Como montar um time de marketing de alto desempenho

O que constitui um time de marketing de alto desempenho? É a combinação certa de pessoas, habilidades, engajamento e liderança, organizada da melhor maneira possível onde coisas incríveis são realizadas. 

Portanto, para garantir o sucesso da estratégia da sua empresa, você precisa investir tempo na criação de uma estrutura de time de marketing que faça sentido para sua empresa e seus objetivos.

Neste post, vamos mostrar como construir e manter um time de marketing de alto desempenho e direcionado para resultados.

10 dicas para construir um time de marketing de alto desempenho

A fórmula para construir equipes de alto desempenho não é um segredo, mas deve levar em consideração a complexidade e as necessidades de sua organização específica. 

No entanto, todas as equipes de marketing de alto desempenho têm algo em comum.

1. Tenha uma cultura organizacional

Primeiramente é preciso construir uma base sólida, pois ela é crítica para o sucesso e essa base começa com uma liderança forte. 

A sua empresa tem uma cultura inclusiva que cuida dos colaboradores e é um lugar onde os funcionários se sentem orgulhosos de trabalhar?

Os candidatos de hoje querem saber se serão desenvolvidos, treinados e orientados enquanto trabalham em uma empresa que possui uma cultura onde podem ser felizes e crescer. 

Se você acha que a cultura da sua empresa ainda precisa de ajustes, saiba que nunca é tarde para mudar a mentalidade de sua organização e da sua liderança. Tome medidas para considerar como você pode reformular sua cultura para torná-la mais inclusiva e com visão de futuro, que atrai os candidatos de alta performance.

2. Contrate talentos com fit cultural

Quando a cultura organizacional da sua empresa estiver definida, é o momento de recrutar, selecionar e contratar estrategicamente funcionários de alto desempenho e que tenham fit cultural.

Ter uma vaga aberta pode pressionar o RH a apressar o processo de contratação para iniciar o mais rápido possível a integração de novos colaboradores

No entanto, ter que demitir ou fazer o offboarding de um funcionário depois de dedicar um tempo significativo no treinamento é um problema muito maior do que levar um pouco mais de tempo para encontrar o talento perfeito.

Assim, leve o tempo que precisar no processo de contratação e você será recompensado com a contratação de talentos de alto desempenho. 

3. Analise o desempenho

Um time de marketing de alto desempenho é um time de marketing baseado em dados. 

Assim como você aplica análises aos seus objetivos de marketing, você pode usar os dados para analisar o desempenho da equipe.

Um método popular de análise de desempenho de empresas e equipes é o método SWOT

A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

  • Forças. São as qualidades que dão vantagem à sua equipe. As coisas nas quais seu time é bom naturalmente ou nas quais trabalhou muito para melhorar.
  • Fraquezas. Fraquezas são os pontos em que seu time poderia estar se saindo melhor e que tornam sua equipe vulnerável.
  • Oportunidades. As áreas onde o time pode melhorar e as estratégias para fazer essas melhorias.
  • Ameaças. Desafios externos que podem afetar os pontos fracos de sua equipe.

A análise SWOT é uma ótima ferramenta para fazer um brainstorming em equipe e identificar cada uma dessas áreas. A partir daí, seu time pode analisar como melhorar os pontos fortes, minimizar ou eliminar os pontos fracos e lidar com as ameaças. 

Inclusive, reuniões regulares podem ser agendadas para avaliar continuamente o progresso dessa questão.

4. Promova uma mentalidade de crescimento

Uma das razões pelas quais os times de marketing possuem uma grande favorabilidade em se tornarem times de alto desempenho é que quase todo mundo está ansioso para aprender, crescer e se desenvolver. 

Os profissionais de marketing de melhor desempenho são aprendizes contínuos que se esforçam constantemente para dominar coisas novas e interessantes. 

Pessoas com mentalidade voltada para o crescimento muitas vezes são atraídas pelo marketing devido à necessidade constante de aprender e se adaptar.

Para montar um time de marketing de alto desempenho com a mentalidade de crescimento, incentive a equipe a experimentar coisas novas. A inovação é algo muito presente dentro do marketing e existem amplas oportunidades para tentar diferentes maneiras de se conectar e envolver os clientes. 

Reserve um tempo para celebrar novos aprendizados e fazer disso uma parte fundamental da cultura do time.

5. Use o trabalho remoto a seu favor

Os times de alto desempenho não precisam necessariamente trabalhar em ambientes presenciais. 

Hoje, os melhores talentos muitas vezes procuram cargos em empresas que lhes permitam adequar o trabalho ao seu estilo de vida. Isso precisa ser levado em consideração em seu processo de contratação. 

