro ótimo lugar para encontrar fontes para seus próximos projetos. Você pode navegar pelas fontes por categoria, verificar as recém-lançadas, as mais vendidas ou usar seu excelente recurso de listas de fontes.

As listas de fontes foram criadas por vários usuários e podem ser uma ótima maneira de encontrar fontes que você vai adorar. Algumas listas de fontes incluem fontes ou um estilo específico ou para um propósito. Outras listas de fontes oferecem alternativas a uma fonte popular (como alternativas à Helvetica, por exemplo).

#4 MyFonts

O MyFonts é um dos melhores sites de fontes porque apresenta uma enorme coleção de mais de 130 mil opções para você escolher. E claro, você pode navegar pelas fontes por categoria, ver as novas fontes mais populares, os mais vendidos ou verificar os pacotes e ofertas especiais. Aliás, os pacotes podem ser um ótimo recurso se você quiser estocar muitas fontes diferentes sem pagar muito dinheiro.

O MyFonts também oferece o recurso WhatTheFont, que é uma ferramenta de identificação de fontes semelhante ao Matcherator.

#5 Creative Market 

O Creative Market é um mercado popular onde os designers podem vender seus produtos. O site tem uma coleção de mais de 30.000 fontes diferentes, sendo que a seleção aqui é muito diferente da maioria dos sites de fontes premium já mencionados.

No geral, a qualidade das fontes disponíveis no Creative Market é boa, mas existem muitas variações. Afinal, você está lidando com milhares de designers e criativos diferentes

Os preços no Creative Market são bons, especialmente em alguns dos pacotes de fontes múltiplas disponíveis.

Com tantas opções gratuitas e premium, agora você já pode explorar novas fontes nos próximos projetos. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre outras ferramentas que podem otimizar o dia a dia da equipe de criação? Siga-nos no Instagram para conferir mais dicas práticas como essas!