5 dicas para tornar o trabalho mais leve e divertido
Nas empresas, os quadros de funcionários são formados por pessoas com diferentes níveis de formação, experiência, domínio técnico e personalidade. Alguns são mais espontâneos e divertidos, já outros são mais recatados e sérios. Existem, também, aqueles que trabalham por vocação e outros que se descobriram bons profissionais por mera afinidade com a área. Diante desta pluralidade de perfis, as agências têm mais um desafio. Que é ajudar suas equipes a fazer do trabalho uma atividade agradável, prazerosa e, até mesmo, divertida. Então, como tornar o clima organizacional melhor?
Segundo especialistas em gestão de carreira, boas doses de humor e alegria tornam os profissionais mais eficazes e produtivos. Contudo, não é à toa que o Google se destaca por oferecer um ambiente de trabalho propício para o bem-estar e o desenvolvimento dos profissionais.
O melhor disso tudo é que muitas iniciativas e benefícios diferenciados, famosos por serem oferecidos pela gigante Google, são simples. Sim, a sua empresa também pode oferecê-los. É só questão de querer e adaptar à sua realidade.
Ou seja, com uma boa dose de criatividade somada à vontade de fazer mais pelas pessoas e pela empresa, dá para fazer o trabalho ser mais leve, os dias mais produtivos e os profissionais mais felizes. Confira as dicas 😉
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Contato com grandes profissionais
Organize momentos de troca de experiência do time com profissionais renomados da área de atuação da empresa. Quando, além de ter uma equipe com grandes líderes, a equipe também tem a oportunidade de conversar com gurus da área, a formação é contínua e inspira os profissionais.
Um dos funcionários da companhia afirma que a empresa Google é o lugar certo para conhecer pessoas de quem ele ouvia falar desde a infância. “Nunca em minha vida eu conheci tantas pessoas que têm página na Wikipedia”, brincou. Ou seja, como não ter um bom clima organizacional quando seus funcionários estão cercados de pessoas com quem podem aprender e evoluir?
Suporte tecnológico
Para empresas de TI, por exemplo, ter um sistema de suporte tecnológico físico e disponível para ajudar a equipe com as necessidades de hardware e software e solução de problemas é fundamental.
Não precisa ser 24 horas por dia tal como no Google. Mas, pelo menos, 7 dias por semana no horário comercial.
A exemplo do que faz a central TechStop do Google, dá para resolver resolve até mesmo problemas simples, facilitando a vida de todos.
“Por exemplo, se você esquecer o carregador de bateria do seu laptop, é só pegar outro”, escreveu um Googlers, como são chamados os funcionários da companhia, no Quora, rede social baseada em perguntas e respostas.
A ideia é simples e funciona. Assim sendo, que tal ter uma reserva de carregador de celular e notebook para emprestar para a galera? Enfim, o clima organizacional melhora muito quando a equipe conta com suporte técnico.
Benefícios por mérito
Para valorizar a iniciativa e o desempenho dos profissionais, crie novos benefícios. Assim, se um projeto foi aprovado de primeira pelo cliente, a equipe responsável pode ganhar uma tarde folga.
Como toda equipe costuma enfrentar dias tensos, vale pensar em oferecer um pouco de liberdade aos profissionais e criar um ambiente mais confortável na empresa. Assim, eles podem relaxar após o almoço. Ouvir uma música antes daquela reunião importante ou fazer uma pausa depois de uma negociação difícil.
No Google, ao concluir determinada tarefa, os funcionários ganham créditos para massagens, oferecidas na própria empresa. Além disso, há mesas de jogos e ambientes relaxantes para serem desfrutados pela equipe nos escritórios da companhia.
Atividade física e mobilidade
A necessidade de movimentar o corpo não é nenhuma novidade. Mas, se você incentivar sua equipe a se mexer, já ganha um diferencial.
Além de promover a ginástica laboral, a empresa pode oferecer desconto em uma academia, por exemplo. Além disso, pensando um pouquinho mais longe, dá para colocar bicicletas à disposição dos funcionários para percorrer o trecho da empresa até o restaurante no horário do almoço.
Uma forma de incentivar o bem-estar e até a mobilidade urbana.
O Google oferece aulas gratuitas de ginástica e os incentiva a participar e organizar grupos de esportes internamente. Algumas unidades da empresa também disponibilizam patinetes para os empregados se deslocarem no escritório.
Propósito para melhorar o clima organizacional
Ter um propósito é um dos principais fatores de motivação de pessoas. Quando os profissionais visualizam, compreendem e abraçam um propósito tudo muda. Eles passam a trabalhar com engajamento, focados nas tarefas, buscando atingir as metas.
Neste movimento, não só a empresa registra resultados positivos, o funcionário também tem um crescimento pessoal exponencial e contínuo. Portanto, é um ciclo virtuoso positivo!
Para manter este propósito claro e senti-lo vivo na organização, você pode organizar reuniões nas quais as pessoas possam interagir com os colegas das demais áreas. Assim, poderão visualizar como o trabalho delas influenciou diretamente algo. Também terão a chance de trazer novas ideias visando aperfeiçoar o processo como um todo.
Outro caminho possível é investir no desenvolvimento de líderes capazes de inspirar os demais e viver, no dia a dia, o propósito. Certamente, líderes inspirados ajudam muito no clima organizacional. Enfim, muitos profissionais do Google acreditam que é justamente este propósito maior que os une e os motiva.
Um funcionário da companhia afirmou no Quora que a entrega vale a pena. Ele disse: “Temos um negócio incrível que nos ajuda a crescer, que clientes e usuários amam, e que nos proporciona maior estabilidade no trabalho do que quase qualquer outra companhia.”
Por fim, há como tornar o ambiente de trabalho mais divertido e descontraído. Aplique algumas dicas e depois nos conte se funcionou 😉
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 26/02/2016
- Categoria: Gestão