Ao construir uma equipe de marketing de alta performance, não pense no trabalho remoto como um obstáculo, e sim como uma solução para ajudar a encontrar o melhor talento para sua equipe

Além disso, ao contratar talentos, considere como as novas funções da equipe se complementam e se baseiam nas práticas atuais da sua equipe e como essa nova posição pode ajudar os fluxos de trabalho ágeis a desenvolver e refinar o desempenho da sua equipe de marketing. 

Também vale a pena considerar como cada função pode ser diversificada ao longo do tempo para que sua equipe continue a aprender e a assumir novas responsabilidades. 

Ao fazer isso, os membros da sua equipe se tornarão especialistas em várias áreas. 

Isso não apenas aumentará os resultados de sua equipe, mas os colaboradores se sentirão respeitados e ouvidos. 

Concentre-se em contratar e realizar o processo de onboarding dos membros da sua equipe de marketing dessa forma e você estará no caminho certo para construir resultados de excelência.

Ao apoiar seus funcionários ou equipes remotas com diretrizes e ferramentas claras, você criará uma equipe geograficamente dispersa tão eficaz e de alto desempenho quanto qualquer outra.

6. Construa uma comunidade

Para montar um time de marketing de alto desempenho, concentre-se na construção de vários ambientes propícios para comunicação, colaboração e comunidade. 

Além disso, os exercícios regulares de formação de equipes, sessões de brainstorming e celebrações são essenciais para manter o time unido. 

Estabeleça canais de comunicação interna claros para que todos os membros da equipe se sintam conectados, atualizados e na mesma página. Isso é particularmente importante se sua equipe estiver espalhada remotamente.

As equipes de alto desempenho estão constantemente se ajustando para melhorar o desempenho e manter a dinâmica de equipe equilibrada.

Por isso, a melhor maneira de garantir a melhoria contínua é estabelecer uma comunidade e cultura de feedback

7. Centralize o trabalho

Os processos de trabalho centralizados aumentam a confiança dos colaboradores de marketing e dos líderes de marketing de que o trabalho será realizado, não importa o que aconteça.

Quando todos os detalhes de trabalho, comunicação e colaboração fluem por meio de um canal central que todos podem acessar em tempo real, você elimina confusão, refação de trabalho e trabalho intenso.

Além disso, você mantém os níveis de transparência e confiança elevados. E capacita indivíduos e equipes a permanecerem focados nas principais prioridades.

8. Simplifique os processos

Quanto mais você otimizar os fluxos de trabalho e reduzir a redundância, mais tempo e energia terá para o que realmente importa para o seu time de marketing de alto desempenho: criatividade e inovação.

E uma coisa que a pandemia nos ensinou é que não se pode agilizar os processos apenas com e-mail e reuniões virtuais. Automatizar tarefas manuais e eliminar desperdícios de tempo requer a infraestrutura de tecnologia certa.

Processos simplificados também podem reduzir o número de reuniões desnecessárias em que os profissionais de marketing perdem seu tempo. 

Para garantir a excelência operacional da sua equipe de alto desempenho, atribua responsabilidades aos membros da equipe e implemente KPIs específicos para melhorar os processos e o desempenho.

9. Automatize tarefas repetitivas

Uma das melhores maneiras de aumentar a quantidade de tempo que os profissionais de marketing dedicam a tarefas de alto valor é automatizar as tarefas manuais demoradas.

Podemos pensar na metáfora de um trem. Quando as tarefas repetitivas são automatizadas é possível que os trabalhadores se concentrem nos trabalhos de alto valor ao longo da linha, em vez de parar constantemente para consertar os trilhos.

10. Entenda seus obstáculos

Cada organização tem seu próprio conjunto de desafios. Ser capaz de identificá-los permitirá que você encontre maneiras criativas de superá-los como uma equipe.

Por que isso é importante na hora de montar um time de marketing de alto desempenho? Porque os obstáculos podem impedir o crescimento dos negócios.

Assim, ao criar uma equipe de alto desempenho, você será capaz de designar essa equipe para enfrentar os obstáculos, capacitando-os a encontrar soluções para o sucesso.

Conclusão

Criar um time de marketing de alto desempenho é essencial para preparar seu negócio para o crescimento e para o sucesso. No entanto, há muitas variáveis ​​em ação ao formar uma equipe de alto desempenho e manter bons resultados consistentemente.

Cada organização precisa determinar o que alto desempenho e cultura significam para si mesmos. 

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a caminhar na direção certa. 

Então, agora é com você!

O que você faz para construir e manter um time de marketing de alto desempenho? Como sua empresa cria, mantém e valoriza a cultura? Deixe seus comentários abaixo e bora voar 🚀

Ah, e tem mais! Para te ajudar a responder essas perguntas e botar a mão na massa, criamos um kit gratuito com vários materiais para você implementar o framework de alto desempenho e ter um time de marketing de sucesso. 😍

Esse conteúdo foi escrito pela empresa Feedz.